segunda-feira, novembro 29, 2021

Gripen para o Brasil

Comandante da Aeronáutica recebe os primeiros 4 caças F-39 Gripen operacionais da FAB na Suécia

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica, recebeu hoje (24/11), em nome da Força Aérea Brasileira, os 4 primeiros F-39 Gripen do Projeto F-X2 em Linköping, na Suécia.

O Comandante da Aeronáutica escreveu no Facebook: “é um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar todos os militares e civis que trabalharam tanto para que esse sonho se concretizasse.”

Uma esquadrilha de JAS 39E da Força Aérea Sueca sobrevoou a cerimônia de recebimento.

- Advertisement -

123 Comments

Subscribe
Notify of
guest
123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Eita, parece criança quando recebe um bolo de aniversário.
risos, risos,
Sorriso de orelha a orelha.
Parabéns FAB.

José Carlos David

Que esse lote de 36 seja entregue e outros lotes sejam adquiridos. A imensidão do nosso território precisa de uma arma aérea que intimide possíveis aventureiros.

RICARDO NUNES BARBOSA

Pena que virão sem radar. Entendedores entenderão :).

Leandro Costa

E sem IRST! Hehehehehehe

Strike

Rsrsrs… Apesar da ironia sua colega, um importante é diferencial sistema na estrutura de combate do Gripen E que é sua inovadora arquitetura de guerra eletrônica com antenas passiva e ativa nas pontas das asas/lançador, aparentemente não está presentes nos caças gripen brasileiros, porém nos suecos sim… Bastante comparar as fotos dos Gripen E destinados ao Brasil e os a Suécia!
Alguém poderia informar o porque estes sistemas foram preteridos pela FAB?

https://www.aereo.jor.br/2021/02/03/video-o-sistema-de-guerra-eletronica-do-gripen-e-f/

Strike

Foto abaixo, em destaque vermelho caça gripen sueco com as antenas AESA MFS-EW e em destaque verde os gripens brasileiros sem as mesmas antenas 👇🏻

Screenshot_20211124-160304_Chrome.jpg
Adriano Madureira

sua foto está explicada de forma errada, os gripen-E da parte de baixo sãos os da FAB,os de cima são dos Suecos…
comment image

Flanker

Negativo. Os marcados em vermelho, são suecos. Os marcados em verde, são brasileiros. Observe os pó de de ponta de asas e os ficares das duas Forças Aéreas aplicados sobre as asas

Flanker

Cocares*

Marcelo

Os nossos gripen são pé de boi basico (sem ar condicionado, sem vidro eletrico,sem direcao hidráulica !!!!
Ja os gripen suecos sao completao !!!!

Ricardo Nunes Barbosa

Estarão com o mesmo pacote EW geral dos Gripens suecos.

Maurício.

Ricardo, de acordo com o Poggio, o nosso sistema é mais simples, então não é o mesmo pacote, aliás, pode até ser o mesmo pacote EW, só não será tão completo como os dos Suecos.

Antonio Neto

Por que virão sem radar?

JT8D

Porque a FAB preteriu o radar para reduzir custos. Mas virão com ar condicionado reforçado para o nosso clima tropical

Alexandre

Sério que vc perguntou isso?

sergio

Isso e uma brincadeira aqui, por causa do alcance do radar, segundo alguns aqui e pouco alcance.

José de Arimateia

Como assim não tem radar? É serio isso?

JT8D

Seríssimo. E muito grave

Camargoer.

Caro José. É uma piada sobre o AMX e sobre uma discussão cansativa sobre o IRS, sem falar da camuflagem.

JT8D

E agora a discussão cansativa será sobre o sistema de guerra eletrônica

Camargoer.

Olá JT8D. Daqui a pouco o pessoal vai reclamar que tracionaram os aviões pelas ruas entre o porto e o aeroporto, incomodando o sono das pessoas com todo aquele barulho de trator cheio de giroflex amarelo

Henrique

Fonte é CPTK ou de algum lugar confiável….

FABIO FERREIRA FERNANDES

Que venham os 103 Gripens restantes!!! Tomara que a somatória dos lotes sejam os 108!!!

Cristiano GR

Acredito que virão sim, mais caças, mas não sem antes a FAB receber os primeiros F 39 operacionais e voá-los em diferentes regiões do país e diferentes estações do ano. Sabemos que o projeto e os caças já foram testados de tudo que é jeito, mas faz parte da filosofia e modo de agir militar. Talvez dentro de 1 ano após o início das operações pelos pilotos da FAB se tenha o início de uma nova negociação.

Neto

Não ocorrerá neste governo.
.
Talvez em um próximo, talvez.

Joli

Os 4 aviões vem de navio?
Ou eles vem voando para o Brasil? Neste caso, sugiro uma cobertura especial do Poder Aéreo.

Welington S.

Acredito que virá os 4 em navio, mas não de uma vez. Por exemplo, virão 2 no início de Janeiro e os outros no fim do mês.

Adriano Madureira

Deveriam vir os quatro, os sul-africanos receberam quatro de uma vez só e não houve incidentes na entrega…
comment image

Foram levados até a África do Sul pelo cargueiro Achtergracht, de bandeira holandesa.

https://www.saairforce.co.za/news-and-events/984/saaf-takes-delivery-of-three-more-gripens#

https://www.saairforce.co.za/news-and-events/984/saaf-takes-delivery-of-three-more-gripens#

Cristiano GR

A navegação até a África do Sul não envolveu a travessia de um oceano e foi sempre, para um navio, próximo à costa.

Fernando EMB

“O processo de envio do FAB4101, FAB4102, FAB4103 e FAB4104 para o Brasil seguirá o mesmo procedimento do envio do FAB4100, via marítima até o Brasil e depois vão voando até Gavião Peixoto e, posteriormente, entregues ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA).”

Funcionário da Petrobras

Desembarcarão em Navegantes?

Welington S.

Lindo!

download.jpg
carcara_br

Excelente! Quando teremos o primeiro tour pelas capitais?

MFB

Isso é equipamento de guerra pago com dinheiro público. Não é item de museu ou colecionador para fazer tour.

carcara_br

É a primeira vez em quanto tempo que adquirimos equipamento realmente novo?
Ainda por cima com participação de brasileiros no projeto?
Nos EUA, final esportiva –> formação de F-22;
Japão, após terremotos –>Envio de caças F-2;
O circo é importante algumas coisas são feitas pra inspirar!

Last edited 4 dias atrás by carcara_br
Camargoer.

Olá Carcará. Se for incluir a MB, os SBR foram adquiridos recentemente. Tem os helicópteros H225M para as três forças e o SH70 para a MB. Teve os KC390. Teve os C105. Teve os A29. Guarani para o EB. LMV para o EB. Astros2020.

carcara_br

Muito didático o comentário.
Mas eu só escrevi equipamento, então essa lista pode ficar enorme, conto com a contextualização e compreensão pelos exemplos que citei e assunto da matéria.

Allan Lemos

No SuperBowl desse ano, voaram um B-2, um B-52 e um B-1 Lancer em formação. Fod* pra cara***.

carcara_br

Só a força nuclear…

Flanker

Os B-1 não levam mais armas nucleares há anos.

carcara_br

Força nuclear + o bombardeio com maior payload da história que não leva mais armas nucleares porque os americanos dizem que retiraram o sistema ABCDE genérico qualquer coisa que impossibilita a utilização de armamento nuclear, é verdade esse bilhete.

Leandro Costa

Retiraram o CRM-114 hehehehehe

Flanker

https://www.aereo.jor.br/2017/06/13/bombardeiros-b-1b-b-2-e-b-52-juntos-pela-primeira-vez-na-europa/

“À esquerda, o B-1B Lancer, único bombardeiro não-nuclear da USAF. No centro, o bombardeiro stealth B-2 Spirit, e à direita, o B-52 Stratofortress, que tem estado em constante serviço por mais de cinco décadas.”

carcara_br

Bota mão no fogo, flanker ?

Flanker

Não, não boto. Só comentei o que foi publicado. E tu, bota a mão no fogo na certeza de que eles mantém a capacidade nuclear?

carcara_br

Digamos que eu não me desesperaria pela perda da capacidade nuclear se os B2 e B52 desaparecessem…

Flanker

Ta certo. Eu acho qie eles não estão utilizando armas nicleares nos B-1, mas acho também que essa capacidade pode retornar rapidamente, caso necessario.

MFB

Quem precisa de circo é o palhaço. Inspiração é outra coisa.

Last edited 4 dias atrás by MFB
carcara_br

… Dá pra entender porque a maioria dos palhaços são deprimidos…

Last edited 4 dias atrás by carcara_br
Camargoer.

Olá Carcará. Lembrei daquele filme “O maior espetáculo da Terra”… por algum motivo, aquele filme me causa um certo mal estar (outro que me causa mal estar é “Um dia de treinamento” (Denzel Washington). São filmes ótimos, mas me perturbam muito.

Marcelo

Motociata com dinheiro público pode né !!!!!

FB_IMG_16377939842106970.jpg
pampapoker

Concordo, como eu pego com meu dinheiro,quero tour em Canoas kkkk

SteelWing

Oxi, qual o problema de fazer um tour? O contribuinte não pode nem ver o paga? Várias forças armadas fazem isso. Reclama das lagostas, vinhos ( que são ainda assim desperdiçados, quem trabalhou na marinha sabe)

Wellington Kramer

Afinal, esse radomo é mais “caído” que o normal ou não?

Marcos10

Vem com radar AESA e IRST?

Alexandre

Sim, claro.

Adriano RA

Permita-me discordar. A foto que mostra os quarto aviões voando lado a lado mostra leve diferença no radome. É um pouco mais abaulado em sua parte superior. Nariz adunco…rsrsrs…. Talvez uma diferença em relação aos protótipos e que será aplicada a todos os caças de produção, brasileiros e suecos.

Flanker

Essa foto? Qual a diferença para todas as outras imagens do Gripen E mostradas até agora?? Os radomes são idênticos!!!

Cacas-Gripen-E-da-Suecia-e-do-Brasil-em-voo-696x870.jpg
Adriano AR

Não são! Que saco…

Flanker

Então tá!!! Eu aprendi que a pior coisa é discutir com um teimoso!! Se tu acha que é diferente, mesmo com a imagem na tua cara, não posso fazer nada…fique com tuas certezas…..que saco….kkkkkkkkkkkkkkk

Adriano AR

Sim.

M.@.K

Aparentemente parece ser um efeito de ângulo de uma imagem. Mas já tem gente afirmando que sim, houve uma alteração.

Alexandre Galante

Na era da terra plana inventam de tudo rs

M.@.K

😉

Flanker

Verdade, Galante….tô só esperando o Sérgio Luís aparecer…..mesmo com as imagens aí, ele vai dizer que o radome tá diferente….e ainda por cima, que é por conta do IRST….hehehehe

Marcelo

Afinação aerodinâmica normal no projeto antes da entrega

Alexandre

É o mesmo radome dos demais, desde 2008, quando voou o Gripen Demo e ele recebeu, em 2009, o radar Raven, para os testes de desenvolvimento.

Tomcat4,3

Imagino os Gripen’s dizendo pra FAB;
“_ Bem vinda ao estado da arte da aviação de caça, bem vinda ao universo multirole !!!”
Fantástico !!!

Strike

Por gentileza algum colega do fórum teria a informação ou poderia explicar o porquê, o importante e diferencial sistema de guerra eletrônica do Gripen E com antenas AESA ativas e passiva nas pontas das asas/lançador, aparentemente não está presentes nos caças gripen brasileiros, porém nos suecos sim?!
Bastante comparar as fotos dos Gripen E destinados ao Brasil e os a Suécia!
Alguém poderia informar o porque estes sistemas foram preteridos pela FAB?

Screenshot_20211124-154618_Chrome.jpg
Marcos

Não inventa moda. O sistema está ali. Os aviões são idênticos. A única diferença é no IFF

Strike

Não veio não, Foto destacando a diferença abaixo.. Em destaque vermelho gripes suecos com as antenas MFS-EW e em destaque verde os gripens brasileiros sem as mesmas antenas

Screenshot_20211124-160304_Chrome.jpg
BK117

Fiz uma pequena montagem mostrando mais de perto. Que tem diferença, tem.
A questão é: qual?

diferença.png
Last edited 4 dias atrás by BK117
Strike

Excelente montagem Bk117, destacou bem

Strike

Para explicar melhor aos demais colegas a respeito da importância das antenas AESA MFS-EW na ponta das asas dos gripens em relação à toda sua inovadora arquitetura de guerra eletrônica desenvolvida exclusivamente para aeronave! Deixo aqui um trecho da melhor análise do Gripen E feita em língua portuguesa, destacando a inovadora suíte de guerra eletrônica do Gripen E/F; “Para obter o desempenho de ponta exigido pelo MFS-EW, a Saab projetou uma arquitetura de sistema de guerra eletrônica integrada com base em várias tecnologias de ponta, principalmente receptores digitais de banda ultra larga, dispositivos com Memória Digital de Radiofrequência (sigla em… Read more »

Marcelo

A lataria é a mesma, mais a aviônica (recheio eletrônico ) sao diferentes dos suecos !!!!

carcara_br

Excelente observação, pode ser alguma coisa, ou nada.
No pior dos casos ainda não está na hora do Brasil possuir tecnologia DRFM…

RICARDO NUNES BARBOSA

Brasil já usa pods EW com DRFM há um bom tempo.

carcara_br

Ricardo, diga mais…

Maurício.

Carcara, o Ricardo está falando do pod sky shield que é usado nos AMX.

carcara_br

Grato

Allan Lemos

Conhecendo as forças armadas brasileiras, o mais provável é que a FAB tenha decidido que o Brasil não precisa de um sistema como esse.

carcara_br

Por outro lado é um dos sistemas mais nevrálgicos de sobrevivência, no melhor dos casos o nosso possui uma arquitetura única e desenvolvida aqui.

Marcelo

Para o cenário de operação aqui na América do sul a Fab decidiu por nao adquirir esses sistema !!!!
Ja os suecos tem sistema porque o adversario (ameaça ) sao os russos !!!

Strike

Interessante é que aparentemente os caças Gripen destinados ao Brasil não vieram com o sistema de de guerra eletrônica de antenas AESA MFS-EW nas pontas da asa, diferente dos Gripen suecos que tem a arquitetura de guerra eletrônica completa!

Será que foi escolha da FAB não adquirir este inovador e importante sistema de combate e defesa da aeronave?
Se confirmado esta a falta deste importante item, o que afeta na performance dos nossos gripen em comparação aos gripen suecos no estado da arte?

A importância e inovadora arquitetura de guerra eletrônica do Gripen E/F 👇🏻
https://www.aereo.jor.br/2021/02/03/video-o-sistema-de-guerra-eletronica-do-gripen-e-f/

Screenshot_20211124-154058_Chrome.jpg
Ricardo Nunes Barbosa

Possuem o mesmo pacote EW do Gripen sueco.

Rommelqe

Não é aparente a citada diferença nos sensores de ponta da asa. Voce poderia especificar a sua fonte e quais seriam as iferenças visuais? O que há com certeza são algumas diferenças relativas às interfaces mecânicas destinadas à fixação/ejeção dos misseis, que nas versões da FAB tem que ser compatíveis com aqueles hoje utilizados.
Mesmo assim, entendo que a possível substituição dos trilhos pode ser realizada sem maiores problemas caso a FAB venha a dispensar o uso dos misseis atuais.

Flanker

Cara, tu escreveu 5 comentários nesse tópico e mais cinco no tópico seguinte, sobre esse mesmo assunto. Calma! Todos já viram sua dúvida! Se tiver algo a ser dito pelos colegas, eles vão dizer!

Koprowski

Flanker, te lembras daquela dúvida nossa sobre o A-1AM FAB 5510 realmente ter sido entregue ao esquadrão Poker / Centauro: Positivo. Tem uma foto dele no Instagram da FAB, se não me engano.

Flanker

Sim, Koprowski. Eu vi….tem tb aqui, no tópico sobre o Excon Tínia. E um amigo me mandou algumas que ele fez aqui em SM.

Koprowski

Show.

Strike

Seria apenas um comentário a respeito do tema! Porém infelizmente a página bugou aqui no iPhone é replicou umas três vezes…

Sem polêmica ou “flopar” os comentários!

André Macedo

Seguindo a navalha de Ockham, talvez só não esteja instalado, visto que os suecos vão ficar por lá mesmo, mas os brasileiros ainda vão ser embarcados.

Last edited 4 dias atrás by André Macedo
BK117

Caramba! Tô gritando de alegria! Estou esperando este momento desde a assinatura do contrato!
ÉÉÉÉÉ TEEEEEEETRA!!! OLÊÊÊÊ OLÊ OLÊ OLÁ, VAI GRI-PEN!

Flanker

Esta discussão sobre EW vai longe! Eu penso que a única diferença seja algum equipamento específico dos suecos e que não tenha sua partilha permitida com outros países. Isto não quer dizer, de modo algum, que nossos exemplares não virão equipados com suíte de EW. Inclusive, os Gripen serão os caças com maior capacidade de EW entre todos os caças da FAB, respeitando-se a idade e as épocas em que cada caça da FAB foi adquirido e posteriormente modernizado. O F-39 é muito mais próximo do “estado da arte” no mundo dos caças hoje, do que o Mirage III e… Read more »

Mayuan

Concordo e acrescento que isso ocorre desde a fundação da FAB já que os caças que foram operados na segunda guerra também não era o expoente do que havia de disponível na época.

Ricardo Valberto dos Santos

Parabéns ao ten. Brig. Baptista, esperamos que a justiça seja feita ao CESD

Matheus

Pra quem fez engenharia aeronáutica é nitido observar a diferença na parte inferior do radome em seu eixo longitudinal nesses últimos modelos. Pessoal mais leigo dificilmente vai notar a diferença, são poucos graus de inclinação e não, não é a lente da câmera.

Flanker

Meu Deus….que teimosia….

Tiago da cruz pinto

Foram décadas de espera pela cereja do bolo , mais que agora chegam , parabéns a todos os profissionais que fazem parte desse magnífico projeto, que novamente elevam a FAB a patamares de onde ela nunca deveria ter saído, dia de orgulho .

Icarus

Caça de 4 geração enquanto as potências mundiais já estão projetado seus caças de 6 geração.

Alexandre

99% dos países não precisam e não podem pagar para manter um 5ª Geração. Por que brasileiro acha que TEMOS que ter um caça de 5ª Geração, senão não serve?

Icarus

Esse é o típico pensamento pequeno, ahh tá tudo ótimo, pra que mais? um único de propulsão nuclear que não poderá carregar nenhum artefato nuclear é que ficará pronta daqui a mais uma década também tá ótimo.
Pior que o complexo de vira-lata é a síndrome de anão.

Mayuan

Qual arma você tem em casa? Um Barret .50 ou um Sig .556?

Icarus

Sem Radar é o mesmo que colocar um sniper cedo para acertar um alvo.kkkkkl

Flanker

Sem radar? Explique-nos sua afirmação, por favor.

Camargoer.

Olá Flanker…. sem radar, sem IRST, sem camuflagem, sem guerra eletrônica, sem bomba nuclear, sem canhão faser. sem piltoto (apertem os cintos), sem direção elétrica, sem câmera de ré, sem sensor de distância, sem pintura perolizada, sem rodas de liga-leve, sem extintor, sem kit de primeiros-socorros, sem placa-mercusul

Leandro Costa

Sem retrovisor elétrico, sem teto solar, sem nitro, sem néon embaixo do motor, sem GPS, sem painel multimedia… Enfim… Um FUSCA! Chocante!!

Flanker

Camargo e Leandro….é bem isso……chega a ser cansativo….

Icarus

Quer que eu desenhe ????
Ou será que o AESA e o IRST na versão brasileira ficaram embutidos no cockpit???

Flanker

Não. Acho que desenhar tu não vai conseguir, pois pelo que se percebe, tu é cego, pois não enxerga o IRST presente sobre o nariz e à frente do parabrisa dos caças brasileiros. Por outro lado, parece que tu tens visão de raio-x, pois consegue enxergar sob o radome dos caças, para ver que eles não tem radar.!!
É cada uma que a gente vê por aqui……barbaridade….

Icarus

Você que é representante do tal ” povo eleito ” tá afirmando que a versão brasileira é igual a versão sueca?
Nem desenhando você vai entender. aaff

Flanker

“Você que é representante do tal ” povo eleito ” tá afirmando que a versão brasileira é igual a versão sueca?”

O que tu quis dizer com isso, cidadão??????

Quanto ao Gripen brasileiro ser idêntico ao sueco, eu não disse isso! Até porque cada país tem suas peculiaridades e exigências em determinados sistemas e equipamentos.

Quanto ao radar, se tu sabe de alguma coisa, fala! Tenha culhão! Fala e mostra o que está errado!!

Last edited 2 dias atrás by Flanker
Alexandre

Agora podemos dizer que temos uma aviação de caça de verdade !!!

Antonio Palhares

Fico feliz. Um bom presente de natal.
Algo esta dando certo neste país.

pgusmao

Que ótimo, nada melhor que equipamento NOVO, parabéns para FAB!!!

Fulcrum

Se não vem com o “veneno” “mata urso”, então a Venezuela vai continuar com superioridade aérea.

fewoz

A camuflagem final será essa mesmo ou a FAB pode vir a mudá-la depois para o verde? Este cinza está mesmo bonito.

Camargoer

Olá Fewoz. A FAB mudou a pintura dos F103, dias A1, dos F5 e agora mudou a pintura dia T27. Pode acontecer de tudo… Até acontecer nada.

fewoz

Para quem acompanhou as novelas dos programas FX, isso parece um sonho. É real mesmo?! E está dentro do cronograma inicial ou está adiantado? 4 caças é muita coisa.

Jacinto

Uma notícia boa: a decisão para fornecer 88 caças ao Canadá está agora entre a LM com o F-35A e a Saab com o Gripen-E.
Seria bom o Gripen vencer; no mínimo daria mais escala à Saab.

Marcelo Coimbra

Novo caça de superioridade aérea para os desafios do Brasil. Proteger a pátria amada dos perigos no território nacional.

Marcelo Andrade

É impressionante a capacidade do brasileiro procurar cabelo em ovo!!!! Já vi coment´rios dizendo que o nariz dos nossos F-39 estão tortos para baixo!!!! Eita povinho!!!!

Últimas Notícias

Rússia testa caça MiG-31 com sistema ‘fly-by-wire’

Moscou, 26 de novembro./TASS/. A atualização dos caças-interceptadores de alta altitude MiG-31 aumentará a eficiência de suas missões, em...
- Advertisement -
- Advertisement -