Taiwan recebeu a versão mais avançada do jato de combate F-16 em sua força aérea, enquanto a ilha autônoma aumenta suas capacidades de defesa em face das ameaças contínuas da China, que a reivindica como parte de seu território.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, colocou em serviço 64 caças F-16V atualizados em uma base da força aérea em Chiayi na quinta-feira (18).

As aeronaves representam parte do total de 141 jatos F-16 A/B de Taiwan, um modelo mais antigo da década de 1990 que será totalmente reformado até o final de 2023.

Tsai disse que o projeto de atualização mostra a força da cooperação de Taiwan com a indústria de defesa dos EUA. Chega em um momento em que o status da ilha se tornou um grande ponto de tensão nas relações EUA-China.

Pequim tem intensificado sua ameaça enviando regularmente caças em formação de combate para a zona tampão de Taiwan a sudoeste da ilha, juntamente com missões de longo alcance no Pacífico Ocidental.

A política “Uma China” dos Estados Unidos reconhece Pequim como o governo da China, mas permite relações informais e acordos de defesa com Taipei.

“Isso representa a promessa inabalável da parceria Taiwan-EUA”, disse Tsai. “Acredito que, ao nos apegarmos aos valores democráticos, certamente haverá mais países com valores semelhantes que estarão conosco nesta frente.”

O F-16V é a versão mais avançada tecnologicamente do célebre jato de combate multifuncional, equipado com um radar de alta capacidade que permite rastrear mais de 20 alvos ao mesmo tempo. Ele também possui sistemas de guerra eletrônica de ponta, juntamente com armas avançadas, navegação GPS de precisão e um sistema automático para evitar colisões com o solo.

Os aviões representam o que há de mais avançado na quarta geração de aeronaves de caça, mas ainda abaixo da última quinta geração, como os F-22 e F-35 dos EUA, o Su-57 da Rússia e o J-20 da China. Taiwan cogitou a ideia de comprar aeronaves de quinta geração dos EUA, mas a atualização do F-16 foi decidida como a medida mais eficaz nas atuais circunstâncias.

A força aérea de Taiwan também opera o francês Dassault Mirage 2000 e os caças AIDC F-CK Chingkuo projetados e fabricados internamente para uma frota total de cerca de 400 aviões.

A China, por outro lado, opera cerca de 1.600 caças, cerca da metade deles baseados nos teatros leste e sul próximos a Taiwan, junto com cerca de 450 bombardeiros. A superioridade da China em qualidade e quantidade de caças é vista como uma forma de transformar o equilíbrio militar no estreito de Taiwan a seu favor, independente do envolvimento das forças dos EUA.

Com as atualizações e a entrega planejada de 66 novos F-16Vs em 2023, Taiwan será a maior operadora de F-16s na Ásia, disse Kitsch Liao, consultor militar e de assuntos cibernéticos do DoubleThink Lab, uma organização que visa combater a desinformação.

Isso significa que a ilha deve investir em centros de reparos para os jatos para melhorar a prontidão, disse Liao. Anteriormente, Taiwan precisava enviar os jatos a outros países para reparos.

FONTE: The Economic Times

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

A China, por outro lado, opera cerca de 1.600 caças, cerca da metade deles baseados nos teatros leste e sul próximos a Taiwan, junto com cerca de 450 bombardeiros. A superioridade da China em QUALIDADE e QUANTIDADE de caças é vista como uma forma de transformar o equilíbrio militar no estreito de Taiwan a seu favor, independente do envolvimento das forças dos EUA.

E fim de papo.

Andre

e oq os chineses estão esperando?

Oráculo

O momento certo.

Que deve ocorrer nos próximos 3 anos, enquanto o senil do Biden comanda o desgoverno americano.

Se perderem essa oportunidade, sabe lá Deus quanto tempo vai demorar para um ambiente tão favorável.

Mesma coisa a Rússia. Antes do fim do mandato de Biden eles vão tentar incorporar ao seu território as províncias rebeldes da Ucrânia.

Já estão treinando pra isso faz mais de 2 anos. É questão de tempo.

A eleição do Biden ficará marcada na história como o maior suicídio geopolítico já cometido por um “Império”

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
pangloss

Eu acho que a China tem o tempo a seu favor, e uma iniciativa sobre Taiwan seria contraproducente.
E não creio no ímpeto russo sobre a Ucrânia. Acho que eles vão apenas continuar a desestabilizar a Ucrânia, até que consigam algo como uma variante ucraniana do Lukashenko, da Bielo-Rússia.

Augusto Liborio

Qual tempo?? Um pais de gente velha, que não aumenta a sua produtividade e não conseguiu se transforma em uma economia de consumo? È esse tempo que você fala?

Antoniokings

China – idade média da população – 38,4 anos
População acima de 65 anos – 12,34 %

EUA – idade média – 38,5 anos
Percentagem de 65 ou mais – 16,85%

Japão – idade média – 48,6 anos
percentagem 65 ou mais – 29,18%

Alemanha – idade média – 47,8 anos
Percentagem 65 ou mais – 22,99%

Fonte: CIA World Factbook

WSilva

A taxa de natalidade do Japão e Taiwan são muito piores. rs

Antoniokings

Pessoal ouve o bumbo bater e não sabe onde é.
A população de idosos na Europa, Japão, Coreia do Sul e outros é gigantesca e muitos desses países estão observando diminuição do número de seus habitantes.

EduardoSP

A China também está fazendo a curva do crescimento demográfico. Em 15/20 anos o cenário vai mudar.
Aliás, aqui no Brasil também. Em 2010 11% da nossa população tinha mais de 60 anos. Hoje esse grupo é de 15% e daqui a 10 anos 1 em cada 5 brasileiros será desse grupo etário.

Antonio Cançado

E?

Antonio Cançado

Mais provável…

Beto

Você tem razão, só lembrando que tem muita gente poderosa por trás do Biden, os mesmos que estão por trás do Macron, Merkel, entre outros.

Luiz Trindade

E os EUA estavam melhor com o Trump?!? Mais um extremista de direita… Só pode!!!

Wellington Kramer

É claro que os EUA estavam melhores com o Trump. Espero que nas próximas eleições americanas os mortos não votem e nem concorram a presidência.

Andre

Boa, colocou prazo na sua previsão. Daqui 3 anos podemos ver se a china tem tudo isso ai ou é só marketing.

Tem uns ai que só dizem: um dia o malvadão do EUA vai ver, um dia….

Augusto Liborio

Ah sim! E o Senil do Biden não ira retaliar?

Augusto Liborio

So para deixar um ponto de vista aqui, a retirada do Afeganistão não demostra desgoverno por parte do Biden e abandono da politica externa mas sim um grande demonstração de unilateralismo que pode muito bem no caso de Taiwan ser uma resposta militar a China a contra gosto do mundo e iniciando-se uma 3 guerra mundial.

De qualquer forma a China não tem capacidade de conquistar e manter o território de Taiwan. Mesmo sem os americanos.

Sensato

Comercial e diplomaticamente sim mas militarmente? Teremos que esperar pra ter certeza.

Antonio Cançado

Nossa, que profecias relevantes e bem embasadas…A China ou a Rússia deveriam te contratar como ‘conselheiro’…rsrsrsrss

Antonio Cançado

Oi? ‘províncias rebeldas da Ucrânia’? Não sei se você sabe, mas a Ucrânia é, e sempre foi, pelo menos até o advento da criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas’, um país independente e soberano, e voltou a sê-lo, com o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, trinta anos atrás, dessa forma não cabe a um país, seja ele qual for, determinar o destino de outro país. Já pensou se a moda pega?

SteelWing

O maior suicídio foi cometido por Gorbachev. Quando Biden sair, os EUA ainda existirão….

Emmanuel

Estão esperando vencer pelo cansaço porque militarmente se torna impossível, principalmente, se Tio Sam colocar a mão dele ali no meio.

WSilva

Acho difícil os EUA se intrometer, o máximo que pode fazer é acionar seus vassalos, leia-se Japão e Austrália, mas se o Japão entrar, então será o momento perfeito para a China se vingar das atrocidades que o Japão cometeu durante a segunda guerra mundial, então o Japão precisa pesar isso.

Também não creio numa grande resistência de Taiwan, olhe para essa ”presidente” de Taiwan que defende pautas identitárias e que forjou doutorado, quem é sã consciência vai seguir suas ordens?

Andre

Na última vez em que uma ditadura achou que conseguiria vencer o mundo Inteiro e que os EUA não interfeririam, ela teve seu território dividido em 4.

WSilva

Vietnã, Afeganistão, Curdos e Argentinos já mostraram que os EUA não são confiáveis.

Quando o momento chegar e o espaço aéreo de Taiwan estiver repleto de bombardeiros chineses(do Mainland), eu aposto num desfecho rápido e prevejo muitos oficiais e a staff do governo de Taiwan fugindo para outro país, já vimos esse filme antes e veremos de novo com Taiwan.

Pós reunificação, quem irá governar a ilha será o KMT sob a tutela do PCCh, não há outro destino para Taiwan a não ser esse.

Andre

argentinos?

Os nazistas também achavam que ninguém defenderia a Polonia…

A reunificação será em?

Wellington Kramer

Qual é o método que você usa para prever o futuro? Deve ser o mesmo do Paul Kennedy, que previu a derrocada dos EUA e a ascensão da URSS.

Leandro Costa

Paul Kennedy previu o contrário, Wellington.

Augusto Liborio

Se a China tentar atacar o território japonês sua força área e marinha desaparece. Simplesmente o Japão esta fora de alcance chinês, a não ser que os chineses apelem para armas nucleares.

WSilva

Na verdade não seria atacar o Japão mas sim reagir a um movimento japonês(sob ordem dos EUA) de intervir em território chinês(Taiwan), isso daria direito a China de atacar o Japão em várias frentes. Não só o Japão, mas qualquer país que ousar fazer o mesmo.

O Japão não pode se dar o luxo de dar uma razão para a China se vingar, pois quando/se o Japão sentir a fúria chinesa, nem mesmo os EUA poderão ajudar, o Japão estará só.

E tem mais, as duas Coréias vão torcer pela China. rs

Rogerio

Sem duvidar, os 2 coreanos estão fado dos japonês, o Japão não é l ou louco para a China ter desculpa para atacado, apena ficam latido igual os americanos, Taiwan é território hines, ngm podem negar, aqui só tem bolsonoides defender o mundo livre dos comunista bla bla bla…. Mentes de burros

Wellington Kramer

O povo chinês é quem deveria se vingar do PCC que o assassinou barbaramente.

Rogerio

Vc falou td, esse André não sei qual planeta ele vieram, fanboy é f$%^&,, sempre colocar carroça frente do boi

Andre

Então vc discorda do da lua de que a China é a toda poderosa e que pode acabar com o EUA com apenas um assopro?

Emmanuel

Exato. A China pode ter crescido militarmente mas todo esse teatro se passa no Pacífico. Ilhas no entorno. Países limítrofes.
Quando chegar no nível de se invadir os US, como a URSS pensou de fazer no passado com a Europa, aí, realmente a China desceu pro play para brincar.

Antoniokings

Ganhar em precisar disparar um tiro.
Aposto dez contra um que vão conseguir.

Antoniokings

Digo, ‘sem precisar’.

Andre

Aposta aceita. R$1000 que não fazem nada até 31/12/2022, fechado?

WSilva

Analisando a situação de forma bem fria, uma reunificação de Taiwan não deve acontecer nos próximos 10 anos, mas há um porém, ou melhor dois. O primeiro, o ano de 2024/25 será chave, por que? Porque eleições ocorrerão nos EUA e na ilha de Taiwan, então se tudo continuar como está, o DPP deve vencer em Taiwan, já nos EUA não há como prever o que vai acontecer, mas se o DPP vencer na lha, a China terá que apressar seu plano de reunificação pois será um sinal claro de enfraquecimendo do KMT, opositor do DPP e agora mais alinhado… Read more »

Antoniokings

Pode ser 2022, 2023 ou até mais.
Não tem nenhuma importância.
Deixe a situação como está.
Para que mudar as regras de um jogo em que vc está ganhando?

Andre

não entendi. vc topou ou nao a aposta?

Antoniokings

Que diabos de aposta é essa?
2022?
2023?
2030?
Qual a diferença?
Tanto faz.
Vai cair para a China de qualquer e será parte integrante da maior potência mundial.

Antonio Cançado

O Japão pensou a mesma coisa, 80 anos atrás…

Antoniokings

Japão há oitenta anos = população de 100 milhões.
China hoje = população 1,4 bilhão de habitantes.
Há uma PEQUENA grande diferença.

carcara_br

rapaz pare de ficar apostando o tonho por ai.

carcara_br

*apostando com o tonho…

Antonio Cançado

Ganhando? O quê? A antipatia do resto do mundo?

Antonio Cançado

Aposto que você vai perder.

Nilton L Junior

Estão esperando duas situações, a próxima crise hídrica, pois as duas principais fabricantes de micro chips são de Taiwan, e a produção consome uma quantidade enorme de água e a outra é o retorno dos investimento em desenvolvimentos de processos tecnológicos para a produção de semi condutores para se tornar independente, restando a Taiwan montar suas fabricas fora da ilha ou deixar de ser uma província rebelde.

Antoniokings

E os EUA estão forçando empresas a fornecerem seus dados confidenciais de cadeias de suprimentos na área.
Empresas coreanas cederam e forneceram alguns dados não confidenciais.
Já a TSMC negou o pedido.
Provavelmente já percebeu que os EUA estão tentando criar uma indústria própria e podem ‘abandonar’ Taiwan à própria sorte.
Precedentes já existem, como bem sabem vietnamitas, curdos, afegãos e etc.
E agora, os americanos estão forçando para que essas grandes empresas construam fábricas em território americano, em que pese serem pequenas e certamente ineficientes e que funcionarão à base de subsídios.

Nilton L Junior

Exatamente

Antonio Cançado

Adoro ler as profecias dos videntes deste grupo…rsrsrsrsrsrsrs

Realista

Nunca foi interesse da China tomar Taiwan a força ..

Sensato

Talvez nada. Talvez a estratégia seja justamente isolar Taiwan e tornar o lugar menos atrativo para enfraquece-lo. Se você morasse lá, continuaria lá sem saber que dia os chineses vem? Se tivesse investimentos a fazer, seria num lugar que pode ser invadido de uma hora pra outra? Chineses costumam ser pragmáticos e se pensaram numa forma de retomar o lugar sem ter que apelar para a força, eles o farão.

Leandro Costa

Ainda bem que a RAF não se deixou levar por comentários bem parecidos em 1940…

Augusto Liborio

É

Luiz Trindade

Pode até ser Antoniokings mas eu como defensor da democracia estou do lado de Taiwan. Batalha perdida?!? Pode até ser… Mas se fosse de Taiwan morreria lutando de pé a exemplo de 300 de Esparta!

WSilva

Estar do lado de Taiwan? Defensor da democracia?

Você tem alguma noção do que está falando?

Se você realmente está do lado de Taiwan, eu sugiro você se mudar para a ilha, se alistar para o exercito deles e ir na linha de frente quando os chineses entrar com força, gostou da ideia? rs

Como ser humano evoluído, penso que a reunificação pacifica é o melhor caminho, agora se tiver que usar a força que assim seja, soberania não negocia nunca, logo a China faz o certo.

Flanker

“Ser humano rvoluído”. Quanta modéstia!!!

Wellington Kramer

“Como ser humano evoluído, ” Será que você tem noção do que escreveu?

WSilva

Total.

Leandro Costa

.

WSilva

Legal, mas homem não evoluiu do macaco…

Flanker

Evoluiu do que, então?? Fala aí, Darwin.

Frizoni1

cauda*

Flanker

?

WSilva

Segundo a ciência o ser humano e macaco evoluíram de um ancestral comum.

Flanker

Isso eu sei. Pensei que tu estava negando a evolução.

Marcelo M

Curioso isso, porque a China tem dimensões continentais, não poderia jamais concentrar seus caças contra Taiwan, especialmente tendo um adversário ativo ao lado: India. Além da Russia, com a qual as relações históricas com muito conturbadas. 1600 contra 400 não será nunca 1600 contra 400, já que apenas Taiwan poderia empregar toda sua força nesta batalha hipotética. E isso sem contar os caças de Guan, Okinawa, etc.

Antoniokings

Marcelo

A China está distribuindo suas forças de acordo com suas necessidades.
Li, hoje, que ela está construindo uma grande base de helicópteros no Tibet, além de outras instalações do tipo em sua fronteira ocidental.
Ela deve saber de suas necessidades estratégicas.

Flanker

Mas, se vc colocou o número de 1400 caças no comentário anterior, para serem usados em uma hipotética invasão de Taiwan, então vc colocou toda a força de caças dos chinas, concemtrada em combater a ilha independente. E aí? Como ficam as fronteiras, principalmente com a Índia e Rússia? Foi isso que o colega Marcelo quis dizer. Então, como não pode desproteger essas fronteiras, o número de caças disponíveis para um enfrentamento com Taiwan é bem menor que esses 1600.

Antoniokings

Como eu disse, os estrategistas chineses devem saber o que têm em seu inventário e o que fazer com eles.
A notícia é que a China está construindo e fortalecendo diversas bases no Tibet.

Flanker

Tergiversou e não respondeu….típico.

Diego

Amigo, superioridade aérea não garante vitória numa guerra, veja o exemplo dos EUA no Vietnã. Se a China quiser conquistar a ilha, eles precisarão desembarcar com milhares de soldados nas praias de Taiwan, não tem outro jeito. E o problema da China será enfrentar milhares de mísseis hipersônicos Hsiung Feng III lançados pelos taiwaneses, se quiser que seus navios anfíbios consigam chegar perto das praias… E mesmo na hipótese que consigam chegar nas praias, quantos navios anfíbio os chineses possuem? Pra se ter uma ideia, na operação Overlord (na 2 G.M.), os aliados precisaram juntar mais de 4.000 navios de… Read more »

Antonio Cançado

Pago pra ver eles atacarem Taiwan.

bruno

Em QUANTIDADE sim em QUALIDADE somente em cabeças alienadas como a sua.

pangloss

Mutatis mutandis, isso lembra o fornecimento de F-5A ao Vietnã do Sul.

Junges

Prezado Pangloss…O que você imagina que se por ventura a China chegar de fato a suprimir e invadir Taiwan…sendo que os EUA disponibilizaram diversos meios de defesa avançados tipo, o F-16V é a versão mais avançada…Simplesmente a China irá se apoderar desses equipamentos, fazer engenharia revessa? Qual seria a posição dos EUA? Aceitar ou receber esses materiais desmontados em milhares de caixas…?

Red Pill - 红色药丸

Taiwan é como um mingau bem quente, a China vai comer pelas beiradas.

Antoniokings

Perfeito.

Andre

Vai, um dia…quem sabe…

Diego Tarses Cardoso

Ou queima a boca tentando.

Jacinto

A China só recupera Taiwan se for por invasão. Uma reunificação pacífica se torna cada vez mais difícil porque há um claro divórcio cultural entre a China continental e Taiwan, que vai se ampliando a cada geração.

Red Pill - 红色药丸

Acho justamente o contrário, aos poucos será incorporada sem um único tiro, pelo cansaço e por agentes políticos internos infiltrados. O taiwanês vai dormir um dia como país irrelevante e acordar no outro como a maior potência mundial, já que são o mesmo povo.

Hcosta

Passar de cavalo para burro?
O PIB nominal per capita é o triplo da China.

Flanker

Uii…..que poderoso!!! Frases de efeito são bem o feitio de vcs!! Falam muito e fazem pouco!!

Red Pill - 红色药丸

Uai, não é verdade o que falei ?! Qual seu problema em aceitar a nova ordem ? nasceu na California ? O que escrevi antes não é meu sonho ou minha torcida, apenas uma análise bastante realista.

Flanker

Não…não nasci na California. Assim como tu não nasceu em Pequim.

Jacinto

Olha, sinceramente, sua percepção está completamente equivocada. Conheço Taiwan, tenho amigos lá e a cada geração nascida a partir da década de 80 a identificação com a China continental diminui. O divórcio cultura já é tão grande que, hoje em dia, a juventude taiwanesa tem (ou contrário de sua contraparte chinesa) enorme admiração pelo Japão e sua cultura. Turistas japoneses são extremamente bem recebidos em Taiwan (ao contrário do que ocorre na China) e a garotada taiwanesa adora a cultura pop do Japão (ao contrário do que ocorre na China). E não apenas pelo Japão, mas pela Coreia do Sul… Read more »

Hcosta
WSilva

Não se engane, eu adoro Dragon Ball Z mas odeio o Japão. Os sul coreanos adoram carros japoneses mas odeiam o Japão. Você tá confundindo preferências com genética e cultura de um povo, isso não se deleta magicamente ou se esquece só porque existem diferenças ideológicas entre o continente e Taiwan. Você precisa se lembrar que quem mora em Taiwan é chinês, fala mandarim e a cultura é chinesa. Você falou da cultura japonesa e coreana, bem boa parte da cultura deles foi influenciada pela China. Boa parte da aproximação de Taiwan com Japão e EUA se dá por busca… Read more »

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Jacinto

Adorar um produto cultural e odiar a cultura que produzíu tal produto significa que, ou você nao conhece direito o produto, ou nao conhece direito o a cultura. Em todo caso eu te recomendo ir a Taiwan e conhecer os taiwaneses: o fato e que eles admiram os japoneses a ponto de um ex-presidente de Taiwan ter ido no memorial de guerra do Japao, que e um local extremamente controvertido na asia

Sérgio Luís

Todos os f-16 em uma base só!?!
Todos os ovos em uma caixa só!?!?
Estão subestimado os chineses!

carcara_br

nem decolariam em 5 minutos estariam todos destruídos.

marcus

É só Taiwan desenvolver artefatos nucleares e aponta-los para China, que o dragão enfia o rabo entre as pernas, e apaga o fogo.

Antoniokings

Não tem chances nem assim.
Suas bases seriam destruídas e os poucos que conseguissem alçar voo seria destruídos logo no lançamento.
Taiwan é muito pequena e ‘marcar sob pressão’ o espaço aéreo da Ilha não seria muito difícil.
Sem contar que depois de dominar Taiwan, os chineses colocariam as mãos no ‘corajoso’ que ousou dar as ordens para o disparo.

Flanker

“Não tem chances nem assim.
Suas bases seriam destruídas e os poucos que conseguissem alçar voo seria destruídos logo no lançamento.”

Hummm….então, a distância no sentido china-Taiwan é menor do que no sentido Taiwan-china?? Por que as bases de hipotéticos mísseis nucleares taiwaneses seriam destruídas e as da china, não?

Antoniokings

Porque a China tem submarinos nucleares, bombardeiros e mísseis que podem vir de vários pontos.
A China tem um míssil hipersônico que pode dar a volta à Terra e atingir Taiwan ‘por trás’ (leia matéria anterior)
Já Taiwan não têm esse arsenal e só poderia disparar de seu pequeno e cercado território.

Flanker

Nada disso é garantia de que Taiwan não poderia lançar ipotéticos mísseis nucleares, com sucesso, contra a china.

Flanker

Hipotéticos*

WSilva

Bomba atômica de Taiwan? Taiwan atacar a China com uma bomba atômica? E depois faz o que? reza um pai nosso? rs Tem uns caras aí que parecem usar entorpecentes para comentar aqui. Eu vou sempre lembrar que o último projeto de bomba atômica de Taiwan foi conduzido pelo KMT, quem governa Taiwan hoje é o DPP, DPP é opositor do KMT em quase tudo. Taiwan não tem doutrina militar, chega ser patético eu ter explicar isso quase todo tópico sobre Taiwan. As melhores mentes militares de Taiwan estão dentro do KMT, mas hoje sem muito poder dentro da ilha.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by WSilva
carcara_br

Pessoal é muito viajado…
Já ouviu falar da bomba atômica alemã? Não né? Então, ficar embaixo das barbas de tio sam tem suas vantagens e desvantagens…

Antoniokings

Vários artigos que li comentam isso.
Segundo esses artigos, Taiwan deveria se concentrar em meios anti-aéreos, visto que, provavelmente, esses aviões nem conseguirão levantar voo.

carcara_br

pela distância ali, satura com foguetes baratos atinge os alvos com mísseis. Podem até investir em defesa AA, mas só pra comprar apoio externo mesmo.

Flanker

Acho que no texto há um pequeno equívoco de tradução, pois ainda não foram entregues 64 F-16V. A entrega da primeira, ou das primeiras, de 64 unidades, foi realizada nessa base aérea .

Anderson

Foi apenas um processo de formalização na entrega desses aviões.

Flanker

Eu acho que você tem razão. Em março deste ano, já haviam sido modernizados 42 F-16 ao padrão V. Então, 64 ja devem ter sido entregues, mesmo.

carcara_br

Espero que a situação na região se estabilize com a menor energia possível. Carmagoer poderia fazer uma boa analogia com a cinética de reações químicas.
Quem gosta de injetar energia ao sistema não está realmente preocupado com o povo ou democracia, se eclodisse uma guerra que devastasse completamente a ilha e matasse a metade da população do continente estariam felizes com um sorrisinho no canto da boca.
Claro, fariam notas e mais notas de repúdio/apoio.

Augusto Liborio

O problema é que estamos chegando ao ponto critico…. Infelizmente. Aonde a energia não poderá ser mais dissipada a não ser que um lado aceite perde, isso é muito perigoso, ainda mais quando as partes acham que podem ganhar um uma confrontação regional rápida.

É o mesmo cenário da 1914.

carcara_br

Muita retórica, a china não está nem próxima do seu auge militar. Existem alguns limites políticos (declaração de independência de tawian) e econômicos (estagnação de crescimento chinês) que poderiam elevar as chances de um conflito armado, mas fora dessas hipóteses o caminho mais provável é a reintegração. De resto é tentativa de ganhar tempo, e desgastar. Existe uma percepção muita errada que os americanos e seus aliados estão ali pra ajudar os taiwaneses, mas não é o objetivo ali, o principal é conter a china, retardar o crescimento, se chegar o ponto em que isso não é mais possível uma… Read more »

FabioB

Cada dia fico mais surpreso que entusiastas/comentaristas, assíduos, analisem a questão China x Taiwan como se fosse o tabuleiro do “Jogo War”: comparando os dados amarelos, com os dados vermelhos, para verificar o vencedor.

Como se um conflito armado e suas consequências fossem simples.

Orlando Rios

Falando de geopolítica fria e pura, acho muito difícil os chineses atacarem Taiwan, primeiro porque os taiwaneses não se entregarão sem lutar e, principalmente, que o mundo inteiro se voltará contra os chineses e a China precisa desesperadamente do comércio mundial para vender suas bugigangas, sem falar que os ianques podem impor barreiras comerciais de trilhões de dólares aos produtos chineses, como fez Trump e continua fazendo Biden.

Atacar Taiwan seria um suicídio comercial, financeiro e político completo da China.

carcara_br

a menos é claro que a barreira sejam impostas antes de um conflito né, como os americanos almejam fazer.

Leandro Costa

Não seria fácil impor barreiras. A China Com. ainda depende muito de Taiwan para seus negócios, assim como os EUA. Taiwan é praticamente intocável justamente por ser a maior produtora disparado de semicondutores dos mais avançados do Mundo e literalmente todo Mundo compra de lá. Intel e Apple estão começando à expandir suas próprias operações dentro dos EUA, mas ainda assim dependem muito, mas muito mesmo de lá, e o mesmo vale para os Chineses, que embora tenham diversas fábricas de semicondutores por lá, ainda não chegam aos pés das instaladas em Taiwan. Então por mim, nada, absolutamente NADA vai… Read more »

Augusto Liborio

As coisas não são simples assim, o Xi Jinping e seus parceiros próximos sabe das vulnerabilidades da China em um confronto aberto mas o PCC como todo não, muito por causa da propaganda do estado e a necessidade do Xi Jinping de mostrar virilidade e centralizar poder. Resumindo muito altos oficiais chineses acreditam que nos próximos 5 anos podem conquistar Taiwan em uma guerra rápida, pelo seguintes pontos: Acreditam que a China é autossuficiente em armamentos Acreditam que o mundo não falara nada, por causa do poder econômico Acreditam que a resposta américa não vira e se vira será descoordenada… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Augusto Liborio
Leandro Costa

Ainda assim é um argumento válido. Seria basicamente um erro estilo Japão atacando Pearl Harbor.

Red Pill - 红色药丸

KK o escudo de silício, e não é que aqui tbm tem quem acredite..

WSilva

Craig Addison e Gordon Chang estão rindo até hoje da quantidade de gente que caiu no conto de fada deles. rs

O escudo de silício nunca esteve em Taiwan, está na verdade nos Países Baixos, em Taiwan está apenas a mão de obra.

WSilva

”primeiro porque os taiwaneses não se entregarão sem lutar” Eu vi mesmo a poderosa tropa afegã-americana contra os criadores de cabra. ”sem falar que os ianques podem impor barreiras comerciais de trilhões de dólares aos produtos chineses, como fez Trump e continua fazendo Biden.” Trump se matou economicamente ao iniciar uma guerra comercial que não podia ganhar, enquanto Xi Jinping se torna mais poderoso, Trump foi escorraçado e censurado no seu próprio país, é claro que ele precisa comemorar pois se não tivesse tanto dinheiro já estaria preso. Além disso, o deficit comercial entre China e EUA continua grande, mesmo… Read more »

Vinicius 023

Afeganistão e Taiwan são iguais, né? Mesmos problemas tribais, economicos e sociais.

WSilva

Mesmos problemas não, o Talibã estava numa situação muito pior, mas o Talibã tinha algo que as tropas Afegãs lideradas pelos EUA não tinham, vontade de morrer por uma causa…

Eu não vejo isso em Taiwan, por começar por sua presidente, uma mulher defensora de ideologias de gênero.

Flanker

Teu último parágrafo te torna um simpatizante da ideia do atual presidente, sobre esse assunto! Cara, o mundo mudou!! As pessoas tem o direito de ser o que quiserem……de ser aquilo que são de fato. E não é o Estado que vai determinar o gênero da pessoa. Não é o Estado que vai dizer como as pessoas devem viver suas vidas. Sou heterossexual…gosto de mulher e ponto!! Mas, conheço mulheres lésbicas, homens gays, etc….mas, o que eles fazem ou deixam de fazer com sua sexualidade, não me interessa e não me diz respeito. Mas, observando teus comentários, tu é daqueles… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
WSilva

Ué, as pessoas tem o direito de ser o que quiser mas eu não tenho o direito de defender a família, valores e princípios históricos?

Nada contra esses movimentos, sou contra os militantes e a mídia pobre que enfia essas coisas diariamente na cabeça das pessoas e crianças passando a impressão que essa é a verdade absoluta.

PS: Não sou simpatizante do atual presidente(do Brasil), para mim é só mais um lacaio da elite anglo-saxã assim como toda a sua trupe.

Meu modo de pensar está mais próximo de finado Enéas.

Flanker

E quem te disse que O TEU modelo de família é o correto? Tu prefere deixar uma criança sem ser adotada ao invés de concordar que um casal homossexual a adote?
A mídia bate muito nessa tecla? Concordo plenamente. Assim como bate muito na tecla do feminismo e do racismo. Mas, isso não quer dizer que movimentos que lutem pela igualdade, seja ela qual for, estejam errados. Excessos existem em todos os lugares, inclusive nesses movimentos. Mas, as causas, via de regra, são justas.

WSilva

”E quem te disse que O TEU modelo de família é o correto?”

Ninguém disse, eu também não fico enfiando guela abaixo das pessoas através de TV, redes sociais e rádio ”o meu modelo de família”, o meu modelo apenas é, não é imposto.

Flanker

E tu acha que os casais homossexuais querem enfiar o modo de vida e escolhas deles goela abaixo de alguém? Eles só querem viver a vida deles sem ser atacados, ameaçados e criticados por isso.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Leonardo Bastos

Será que depois vem F-35…??

Romão

Para acalmar os ânimos: Algo parecido com esse F-16v seria o caminho natural para o Chile ? Quer dizer: modernização para incluir radares AESA e sistemas de guerra eletrônica, ao invés dos F-35B de segunda mão daqui alguns anos ? Adeus “superioridade” do Gripen ?

Last edited 2 anos atrás by Romão
Jacinto

Para o Chile, acho que este é o caminho natural. Levando em consideração o cenário regional, o F-16, se mantido atualizado, ainda tem muita lenha para queimar.

Romão

Muita lenha mesmo. Considerando que os peruanos (seus “rivais” em potencial) não conseguem manter seus Mig-29 em operação e tem pouquíssimos mirage 2000 operativos e considerando que os argentinos (seus segundos “rivais” em potencial pelo contencioso do canal do beagle) só operam um punhado de A-4 em estado deplorável, os chilenos estão por cima da carne seca, em termos de aviação de caça latinoamericana, há mais de 10 anos. Não tem nem mais graça fazer operação cruzex.

Jacinto

E lenha nível B-52. Ninguém na America do Sul vai operar caças de 5 geração tao cedo entao os de 4 + geração continuarão a operar por aqui por decadas ainda.

MestreD'Avis

Pelo que fui aprendendo aqui no blog:

1- F-16 é obsoleto e só vende para nação pobre e lacaia dos EUA
2- Taiwan é parte da China

Logo, China compra F-16, China é uma nação pobre e lacaia dos EUA

Alguém desafia essa lógica?

FabioB

hauahauhaua

Não quero me envolver na guerra de torcidas, mas essa foi muito boa.

hauahuahuahua

Antoniokings

Errou!!!!
Logo a China conquista Taiwan e coloca esses F-16 para fazer isca aérea como os Mig-19.

Flanker

Kkkkkkkkkkkkkkkkk….então, tu admite que Taiwan não é da China??? Kkkkkkkkkkkkkk

WSilva

Taiwan é território chinês governado por um governo chinês separatista.

Flanker

Não tergiversa!! Vocês falaram que Taiwan e chinês, que Taiwan é parte da china, etc….e agora, querem desconversar. Não vem com conversa mole.kkkkkkkkkkkkkkk

WSilva

Taiwan não é China, é parte da China, uma parte ainda não unificada e que possui seu governo próprio.

Flanker

Não é o que vocês, chineses, dizem em outros tópicos, aqui mesmo na Trilogia.

carcara_br

Não é uma questão de “falar”, é uma questão de diplomacia e política externa. Aqui no Brasil nós reconhecemos uma china, a que fica no continente. É uma escolha mutuamente exclusiva, reconhecer a china peninsular(Tawian) como país automaticamente corta nossa diplomacia com a China continental.

Flanker

Concordo plenamente. Mas, isso que você escreveu deve ser direcionado para o xings, para o wsilva e outros que falam o tempo todo que Taiwan e china são exatamente a mesma coisa. Eles não concordam com isso que você escreveu.

Diego

Não será fácil pra China invadir Taiwan… Vide exemplo da campanha das Malvinas, quando os britânicos tiveram dificuldades de lidar com míseros cinco mísseis exocets. Alias, a escala e o escopo de uma invasão total em Taiwan desafia a compreensão humana, não existe paralelo na história, porque nada parecido aconteceu antes. Pra se ter uma ideia, a operação Overlord (Dia D), seria provavelmente uma fração do tamanho necessário pra enfrentar Taiwan. Os aliados precisaram de quase 7.000 embarcações, sendo 1.000 navios de guerra e 4.000 navios de desembarque de vários tipos, além de mais de 1.000 aeronaves, que juntos desembarcaram… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego
Hcosta
Antoniokings

Esqueça isso.
Nas primeiras horas de uma guerra entre China e Taiwan, as defesas da Ilha seriam reduzidas a pó.
Nada poderá se mover sem que seja atacado por aviões e drones chineses.
O Estreito de Taiwan estará coalhado de submarinos, navios e aviões chineses.
A desproporção de forças é tão gigantesca que nem precisamos fazer inferências.
O próprio texto é claro no sentido de que nem as forças americanas poderão ajudar.

Flanker

Ui..i.nossa….quantos orgasmos mais, ao escrever isso?kkkkkkkkkkkkkk

Hcosta

Quantas vezes dá exemplos da derrota dos EUA contra inimigos militarmente inferiores?
A China pode ter uma esmagadora superioridade militar mas nunca poderá conquistar e manter Taiwan deste modo. Já passou o tempo das conquistas.

Antonio Palhares

Mesmo sabendo que mais dia menos dia. A ilha voltará a fazer parte da China continental.
Que todo este aparato será insignificante para impedir.
Os Estados Unidos ganham muito dinheiro. Vendendo equipamentos inferiores aos ilhotas.
Criando na ilha. Uma doce ilusão de liberdade e vitória, contra o forte e dentado dragão Chinês.
Assim caminha a humanidade.

Adriano Madureira

Essa política de washington junto a China é de morde e assopra, fala grosso e fala fino dependendo da ocasião!

“EUA teriam pedido à China para liberar reservas de petróleo no âmbito de cooperação econômica”.
[Os Estados Unidos teriam pedido à China para que libere reservas de petróleo para ajudar a estabilizar o aumento de preços internacionais de petróleo bruto como parte de discussões em curso sobre a cooperação econômica entre os dois países].

Fonte:

https://br.sputniknews.com/20211117/eua-teriam-pedido-a-china-para-liberar-reservas-de-petroleo-no-ambito-de-cooperacao-economica-19788630.html

Onde está a energia verde?!

Adriano Madureira

Off-Topic:

“China estaria construindo navios para os enviar para o Ocidente”.

[A China está construindo secretamente navios de guerra, incluindo porta-aviões, que tornarão possível lançar um ataque imediato em qualquer lugar do mundo, diz o especialista militar Sam Armstrong. Ele também acredita que o gigante asiático está aumentando suas capacidades militares para enfrentar os EUA em uma nova corrida armamentista].

https://www.youtube.com/watch?v=NSCiNgXn9uI

ISSO SIM É UMA ESQUADRA DE IMPOR RESPEITO!

Antunes 1980

Belíssimo vetor, que será capaz de atrasar em uns 45 minutos a avassaladora invasão chinesa

Reinaldo Deprera

Alguma coisa muito respeitada pela Força Aérea deles deve ter dito que o f-16v é suficiente para defender o espaço aéreo contra os j-10 e j-20 chineses.

Taiwan: dinheiro não é problema. Precisamos de quantos f-35 para negar nosso território contra a China?
Pentágono: nossos técnicos vão trababalhar nessa questão e retornaremos em breve…
…F-16V já dão conta do recado

Save Ferris!

olivete da silva

Está ai o estopim …para a 3º guerra mundial…Deus avisou…não vou mais destruir a terra o proprio homen fará isto….bomba nuclear…maldito o homem que inventou isto…maldito….´é só questão de tempo….e gira o globo….

Euller

Engraçado… Uma ilhota como Taiwan compra 141 caças F16-V, atualizados, usa também Dassaut’s na frota FOTA 400 aeronaves de projeto próprio e nós aqui nessa merreca de comprar um gato pingado desses Gripen’s… Uma vergonha… Se estourar uma guerra, seremos vassalos… Seremos alvos fáceis….

Reinaldo Deprera

O medo dos EUA é equipamento deles cair nas mãos da China por meio de Taiwan.
Infelizmente, F-16v é o máximo que os EUA podem vender para Taiwan, meio que já sabendo que os chineses vão colocar a mão grande nas suas tecnologias.