A Força Aérea Brasileira (FAB) transporta, nesta sexta-feira (17), cerca de 30 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não-perecíveis) para atender às populações mais atingidas pelas enchentes nas cidades do extremo sul da Bahia.

Pela manhã, uma aeronave KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) carregado com 15 toneladas de doações feitas pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Para às 16 horas, está prevista mais uma decolagem com outras 15 toneladas de alimentos.

A ação integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas. Na quinta-feira (16), a aeronave FAB 2854 já havia transportado outras 15 toneladas até Teixeira de Freitas (BA), totalizando, nos dois dias, aproximadamente 45 toneladas de donativos.

Ainda nesta sexta-feita (17), a FAB também transporta uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA).

Ajuda humanitária

A fim de apoiar na ajuda humanitária, a FAB já empregou sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), que decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado. Já o C-130 Hércules operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT) transportou aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera

Nessas horas toda ajuda é bem vinda. Tem que sobrar, não pode faltar e por um bom tempo, visto que as pessoas sofrem um abalo psicológico de difícil e lenta recuperação.

Ninguém contabiliza quanto cada estado faz de doação a cada situação emergencial, e isso é bom, porque não há nada pior do que usar esse tipo de situação para publicidade política ou não. Mas cada estado deveria ter seu simancol e fazer sua parte, sempre, seja ele qual for.

Save Ferris!

Henrique

Motivos de pq o país precisa de 28 KC390

Carlos

Praticamente um para cada Estado, seria perfeito.

Jadson S. Cabral

Precisaria mesmo é do triplo disso

Willber Rodrigues

A cidade onde nascí e crescí, no extremo sul da BA, foi uma das afetadas. Por um milagre, ninguem morreu, embora várias casas e barrancos tenham desabado.
Como disseram abaixo, é esse o tipo de situação que mostra que o corte do n° de KC’s a serem feitos pode ter sido um erro.

Antoniokings

É isso aí!
Grande trabalho!

Nilton L Junior

Saudações kamarada, ainda tem ações como essa que dignifica a FAB, nem tudo é droga.

Atirador 33

Nossa, da uma angústia ver o kc 390 decolando, parece assistindo pelo video, que o avião nao vai conseguir levantar. Ta certo que ele esta 15 toneladas, mais é um.pouco angustiante. Precisamos das 28 unidades para ontem…

Ivan herrera

Esse ano não entregaram nem o quinto , é uma incógnita saber quantos seram entregues ao longo da década

FernandoEMB

O quinto KC390 já foi entregue.

Ivan herrera

Não sabia , obrigado pela informação

V12 aero

Muito bom parabéns aos envolvidos.
Na primeira foto ao lado parece ser um cargueiro Norte americano?

Last edited 2 anos atrás by V12 aero
Leandro Costa

C-17 da USAF.

Ramon

O kc 390 foi pensado para o transporte de tropas e equipamentos, mas creio eu que eu seu interior desde o início de sua operação carregou mais ajuda humanitária do que soldados, infelizmente esses últimos anos estão sendo trágicos, muitas pessoas perderam suas vidas para a covid, ou perderam suas casas nas recentes enchentes, desejo que a carga que é levada no interior desses aviões possa dar o mínimo de dignidade para as pessoas para que elas possam recomeçar, e parabéns a todos militares que executam essas missões, as pessoas comuns que doaram alguma coisa ou ajudaram de alguma forma,… Read more »