Comandante da Aeronáutica lidera o voo de entrega dos primeiros T-27M Tucano à AFA

26

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, liderou ontem (9/12) o voo de entrega dos quatro primeiros treinadores turboélice modernizados T-27M Tucano à Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

A Esquadrilha “Tucano de Trunfos”, que saiu da Base Aérea de São Paulo, foi composta dos T-27M matrículas 1383, 1426, 1446 e 1439,

O Brigadeiro Baptista Junior escreveu no Twitter: “Com a entrega do T-27M – Tucano, a NOSSA FAB mais uma vez demonstra a capacidade de seus técnicos e especialistas ao modernizar a aeronave que contribui para a elevação do nível da formação de nossos pilotos e ressalta o alto grau de competência de todo seu efetivo.”

A modernização dos T-27M está sendo realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais.

Entre os objetivos da modernização, está a atualização do painel de instrumentos da aeronave e a redução das obsolescências logísticas existentes.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson Henrique

Não entendi tua colocação Roberto. Todos os fotografados são aviadores.
Além de que o RUMAER prevê o uso do macacão também para os mecânicos de voo e se eu não me engano de load master e outros tripulantes como os operadores de side gun e guindaste de içamento em helicópteros.

Last edited 2 anos atrás by Jefferson Henrique
Luiz Trindade

E o que isso tem haver?!? É um evento comemorativo. Realmente não entendi o que tem de errado isso a não ser um certo preconceito de não ser oficial! Pelo Amor de Deus heim…

Last edited 2 anos atrás by Luiz Trindade
Luiz Trindade

Vou tentar desenhar para vc… Era um ato comemorativo dae usar o macacão de voo em solo! Mas Meu Deus do Céu… Quer dizer que nem nesse momento pode se usar o macacão de voo?!? Em outros momento vai usar o uniforme correto. É por isso que somo um país de “Terceiro Mundo“. Justamente por mentalidades tacanhas como essa!

Luiz Trindade

Sobre essa desculpa da meritocracia a fome voltou para o país. Respondendo por mim à esse comentário tacanho de elite preconceituosa, todos os cidadãos deveriam ter as mesmas oportunidades e dae sim, quem quer subir e ser algo a mais do que a maioria, faça por onde para ter, estudando e trabalhando. O que a maioria desta mesma elite procura embutir nas cabeças tacanhas de pessoas ignorantes é que não se deve ter as mesmas oportunidades e cada um por si como se aqui fosse uma Finlândia da vida!

Jad Bal Ja

hahahaha….

Rinaldo Nery

O que isso tem a ver? Quer um ¨okapanegão¨ pra você também? Compro lá em Brasilia e você me faz um pix.

Rinaldo Nery

É o único que filtra os raios UV a 39 mil pés. Já testado pelo IEAV em 2005.

GFC_RJ

Muito show de bola.
Long live! Tucanos forever!

José de Souza

“Nossa FAB” é de lascar… Se bem que ele pode estar querendo desambiguar da Fuerza Aérea Boliviana, né?

Camargoer.

Olá José. O uso do cachimbo deixa a boca torta.

Rodrigo LD

Provavelmente será tão longevo quanto o T25, após essa modernização. Gostaria de ver esse serviço ser oferecido e realizado em Tucanos de operadores estrangeiros.

Tomcat4,3

Ficou bonitão com essa pintura e ainda modernizado, vai operar muitos anos ainda !!!

Satyricon

Eu achei essa uma das mais bonitas já feitas no tucano. Estão de parabéns.

Rinaldo Nery

Ao lado do cmt estão os TB Reis, cmt do COMGEP, Duelo e ex cmt da Fumaça (servimos juntos na 2a ELO e na AFA) e o TB Farcic, cmt do COMGAP, ex cmt do 3°/8°.

Marcos10

Quando da entrega dos primeiros Tucanos para a AFA, também foram dois Brigadeiros: MB Lauro Menezes e o TB Jardim de Matos.

Rinaldo Nery

Eu era cadete do 1° ano. Estava lá nessa cerimônia. 1983, no pátio do 2° EIA.

Luiz Fernando R.Schmidt

Parabéns sem críticas pejorativas tive o prazer de conhecer o pai do atual Comandante da Aeronáutica em visita ao seu gabinete quando soube que o filho assumiria o cargo vi o que o homem passou a seu filho como educador PARABENS

Luke

Toda modernização e Upgrade e válida, mas, mais uma vez a FAB não levou em conta alguns aspectos importantes nas modificaçõe do T-27, assim como foram feitas a alguns anos atrás nos C-95 Bandeirantes. No caso dos T-27, fizeram uma rigorosa e bem vinda revisão estrutural e a troca do painel analógico pelo digital. Mas se esqueceram de trocar as Hélices de três pás. Estas hélices, apesar de serem boas, provocam um ruído e vibração terrível! Os tucanos usam o mesmo tipo de motor PT-6 de 750 HP que os C-95 Bandeirantes. Nos Bandeirantes o zumbido e vibrações são piores,… Read more »

Rinaldo Nery

O T-27 não vibra nada, tampouco é barulhento a bordo. Sim, modernizaram o ar condicionado. Voei A/T-27 por 12 anos.

Marcos10

Luke:
Embora as três aeronaves citadas, Bandeirante, Tucano e Xingú, tenham motores de mesma potência, as versões são diferentes, respectivamente: PT6A-34, PT6A-135 e PT6A-25.
As causas de barulho e vibração pode estar associada a diversos fatores. Ao longo dos anos o Bandeirante sofreu alterações no ângulo diedro do estabilizador horizontal, de modo a reduzir vibração e ruído. E o próprio Xingú, tem cauda em T, eliminando assim alguns problemas de vibração provocados pelo fluxo de gerado pelas hélices.
Quanto a questão da temperatura a bordo do bandeirante, a medida que você sobe, a temperatura desce gradualmente.

Gabriel

Foram entregues 4 Tucanos modernizados para a AFÃ, que só o fato em sí já deveria ser saudado, mas a turminha da reclamação contínua tem que achar motivo para reclamar.

Sério, é falta de lenha para cortar?

Eanes Melo dos Santos

Parabéns FAB, onde tive o privilégio de servir de 1969/1977. Sempre na vanguarda do aperfeiçoamento técnico, para melhor garantir a soberania do nosso território brasileiro. FORCA AÉREA BRASILEIRA, as asas que protegem.

Luiz Trindade

Sobre essa desculpa da meritocracia a fome voltou para o país. Respondendo por mim à esse comentário tacanho de elite preconceituosa, todos os cidadãos deveriam ter as mesmas oportunidades e dae sim, quem quer subir e ser algo a mais do que a maioria, faça por onde para ter, estudando e trabalhando. O que a maioria desta mesma elite procura embutir nas cabeças tacanhas de pessoas ignorantes é que não se deve ter as mesmas oportunidades e cada um por si como se aqui fosse uma Finlândia da vida!

Last edited 2 anos atrás by Luiz Trindade
Rinaldo Nery

Ele é, de fato, o protagonista dos 3 comandantes.

Marco

Linda pintura das aeronaves