China exibe o treinador a jato Hongdu L-15 Falcon no Dubai Airshow 2021

28

O jato de treinamento avançado e ataque leve chinês Hongdu L-15 Falcon (AJT) foi apresentado no Dubai Airshow 2021, para promoção no mercado potencial do Oriente Médio.

O L-15 Falcon foi desenvolvido sob supervisão da Yakovlev russa (daí a semelhança com o Yak-130 russo e o M-346 italiano).

O primeiro protótipo fez seu voo inaugural em 13 de Março de 2006, e o segundo protótipo voou em 10 de maio de 2008.

O avião foi projetado inicialmente para a formação de pilotos para os caças Su-27, Su-30, J-10, e J-11.

Zâmbia foi primeiro cliente estrangeiro para o tipo, encomendando em 2014 seis jatos L-15 por cerca de US$ 100 milhões. As primeiras unidades foram entregues em 2014. O país teria encomendado mais 18 aviões.

Outros países também manifestaram interesse, como a Venezuela, Uruguai, Bolívia e Paquistão.

A versão de ataque do jato é designada L-15AFT (attack/fighter/trainer) e a de treinamento L-15AJT (advanced jet trainer). Na Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) o L-15 é designado como JL-10.

Algumas características do L-15: peso normal 6.500kg, peso máximo 9,500kg, velocidade máxima de 1.4 Mach, razão de subida 200 m/s, G-load de +8/-3, teto de 16.000 m e raio de ação de 550 km.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Eu creio que esse avião seria uma boa opção para países como Bolívia, Paraguai, Uruguai e até mesmo para a Argentina, sem falar nos países africanos!

Maurício.

Fabio, para países como Bolívia, Paraguai e Uruguai eu até que concordo, tem uma versão dele que pode usar mísseis ar-ar, seria um quebra-galho para quem não tem nada, já que ele não é um caça de verdade, é apenas um avião de treinamento.
Para a Argentina eu não concordo, a Argentina merece um caça de verdade, não um quebra-galho, até o JF-17 é melhor, mas, como avião de ataque, aí eu concordo, nas imagens da matéria só tem bombas e mísseis ar-terra/superfície, na minha opinião ele é muito mais um avião de ataque do que um caça propriamente dito.

Ivan

Amigo, a Argentina está no mesmo nível de uma Bolívia, Uruguai ou Paraguai da vida.
E olhe lá.. Talvez eu esteja até sendo injusto com o Paraguai.

Fabrício

A Argentina tem um PIB onze vezes maior que o do Paraguai. Dizer que estão no mesmo nível não é somente errado, é uma sandice.

Ivan

O PIB do Brasil é muito maior do que o da Suécia também por ex.. E dai?Estamos melhores do que a Suécia? Mesmo nível?
Interpretação de texto básica jovem.

Fabrício

O Paraguai usou M4 Sherman até 2018 e ainda usa (!) o M3 Stuart e M9 datados da Segunda Guerra Mundial (33 ao todo). E os demais blindados são doados do Brasil (EE9, EE11, quarenta no total). A Força Aérea Paraguaia não tem aeronaves de combate (a não ser que se considere a meia dúzia EMB 312 que eles possuem). E a pessoa ainda diz “Talvez eu esteja até sendo injusto com o Paraguai”. É uma falta de noção comovente. Enfim, falei da afirmação completamente disparatada de se dizer que a Argentina está no mesmo nível de Paraguai, Bolívia ou… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fabrício
Waldir

Caro Fabrício, o q o Ivan quis dizer é q o Paraguai vem em um momento econômico há alguns anos muito melhor que a Argentina. Esta já vem em crise há anos, recessão, FMI, dívida, etc.. Paraguai vem com a casa ‘em ordem, energia barata, país pobre mas em desenvolvimento contínuo. E de fato o Brasil tem PIB nominal muito maior que vários países mas muito menor per capta. Inclusive existe, país com PIB per capta semelhante ao nosso mas que estão muito melhores na defesa (Turquia). Na verdade temos que respeitar a opinião alheia e não se ofender por… Read more »

Fabrício

Isso só piora. Agora temos alguém a explicar a asneira alheia. Caso você não tenha percebido, Waldir, ele cita, também, Uruguai e Bolívia. E ele não falou nada de “momento econômico” – o que brotou da sua cabeça -, o qual não só ele, suspeito, mas você – e aí tenho certeza – é completamente ignorante sobre pelo simples fato do Paraguai estar em “tão bom momento” que o PIB é inferior ao que era em 2013 e o Paraguai segue numa trajetória de horrorosa estagnação. Além disso o Paraguai tem um PIB 50% inferior ao do Uruguai, mesmo este… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fabrício
Ivan

Rapaz… Você é sempre nervosinho assim?

Sempre tenta impor sua opinião a qualquer custo para não “sair perdendo”???
Mistura “teoria de espantalho com asneiras, sandices, grosso calibre, disparates etc.. kkkk

Isso é só um fórum de internet colega.. Calma, respira..

Last edited 2 anos atrás by Ivan
Fabrício

O fato é que você estava irremediavelmente errado, insistiu no erro e agora quer contemporizar e ainda me chama de estressado querendo passar a imagem de uma coisa sem importância simplesmente porque a pessoa que falou groselha foi você. Admitir que está errado, nada. E eu que quero impor opinião quando cito fatos. É cada uma.

Ivan

“O fato é que você estava irremediavelmente errado” . Ok que esteja, não tenho pretensão em ser o dono da verdade absoluta, aliás acho que ninguém aqui é, penso que esse espaço seja para trocar idéias de forma descontraida e civilizada para quem sabe aprender algo. . Então vejamos, minha primeira resposta foi ao comentarista Mauricio, a qual você tomou a liberdade de responder já qualificando como “sandice”.  . Em seguida o comentarista Waldir educadamente faz uma observação, ao qual você já inicia qualificando como “asneira” seguido pelo termo “ignorante” e uma sequência que não vou repetir. Ainda não satisfeito… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Ivan
Fabrício

Se você tivesse uma mínima noção do que é o Paraguai e a Argentina, não teria, de saída, sequer os comparado. Assim, reitero, é uma sandice compará-los. Em uma pesquisa rápida pela web, em menos de um minuto, você poderia ter se dado do equívoco e, talvez, pedir por alguma docilidade de minha parte Ao contrário, no comentário seguinte você insiste no erro com uma comparação tão estapafúrdia quanto, ao citar Brasil e Suécia. E ainda é defendido por outro interlocutor que demonstra ainda mais ignorância acerca da disparidade entre Paraguai e Argentina. Cara, se pessoa pesquisa “PIB Paraguai” no… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fabrício
Maurício.

Mas eles tem tradição de operar caças de verdade, algo que os outros países citados não tem.

Ivan

Oi Mauricio sim, vc tem toda razão.
Mas lembremos que o mundo de 30/40 anos atrás é bem diferente da realidade atual..

Rinaldo Nery

Sabe tudo…

Maurício.

Rinaldo, o sabichão do aéreo…
Só mais uma coisa pra provocar você Rinaldo, já que você gosta de provocar, os caças da FAB nunca viram tanto armamento inteligente como esse treinador chinês está vendo…rsrsrs

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Rinaldo Nery

Sabe tudo…

guest

Mas a Bolívia já tem o K8, também chinês. O próximo passo que eles poderiam dar seria adquirir o JF17.

Michel

E para o Brasil também.

carcara_br

Colocaram o outdoor do checkmate num ângulo perfeito. Pequeno? Sim. Possui sérias restrições de alcance e desempenho? também. Contudo observem o payload do danado, aquilo pode fazer muito estrago, todas armas inteligentes e de alta precisão.

Flanker

Qual é o payload? Aparece no texto?

Flanker

A variedade de armas colocada em exposição é grande, mas saber quais e quantas ele pode carregar ao mesmo tempo, ainda teremos que esperar. Assim como o payload, que não aparece no texto. Só aparecem o peso normal e o peso máximo. Mesmo se toda essa diferença de 3000 kg for de armamento, ainda é 800 kg menos que o A-1 pode levar, mesmo sendo subsônico e monomotor. E o A-1 tem um raio de ação de 900 km, com 2 misseis ar-ar de curto alcance e duas bombas de 454 kg ou 4 de 240 kg (burras ou guiadas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Fabrício

O avião nem voou e você já sabe que ele tem sérias restrições de alcance e desempenho. Cara, fico impressionado com os dados de desempenho que você tem que o resto da humanidade não tem de um projeto que ainda é um mockup.

carcara_br

Baum, é uma aeronave cujo peso máximo é aproximadamente aquilo que um flanker ou J-11/15 leva só em combustível e o raio de ação de 550km. Treinador/leve.
Eu não costumo sair no tapa com o próprio fabricante.

Flanker

Fabrício, o Carcará se referiu ao L-15, e não ao Checkmate.

Fabrício

Não me pareceu dado que ele cita o Su-75 logo de saída, por isso o comentário.

Flanker

Não lhe pareceu, mas é! Releia com atenção. A citação ao Checkmate foi um termo colocado para desenvolver a ideia da msg. Mas, a mesma se refere ao L-15. Interpretação basica de texto.

Fabrício

“Interpretação básica de texto”? Ora, o Su-75 é mencionado na abertura do parágrafo em que se elenca os atributos do L-15 sem que o mesmo seja citado.