No dia 25 de novembro, a Rússia colocou em órbita com sucesso um satélite militar que se acredita fazer parte do sistema de alerta antecipado antimísseis do Kremlin.

Um foguete Soyuz com uma carga secreta decolou do cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia, na madrugada da quinta-feira, disse o Ministério da Defesa.

Às 0109 GMT, foi lançado um foguete que colocou “um aparelho espacial em órbita no interesse do Ministério da Defesa”, disse o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias Interfax.

Não forneceu mais detalhes.

De acordo com o site Spaceflightnow, que cobre lançamentos espaciais, o lançamento poderia ser a entrega de um satélite Tundra.

A Rússia já havia lançado satélites Tundra em 2015, 2017 e 2019, de acordo com a Interfax.

O site especializado Russian Space Web disse que o rastro do lançamento de quinta-feira “coincide com as missões anteriores”, entregando satélites para o sistema de alerta de mísseis da Rússia chamado Kupol ou Cúpula.

Inaugurado em 2019, o Kupol foi projetado para detectar lançamentos de mísseis balísticos e rastreá-los até o local de queda, embora sua configuração exata seja desconhecida.

Em 2018, os EUA, que suspeitam que a Rússia esteja tentando desenvolver armas espaciais, disseram estar alarmados com o “comportamento muito anormal” de um satélite russo. Moscou rejeitou o que chamou de “alegações infundadas”.

A Rússia enfrentou recentemente uma reação internacional depois que seus militares destruíram um satélite, criando uma nuvem de detritos espaciais que forçou a tripulação da Estação Espacial Internacional a se abrigar.

FONTE: Phys.org

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evgeniy (RF).

“Sistema de defesa do Kremlin”. Esta não é uma frase, parece uma canção.

Antoniokings

O urso está afiando as garras.

Maurício.

Antoniokings, eu acompanho o aéreo desde 2008, e desde essa época tem um pessoal que jura de pé juntos que a Rússia está falida…rsrsrs.
Outra coisa, se a Rússia está falida, como está o Brasil para esse pessoal ?

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Matheus S

Eu acho que eles compararam com os EUA, por isso acham que a Rússia está falida. Embora, o potencial econômico russo seja um obstáculo ao aumento do seu poderio militar, os russos com o PIB nominal do tamanho do Brasil já é capaz de enfrentar regionalmente os EUA e aliados. E vale destacar que a Rússia já é a 11ª economia do mundo, a frente do Brasil que está na 12ª posição do ranking, o que significa que o PIB per capita russo é quase 2x maior do que o Brasil.

Antoniokings

Matheus S

Esse assunto é recorrente aqui.
Russos produzem em rublos e consomem em rublos.
Eles não precisam converter seu PIB em dólares para produzir armas.
Como não precisam para comprar gasolina, ir ao cinema, alugar casas e etc.
Desse modo, se formos converter para o critério de paridade de poder de compra, o PIB russo é equivalente ao alemão.
E isso dá uma boa capacidade de investimento na área militar, como estamos assistindo.

Hcosta

O problema é que compram produtos russos. Se forem comprar produtos importados fica muito mais caro e isso não é uma qualidade. Porque têm uma economia fechada e controlam os preços. Deste modo, e muitos anos nesta situação, a sua economia não produz itens que são competitivos no mercado mundial, exceto os militares e mesmo estes têm muitas áreas em que ficaram para trás. A economia estagna e não há motivação para investigação e desenvolvimento. Comparando com o Brasil a diferença não é assim tanta. Se o Brasil tivesse o gás e o petróleo Russo, como seria? Se mesmo sem… Read more »

Matheus S

Estou ciente do PIB em PPP, por isso eu descrevi o “PIB nominal”.

francisco

Em caso de guerra, onde vão comprar aço, comida e outras diversas matérias primas que a Rússia não tem, mas precisa para manter o exercito e o povo quietinho?

Mirade 1969

Comprar aço? comida? outras matérias primas? cara a Rússia devido a sua vastidão é praticamente auto sustentável, mesmo sendo um país que boa parte é congelada e que tem uma população que não está crescendo.

Antonio Palhares

Na verdade. A Russia é um grande produtor de alimentos e o povo russo se alimenta melhor que o brasileiro.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Acredito que nem seja em comparação aos EUA, mas ao poder militar Russo. Espera-se que a terceira maior potência militar, tenha um PIB correspondente. No mínimo top5. Daí vêm essa visão de que estão “quebrados”.

Matheus S

Eu discordo quanto a terceira maior potência militar, os russos na minha opinião ainda continuam como a 2ª maior potência militar, os chineses irão ultrapassar os russos dentro de 5-10 anos, isso considerando apenas aspectos militares, se colocarmos o poder nacional traduzido em um dado comparativo, a China com poder militar quase igualável ao russo e indiscutivelmente muito superior economicamente estará a frente da Rússia, só para colocar como exemplo, imagina que esse Estado é o maior parceiro comercial de 120 países, mais da metade do mundo é o principal parceiro econômico/comercial desse Estado, isso poderá ser traduzido em poder… Read more »

Hcosta

Estão quebrados porque nesse top só o Brasil e a Índia têm um PIB per capita menor do que a Rússia, próximo da China, mas estes 3 países com uma população muito maior, e muito distante dos restantes.

Economicamente estão muito piores do que os restantes países. Mas isso não impede de gastarem 4 ou 5% do PIB nas forças armadas.
Prioridades…

Antoniokings

Quebrados?
O que vc me diria de um País que essa semana vai atingir a incrível marca de US$ 29 trilhões de dívidas.
Isso mesmo.
Trilhões.
Como é um pais altamente deficitário, praticamente tudo o que eles fazem ou compram está ‘no pendura’.
Acostume-se com essa situação.
Esse é um dos muitos motivos da tão propalada decadência americana.

Hcosta

Os EUA podem ter uma queda do PIB de 80% que ainda teriam um PIB maior que a Rússia.
A maior crise de sempre foi cerca de 15% de queda.
E esquece que a economia dos EUA continua a crescer e consegue facilmente pagar as dívidas.
Já a Rússia não sei se consegue obter capital assim tão facilmente.

AZOR DE TOLEDO BARROS FILHO

Tem quase o mesmo GDP do Brasil !! que diferença de tecnologia !!

Hcosta

Ou o inverso. Com esse avanço tecnológico o mesmo PIB que o Brasil…

Matheus S

E sob sanções. Isso só mostra a nossa incompetência administrativa. Na realidade, eu evito olhar esse ranking porque dá desgosto de ver a posição do Brasil, literalmente ladeira abaixo, se mantivesse o rito normal de crescimento econômico de 3% a.a, algo nada impossível mas perfeitamente cabível dado o tamanho potencial brasileiro, já era para estarmos colando na Alemanha ou mesmo ultrapassando.

angelo

Como está quem?????kkkk

Antoniokings

Maurício

Pois é.
Quando eu digo que tem gente que vive em um mundo paralelo, pessoal não gosta.

SDS

Nilton L Junior

Paralelo e as vezes plano.

Nilton L Junior

Meu amigo tem gente que ainda esta no seculo 19 em relação ao mundo.

Rodrigo Martins Ferreira

Tem uns que juram que a Rússia é a central da inovação tecnológica mundial tb.

Maurício.

Rodrigo, o que também é um exagero.

Carlos

É Kings… quem pode pode, quem não pode se… fica bravo nos comentários…

Antoniokings

Exatamente.

Como dizem: Não adianta brigar com o mensageiro se a mensagem não agrada.

SDS

Hcosta

Que mensagem?

A Rússia tem algumas qualidades em que podemos considerar que tem condições para crescer mas ainda continua muito longe das restantes economias mais desenvolvidas.
Querer comparar a economia Russa com os G7 ou a China só se for para ver como perde em todos os sentidos.
É uma economia fechada e dependente dos preços dos recursos naturais, desatualizada em muitos aspetos.
E em poder económico o PIB dos EUA é 20 vezes superior ao da Rússia.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Adriano Madureira

Deveriam lançar um desses…
comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Matheus S

Só como um pequeno adendo nessa parte: “A Rússia já havia lançado satélites Tundra em 2015, 2017 e 2019, de acordo com a Interfax.”

Em 2020, ocorreu também o quarto lançamento do agrupamento de satélite Tundra, na ocasião era o quarto satélite que foi lançado em 22 de maio. Com esse do dia 25 de novembro, já foram lançados 5 satélites de alerta e precoce.

O vídeo de lançamento do satélite do dia 25 de novembro de 2021: https://www.youtube.com/watch?v=qAzLsg6UfTM&ab_channel=%D0%9C%D0%B8%D0%BD%D0%BE%D0%B1%D0%BE%D1%80%D0%BE%D0%BD%D1%8B%D0%A0%D0%BE%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%B8

Ronilson Nogueira costa

O que adianta ter um exército mil vezes mais poderoso que o russo, mas o inimigo tem bombas nucleares e vai te transformar em cinzas literalmente kkkk

carcara_br

comment image
Essa imagem ilustra bem que tirar proveito do poder de detecção a longas distâncias exigirá mísseis igualmente capazes, Neste sentido, em alguma medida, russos e chineses também estão destacados, que venha o AGM-183.
Qual o míssil de defesa antibalístico do S-500 mesmo?

Nilton L Junior

Bem bem o Urso hiberna mas de olhos abertos.

andre

ja não é mais secreto, caiu na midia

Sincero Brasileiro da Silva

Quando o Brasil vai começar a colocar políticos em órbita?

Gutex

Já colocou. O turista espacial Marcos Pontes…

Andre

Ou os russos não estão escondendo bem seus segredos ou temos um espião muito eficiente por aqui…