Produção de dramaturgia acompanha as aventuras de um esquadrão de aviadores

Clássico da teledramaturgia brasileira, a série Águias de Fogo estreia na programação de verão da TV Brasil nesta quarta (22), às 23h30. Histórias de bravura nos ares inspiraram as tramas de um heroico esquadrão de aviação em território nacional.

O episódio inicial, intitulado “A Viagem”, revela os desafios de uma aterrissagem forçada quando a tripulação enfrentar mau tempo rumo a uma missão. Lançada originalmente em 1968, na extinta TV Tupi, a obra é a segunda produção seriada para televisão do país.

O programa foi desenvolvido após o sucesso da pioneira e consagrada atração O Vigilante Rodoviário, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes que atua no elenco de Águias de Fogo.

Os argumentos para os seus roteiros baseiam-se em atos de coragem registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira. O enredo retratado no seriado concentra em um único esquadrão da FAB, as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos.

Com edições de aproximadamente 22 minutos, os capítulos apresentam ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à pátria.

O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz).

A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. Águias de Fogo tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco.

Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil mostra os conteúdos restaurados com início durante a programação de verão da emissora pública.

Primeiro episódio da atração

O capítulo “A Viagem” marca a estreia da série Águias de Fogo na TV Brasil. A caminho de uma missão pela Força Aérea, a tripulação é pega de surpresa por uma tempestade. Como há pouco combustível, a única alternativa é fazer um pouso forçado, numa pequena cidade, sem causar uma grande tragédia.

Ficha Técnica

  • Produtora: PROCITEL – Produção Cine Televisão
  • Idealização, criação, direção, argumento, roteiro e produção: Ary Fernandes
  • Elenco principal: Dirceu Conte, Ary Fernandes, Edson Pereira, Roberto Bolant e Ricardo Nóvoa
  • País: Brasil
  • Ano: 1967 e 1968
  • Episódios: 26 (23 recuperados)
  • Duração: 22 minutos
  • Gênero: dramaturgia
  • Classificação indicativa: 12 anos
  • #VemVer

A programação de verão da TV Brasil estreia no dia 20 de dezembro e traz novidades para a grade da emissora. Atrações inéditas no canal vão ao ar, como o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha, a série infantojuvenil Bugados, o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil, e os primeiros filmes da coleção Os Trapalhões. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Águias de Fogo

Quarta-feira, às 23h30

DIVULGAÇÃO: Empresa Brasil de Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Assistirei.

Antoniokings

(2)

Reinaldo Deprera

É praticamente o único canal da TV aberta que assisto com frequência. Conseguiram politizar até a TV Cultura, que está infestada de esquerdistas, como os excelentes artistas do Palavra Cantada. Tornaram a TV Cultura em um ambiente baunilha de esquerda, puro. Espirraram todos que não agradavam o consenso do politicamente correto, do jeitinho que eles mais gostam de fazer, foram fritando aos poucos, um a um, até transformarem uma TV pública, que tinha grande prestígio, em um lixo ideológico. Parabéns à TV Brasil que só escolhe programação de qualidade. Tem Mazzaropi; tem documentários científicos de todos os lugares e de… Read more »

Leandro Costa

Reinaldo, depois dá uma olhada na Rede Brasil. Tem diversos seriados antigos nas dublagens originais, como Batman, Túnel do Tempo, Mulher Maravilha, Chips, MacGyver, Magnum, Baretta, Star Trek, etc.

Reinaldo Deprera

A Rede Brasil é muito boa também. Tudo é muito bom, mas deixei de dar atenção à Rede Brasil porque perdia muito meu tempo zapiando até chegar no canal, e, quando chegava, estava passando programa pentecostal comprado. Dos que você citou, os que mais gosto são: Chips, MacGyver, Star Trek e Batman. Mas já vi passando outros muito bons também. Casal 20, Ilha da Fantasia, O Gordo e o Magro e outros. Tem um canal na PlutoTV que passa Os Três Patetas 24 horas por dia. A PlutoTV dá para ser instalada via app no AndroidTV, ou no PC através… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Carlos

É verdade, mas é uma pena que estão cada vez mas restritos a horários proibitivos e sendo substituídos por programação religiosa.

Leandro Costa

Concordo totalmente com você. No Rio passamos meses com isso no lugar de programação de verdade. Felizmente voltou ao normal.

Nemo

Grande informação Leandro: Batman gordinho, MacGyver fazendo uma bomba com uma tampinha de refrigerante, Magnum se divertia mais que trabalhava e Star Três “Vida longa e próspera. Vou atrás e vou assistir. Só faltaram Viagem ao fundo do mar com o submarino sea view ou Civil (melhor tradução da história) e o Tenente Columbo com seus casos baseados em provas circunstanciais. Vou procurar e assistir.

Ricardo Machado

O Batman “Camp” de tão ruim, que acabou ficando bom kkkk, tinha cada absurdo(Para quem lia os quadrinhos com argumentos mais sérios e elaborados), mas como diversão “desmiolada” funcionava; há, tinha a música tema que era o melhor da série.

Slow

Quem politizou chamando de TV Lula foi o Bolso e inclusive falou que iria acabar com ela ..

Ricardo Machado

Mais um ”Tales of Crustáceo Age”, disse querer criar uma ”BBC” Tupiniquim… Além do óbvio ”abismo cultural”, que no quesito de ”Trato da Coisa Pública” e autoevidente, falta aquela ”AURA” DE CREDIBILIDADE QUE CERCA A BBC: Quando Gorbachov estava ”isolado por motivos de saúde” durante o Golpe de Estado que o Comitê Central tentou, ele conseguiu através de um dos seus guarda-costas um aparelho de rádio receptor, e segundo ele mesmo, sintonizou no Serviço Internacional da BBC de Londres para saber o que estava acontecendo de verdade no resto do País, esse tipo de confiança votado ate por um ”adversário… Read more »

Maurício.

Não era essa a emissora de tv que um ex-presidente criou em benefício próprio e o atual presidente disse que iria fechar pois não dava um pingo de audiência e que agora compra novelas da Record também em benefício próprio? Ah, esses dois presidentes, tão “diferentes” e ao mesmo tempo tão iguais…

Ricardo Machado

Já que privatizar essas coisas inúteis e difícil no Brasil Patrimonialista e Estatólatra, O PRESIDENTE tratou de ”Tirar do Vermelho” (Com duplo sentido, por favor) a EBC, que adquiriu produções que lhe trouce-se audiência que desse alguma justificativa a EXISTÊNCIA DELA MESMA, as novelas contratadas estão dando audiência, e se você não gosta delas, bem, como diziam os americanos antigamente: ”Esse e um País LIVRE”, tem a TV aberta(mente ”lacradora”), a TV por assinatura, o ”streaming” e a própria WEB, não e obrigado a ver o que não quer, assim como eu não fui obrigado a ver a ”cinebiografia chapa-branca”… Read more »

Rodrigo LD

Parabéns ao Trilogia pela divulgação. Não fosse essa publicação, eu teria perdido a estréia do seriado.

Nemo

Muito importante a aquisição, restauração e exibição da série pela TV Brasil. Trata-se de um documento histórico valioso tanto para a FAB quanto para a indústria cinematográfica nacional. Lembro que os efeitos especiais já eram toscos na época, mas a musiquinha era bem bacana. Parabéns pela iniciativa e parabéns ao Aéreo pela divulgação.

Rodrigo LD

Foram dois episódios em sequência: A Viagem e O Rapto. O primeiro com o C-47 e o segundo com B-25, H-19, Bell 47 e UH-1. Muito interessante ver os UH-1 no início de sua carreira na FAB, com as pinturas do SAR. Interessante também ver as mesmas tripulações voando de tudo na série, como quem troca de carro. Roteiro simples mas divertido.

Leandro Costa

E não esquecer do pequeno hidroavião, um Republic SeaBee! Nunca havia visto ele em video antes.

Mensageiro

Tv de propaganda governamental, que dá traço de audiência, prejuízo e pode ser privatizada sem aprovação do congresso. Pelo menos não compraram outra novela milionária da Record.

Ricardo Machado

Tem certeza que, por exemplo, certo partido radical de oposição, com números ínfimos de votos, quando perde no Plenário do Congresso alguma votação em que o ”bom senso” venceu, vai correndo aos ”FARISEUS E SADUCEUS” DO SINÉDRIO FEDERAL para que proíbam a alteração do ”status quo”. Os ”Iluminados”, que ”sabem mais que os outros” e que tem a empáfia de querer ”tutelar” as escolhas que os Representantes do Povo fazem e ate as escolhas na votação direta (O Resultado do ”Plebiscito do Desarmamento foi ”estuprado” pelo ESTADO), sendo a Eleição do Atual Presidente uma ”Afronta” (Como assim o Povo ousou… Read more »

Reinaldo Deprera

Acabou tem uns 20 minutos. Passou 2 episódios. Fiquei impressionado com a qualidade da série. Claro que tem elementos de exagero, afinal, é um seriado que precisa de muita ação com alguns poucos heróis. Mas do ponto de vista técnico, para mim que sou leigo em TV, me pareceu de uma qualidade que se perdeu por aqui durante algumas décadas. Do ponto de vista de roteiro, é quase que inimaginável uma feminista maconheira cheia de bronca e com pelo debaixo dos braços querer trabalhar em um seriado desses sem destruí-lo. Foi muito bom. Achei que não iria assistir, mas estou… Read more »

Marcos10

E ainda operavamos Gloster Meteor, dois aviões completamente obsoletos já a vinte anos, ou mais.

Marcos10

Falta comprar os direitos sobre Amaral Neto, o repórter.

curioso

A notícia tem um quadro de fundo que merece atenção: “Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais.” Foi a Cinemateca Brasileira quem restaurou 23 episódios da série de TV a partir dos negativos originais, que provavelmente faziam parte do seu acervo histórico. A Cinemateca é uma instituição federal responsável pela memória histórica do cinema e da TV brasileiros. A mesma que está sendo destruída pela falta deliberada de recursos para sua manutenção. Essa é uma das jóias da “política cultural” em vigor no governo federal, provocando danos… Read more »

Reinaldo Deprera

O seguimento “cultural” custiado pelo GF é um clubinho fechado de esquerda e uma teta. Se o custo para acabar com essa infestação for a perda de material, é uma pena. Mas a culpa é das pessoas que mamaram nessa teta o tornaram ela o que é.

Ainda bem que a Era Digital pode contornar isso porque não vai faltar quem queira fazer a digitalização de graça. É só o GF supervisionar acesso aos materiais.

E quanto aos originais. É só vender, é item de colecionador.

Ricardo Machado

O segmento cultural era tão bem tratado pela Esquerda Encastelada nas Instituições Culturais e de Ensino, que o Dinheiro do \Orçamento de Manutenção do Museu Nacional, depositado pelo Governo Federal na conta da U.F.R.J. que era a responsável administrativa do Museu (Também Esquerdista, afinal, quem nomeou foi o Reitor), ERA DESVIADO PARA OUTRAS DESTINAÇÕES MAIS AO GOSTO DA DIREÇÃO DA UNIVERSIDADE, e a ”Culpa e do Bolsonaro”. Sem dúvida era disso em que estavas pensando… Lembra de artistas famosos, com”nome no mercado” recebendo recursos milionários e não dando conta do seu uso, talvez ate pelo fato de que não cumpriram… Read more »

Reinaldo Deprera

Acabei de assistir os dois episódios da segunda semana. Tive a impressão que não conseguiram restaurar o episódio Emergência, onde o pai do sgt. Fritz precisa ser hospitalizado e o Mitchel não desce o trem por completo. Ficou mais curto e não deram sequência na emergência do pai do sgt.

ECB

Gostaria de saber o que ocorreu com o ator que fez Fritz. Só se tem informações dos outros 3, mas desse ator não acho nada.