Vazou uma nova foto do caça embarcado furtivo J-35 da China, que voou no final de outubro. Na imagem, o avião ainda estava com o revestimento protetor de cor turquesa de fábrica, sem ter recebido ainda a pintura definitiva.

Baseado no FC-31/J-31, o caça de quinta geração vai operar no novo porta-aviões Type 003 em construção atualmente pela China.

O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.

Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também é adaptada para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003, em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

Seguem abaixo imagens do J-35 feitas por entusiastas.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Rapaz!
Ninguém segura a China.

Saldanha da Gama

Bom dia Kings, sds tricolores!!!
Gostaria de saber uma posição sua e sem xenofobia ou demérito à china ou qualquer outro país…
Muitos afirmam que o Gripen é caça de prancheta e não se pode apontá-lo como bom caça, por não ter participado de batalhas, o que vc acha, já que os caças chineses e de outros países tipo índia, inglaterra (tiphoon) e rússia (su57) também não participaram… É apenas curiosidade minha, Abração
P.S. A evolução de equipamentos militares da china é absurdamente fantástica ( não importa se copiaram, fizeram a engenharia reversa ou espionaram…)

Maurício.

“e não se pode apontá-lo como bom caça, por não ter participado de batalhas”

Saldanha, mas dos caças mais atuais, os únicos que viram batalhas de verdade foi o F-16, F-15, F-18, Mirage 2000 e Mig-29.
De resto, ninguém viu combate de verdade, nem Gripen, Rafale, Super Hornet, F-35, F-22 e Su-57, esses só jogaram bombas em terroristas de sandálias, isso até o super tucano faz.

Saldanha da Gama

Mauricio, boa tarde!!! Muito Obrigado!!!! Você foi no ponto exato do meu questionamento. Espero que todos visualizem tua magnífica resposta e parem de conotar eficiência ou deficiência em vetores que não batalharam realmente!!! Até o f5 ativo até hoje, foi muito bem em batalha, assim como o mig21!!!!
Abração!!!!! e Obrigado !!!!

Nilton L Junior

Bem então esse critério serve para força aérea do estado sionista, que la da casa do chapéu, ou seria casa do quipá, manda seus misseis para Damasco.

Last edited 2 anos atrás by Nilton L Junior
Cristiano de Aquino Campos

Faz e faz muito bem!

Adriano Madureira

De resto, ninguém viu combate de verdade, nem Gripen, Rafale, Super Hornet, F-35, F-22 e Su-57, esses só jogaram bombas em terroristas de sandálias, isso até o super tucano faz”.

exatamente…

SteelWing

Su-27 participou tbm

Atirador 33

Minha opinião, países mantem aviação de caças para nao precisar usar, para desestimular uma agressão. Com as tecnologias de hoje, acredito que uma guerra mundial com as principais potências, levaria uns 15 dias para chegar ao fim. Com uma quantidade de vida humana perdida, sem precedentes.

Abs

Antoniokings

Prezado Saldanha

Acho esse argumento de ‘não ter participado de batalhas’ totalmente falho.
Principalmente quando a quase totalidade desse tipo de confronto se deu entre países com disparidade absurda de forças.
O Gripen, certamente, está na ponta no quesito de capacidade do aparelho.
Sem dúvidas.
De resto, em confronto com seus oponentes, falará mais alto a preparação técnica dos pilotos, as capacidades de alerta antecipado e etc.

SDS tricolores.

P.S. Ontem foi difícil, mas fomos ‘garfados’.
rsrsrs

Cláudio Severino da Silva

Prezado Antoniokings
Afirma-se que em um acidente aéreo é somatório de diversas situações. SMJ, o mesmo está acontecendo com o tricolor.

Antoniokings

Pô!

Deixa eu me ‘iludir’ um pouco.
kkkk

SDS

Adriano Madureira

Se o Gripen-E é caça de prancheta e nunca entrou em combate contra nenhum outro caça da atualidade, o que dizer desse aqui?! Ele entrou em confronto contra quais aeronaves? Em setembro de 2014, caças F-22 participaram de uma ofensiva aérea contra a Síria, que vivia uma guerra civil. Esta foi a primeira missão de combate na história da aeronave. Aí os propagandistas militares americanos disseram: “Os jatos de combate stealth F-22 Raptor dos Estados Unidos acabaram de completar seu primeiro “aumento de combate” em operações sobre a Síria e, ao fazer isso, dissuadiram quase 600 aeronaves inimigas nos céus lotados… Read more »

carcara_br

Esta tomando forma, cada vez ficando mais Chinês. Apenas calem a boca e aprendam…
Obs.: a nomenclatura é chinesa? J-35?

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
glasquis 7

Facel o que né, Efe tlintaicinco na cala dula né?

Antoniokings

Requinte de crueldade.
kkkkkkk

Régis

Os caras estão tão confiantes que agora dizem: “E daí?”. kkkkk

Maurício.

Régis, até porque, se um dia essa tal J-35 for combater os americanos, os americanos não vão falar: “Espera aí seus chineses, nos atacar com uma cópia do nosso F-35 não vale.”

Zeus

Crueldade mesmo será os estadunidenses verem este jato demonstrando ser mais eficaz que seu jabuti problemático, cheio de não me toques contra raios, chuva, frio, calor, velocidade acima de 900km/h, custo operacional de 38 mil dólares, motores com baixa durabilidade, atualizações de centenas de bilhões, etc.

Inimigo do Estado

Medo do escuro tbm.

Theo

É… olha… se isso acontecer será cômico(para a China) se não for tragico(para vos EUA).

Carlos

Como eu comentei em outro post:

Quem pode pode, quem não pode se… fica bravo nos comentários…

Maurício.

Na minha cabeça, eu achava que esse caça era o mesmo FC-31 V1.0, mas essa imagem que o Galante colocou na matéria mostra que esse tal FC-31 está evoluindo, não é mais aquele primeiro FC-31.

Nascimento

Também pensei isso, impressionante como é diferente, apesar da diferença ele provavelmente ainda utiliza bastantes componentes e peças do FC-31. Interessante como algo ”básico” e funcional acaba saindo melhor que muitos concorrentes com maior tecnologia simplesmente devido a melhor administração pública do programa. Veja o F-35, mesmo com mais verba e mais tecnologia o programa teve diversos problemas. Eu penso que aquela palhaçada toda foi culpa da administração do projeto no Pentagono: 1° O financiamento do projeto deveria ter seguido o que foi feito com sucesso nos “Teen fighters” nos anos 1970. O dinheiro entrará na conta do fabricante aos… Read more »

Jose Dias

CHUPARAM O F35 !

Allan Lemos

China: Posso copiar o seu trabalho?

USA: Pode, só não faz igual.

China:

Heinz Guderian

Copiaram até o cabeçalho, são mudaram a letra. kkk

Rodrigo LD

F-35, é você???? Quando patentes não são problema e não se dá a mínima pra protestos ou sanções internacionais….

Wellington Kramer

Parece que a China precisa que os EUA lancem algum produto para poder copiá-lo. Os EUA levam 20 anos no projeto e desenvolvimento para os chineses o copiarem em três anos.

Claudio Moreno

Pau no pé do EUA. Mérito de quem supostamente copiou. Afinal depois de Deus, nada se cria tudo se copia.

CM

Carlos Campos

errado de roubar os chineses não estão.

Nilton L Junior

Agora só falta o NA,CV,Type003

Paulo

Furtivo Xing Ling já sabemos como funciona.

Jad Bal Ja

Pelo visto a cabine do piloto foi elevada e o cone foi reduzido, clássicas modificações para o uso em porta-aviões, por facilitar a visão da pista.

Claudio Moreno

Fez lembrar os primeiros Sea Harrier.

CM

Rodrigo LD

…e os britânicos preocupados em recuperar o F-35 acidentado, para não ser copiado….?

J-20

Percebam em como o motor do F-35 está “enterrado” na sua fuselagem, justamente para aumentar a capacidade furtiva na lateral e em ângulos de 5 e 7 horas. Uma coisa que é deixada de lado no FC-31, o que pode sugerir que sua capacidade furtiva nas laterais pode ser bem inferior.

carcara_br

Eu noto isso muito fortemente no F-22, J-20 e Su-75.
Su-57, F-35 e J-31 muito menos.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Just looking

O motor do F-35 é “enterrado” também por causa da versão B.
Na verdade, por stealth é uma precaução supérflua, já que o motor é em si um grande gerador de radiação infravermelha. Qualquer detector IR posicionado atrás o achará com certa facilidade

Carlos Campos

Esse eu defendo na Força Aérea com recheio do Gripen.

SteelWing

Ainda prefiro o Super Hornet.

Eduardo Almeida

Como se parece com F22. Como a China do Século XXI se parece com o Japão da década de 70 do Século XX. Tudo se copia.