Documentos do Pentágono revelam guerra aérea ‘profundamente falha’ dos EUA no Oriente Médio

88
MQ-9-Reaper-Drone-militar-usado-pelo-exercito-americano.jpg

Documentos do Pentágono mostram que as guerras aéreas dos Estados Unidos no Oriente Médio foram marcadas por uma “inteligência profundamente falha” e resultaram em milhares de mortes de civis, entre eles muitas crianças, informou o New York Times neste sábado (18).

Segundo o jornal, um conjunto de documentos confidenciais obtido recentemente, que inclui mais de 1.300 relatos de vítimas civis, desmente a versão do governo de uma guerra travada com bombas de precisão.

As promessas de transparência e prestação regular de contas não se cumpriram completamente, indicou.

“Nenhum dos registros avaliados inclui registro de infração ou ações disciplinares”, apontou o jornal, acrescentando que as mortes de civis notificadas foram subnotificadas.

Entre os três casos citados está o bombardeio de 19 de julho de 2016, por parte das forças especiais americanas contra o que se acreditava serem três zonas de concentração do grupo Estado Islâmico no norte da Síria. Foram notificadas inicialmente as mortes de 85 combatentes, mas tratavam-se, na verdade, de 120 camponeses e aldeões.

Imagens ruins de vigilância contribuíram muitas vezes para erros mortais, de acordo com o relatório.

Mais recentemente, os Estados Unidos tiveram que admitir seu erro após alegar que um veículo destruído por um drone em Cabul em agosto continha bombas. As vítimas do ataque eram 10 membros de uma família.

Muitos civis que sobreviveram a ofensivas dos Estados Unidos ficaram com deficiências que exigiam tratamentos caros, mas menos de uma dúzia de pagamentos de indenização foram registrados.

Questionado pelo jornal, o capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central, disse que “mesmo com a melhor tecnologia do mundo ocorrem erros, seja por informações incompletas ou por má interpretação das informações disponíveis. E tentamos aprender com esses erros”.

“Trabalhamos diligentemente para evitar causar este tipo de dano. Investigamos todos os casos credíveis. E lamentamos cada perda de uma vida inocente”, acrescentou.

A campanha aérea dos Estados Unidos no Oriente Médio cresceu nos anos finais da gestão do ex-presidente Barack Obama, à medida que o apoio público à guerra terrestre diminuía.

Obama afirmou que o uso de dispositivos aéreos controlados remotamente favorecia “a campanha aérea mais precisa da história”, capaz de reduzir ao mínimo as mortes de civis.

No entanto, em cinco anos, a Força Aérea dos EUA realizou mais de 50 mil ataques aéreos no Afeganistão, Iraque e Síria, de acordo com a reportagem do New York Times.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Só maluco acredita que qualquer força aérea que lança suas bombas em residências, está somente atingindo terroristas escondidos.
Em vários vídeos, consta o apoio aéreo despejando várias bombas em edifícios e casas, que com certeza absoluta estão cheia de crianças, mulheres e idosos.

A politica de genocídio dos Estados Unidos no Afeganistão, Iraque e da Rússia na Síria, mostra como são irresponsáveis e criminosas estas duas nações.

pedro

Só que a Russia nao se escondia sob o falso manto do “bombardeio de precisão que nao mata civis!”.
E pior, ainda os Russos podem comemorar que seus ataques atingiam duramente o ISIS e grupos terroristas diversos na Siria, fazendo que esses fossem empurrados e derrotados, diferente dos ataques da “coalizão” que, como os proprios Iraquianos eram unanimes, mais atrapalhava as tropas terrestres deste do que infringia danos ao inimigo.

Chris

São terroristas… Os covardes se escondem em meio a população.. Os usa como escudo.

Vc terá que escolher entre causar baixas civis ou perder a guerra.

Evidentemente, pela Rússia ter o apoio do governo local, teria todo tipo de informações privilegiadas !

Agressor's

Tem lugares que a vida vale mais!.. Tem lugares que a vida vale menos!.. Tem outros locais onde a vida nada vale!.. Somos nós que colocamos os valores das vidas, das pessoas, dos andantes, dos desgraçados na vida, dos bons, dos maus ou dos bens instruídos? Tudo leva crer que sim… Ou estão nos manipulando e querem a todo preço e custo, um valor pré determinar onde um homem, mulher ou criança tem que custar!… Agregar algum valor!.. Se em certa região morre um, é notícia, se espalha, inflama!.. Tem áreas que é preciso ter uma demanda bem mais alta… Read more »

Chris

O que todos nós vimos foi a população do Afeganistão desesperada com a saida dos EUA !

E a volta de um genocídio “intencional”

E se acha que esses extremistas islâmicos não devem ser combatidos, saiba que a intenção deles sempre foi dominar o mundo todo. Nos planos do EI, o Brasil viria depois da Europa.

Last edited 2 anos atrás by Chris
francisco

Realizados mais de 50 mil ataques em 5 anos, com 1.300 relatos de vítimas, que se dizem civis.
Isto dá um percentual de erros de 2,6%, ou seja em 97,4% os ataques foram super-eficientes.

Andre

Mais um título para agradar essa crescente platéia que se importa exclusivamente em criticar os EUA, sem se importar em ler atentamente a matéria nem considerar os fatos.

O importante é falar mal.

AZOR DE TOLEDO BARROS FILHO

Este raciocínio é igual a dizer …” 30% dos acidentes de carro são de motoristas que ingeriram álcool, os 70% restantes só tomaram água” … então água é perigoso !!

Andre

Na verdade o raciocinio dele é mais parecido com: 98% das pessoas que tomam a vacina contra a covid, quando pegam a doença não têm a forma mais grave da doença e nem precisam de internação. 2% das pessoas que tomam a vacina morrem de covid. Então a vacina ajuda e muito a combate a covid e é muito eficaz.

AZOR DE TOLEDO BARROS FILHO

E quantos morreram em todos estes ataques ? aí sim podemos fazer uma estatística !!

ALISON

Pena que uma das bombas dos 2,6% não caiu onde vc ta ne… Pim…ta nos olhos dos outros é refresco…

Fabricio Lustosa

“Os bombardeios da liberdade!” Palavras ditas por seres nos canais Fox, cnn e outros dos EUA. Muito comum repórteres e comentaristas vibrando de alegria com imagens de bombas americanas pulverizando vilas e cidades no OM. Matar, diretamente, aos milhares gente pobre e miserável não é só especialidade dos comunixxtas hein? E ainda o fazem com toda pompa, arrogância e aplausos de casa. Dizem q o q se planta se colhe e se isso se fizer valer para os EUA o 11/09 vai parecer brincadeira de criança.

Slow

Só acredito depois que o Bosco falar se o pentágono está mentindo ou não .

Sérgio Machado

Vai alegar que é uma guerra cultural. Válida, portanto.

Antoniokings

Agora vc percebe porque os EUA derrubaram milhares de aviões norte-coreanos, matou centenas de milhares de vietcongues e arrasou o Talibã, mas, ao final, perderam as guerras.

Slow

“„Vocês me matarão dez homens, enquanto eu lhes matarei um, mas, mesmo com essa conta, vocês não poderão agüentar e eu ganharei.“.

— Ho Chi Minh

Bosco

Comunistas são assim mesmo. Não consideram os direitos fundamentais da pessoa humana porque basicamente são ateus praticantes (ateísmo de Estado). Pra seus líderes mandarem um milhão para a morte ou interná-los em “gulags” por conta de reprogramação/redoutrinação ou simplesmente condená-los a morte por inanição, pouco custa. São pragmáticos!

Antoniokings

São os mesmos direitos civis desses inocentes mortos que os americanos não respeitaram.

Bosco

Mas aí tem que discutir com o finado Ho Chi Minh.

Slow

Hiroshima e Nagasaki que o diga .

Antoniokings

Disserte sobre o fato de ateus não considerarem os direitos fundamentais da pessoa humana.
Vc tem andado meio confuso ultimamente.
Mais do que sempre foi.

Hélio

Vai dizer que é lorota do pentágono para pedir mais investimentos em câmeras de alta resolução para drones.

Slow

Kkkkkk ss

André Macedo

Já ele chega com a conspiração dos comunistas malvados contra os americanos, com certeza tem um pôster do Tio Sam no quarto dele.

Bosco

É mais fácil o Slow ter um pôster do Astronauta no quarto dele.

Antoniokings

Depois não sabem porque perdem as guerras.
E ainda dizem que saíram depois de matarem milhares de ‘terroristas’.

Maurício.

Antoniokings, mas os Russos fazem a mesma coisa, ou você achava que quando os Russos chegaram chutando a porta na Síria bombardeando tudo eles matariam apenas os terroristas? O principal problema na minha opinião, é que sempre, sempre vai ter alguém para passar panos, ou para os EUA ou para a Rússia.
E o pior, que o mundo inteiro é hipócrita, é só olhar para o Yemen, você vê alguma mídia, seja ela grande ou pequena falando da matança de crianças e civis na região? Ninguém fala sobre o assunto.

Mosczynski

A diferença dos EUA para a Rússia é que os EUA é uma democracia e, por mais que os militares tentem, ainda existe o Congresso e imprensa para bater de frente e expor os erros. Já a Rússia deixa tudo bem escondidinho ou mata os que pensam diferente.

Slow

Uma democracia aonde uma corporação está acima de um presidente ?

Bosco

Uma democracia onde você tem liberdade pra meter o pau no presidente.

Alexandre

Uma democracia que pouco ou nada se importa com vidas inocentes não é democracia. Muito facil matar e destruir outras Nações e depois se dizer democrático pelo simples fato de um ou outro jornal mostrar a verdadeira face genocida . E dizer que meter o pau num presidente é expressão de democracia não vai minimizar a dor e o sofrimento das vitimas. “Olha, veja bem, eu matei seu pai, sua mãe, seus filhos, seus parentes e amigos, mas você poderá pegar um avião, ir até em frente da casa branca e me esculhambar a vontade, pois os EUA é um… Read more »

Bosco

Tá bom então!
Vamos ver quando a China tiver plena liberdade de ação para comparar.

Bosco

Se bem que quando a China tiver plena liberdade não terá como a gente ficar sabendo. Esquece!

Carlos

“Mulher é detida após xingar presidente Jair Bolsonaro, em Resende”

Então tá…

Ah! E eu não defendo o regime chinês não, só para constar…

Nada pessoal Astronauta.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Slow

Iiih parece que agora ele some ..

Bosco

De jeito nenhum. Meu comentário ficou retido. Não sou um covarde com uma dezena de nicks diferentes.

Bosco

A mulher cometeu um crime e foi detida em flagrante delito. Foi encaminhada à delegacia onde foi lavrado um termo circunstanciado mas já foi liberada.
*Finalmente, depois de 3 anos, o Presidente da República está fazendo cumprir a lei e deixando de ser bunda mole com esses folgados.
Pode não adiantar nada porque o STF só protege a buzanfâ deles mesmos e vai impetrar tudo que é mandato pra livrar os infratores, mas pelo menos vai importunar um pouco esses arruaceiros antidemocráticos e baba ovo de corruptos.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Agressor's

Bosco

Visitante

Reply to  ZEUS

1 dia atrás

Isso pode ser resumido da seguinte forma: o Ocidente se rendeu ao politicamente correto da militância e dos infiltrados e está sendo corroído por dentro graças às suas “qualidades” e não aos seus defeitos.

Exemplo disso é que em sites como a Trilogia se é permitido livremente ofender o Presidente da República…”

Então não tem problema nenhum em alguém “meter o pau” no atual presidente que governa o nosso país, não é mesmo? Já que somos uma república fundeada na democracia…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Bosco

Problema algum. Faz parte!

Slow

Tem mesmo ? Tipo aquela mulher que chamou de novinha do aristides e foi presa ? ..

Luiz

Democracia dividida entre republicanos e democratas. Um país governado Pela CIA,Pentágono,Indústria bélica e petrolífera e o império financeiro. O presidente é mero fantoche. Será que foi Lee Oswald que matou Kennedy? Um país muito transparente ???

Antoniokings

Exato.
Lá vc tem ‘duas escolhas’: direita e extrema-direita.

Saldanha da Gama

Kings, boa tarde, bom nos eua tem estas 2 escolhas, na china, rússia tem 1 apenas!!! Mas vc achar que a kamala harris é de direita…. abraços

Antoniokings

O problema, prezado Saldanha, é que o povo sempre leva na cabeça.
Lembre-se do Movimento ‘Nós somos os 99%: Occupy Wall Street’.

Ou seja, os ricos disputando o poder com os extremamente ricos para ver quem ferra com o povo.
E isso meu caro, chegou aos EUA.

SDS tricolores.

Antoniokings

Prezado Saldanha.

Artigo de 20/12/21 da Market Watch.
É mais ou menos isso que eu quero dizer.
Os ricaços americanos monopolizam a política e dizem os destinos da plebe.
Sempre foi assim.
Está aí,a ‘democracia’.

marketwatch.com/story/should-one-millionaire-senator-really-be-able-to-send-millions-of-children-back-into-poverty-11640031053?mod=home-page

Agressor's

Nos EUA o supremacismo racial é algo explorado com maestria para manipular as massas e faze-las de massa de manobra de uma elite econômica que domina e dita todos os rumos da nação. Tudo é montado e feito pra passar a ilusão aos cidadãos comuns de que eles tem algum poder de escolha ou de decisão em algo. 

Bosco

 “Tudo é montado e feito pra passar a ilusão aos cidadãos comuns de que eles tem algum poder de escolha ou de decisão em algo.”

Aí você acha melhor o regime chinês que não tem esses melindres, né?

Agressor's

Todo governante “eleito” nos EUA faz um juramento de defender os interesses de sua nação, não importe os meios para isso. Portanto não importa que lado político de lá governe, seja ele qual for a política neocolonialista de dominação político-econômica será sempre a mesma que exercem mundo afora. As grandes corporações ocidentais não só interferem na vida política de seus países como mandam em tudo mesmo, elas ditam todos os rumos da nação. O mundo hoje pertence a corporatocracia, das quais os governos são meros empregados encarregados de aprovarem leis que lhes beneficiam. O povo de “democracias” como os EUA… Read more »

Antoniokings

Que papinho furado, hein?!?!
Que diabo de democracia é essa que vai lá ‘nos escambau’ mata milhares de pessoas, destrói tudo e vai embora deixando a maior miséria?
Ninguém mais quer saber disso.

Bosco

A China e a Rússia também matam crianças mas não há mecanismos de autocrítica e de autocorreção. Simplesmente nada é divulgado.

André Macedo

HAHAHA bater de frente e expor os erros? Onde será que eles estavam quando os EUA patrocinaram golpes e encheram os bolsos de proto terroristas e narcotraficantes? Nem parece que a CIA nunca matou quem “pensava diferente” né? A imprensa e o Congresso de lá só “expõem” os erros quando a invasão e violação de soberania falha, se é uma invasão bem sucedida eles comemoram.

https://en.wikipedia.org/wiki/Human_rights_violations_by_the_CIA#Mahdawi

WSilva

”A diferença dos EUA para a Rússia é que os EUA é uma democracia”

Ué, e por que um país que se diz a melhor e maior democracia do mundo comete os mesmos crimes de países autoritários? rs

Bosco

Não há relação direta entre países que têm um regime dito democrático com o fato dele ser pacífico. São atributos diferentes.
A democracia tem a ver com o reconhecimento do cidadão nacional como sendo detentor de direitos inalienáveis dos quais nem o Estado e nem o coletivo podem dispor.
E sim! Países democráticos, ainda que falhos, têm mais apreço pela vida humana.
Em relação aos “crimes” cometidos, em geral são devido a erros de avaliação ou dano colateral e não há alguma doutrina que desconsidera o valor da vida de inocentes e age propositadamente em conformidade com essa visão.

Bosco

há = a

Bosco

Na maioria das vezes eu não consigo editar depois do comentário publicado.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
WSilva

”Não há relação direta entre países que têm um regime dito democrático com o fato dele ser pacífico. São atributos diferentes.” Isso é apenas você tentando acomodar crimes e abusos por um país que se julga a maior e melhor democracia do mundo. É natural esperar comportamento agressivo e autoritário de China e Rússia e deveria ser natural esperar o mesmo dos EUA pois como já expliquei várias vezes aqui os EUA não é totalmente uma democracia, uma superpotência jamais será democrática. Quando os EUA cometem um crime ou abuso de poder boa parte das pessoas acabam relevando justamente por… Read more »

Maurício.

Mosczynski, eu vejo os EUA na verdade como dois países, o democrático da política interna e o apoiador de ditaduras da política externa, você mensiona que a Rússia mata os que pensam diferente mas omite que a Arábia Saudita faz o mesmo e cujo os EUA apóiam, se você vai criticar o Putin ou o Xi Jinping, também deve criticar o príncipe Saudita, e não omitir esse “detalhe” só porque é um aliado americano, cujo um dos “lemas” é a democracia.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Hélio

A diferença é que a Rússia conseguiu acabar com o ISIS, já os americanos pediram penico.

Cristiano de Aquino Campos

Acho que o sucesso da campanha Russa foi melhor devido a eles darem apoio as forças Sírias em terra. Ninguem melhor que um nativo para saber quem realmente e inimigo ou não. Já os EUA quando iam em terra raramente tinham interpretes e eram os jovens recém saídos de cidades do interior dos EUA. E depois nem isso eles tinham em terra, confiando em imagens aéreas e inteligência eletrónica.

Welington S.

E a Rússia nunca fez essas atrocidades não, né? E a China também não, né?
PALHAÇO!

Antoniokings

Não estamos nem aí.
Acostume-se e comporte-se.

Bosco

“Não estamos nem aí. Acostume-se e comporte-se.” Rsss Aí! É assim que eu gosto de ver. Nada de subterfúgios e embromação para enganar os otários com o tal do politicamente correto. Sinceridade é uma virtude. Escancara logo que pra você, matar mulheres e crianças inocentes de países do terceiro, tanto faz como tanto fez. Depende de quem comete o crime para compor a narrativa. Se for americanos, britânicos ou israelenses eles são uns monstros insensíveis… se for meus países autoritários de estimação, que se lasquem já que são só massa putrefável substituível. A isso eu chamo de honestidade intelectual, o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Welington S.

É claro que não estão nem aí, Tontokings. Isso é bem óbvio com a passada de pano bem bonito que você e os eternos amantes da Mãe Rússia, estão bem acostumados a fazer. Já sabemos. Vai lá, dar aquela ilustrada nos sapatos do Putin, vai.

Bosco

É o ódio do bem! Para essa malta não importa o crime mas sim quem o comete. Se for da turma deles aí “não estão nem aí”.
Antes eles tinham vergonha de explicitar isso, hoje não mais. Fazem é questão de demonstrarem o mau caratismo e o desprezo que têm por qualquer valor, abnegados que são em defender sua ideologia

Welington S.

Esses caras devem estar bem acostumados a distribuir altos elogios aos ”Santos” russos e chineses, que sequer alguém ousa discutir com eles. A galera acaba acreditando piamente em tanta panaceia que esses caras falam, hahaha.

”A Rússia e China, além de serem Santos, faz/fez guerras com flores.”

Fonte: Confia.

HAHAHAHAHA.

ZEUS

Mickeyboy, se formos comparar a quantidade de guerras levadas a cabo por cada um destes países apos a 2 guerra, para cada civil morto por russia e china, os eua mataram mil.

Só no Vietnã foram entre um milhão e dois milhões de mortes, 90% civis.
E até hoje nascem milhares com sequelas do agente laranja. E eles jamais tiveram a decência de reconhecer o genocídio, mas se acharam no direito de destruir o Iraque com uma acusação falsa sobre estoque de armas químicas!
C-A-N-A-L-H-A-S !!!

Bosco

Meu caro deus do Olimpo,
Há quem diga que os soviéticos mataram perto disso (2 milhões) quando invadiram o Afeganistão. Dá uma conferida aí e nos informe depois.

Antoniokings

E não satisfeitos, os EUA foram lá e fizeram o mesmo.

Bosco

Não no Afeganistão.
Se se refere ao Vietnã, grande parceiro comercial dos EUA, tá se doendo à toa.

Bosco

 “para cada civil morto por russia e china, os eua mataram mil.”
Engraçado! Um dia desses usei o argumento da proporcionalidade para fazer a defesa do atual presidente mas fui irremediavelmente contraditado com a velha máxima de que um ato abominável ou ilegal o é independente do tamanho.
Mas tá bom!!!

Antoniokings

Parei no ‘para fazer a defesa do atual presidente’.
‘Se orienta, rapá!’

ZEUS

Veja a que nível chegamos. Ter que debater com negacionistas, terraplanistas, discipulos do astrologo neo muçulmano bacante o. de carvalho e bovinos defensores de um incompetente, irracional, medieval, mentiroso, traidor e genocida, dentre outros…

Bosco

rsss
Vocês “dois” são cômicos.

Bosco

O Bolsonaro te traiu Zeus? Conta essa história pra gente.
Você votou nele, né? Admite!
rsss

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Slow

Até entendo quem votou e se arrependeu , pior é quem ainda defende depois de todas merdas que ele fala/faz e de tudo que ele prometeu e não fez 3% .. mas a gadolandia ainda acredita..

Bosco

O presidente te traiu Zeus? Conta essa história pra gente.
Você votou nele, né? Admite!
rsss

Michel

E o pior de tudo, sr. Zeus, é que essa monstruosidade que ocupa a Presidência mandou a polícia capturar e prender uma mulher porque ela singelamente disse: – olha lá a noivinha do Aristides!!!

Seria cômico e engraçado se não houvesse a prisão da moça.

Mas… a pergunta que não quer calar é: por que ele se doeu tanto com tão singela frase???

Last edited 2 anos atrás by Michel
Bosco

“Veja a que nível chegamos. Ter que debater com negacionistas, terraplanistas, discipulos do astrologo neo muçulmano bacante o. de carvalho e bovinos defensores de um incompetente, irracional, medieval, mentiroso, traidor e genocida, dentre outros…”

Zeus,
A efetividade de uma ofensa é diretamente proporcional ao valor do ofensor. Vindo de você, um produto ignóbil dessa ideologia esquerdista criminosa, soa como música para os meus ouvidos. rsss

Antoniokings

Prezado Zeus.

Como eu sempre digo: Esse pessoal é ousado.

Bosco

Cê tá muito alegre hoje. A CN decretou 11 dias durante os quais a felicidade tá proibida. Luto pelo falecimento do líder há 10 anos. Pai do atual Ping Pong Lee. Obedece!

Antoniokings

Aqui, creio que será diferente quando o atual ‘mandatário’ ‘se for’.
Leia os jornais.
Atualize-se.

Welington S.

Não interessa, Tinky Winky, não interessa. Ambos os lados estão na hipocrisia. Não adianta querer passar pano nas atrocidades que a Rússia e China vez/fizeram, não. Estamos falando de atrocidades e não em quantidade ”X” de mortos. Na guerra, atrocidades acontece, civis, que não tem nada a ver, acabam sendo mortos, quer você queira, quer não.

Chris

Perderam ???

Coisa mais rara do mundo hoje é ouvir falar de AL-QAEDA ou Estado Islâmico.

Ou vocês estão tristes por errarem quando afirmaram que a intenção dos EUA era conquistar os países, por causa de Petróleo, etc ????

Santa ignorância…Esta falando de um país que tem armas pra destruir ate o planeta.

Last edited 2 anos atrás by Chris
WSilva

Ahhhhhhhhhhhh se fosse a China ou Rússia… rs

pedro

Nao é a toa que somente depois que a Russia iniciou os bombardeios contra o ISIS e outros grupos terroristas na Siria, que os mesmos começaram a ser derrotados. Antes o que havia era uma mistura de teatro com uma incompetencia e incapacidade terrivel e nao a toa que a vida de milhões de pessoas no Oriente Medio, Asia e Europa mudou para pior com tais atos. A queda humilhante do Afeganistão nao foi apenas um erro tongo de um presidente mocorongo, mas tambem o atestado de militares que flutuam em tamanha soberba que nao conseguem enxergar nem 1% da… Read more »

GripenBR

Alquimia americana: “85 combatentes, mas tratavam-se, na verdade, de 120 camponeses e aldeões.”
Julian Assange provou o óbvio, os EUA violam os direitos humanos, interferem através de vários meios em países e invadem nações por motivos nada nobres e muito menos em nome da democracia. Julian Assange é um preso político americano! A série “40 dias de terror” retrata bem como se dá essas invasões. Atualmente a diáspora desesperada do Afeganistão, Síria e Iraque são resultados direitos das ações americanas. E a diáspora Líbia é resultado direto do imperialismo francês.

Last edited 2 anos atrás by GripenBR
Andre

Mais um titulo para agradar os anti, que novamente são incapazes de ler:

“Entre os três casos citados (…)”

“(…)realizou mais de 50 mil ataques aéreos(…)”

Analisam 3 casos e concluem o que houve em 50mil ações… nada como ajustar os fatos para agradar a plateia.