O cubano que, com um MiG-23, foi o único piloto latino-americano a abater um caça Mirage

108

Por JAKOB OREKHOV

Incidente ocorreu em um combate travado em 1987, durante a guerra de Angola

Entre 9 de setembro e 7 de outubro de 1987, as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), na tentativa de subjugar o movimento insurgente angolano UNITA no sudeste do país africana, foram decisivamente repelidas em uma série de combates no rio Lomba graças à intervenção da SADF (Força de Defesa da África do Sul).

Com as FAPLA em recuo para o ponto de partida da sua ofensiva, no Cuito Cuanavale (município no sudeste de Angola, na região fronteiriça com a Namíbia e Zâmbia), a SADF e a UNITA lançaram um ataque e, assim, começou o cerco com bombardeios de artilharia de longo alcance em 14 de outubro. Diante da possibilidade de derrota, Angola recorreu a Cuba.

MiG vs Mirage

Em 27 de setembro de 1987, dois MiG-23MLs cubanos, comandados pelo major Alberto Ley Rivas, decolaram para realizar uma missão de resgate de helicópteros na área de Cuito Cuanavale, quando receberam um alerta do radar terrestre: havia dois caças sul-africanos penetrando o espaço aéreo angolano e rumo ao norte.

Os MiG-23MLs seguiram então as indicações do radar com o objetivo de interceptar os Mirages, aproximando-se de frente. Tratava-se de dois Mirage F1CZ do 3º Esquadrão SAAF, pilotados pelo comandante Carlo Gaggiano e pelo capitão Arthur Piercy.

O radar do MiG-23ML cubano mirou o primeiro Mirage F1 a 12 km, mas não foi capaz de disparar seu míssil R-24 de médio alcance. Os caças se viraram e, de sua posição, o MiG-23ML do colega cubano permaneceu na frente – este levava apenas mísseis de curto alcance R-60MK (AA-8 Aphid, na denominação da Otan).

As duas duplas de caças se cruzaram de frente e viraram horizontalmente tentando se posicionar na cauda do inimigo. Os MiG-23MLs eram mais manobráveis ​​e conseguiram se posicionar na cola das aeronaves francesas. Ao fazer o disparo, um R-60MK explodiu na cauda de um dos Mirages. O outro Mirage, ao ver o destino de seu companheiro, mergulhou em direção ao solo, e deixou o combate em voo baixo em direção à Namíbia.

A efetiva camuflagem dos Mirage F1 da África do Sul

Os MiG-23MLs tentaram perseguir o segundo avião, mas já estavam no limite de combustível e acabaram voltando para a base. O major Alberto Ley Rivas, de 32 anos e que completava sua terceira campanha em Angola naquele ano, pousou feliz comemorando a vitória.

Arthur Piercy conseguiu deixar o combate, porém danificado, mergulhou no solo para escapar e seguiu a toda velocidade para o campo de pouso em Rundu, na Namíbia. O míssil R-60MK havia explodido perto do nariz, danificando também as asas e os lemes.

O freio aerodinâmico havia desprendido, mas o pior é que o sistema hidráulico tinha sido seriamente atingido e começou a falhar. Piercy mal podia controlar seu Mirage F1CZ e, ao tentar pousar, saiu da pista, colidindo e perdendo o trem de pouso. Com o impacto, o assento ejetável disparou, mas o paraquedas de Piercy não teve tempo de abrir e ele se chocou contra o solo. Como resultado, o capitão machucou seriamente a coluna e ficou inválido.

Após ser avariado pelo MiG-23 cubano, o Mirage F1 sul-africano ao pousar acabou saindo da pista

Durante anos, a África do Sul escondeu a derrota em combate deste Mirage, qualificando-a como acidente, embora hoje reconheça que a causa foi o embate com Rivas.

Dos outros enfrentamentos travados entre os aviões cubanos e os sul-africanos, as informações são vagas de ambos os lados. A vitória de Rivas foi a única explicitada abertamente em fontes cubanas, embora o chefe da DAAFAR (Defesa Antiaérea e Força Aérea Revolucionária Cubana) de 1987 a 1999, o general Rubén Martínez Puentes, tenha declarado que as vitórias foram várias: “Não foram poucas as aeronaves sul-africanas abatidas pelos nossos pilotos”. Uma delas foi a do tenente-coronel Eduardo Gonzáles Sarría, piloto de MiG-23, que reivindicou um Mirage abatido.

Segundo relatou Juan Ariel Toledo em dois artigos publicados no site da Universidade Central de Cuba “Marta Abreu” de Las Villas, fontes russas e polonesas também citam diversas vitórias dos MiG-23 cubanos. Vladímir Ilin, especialista em aviação do TsAGI da Rússia (Instituto Central Aero-Hidrodinâmico), concedeu aos MiG-23 em Angola três vitórias aéreas: 2 Mirage e 1 Impala e 1 Mirage que retornou danificado, mas caiu no pouso, possivelmente o de Piercy, somando um total de quatro vitórias entre 1987 e 1988. As fontes sul-africanas, por outro lado, negaram essas possíveis derrotas em combate aéreo.

FONTE: Russian Beyond

NOTA DO PODER AÉREO: Pilotos cubanos de MiG-23ML e sul-africanos de Mirage F1 tiveram vários encontros durante a intervenção cubana em Angola.

Os MiG-23s da FAPLA superaram os caças Mirage F1CZ e F1AZ da SAAF em termos de potência/aceleração, capacidades de radar/aviônicos e armas ar-ar.

Os mísseis R-23 e R-60 do MiG-23 deram aos pilotos da FAPLA a capacidade de enfrentar aeronaves da SAAF na maioria dos aspectos. A SAAF, prejudicada por um embargo internacional de armas, foi forçada a transportar uma versão obsoleta do míssil francês Matra R.550 Magic ou mísseis de primeira geração V-3 Kukri, que tinham alcance e desempenho limitados em relação aos R-60 e R-23.

Apesar dessas limitações, os pilotos da SAAF foram capazes de vetorar dentro do envelope de tiro e disparar mísseis ar-ar contra MiG-23s (fotogramas de câmeras de combate evidenciam isso). Os mísseis erraram ou explodiram ineficazmente no rastro de ar quente do jato, ​​em vez de atingir a fuselagem quente (ver foto abaixo).

Os rebeldes da UNITA, que se opunham às forças cubanas/MPLA, abateram vários MiG-23 com mísseis FIM-92 Stinger MANPADS fornecidos pelos Estados Unidos. As forças terrestres sul-africanas abateram um MiG-23, que estava realizando um ataque à barragem de Calueque, usando o canhão Ystervark (porco-espinho) 20 mm AA.

Subscribe
Notify of
guest

108 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JT8D

Nunca imaginei que o Mig 23 fosse mais manobrável que o Mirage F1

leonidas

Acompanho o relator… rs

pedro

Se nao me engano, no plano vertical o Mig-23 era mais manobravel tanto comparado ao F-16 como ao Mig-29! O mesmo em manobras de alta velocidade. O problema dele era manobras abaixo de mach .9 onde ele perdia muita sustentação. Outro detalhe para a “baixa” manobrabilidade do Mig-23 eram as primeiras versoes que eram muito pesadas. A partir da versao Mig-23 ML foram reduzidos 1.250kg com melhorias do mesmo o que ajudou a melhorar muito sua manobrabilidade.

Clésio Luiz

Depende da versão do MiG-23. As primeiras eram muito ruins, ao ponto de algumas fontes afirmarem serem pior que o MiG-21. No final dos anos 1970 apareceu o MLD, com diversas modificações aerodinâmicas, alívio de peso com a retirada de um tanque de combustível interno ao redor do motor (o que levou a traseira a levantar no solo) e motor mais potente, que então ganhou a performance que você descreveu, embora eu ache que tem um certo exagero nas afirmações de que era comparável ao MiG-29 e F-16 em manobrabilidade.

Reinaldo Deprera

Só a engenhoca da geometria variável já deveria custar umas 2 toneladas para pouco ganho. Mesmo “desinflechando” as asas, para monobrar melhor a baixas velocidades, aumenta muito a carga alar e perde sustentação. É o que vem na mente quando se pensa em MIG-23/27.
Agora, se for nesse envelope que você colocou, na vertical e acima de .9 na horizontal, aí faz sentido

Chris

O que eu percebo qdo leio esses relatos…

É que piloto e mísseis são tão, os mais importantes que as máquinas.

Clésio Luiz

Depende da versão. Os primeiros, especialmente os de exportação com radar de MiG-21 (radome pequeno e armados com AA-2 Atol), eram bem ruins.

Já os últimos, com deriva curta e traseira levantada do solo, eram bem melhores em dogfight.

Reinaldo Deprera

Estragou meu comentário ?

Sérgio Luís

Esqueceu da geometria variável!?!?

Denis

E eu, nunca imaginei que Cuba e África do Sul houvessem alguma vez digladiado, ainda mais tendo Angola no centro da disputa. Que loucura. Rsrs

CESAR ANTONIO FERREIRA

Você nunca imaginou.
Eu, como muitos, sabíamos.
Escute quem sabe.

Francisco amx

Só na cabeça de um russo ou ______

EDITADO. NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Satyricon

Proxy War de lascar essa.
Acabou com a economia de todos os envolvidos (Angola, África do Sul e Cuba), atrasando em décadas seu desenvolvimento, enquanto os mandantes, EUA e URSS, tomavam refresco na varanda.
Interessante notar que o envolvimento cubano, criando centros de treinamento guerrilheiro no sul de Angola fomentou guerrilhas por TODO o continente, com reflexos até hoje em toda a população africana.
Assim como os movimentos revolucionários sulamericanos, que com a derrocada do comunismo tornaram-se narco-guerrilhas, os movimentos africanos desvirtuaram-se, tornando-se lutadores por poder, pura e simples.
E assim caminha a humanidade…

JT8D

Pois é, o homem se julga tão racional, mas os efeitos colaterais imprevistos de suas ações acabam quase sempre sendo mais relevantes do que os resultados pretendidos

Mirade 1969

Para mim eles estavam numa guerra justa, o oponente era um país racista que tinha o regime de exceção o nefasto apartheid que dizia que algumas pessoas por ser negras não eram dignas de viver no mesmo local que eles mesmo eles tendo vivido no local por milhares de anos na verdade eram crias do colonialismo inglês alimentados pelos EUA na guerra fria lembrando que o Sr. Ronald Reagan (Q.E. I) ajudou a África do Sul no contexto da guerra fria e dizia que Nelson Mandela era um terrorista.

Jota Ká

Correto!
Devemos lembrar que o Brasil governado pelo Presidente-general Ernesto Geisel foi o 1 país a reconhecer o governo angolano marxista do Mpla. Quem diria! Não se fazem mais líderes como antigamente.

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/349587/noticia.htm?sequence=1

Antonio Palhares

O General Geisel . Era um estadista. Cuja inteligência e caráter, jamais se permitiria ser um lambe botas. Pragmático comprometido com os reais interesses do nosso país. Nos manteve fora das encrencas da época e foi muito firme com os americanos em defesa dos nossos interesses. Não aceitou as pressões dos Estados Unidos e assinou o tratado nuclear com a Alemanha.

Mosczynski

Só esqueceu de lembrar que Geisel era o presidente durante a ditadura. Não tem cabimento chamar de estatista o líder de uma ditadura. Se estivesse comprometido com os interesses do país teria acabado com com ditadura logo que ascendeu ao poder.

Marcelo Medeiros

Ue mais os militares daquele tempo não eram altamente anticomunistas como diziam ser ????????? ?????????

Satyricon

Jota, o nome disso é simples:

INTERESSE

O Brasil foi um dos grandes fornecedores de armamentos nesse conflito, e há quem diga que fornecia à ambos os lados, indiscriminadamente.
Até hj, volta e meia, é possível ver aqueles antigos caminhões Engesa pelas estradas de Angola, daqueles com cabine conversível e teto de lona. Estão por toda parte.
Tem até uma história pitoresca de um navio proveniente de porto no Brasil, repleto de armamentos, que foi descoberto e proibido de atracar em toda costa africana. Tentou vários deles até acabar o combustível, ficando à deriva por muito tempo, e acabar confiscado.

Marcos10

Nelson Mandela era um terrorista.

Heli

Rivotril + Haldol + Risperidona, precisa de receita viu.

Antoniokings

Vc está dodói.
Da cabeça.

Carlos Campos

o cara tá certo xings, tu não gostou pode ir no inferno cobrar explicações, ou pedir do Moraes uma decisão obrigando o espírito do defunto se explicar.

Antoniokings

O inferno está cheio
Será difícil achá-lo.
E dizem que vai encher mais com famílias inteiras chegando

Marcelo Medeiros

Terroristas eram os branquelos do Apartheid que viviam cometendo atrocidades contra a população negra apenas por ser quem são ???????????

Antoniokings

O sujeito ganha o Prêmio Nobel da Paz e vem um sujeito e diz que o cara era terrorista.
Quando eu digo que o brasileiro é ousado, vcs não acreditam.

Jefferson Ferreira

Ué o Obama tb ganhou…

Antoniokings

É, mas quando cara é do Terceiro Mundo é porque é bom.
Não é puxa-saquismo.
Entendeu?

Mirade 1969

Quem dizia que ele era terrorista era o tal Ronald Regan talvez você tenha conhecido ele, era muito famoso na época…

Rafaelsrs

O demo reservou um lugar especial no inferno pro Ronald Regan e para a Margareth Tatcher, isso é certo!

Mirade 1969

Jesus Cristo e Gandhi também foram? E Hitler foi chanceler do Estado e mais tarde líder do país e veja no que deu? É uma pergunta ou afirmação? faltou acentuar.

Mosczynski

Mirade, é mais que público o fato que Gandhi era um pedófilo, racista e estuprador. Também há discussões sobre sua servilidade ao império britânico.
Esse é um assunto que não desperta interesse na mídia brasileira, mas se você tiver um inglês razoável vai achar muitos artigos acabando com esse mito.
Para muita coisa o Brasil está meio século atrasado.

Antoniokings

Abriram o hospício!.

Mosczynski

Eu sei que é difícil acreditar, principalmente quando suas fontes de conhecimento são Folha de São Paulo, Sputnik e RT. Mas dá uma lidinha:
https://observador.pt/2019/06/26/gandhi-era-racista-einstein-batia-na-mulher-e-madre-teresa-adorava-dinheiro-livro-revela-o-lado-negro-de-personalidades-idolatradas/
Se não quiser, pode dar uma googlada e acha outros matérias. Infelizmente Gandhi não era essa alma elevada como todos pensam.

Mosczynski

Esqueci que também era bissexual e tentou esconder isso para manter o duplo-padrão moral:
https://www.google.com/amp/s/abcnews.go.com/amp/Health/gandhi-book-claims-indian-leader-bisexual-racist/story%3fid=13255847

Mirade 1969

O mesmo vale para o Churchill que deixou milhões de hindus morrer de fome lembra? isso não se comenta na sua biografia pois se é capitalista inglês mesmo cometendo crimes contra humanidade não são questionados.

Sturmgewehrstgde

Fale também das mortes de fome de ucranianos e chineses perpetuado pelos comunistas Stalim e Mao.

Flanker

Bah! Dessa vez vou ter que concordar contigo, Kings!! Tem aparecido cada lunático, racista, homofóbico e supremacista branco por aqui nos últimos tempos!!! Discordo de 99,9% dos teus comentário, mas desta vez, concordo plenamente. Os alvos agora São Mandela, Gandhi, Madre Teresa….o hospício deve ter dado indulto de Natal!

Antoniokings

Pois é.
Será que abriram as portas dos hospícios em uma espécie de ‘indulto’ de Ano de Novo?
Tá difícil.

SDS

Carlos Campos

e foi mesmo, o próprio disse no Livro dele, quem não concordar vai lá no Inferno discutir com o cara.

Mosczynski

ANC foi considerado um grupo terrorista pelos EUA até 2008 e Mandela pertencia ao grupo.
Eles cometeram atentados durante a luta contra o governo, mas nunca achei nada falando que Mandela era terrorista.

Antoniokings

Ninguém liga para o que os EUA consideram.
Ainda mais eles sendo um Estado terrorista.

Mosczynski

Para sua infelicidade EUA por muito tempo vai ser o centro do mundo. China e Rússia nunca tiveram e nunca terão o domínio militar, da cultural, da tecnologia e da economia para ditar os rumos da humanidade. Eles podem se igualar militarmente, mas qual país inveja o sistema político da China ou Rússia?(China e Rússia, de acordo com a transparência Internacional, são mais corruptas que EUA).Você usa GPS ou Glasnost no seu celular para navegar com o Waze(diga um app russo de navegação?)Você usa a Internet gringa ou aquela que a Rússia planejava lançar? Seu carro provavelmente é ocidental e… Read more »

JT8D

Mosczinski, glasnost é o nome dado ao processo de abertura política que antecedeu a queda do regime soviético. Eu acho que você queria dizer glonass, que é o sistema de orientação por satélite russo (o GPS deles)

Joao Moita Jr

Luta essa que levou ao poder canalhas que colapsaram o país e hoje cometem atrocidades contra os sul africanos brancos.

Flanker

João Moita e Marcos, se hoje os que governam a África do Sul cometem atrocidades, se Mandela lutou com o que dispunha, para vcs o considerarem terrorista, nada disso apaga os crimes e atrocidades cometidos pelos brancos contra os negros na África do Sul. Se hoje, e durante a luta contra o apartheid, são e foram cometidos crimes, nada disso apaga tudo que foi feito contra os negros. Uma coisa não invalida a outra.

Carlos Campos

o cara fazia terrorismo e não pode ser terrorista? um cara que torce pelo flamango também não é flamenguista? é vascaíno? ninguém falou sobre apagar o passado do Apartheide, mas pra que lutaram? para ficar numa m… ainda maior, tu sabia que logo depois do fim do Apartheide a qualidade de vida dos negros chegou a diminuir, eles lutaram e acreditaram em pessoas que os enganaram usaram eles, os negros continuam orpimidos da Africa do Sul, mas agora por outros negros.

Antoniokings

Prezado militante da paz e democracia
Vai descansar que vc tem problemas.

Carlos Campos

aí que tá Xings, eu não defendo a Democracia, sou mais uma ditadura ao Estilo de Singapura e China da Era Deng.

André Macedo

É amigão, o colonialismo deixou suas cicatrizes por séculos.

Antoniokings

A escravidão também deixou
Inclusive no Brasil.

Mirade 1969

Um argumento muito fraco para não dizer tendencionista.

Last edited 2 anos atrás by Mirade 1969
Carlos Campos

o pior de tudo, que antes os próprio negros que juravam defender vivem de forma humilhante em país que podia já ser de primeiro mundo, Nelson é uma grande propaganda de marketing, sabe os Brancos que eles gostam? os da De Beers, que subornam eles

Antoniokings

Isso não é problema seu ou nosso .
O fato é que derrubaram um regime oficialmente racista é que durante décadas teve apoio ocidental.

Carlos Campos

Só estou falando verdades aqui, não chora. não quero me meter ou defender uma invasão da A. do Sul, mas vou falar a vdd.

Antoniokings

Carlos Fields
Nesse caso, sua opinião pouca importa, visto que Mandela é considerado uma das figuras mais importantes da História da Humanidade.
Ele é simplesmente isso.

Carlos Campos

Ele é simplesmente uma das maiores mentiras de todas, e eu como eu disse, eu nem dei opinião, eu falei a verdade, para de dar chilique.

Os sul africanos brancos queriam á todo custo impedir que Angola se tornasse independente, e em 1974 , eles e mercenários já tinham conquistado quase toda Angola ,restando apenas Luanda , foi graça a intervenção dos angolanos determinados e cubanos correram com eles , e está derrota tremenda sofrida pelos sul africano , levou às independências da Namíbia , Zimbábue e até mesmo a própria África do sul , participei como piloto militar nas FAPA/ ANGOLANA ,e sinto- me orgulhoso por isso.

Mgtow

Excelente comentário meu nobre. Pra essa gente , o povo que está sendo oprimido não tem o direito de se levantar e lutar contra os que oprimem. Tem que aguentar calado

Satyricon

Mirade, não é bem assim, pois nesse jogo nunca existem santos (e não estou defendendo o regime do Apartheit, por favor). Angola precisava de grana e apoio, que os soviético deram, mas cobraram um preço altíssimo. Em troca desse apoio Angola deveria se tornar um campo de treinamento de guerrilheiros. Foi o ponto de partida para as principais guerrilhas do continente (Rodésia, Moçambique, Namíbia, Congo, etc). Após a primeira guerra mundial a Namíbia, que era colônia alemã, foi colocada sob administração da África do Sul pelas potências européias. Os guerrilheiros treinados por Cuba em Angola começaram a cruzar a fronteira… Read more »

JT8D

Não faz isso Satyricon, assim você vai bugar a cabeça do pessoal que acredita que o mundo está dividido entre mocinhos e bandidos

Satyricon

JT, eles aguentam.

Mirade 1969

Nenhuma colônia gostava da metrópole que o explorava, o imperialismo inglês ou português não era amado e muito países buscavam na URSS alguém que lhe financiasse na sua demanda por intendência, na Namíbia e no Congo Belga foram realizados crimes contra a humanidade por nações ditas civilizadas o mesmo vale para os ingleses. Essa conversa que o colonizador era um ser humano elevado que só queria o bem dos explorados é uma falácia mesmo hoje com todos os problemas destes países muitos herdados do imperialismo que os criou assim como a nossa nação que ainda está se desenvolvendo em passos… Read more »

Satyricon

Mirade, na realidade os mais repugnantes crimes contra a humanidade foram, de fato, cometidos pelos ditos arianos, brancos de olhos azuis. O colonialismo é uma chaga, sempre foi, e precisa ser combatida. Nunca falei o contrário. Sou incondicionalmente favorável ao princípio à auto-determinação dos povos. TODOS, em qualquer região do planeta, da Ucrânia às Malvinas, da África à Taiwan, tem direito à auto-determinação. Graças ao pai o colonialismo acabou. Seu erro, no caso de Angola, é condicionar a independência ao apoio soviético, por uma razão bem simples: Angola já era independente Veja bem, por 4 décadas Salazar comandou ditatorialmente (mais… Read more »

Carlos Campos

me ajuda no movimento de independência de Manaus, auto determinação dos povos tem que valer.

Agnelo

Dentro da própria Angola, negros lutavam contra negros por serem de outra etnia ou região ou religião ou sei lá o que…. Que acontece em vários lugares por lá.
O regime da África do Sul era terrível, mas achar q tem bonzinho nessa história…
Não tem um bonzinho….

Carlos Campos

aqui mesmo no Brasil os índios se matavam a rodo, eles tem ainda na sua linda cultura a prática matar crianças deformadas, matar pessoas que fazem feitiços contra a aldeia, o pessoal acha que índio vive igual nas imagens do paraíso das testemunhas de jeová.

Flanker

Cara, há uma coisa bem simples, mas extremamente cruel, e que tu não vai entender. Ser negro em um país governado por brancos racistas!! Se hoje existem problemas de toda ordem na Africa do Sul, isso não muda os fatos e a história de racismo extremo instituído, legalizado e praticado por um governo, em plena segunda metade do século XX. Todos os problemas de hoje não apagam, ou tornam menos ruins, os crimes do apartheid.

Carlos Campos

mas o Nelson era um terrorista

Joao Moita Jr

Inclusive o Comando Vermelho teve assim seu início. Só que o brasileiro sempre teve mais vocação para traficante do que guerrilheiro.

Antonio Palhares

Pior que é verdade. Tráfico dá dinheiro e status no brasil. O que tem de ministro do STF que gosta de soltar traficante, não é brincadeira.

Antoniokings

Blá blá blá.
Vc já a quantidade de policiais envolvidos nesse esquema?
Embaralhar a discussão não ajuda em nada.

Mgtow

Blablabla. Tava demorando aparecer os detratores de cuba. O malabarismo argumentativo de vcs é algo pra ser estudado

Satyricon

Estima-se que, em valores absolutos, Cuba tenha recebido da URSS valores superiores ao plano Marshall, usado para recuperar TODA a Europa, após a IIGM. E o que fez Fidel e sua ditadura com essa montanha de dinheiro? Brincou de guerrilheiro, financiando grupos revolucionários pelo mundo afora, contra o “Grande Satã”. Tivessem eles investido em seu setor produtivo, Cuba hj seria uma Suécia. Mas o mundo é cruel, e a conta (sempre) chega. Mesmo que insistam em dizer que o problema é o embargo, o fato é que Cuba não tem crédito pq é mau pagadora (venda, só com pagamento adiantado).… Read more »

JT8D

Não meu amigo, Cuba nunca seria uma Suécia, da mesma forma que a própria URSS, que injetou todos esses recursos em Cuba, também nunca chegou a ter um padrão de vida comparável ao escandinavo. Isto porque a economia socialista nunca terá produtividade comparável à capitalista. Por isso a China, embora politicamente comunista, adotou o capitalismo de estado como regime econômico

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Cristiano GR

Excelente comentário.

Henrique

Todos aqueles AKs que vemos nos incontáveis conflitos africanos foram todos fornecidos pelos soviéticos. Mais uma desgraça na conta dos comunistas.

Mosczynski

O que matou Cuba e não deixa-a reflorecer é o seu regime político, não o apoio à uma guerra. Esse país continuou uma m com a ajuda dos Castros.

Victor

As guerrilhas “por TODO o continente” sempre existiram por la, mas se intensificaram exponencialmente muito antes de 87, quando a Europa traçou as fronteiras em linha reta e colocou as tribos rivais no mesmo quadrado rs

Marcos10

Olhando a última imagem, vê-se que a explosão é proximal. Então você não precisa necessariamente atingir o alvo.

Andre

3 vitorias dos mig23. Impressionante….

O f1 foi o pior dos mirages?

Marcos10

O F1, para seu tempo, foi o melhor dos Mirages.

Flanker

Quando ele foi lançado, foi para substituir os Mirage III, em relação ao qual o F1 era superior. Mas, comparado com o Mirage 2000, o F1 é consideravelmente inferior.

Andre

Eu digo, considerando cada um em seu tempo, o f1 foi o pior. Desempenho mediocre principalmente se comparado com o do mirage III.

Clésio Luiz

Salvo engano, o F1 teve a honra de ser o único caça a ter uma vitória confirmada contra os F-14 iranianos.

Andre

O mig21 teve uma vitoria e o mig23 teve 2. Somando a do f1, são 4 confirmadas (mais 1 contestada) para mais de 120 vitórias do f14.

soldado imperial

Amigo, poderia por gentileza informar onde posso pesquisar sobre abates de caça, tipo caça x caça. desde já agradeço. não estou com zoação, quero pesquisar mesmo.

Andre

O Google sempre trás mais de uma fonte. O perigo é se ater a somente uma fonte.

Se pesquisar em inglês terá ainda mais.

De qualquer maneira site da empresa russa migflug tem uma lista bem compreensiva dos aviões ainda utilizados em combates.

Last edited 2 anos atrás by Andre
Philipp

A MiGFlug é uma empresa suíça, não russa!

Jagdverband#44

Mais uma vitória dos companheiros comunistas!

Carlos Campos

parabéns, vcs conseguiram tornar a Angola em ditadura do proletariado onde o trabalhador não vale nada e a vida é pior do que no pior estado do Brasil, parabéns.

Mosczynski

Quando o caboclo mora em país capitalista, com liberdade de expressão e livre acesso a Internet fica fácil torcer para comunista.
Quero ver fazer o contrário, falar bem de capitalismo morando em país comunista e cercado de censura.

EVILAZIO GONZAGA ALVES

Fato é que quem ganhou a batalha e a guerra em Angola foram os cubanos. Vejam: https://ocontexto.org/2020/07/09/os-herois-cubanos-de-wasp-network-contribuiram-para-libertar-mandela/

Antoniokings

E, como curiosidade, devemos lembrar o trabalho que o pequeno destacamento de engenheiros militares cubanos deu aos militares americanos em Granada.

Satyricon

É o que querem que acredite, mas não foi bem assim. Quando o custo para ambos os lados ficou alto demais, sentaram-se à mesa e negociaram: África do Sul retornaria pra casa e concederia a independência à Namíbia, enquanto Angola encerraria os campos de treinamento e mandaria os Cubanos pra casa. Obs: 1) Fidel não teve absolutamente nada a ver com a libertação de Mandela; 2) O legado cubano de guerrilha continua vivo hj, infelizmente, prolongando conflitos e semeando a miséria por todo o continente africano; 3) O regime do Apartheit apodreceu e caiu (graças aos céus), por inúmeros fatores,… Read more »

Everson

O melhor até hoje é o mig 35 sem mais !!!!!

Flanker

?‍♂️?‍♂️?‍♂️?‍♂️

Andre

Melhor desempenho em combate dos migs. O único que não está negativo.

Antoniokings

Esqueceu dos Migs russos e chineses na Coreia e chineses e vietnamitas no Vietnã.
Basta colocar bons pilotos que eles fazem a limpa.
Os EUA que o digam.

Andre

Todos terminaram as duas guerra com mais derrotas do que vitórias.

Mesmo que sua fantasia correspondesse a realidade…faz tempo já né…

Flanker

Todos os modelos de Mig tem mais derrotas do que vitórias em combates aéreos.

Jose

Para mim não importa que ganhou ou perdeu.na realidade quem perdeu foi o ser humano o pior animal terrestre do planeta..

JT8D

Isso me lembrou uma frase célebre de uma filósofa contemporânea:
“Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”.
Frase profética, pois de fato todos perdemos

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Fabio Araujo

Na guerra um cada lado inflaciona suas vitórias e diminuem suas derrotas, se não tiver meios de terceiros que possam confirmar os números, na maioria das vezes isso não é possível, dificilmente saberemos a verdade!

Sérgio Luís

A capacidade do Mig 23 lookdown shootdonw do sapfir 23 e geometria variável se mostrou infinitamente superior ao F-1.

Wagner

Nessa guerra os BM 21 GRAD fez muitas viuvas,tem um relato de um brasileiro que na epoca foi para lá que quando os Grad “piava” o sul tremia.

johnwolque

mas que m@#$$,tá complicado viu ,tu entra numa pagina de aviação, com uma matéria super interessante sobre o embate entre o MIG 23 e o Mirage F1 e eu esperando comentários a respeito da matéria e o que mais tem é comentários políticos ……