França envia caças Rafale à Guiana para garantir o lançamento do foguete Vega 20

140

A Força Aérea e Espacial Francesa enviou caças Rafale para garantir o lançamento de três satélites militares do espaçoporto europeu em Kourou, Guiana Francesa.

A Arianespace está se preparando para seu próximo lançamento do espaçoporto europeu em Kourou, Guiana Francesa, que deve ocorrer em 16 de novembro de 2021. Ele marcará o 20º lançamento da espaçonave Vega e o 300º lançamento da família de lançadores Arianespace de o Centro Espacial da Guiana.

Durante sua terceira missão de 2021, o lançador Vega transportará em órbita baixa três CERES (acrônimo francês para ‘Space Electromagnetic Intelligence Capability’) satélites de 450 quilogramas (1.000 libras) cada, para o Ministério das Forças Armadas da França.

Juntos, os três satélites, que devem entrar em serviço em 2022, darão à França sua primeira capacidade de inteligência eletromagnética (SIGINT) vinda do espaço. Como tal, seu lançamento será uma operação altamente segura.

Controlando o espaço aéreo
Para evitar que qualquer ameaça aérea atrapalhe o lançamento, a Força Aérea e Espacial Francesa despachou cinco aeronaves.

“Três aviões Rafale do 30º esquadrão de caça da base aérea 118 Mont-de-Marsan, um avião de reabastecimento C-135 do 31º esquadrão de abastecimento aéreo e transporte estratégico da base aérea 125 Istres e um Boeing E-3F AWACS do 36º esquadrão aerotransportado de comando e controle da base aérea 702 Avord são desdobrados na Guiana Francesa de 11 a 19 de novembro de 2021 ”, disseram os militares franceses na Guiana em comunicado à imprensa divulgado pelo noticiário local France Guyane.

Todos os ativos estão estacionados na base aérea 367 ‘Captain François Massé’. Este último está localizado nas proximidades do Aeroporto Cayenne-Félix Éboué (CAY).

A operação especial de segurança aérea, chamada Bubo, é implementada sempre que um lançador em Kourou transporta para a órbita um sistema com uma aplicação militar.

FONTE: AeroTime Hub

Subscribe
Notify of
guest

140 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SmokingSnake ?

Provocação

Carlos

Maduro ja vai soltar nota reclamando

SmokingSnake ?

A Venezuela nem faz fronteira com a Guiana francesa, estão longes. O único país relevante que faz fronteira com eles é o Brasil.

Carlos

como se não fazer fronteira fosse impedir alguma coisa kkkkkkkkkkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Alexandre

Meu caro desde que estão dentro do espaço aéreo da fronteira deles , os caras podem fazer o que quiser , e mesmo se atravessar para o nosso lado infelizmente não temos como responder a altura , o F-5 mesmo modernizado não faz frente para o Rafale , nem em sonhos ….

Madmax

F-5 perna curta nem chega lá na fronteira.

Só se estiver destacado mais perto, ou em patrulha, apoiado por REVO

Nunão

De onde você tirou isso?
F-39 tem raio de combate muito maior que F-5 nas mais diversas configurações.

Leandro Costa

Teropode, Alcantara faz parte de um complexo. Poderíamos simplesmente desdobrar aeronaves para lá e fazer a segurança do mesmo jeito. O alcance não importa contanto que possamos deslocar as aeronaves para operarem à partir de qualquer ponto do território nacional que julguemos necessário. Nenhuma aeronave de interceptação vai decolar com o objetivo de interceptar uma aeronave do outro lado do país, não importando o alcance dessa aeronave. Simplesmente porque interceptação é uma missão de tempo crítico. Não adianta querer decolar de Brasília e ir interceptar alguma coisa no Pará, porque até a aeronave chegar lá (não que seja possível devido… Read more »

Nunão

Seu argumento terophodeu e agora você faz de conta que dizia outra coisa. Bem típico.

Flanker

Tu achas que a França está fazendo uma provocação ao Brasil??

Glasquis 7

Reclamar do que?

Mayuan

Ele que lasque. Só a esquerda brasileira liga para o que ele diz.

João Fernando

Até pq a direita não é convidado para a festa…

Sensato

Ainda bem porque essa festa é promovida às custas do sofrimento do povo venezuelano.

Realista

O presidente do Brasil ta brincando de andar de moto em dubai ,enquanto o oponente ta na Europa, sendo recebido como chefe de estado e discutindo sobre clima e acordo UE-mercosul ‘-‘

Enquanto isso nem os ministros daqui são recebidos la .

Flanker

Olha, malucos para acreditarem naquele que está na Europa, não existem apenas no Brasil. Burrice, loucura e fanatismo são problemas existentes em todo mundo.
Enquanto isso, o outro maluco passeia no OM, promovendo até motociata em Dubai!!?‍♂️?‍♂️

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Realista

Eu acredito no que eu vejo .

Sagaz

Eu assino um papel dizendo que vou daqui a 30 anos usar um carro elétrico. Mudar meu Nick para herói, mas tenho que assinar lá na Europa, ir de primeira classe, hospedar em hotel cinco estrelas e, é claro, com dinheiro do contribuinte por favor.

Sensato

Não minta. Ele está participando de eventos e reuniões com chefes de estado buscando investimentos para o país junto com a Apex e CNI.

Já o meliante citado foi recebido por políticos socialistas europeus. Não é de se esperar que eles queiram se reunir com Guedes ou outro.

Slow

É meme ? Kkkk presidente participa de reunião com chefes de estado ? Kkkk levando até gente que não é do governo junto ..

SmokingSnake ?

Está discutindo lá na Europa em controlar a internet, a mídia, censurar redes sociais e mais impostos. Tem gente que acha a Europa quer o bem do Brasil, esses mesmos que apoiam o 9 dedos apoiaram o Chavez no passado.

Last edited 2 anos atrás by SmokingSnake ?
Realista

Regular é diferente de censurar ..

Globo por exemplo domina quase tudo e você acha certo ? apoia a globo ?

Beto

O oponente com certeza para conseguir apoio na França e em outros países europeus, prometeu nossos recursos minerais, vantagens nas exportações, entre outras coisas. Que maravilha para o Brasil.

Realista

Ele governou por 2 mandatos e Amazônia nunca esteve tão ameaçada quanto agora

Adriano Madureira

Hoje foi recebido pelo primeiro ministro de Espanha,Pedro Sanchez… Lula com o futuro chanceler alemão Olaf Scholz Ricardo Stuckert,o qual foi esnobado por Bolsonaro na cúpula dos países do G20. . A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Europa nesses últimos dias tem mostrado qual é a relevância de Lula e de Bolsonaro entre os líderes europeus. Enquanto atual inquilino do Palácio da Alvorada foi escanteado na cúpula do G20 — grupo das 19 maiores economias desenvolvidas e emergentes do planeta mais a União Europeia –, no mês passado, na Itália, Lula vem sendo recebido com… Read more »

V12 aero

? ou !

Leandro Costa

Que provocação? O.o

SmokingSnake ?

Nesse momento o 9 dedos está lá na França para falar mal e conspirar contra o próprio país.

carcara_br

quis dizer tirar o país do atoleiro e do isolamento internacional?

SmokingSnake ?

A condição deve ser entregar a Amazônia, vão demarcar mais umas centenas de “reservas indígenas”

carcara_br

Acho mais fácil, nós conseguirmos essa proeza com Bolsonaro por meio de uma relação promiscuo entre fé religiosa, grupos protestantes de origem americana e trabalho voluntário com a população nativa.

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

Já foi entregue… assim como a Base de Alcântara, em 2019…
Esqueceu?
Ou é falta de capacidade cognitiva?

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

A Amazônia já foi entregue aos madeireiros e garimpeiros…
Assim como a Base de Alcântara, entregue de mão beijada em 2019…
Esqueceu, SmokingSnake?
Ou é dificuldade cognitiva mesmo?

Mayuan

E contiguas às fronteiras que é pra facilitar a perda de território.

Realista

14 anos de esquerda e a Amazônia nunca foi tão ameaçada quanto agora estou mentindo ?

Beto

Ao contrário, estamos protegendo a Amazônia dos interesses europeus, e por isso toda essa gritaria. Se estivéssemos como antes deixando o roubo de pedras preciosas, minerais, entre outros, estariam nem olhando para Amazônia.

Leandro Costa

Não. Quer dizer alinhamento automático com o lado oposto do alinhamento automático do atual lunático no poder. (rimou!)

carcara_br

Qual é o alinhamento atual do poder? diga-me
Algum projeto de ditador do leste europeu? Trump caiu, estamos isolados.

Leandro Costa

Verdade heheheheh

Mas na prática, dá no mesmo. Acho o atual um Lula com 10 dedos.

Realista

Falta de vergonha na cara ou é preguiça de se informar mesmo ? Atual não da pra ser comparado nem com sarney .

Leandro Costa

E isso significa exatamente o que?

Realista

Que esse presidente vai entrar pra historia como o pior de todos .

Leandro Costa

Sei não. A lista de candidatos é longa e ainda teremos muitos mais Presidentes para tentarem o título.

Flanker

Pode ser, não duvido. Mas, isso não torna o outro nem uma virgula melhor do que ele realmente é, ou seja, um zero total.!! Ambos são lixo!!

Slow

Quiser comparar o atual com o 9 dedos eu to aqui .. vamo ver quem fez mais coisas pelo Brasil ? E inclusive para as FA ?

Flanker

O atual ser um maluco e lunatico não torna o outeo alfo digno….ambos são execráveis!!!!

Sensato

Não dá mesmo. O que Sarney e seu clã roubaram no Maranhão não tem comparação.

Mayuan

Diz isso aos altos funcionários que o Biden mandou pra cá recentemente. O mais engraçado é que a esquerda brasileira estava em polvorosa com a eleição do vovô e ele não fez nada do que esperavam

Leandro Costa

Carcará, aparentemente se eu mencionar o Lima Uniform Lima Alpha, o comentário fica no anti-spam, mas logo logo ele é liberado. Mas basicamente é isso aí mesmo hehehehe

Foi mal, nossa política externa é tão absurdamente ruim, que só me resta rir para não chorar mesmo.

carcara_br

Copy.

Mayuan

Não senhor. Para afundar mais ainda. Qualquer criança sabe que o partido dele é adepto ferrenho do quanto pior melhor desde que isso ajude a retornar ao poder.

Flanker

Que o Brasil esta isolado internacionalmente, eu concorfo. Mas, que aquele seja a solução, discordo absolutamente. O fanatismo e pior que uma seita….credo!!!

Beto

Só se for para tirar do atoleiro que o próprio nove dedos colocou. Se ele voltar, vai acontecer no Brasil o mesmo que aconteceu na Argentina.

carcara_br

Seja honesto, não fale besteira, se tem uma coisa que esse governo pode dizer que é 100 sua é a política externa amadora e desastrosa.

Leandro Costa

Ele pode falar o que ele quiser. Prefiro até que ele fique lá pra sempre e dlse declare exilado até. Mas o que a França faz dentro de suas fronteiras é problema da França. Se defender o espaço aéreo no entorno de uma missão militar é provocação, o Brasil segue pelo mesmo caminho de defender suas operações e instalações militares com os meios que tivermos à disposição, mas se enxergarmos tudo como provocação, é melhor a gente sair do play que não temos maturidade de brincar com as crianças mais velhas.

C M

Isso aí é mais uma conquista do “gênio estratégico” do nosso presidente. Cada dia ele nos deixa mais boquiabertos com a sua inteligência superior.

Ofender a esposa do Macron e destratar o chanceler da França não teriam nenhuma consequência, não é?

Mayuan

O que tem uma coisa com a outra? Vocês estão viajando e ignorando a parte do texto onde diz que sempre que há uma operação desse tipo, eles deslocam o mesmo tipo de meios.

Realista

Falar mal ? eu vi ele falando sobre clima e discutindo acordo UE-Mercosul ..

Enquanto o atual anda de moto e leva gente que nem e do governo pra viagem, tem até desembargador responsavel pelo caso Flavio junto.

Sem falar no hotel de 45 mil a diária .

Sidney

Cedido gratuitamente pelo governo local. Alienista, muda teu nick.

Slow

Colocou cartão corporativo em sigilo e vc acredita que eles pagaram ? Kkkkkk 100 anos de sigilo e o gado aplaudindo

Kornet

Vc sabe que foi 0800 o hotel né?
Já num certo (des)governo vc lembra que a camarilha,da amante ao fotógrafo particular, que ia para os melhores e mais caros hotéis pagos com dinheiro público.
E outra ele foi lá fazer negócios,já o eterno ladrão mor da nação,que foi se encontra r com o Bixon e aqui não tem coragem de sair na rua,e ainda dizem que ele está eleito no 1 turno.SQN

Sensato

Ia não. Ainda vai.

Realista

” num certo desgoverno ”

o cartão não esteve em 100 anos de sigilo ..

Glasquis 7

???

LUCIANO DO PRADO

É mesmo!! O Minto vai fazer o que será?

Lucas

O Minto vai falar o que o gado quer ouvir mas não vai fazer nada.
O gado, passivo do jeito que é, vai aceitar e vai continuar tudo na mesma.

horatio nelson

uma clara e obvia provocação, e na mesma semana em q o ex presidiário é recebido na frança com honras de chefe de estado(outra provocação)…não duvido q pode haver invasões do nosso espaço aéreo…torço para q na região não exista os tais buracos negros!

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson
Leandro Costa

Qual seria o objetivo da invasão do espaço aéreo?

horatio nelson

pode acontecer o q a russia faz as vezes…testar a prontidão ou ver se alguem percebe

Realista

Perdeu a oportunidade de ficar calado .

Leandro Costa

Com o claro objetivo de…?

horatio nelson

provocar

Leandro Costa

Então não faz sentido algum. A França nada teria em ganhar com isso. Na verdade só teriam à perder. É bom lembrar que na Barreira do Infer o nós auxiliamos o rastreio de lançamentos à partir da Guiana como backup e isso seria perdido. Estamos tocando o Prosub com. França e acho que eles não querer perder mais grana depois do embroglio Australiano. Essa afirmação não faz qualquer sentido.

Lucas

Gente do céu.
Vcs tão totalmente descolados do mundo.

Luiz Trindade

Que provocação?!? Tá viajando fumando esse teu cigarro estragado?!? A França tem todo direito de fechar o espaço aéreo de um território que é expansão da França! Não viaja na maionese!!!

Mayuan

“A operação especial de segurança aérea, chamada Bubo, é implementada sempre que um lançador em Kourou transporta para a órbita um sistema com uma aplicação militar.”

Ler com atenção não dói.

horatio nelson

mas nunca com rafales…que aliás não tem base na guiana

Sensato

Seria com o que? Migs, J20, F22?

Vendéen

Bonjour,

Para se divertir:
Na verdade, há uma baleia sob o cascalho.
Além disso, não é a primeira vez que esses malandros franceses provocam o Brasil com seus brinquedos voadores.
http://www.opex360.com/2018/12/15/trois-rafale-et-un-awacs-envoyes-en-guyane-pour-surveiller-le-lancement-du-satellite-militaire-cso-1/
Em misteriosos círculos autorizados, dizem que o professor Raoult está pilotando um dos Rafales armado com bombas e mísseis contendo hidroxicloroquina e que tem a intenção traiçoeira de bombardear o Brasil em breve.
 Em suma, o Brasil deve declarar imperativamente a mobilização geral em todo o país lol.

Leandro Costa

ROFLMAO!

Mon ami, vamos distribuir chapéus de papel laminado para a população em breve em um programa social chamado ‘bolsa conspiração’ 😛

Marcus Pedrinha Pádua

ROFLMAO X 2!!!!

Gustavo

doente

Red Pill - 红色药丸

Patético

Red Pill - 红色药丸

KKK quantos patriotas

Rafael Costa

Vamos mandar também como resposta 4 caças F-5, não pera…

Samuca cobre

Eles têm condições…
Quem pode… pode!!!!
Já aqui…

Antoniokings

Realmente, às vezes penso que existe dinheiro sobrando no Mundo.
Contra quem será que a França pretende proteger o seu lançamento?
Urubus?

horatio nelson

então vc concorda q é uma provocação tbm…

Mayuan

“A operação especial de segurança aérea, chamada Bubo, é implementada sempre que um lançador em Kourou transporta para a órbita um sistema com uma aplicação militar.”

Ler com atenção não dói.

horatio nelson

divulgue quantas vezes os rafales participaram desses lançamentos…

Leandro Costa

Ok, então a França é obrigada à utilizar os Mirage 2000 para todo o sempre? O que os Rafale fariam na fronteira que os Mirage 2000 não conseguiriam fazer?

Sensato

Pra que? O vetor é do inventário deles, eles usam o que acham melhor e mais adequado até porque se você gasta centenas de milhões numa aeronave não é pra deixar no hangar.

Luiz Trindade

O território é deles e eles protegem o espaço aéreo contra quem eles quiserem Antoniokings!

Antoniokings

Ninguém está discutindo isso.
Muito menos o dinheiro gasto nisso.
Só espero que não aumentem os preços no Carrefour, da Renault, Peugeot ou outra multinacional que opera aqui para dar mais lucros e mandar mais dinheiro para casa para poder pagar essas maluquices.
No final, nós aqui no Brasil é que acabaremos pagando uma parte disso.

Sérgio Luís

A questão é!
Já enviaram caças em outros lançamentos!?!
Se não enviaram antes então é lógico que é um recado!

Mayuan

Sim. Sempre enviam.

horatio nelson

nunca mandaram

Nunão

Já mandaram inúmeras vezes. Tem matérias aqui no site, em geral com envio de caças Mirage 2000.

E quanto a terem mandado Rafale desta vez, nada fora do padrão, já que paulatinamente o Rafale está substituindo o Mirage 2000.

Beto

Pelamor ! Envie pelomenos um gripadinho para o amapa, nem que seja de enfeite na base com miseis e olgivas de mentira, liga pro sac da saab rapido minha gente !

737-800RJ

O Gripen E é muito respeitado em sites estrangeiros e textos escritos por caçadores e ex-caçadores de grandes forças aéreas que participaram de exercícios lutando contra a versão C. Por qual motivo alguns desdenham tanto do nosso novo caça?

Leandro Costa

Cara, sei lá. Pessoal de repente bota chapéu de maluco e senta o dedo no teclado hehehehe

Heinz Guderian

Isso se chama complexo de vira-lata.

Carlos

“Por qual motivo alguns desdenham tanto do nosso novo caça?”

famoso viralata

rui mendes

Fan-boys da concorrência.

horatio nelson

não precisa os f-5 tem uma otima prontidão…

Realista

Prontos pra jogar no lixo vc quer comparar F-5 com Rafale meu senhor

horatio nelson

não tem gripen ainda…pelo q sei os f-5 ainda protegem nosso espaço aereo

Realista

Só serve pra proteger de avião de traficantes e se bobear nem isso .

Maurício.

Isso não tem nada de provocação, os franceses sempre fizeram isso, todos fazem isso antes de algum lançamento, tem um pessoal que vê provocação em tudo.
Só para mostrar que é normal, matéria de 2009 aqui do aéreo, na época era Mirage 2000.
http://www.aereo.jor.br/2009/12/05/mirage-2000-na-guiana-francesa-protegendo-lancamento-de-satelite-militar/

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Leandro Costa

Obrigado, Mauricio. Bom ver ua postagem serena.

Fabio Araujo

Um movimento temporário devido à um lançamento secreto de um satélite militar, depois como dito vão voltar para a França! Tudo dentro da normalidade!

Nostra

Just for info DRDO EMISAT launched 1 April 2019 is India’s first ELINT/SIGINT Satellite to intercept transmissions of radars and emitters across the globe

The system provides high accuracy in Direction Finding and Locations Fixing of EM transmissions

Adriano Madureira

lembra os nosso minimicronano-satélites…

É uma tendência ou os satélites ainda continuam grandes?

André

Posso não ser muito bom de matemática, mas três Rafales, um C-135 e um E-3F dá cinco aeronaves e não quatro…

Grifon Eagle

É dali mesmo que os europeus nos monitoram e nos espionam, das Guianas, tanto a Britânica como a Francesa.

As Guianas são a ”ponta de lança” da Europa aqui na América do Sul.

Vendéen

Bonjour,

Para se divertir:
Os franceses espiam e olham apenas as mulheres brasileiras do Bois de Boulogne em Paris.
Por outro lado, o traiçoeiro Albion deve ter cuidado com isso lol.

Adriano Madureira

Eles adoram as mulheres Brasileiras, ainda me lembro da última Cruzex portões abertos, onde era um mar de mulheres para se comunicar com os pilotos franceses.

E eu que achava que elas não gostavam de evento militar.

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
rui mendes

kkkkkkkkkkkkkkk, comédia se não fosse trágico.

BK117

Por que tem tanta gente reclamando? Não é ameaça, nem recado, nem nada, são só três caças garantindo que nenhum intruso entre no espaço aéreo durante o lançamento, desde uma ameaça ativa ao foguete até um desavisado num Cessna voando muito perto, colocando em risco a operação ou a própria vida. Não há nada de anormal, até mesmo no FSX tem uma missão de fazer exatamente isso. E outra, é território deles, se quiserem estacionar um esquadrão inteiro ali eles o fazem. Já eu espero que, se as relações Brasil-França atuais permitirem, haja uma missão conjunta com a FAB, imagina… Read more »

Last edited 2 anos atrás by BK117
Vendéen

Bonjour,

Você está exatamente certo, não há razão que justifique um ataque de paranóia. lol

Caso contrário, possivelmente terá missões conjuntas. Por que não se eles são necessários e úteis nos 2 países.

BK117

Merci, mon ami!

Espero muito que as relações Brasil-França melhorem muito nos próximos anos, que acabe toda essa desconfiança e vejamos vários exercícios conjuntos dos dois países!

Marcus Pedrinha Pádua

Tendem a melhorar, decerto: o atual inutil-mor que ocupa, atrapalhadamente, a cadeira da Presidência da República deve ser devidamente alijado ano que vem. Pelo voto popular, que é o melhor jeito.

Zeus

O texto destaca a importância do lançamento: “darão à França sua primeira capacidade de inteligência eletromagnética (SIGINT) vinda do espaço”. É de se esperar que usem os meios que tem para garantir que o lançamento seja bem sucedido. Obviamente nenhum país da AL representa qualquer ameaça ao lançamento da França, mas os EUA, os traíras que lhes tomaram um contrato de dezenas de bilhões recentemente, certamente não gostam de ver outros países pondo em prática este tipo de capacidade. Não que eles vão alvejar a base francesa, mas é necessário que os francos demonstrem que tem capacidade de defender seus… Read more »

Nostra

I am no fan of American government or any government but capabilities of US intelligence agencies are huge

You know how they blew up Iran launch sometime back , it was publicised widely

What you might not know similarly they blew up Pakistani missile during launch. Cant remember exact year, it was not publicised

Aint complaining though lol

Last edited 2 anos atrás by Nostra
Zeus

Yes, they did these things and can do it again with others.

Sabotage has always been a US usual tactic against those who do not bend to their global domination interests.

horatio nelson

ah sim claro eles se defenderiammmmm muitoooo bem com 3 rafales….

Adriano Madureira

ah sim claro eles se defenderiammmmm muitoooo bem com 3 rafales”….

Contra quem?! Por que se for contra nós, certamente eles se defenderiam de AMX-M e F-5M.

Zeus

Santa falta de capacidade de entendimento robin! Ou seria Mickey?

O que eu disse: “Não que eles vão alvejar a base francesa, mas é necessário que os francos demonstrem que tem capacidade de defender seus interesses.
Quem demonstra vulnerabilidade….”

Portanto os Rafale estão lá mais para marcar presença. Para dizer, “estamos aqui, é nosso território, nossos interesses neste foguete, e não aceitaremos intromissão”.

Que canseira ter que explicar obviedades!

Ainda não entendeu? Sai do play e volta pra casa para estudar interpretação de texto!

horatio nelson

kkkkkk….quando se acabam os argumentos devido a não poder defender seus argumentos, se parte para ofensas pessoais…q triste!

Tomcat4,3

Lembrando que ,no advento de estar em operação o MTC-300(que sabemos terá mais que o dobro disso de alcance no EB) o centro de lançamento de Kourou não está nem a 300km de Oiapoque de onde uma bateria do Astros pode fazer aquele estrago.

Bruno Vinícius

Se fôssemos loucos o bastante para fazer isso, receberíamos alguns MdCN em Itaipú e outras instalações importantes para a infraestrutura elétrica brasileira. E não conseguiríamos revidar com nada semelhante.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Marcus Pedrinha Pádua

E a troco de que o Brasil iria fazer tal coisa? A França não é nossa inimiga, não temos nenhuma divergência que não possa ser resolvida na conversa (o nosso provável futuro PR já está providenciando isso…:)) e que tipo de cócegas alguns misseis de cruzeiro – supondo que venham a existir – fariam com a infraestrutura da Guiana Francesa, em comparação com a retaliação pesada que viria?

Tomcat4,3

E onde está escrito que o Brasil vai fazer algo???Eu não disse isso. Eu apenas mencionei a distancia do centro de lançamento dentro do alcance do MTC. Assim como áreas da Venezuela ou Colombia etc tbm entram no alcance e assim como estamos ao alcance de qualquer missil de cruzeiro ou balistico de qualquer país que os tenha, e daí ???
Menos viralatice por favor. Hauhauhauhauhau seu futuro(ex presidiário) PR está babando ovo do Lacron e passando vergonha na França.

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Rotina para lançamentos dessa natureza.

Saldanha da Gama

Deveríamos ter feito o mesmo, quando daquele evento trágico em nossa base de lançamento….

Leandro Costa

Um par de F-5’s voando e mantendo uma CAP em volta da plataforma evitaria o foguete de ter explodido, e mais importante ainda, teria evitado que um número grande dos cientistas responsáveis pelo programa estivessem naquele mesmo local ao mesmo tempo?

Eu sinceramente não vejo como problema aumentarmos a segurança em relação à atividades como essa. Se em um futuro longíncuo (infelizmente) nós voltarmos à esse programa, eu gostaria sim de ver dois caças e um E-99 ou R-99 fazendo a segurança no entorno, mas em relação ao que passou, não havia muito que pudesse ser feito por eles.

Antunes 1980

Rafale ao norte, Eurofighter ao sul (Falklands).

Queiram ou não, as potências europeias seriam capazes de vencer em poucos minutos uma batalha aérea contra as humildes forças aéreas sul-americanas.

Se bobear até a Rússia, com base na Venezuela, facilmente dominaria os céus da América do Sul.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Yuri Dogkove

Uma dúzia da versão naval do Rafale para a MB seriam bem vindos!

Carlos Campos

Bom já passou da hora de o Brasil por baixo dos panos incentivar a separação da Guyana da França, do mesmo modo não gosto dos Russos na Venezuela, nem dos Americanos na Coômbia, do UK nas Falklands, quanto mais longe essas potências estiverem melhor

Adriano Madureira

“Bom já passou da hora de o Brasil por baixo dos panos incentivar a separação da Guyana da França”. Conta mais outra piada que essa foi hilária ! Se o Hard power do Brasil não é la essas coisas, do que dizer do soft power… para incentivar movimentos separatista meu caro, tem que se molhar a mão de muitos grupos, e lá se mexe com euros. E duvido muito que temos capital financeiro e humano qualificado para entrar em uma empreitada dessas. E duvido muito que tal primavera bananeira prospere, lá o povo sabe oque quer. Em 2010 os territórios… Read more »