quarta-feira, janeiro 26, 2022

Gripen para o Brasil

Rússia apresentará protótipo do caça Su-75 Checkmate no show aéreo de Dubai

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O avião foi entregue ao complexo Dubai World Central por um avião An-124, revelou a empresa estatal de tecnologia Rostec

MOSCOU/TASS/. Um protótipo do caça monomotor de última geração Checkmate da Rússia foi entregue a bordo de um avião de carga An-124 ‘Ruslan’ para os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) para sua apresentação no Dubai Airshow, disse a empresa estatal de tecnologia Rostec TASS no dia 9 de novembro.

“De fato, um protótipo do novo caça monomotor Checkmate chegou aos Emirados Árabes Unidos para sua participação na exposição internacional Dubai Airshow. O avião foi entregue ao complexo Dubai World Central por um avião An-124”, disse a estatal.

A Rússia fará uma demonstração do caça Checkmate no exterior pela primeira vez. Uma série de apresentações a portas fechadas e abertas com a participação da mídia está planejada, disse a Rostec.

O CEO da exportadora estatal russa de armas Rosoboronexport (dentro da Rostec) Alexander Mikheyev disse à TASS no final de outubro que os clientes estrangeiros em potencial demonstraram um maior interesse no caça tático monomotor de última geração Checkmate. O novo avião tinha demanda em alguns mercados de armas e as Forças Aéreas de muitos países da América do Sul precisavam de aeronaves desse tipo, disse ele.

Caça monomotor Checkmate

A Rostec, empresa estatal russa de tecnologia, revelou o mais recente caça monomotor doméstico, apelidado de Checkmate, na feira aérea internacional MAKS 2021, que ocorreu na cidade suburbana de Zhukovsky, nos arredores de Moscou, em 20 a 25 de julho. O novo avião criado pela Rostec por iniciativa própria, é um derivado do caça Su-57 de quinta geração.

O novo caça monomotor é baseado em tecnologia stealth e é equipado com um compartimento interno para armamentos ar-ar e ar-superfície. O caça terá uma carga útil de mais de 7 toneladas e será capaz de atingir até seis alvos ao mesmo tempo.

O caça Checkmate será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km. A aeronave será equipada com um motor altamente eficiente. O novo caça deve voar em 2023 e Rostec planeja lançar a produção em série do avião de combate a partir de 2026.

O mais recente caça da Rússia deve competir com o americano F-35A Lightning II e o sueco JAS-39 Gripen. O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

- Advertisement -

140 Comments

Subscribe
Notify of
guest
140 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Theo

Minha dúvida é: Será que ele vai disputar mercado com o Gripen, pois pelas imagens ele parece ter maiores dimensões, alem disso ele será 5G(Acredito que devido a tudo isso o custo de cada Checkmate seria maior)

Hélio

Depende do custo que esteja falando. O custo unitário do Gripen é maior que o do F35. É na hora/vôo que o bicho pega. O que encarece a hora/vôo dos caças americanos é manutenção do material absorvente de ondas de radar, os russos fazem pouco uso desses materiais justamente para reduzir custos e aumentar a disponibilidade.

Sensato

De onde vem a informação que o custo unitário do Gripen é maior que o do F35?

DSC

F-35A:
$77.9 milhões (flyaway cost)
https://www.f35.com/content/dam/lockheed-martin/aero/f35/documents/FG21-00000_001%20F35FastFacts11_2021.pdf

Gripen E/F:
$85 milhões
https://www.businessinsider.com/saab-f-35-competitor-gripen-e-2016-7
(artigo de 2016)

112-130 milhões de francos suíços (hoje equivalem a cerca de $124-$141 milhões)
https://www.nyteknik.se/fordon/svensk-gripen-e-pastas-dyrare-an-schweizisk-6404589
(artigo de 2012)

Last edited 2 meses atrás by DSC
Luís Henrique

O F-35 divulga preço sem motor.
Não acredito que o Gripen E seja mais caro.
Pegue o contrato da FAB que inclui tudo e sai por cerca de U$ 125 mi. Qualquer contrato do F-35 passa fácil dos U$ 200 mi de valor unitário.

Flanker

O contrato do Gripen para a FAB (Com tudo incluso), saiu por exatos 150 milhões de dólares a unidade.

DSC

Luís,

Aquele valor de $77.9 milhões é o Unit Recurring Flyaway Cost.
E o URFC inclui o motor.

https://www.blackfive.net/.a/6a00d8341bfadb53ef014e885de803970d-pi

Já por exemplo, o Weapon System Cost, (que inclui muito mais do que o URFC, que é apenas simplesmente o custo de construção da aeronave) do F-35A é de $110.3 milhões atualmente.
https://www.pogo.org/analysis/2020/10/selective-arithmetic-to-hide-the-f-35s-true-costs/

Last edited 2 meses atrás by DSC
Sensato

Da forma como você está comparando é o mesmo que comparar laranjas com batatas.

O artigo do business insider inclusive menciona claramente que o Gripen é significativamente mais barato que o F35.

A comparação precisa ser dentro das mesmas concorrências pois assim estarão buscando atender o mesmo escopo e, portanto, fazendo ofertas similares.

Carlos Crispim

Vc está certo e errado, pois é quase impossível saber o preço unitário de um caça pelado, não há referências, mas tb isso não significa nada pois ninguém compra um caça pelado, cada contrato tem uma coisa diferente, nenhum é igual ao outro, por isso temos que comparar laranjas com bananas mesmo, pois é o preço que o povo vai pagar no final das contas que importa, não se ele vem com 2 motores, assistência técnica e peças, ademais, acredito que o F35 é mais barato por causa da economia de escala, ele é bem mais fabricado que o Gripen,… Read more »

Andre

Vai disputar com o Qaher F-313

pangloss

Eu sempre lembro do Qaher F-313, quando leio matérias sobre o Checkmate.

Ed Sanches
Andre

ótimo vídeo. Mostra que o Qaher F-313 está em um estágio de desenvolvimento mais avançado que o Su75, e a fonte do video, conforme mostrado lá, é a Sputinik….

Certeza que desenvolveram juntos o su75.

Carlos Crispim

kkkkkkkkkkkk obviamente é piada, o caça do Irã é fake, só uma maquete, tem vídeos dele voando mas claramente são miniaturas…kkkkkkkkkkkkkkkkk

Foxtrot

Que mercado s Gripe Sueca disputa ?
Todos que ele participa ele perde !
Ninguém quer um caça 4.5 g.
Só o Brasil e seu desenvolvedor.
O desenvolvedor eu até entendo, pois eles valorizam a indústria deles.

Pablo

“Ninguém quer um caça de 4,5g” EUA recebendo os F15 EX, Índia acabou de receber o Rafale e está produzindo o Tejas, Grécia acabou de comprar Rafales e essa semana ainda, se não tiver enganado, saiu uma matéria aqui falando que eles estão interessados no typhoon usados da Inglaterra (se nao me engano é da inglaterra), semana passada também saiu matéria aqui falando das primeiras entregas do F15 Ex pra um país do Oriente Médio, Turquia, se não me engano, quer mais F16, Colômbia parece que tambem quer caças de 4,5g, outros países que tambem compraram o Gripen, Indonésia ou… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Pablo
Foxtrot

Cara ninguém quer comprar projeto de caça 4,5g para ser produzido localmente pelo desenvolvedor como o Brasil fez. Os casos da Ìndia e outros países citados por você é diferente. A Índia está desenvolvendo seu próprio caça, ultrapassado ou não isso traz a verdadeira independência. Quem comprou o F-15 (um excelente caça, diga-se de passagem e ainda com grande capacidade de oferecer superioridade área a uma força), comprou de prateleira, sem essa balela de T.O.T que a FAB prega (paga mais cara para aprender a fazer o que já fazemos aqui sob supervisão do desenvolvedor estrangeiro). O mesmo serve para… Read more »

Pablo

Entao tu está mudando o discurso, tu falou que ninguém mais queria o caça de 4,5 g. Apenas mostrei os compradores e operadores.
Sobre produzir caças de 4,5 localmente, EUA nao deixou de produzir, inclusive para eles mesmos.

Foxtrot

Realmente errei em escrever ninguém quer, deveria ter escrito “ninguém quer comprar tecnologias de caça 4,5 G para montagem local por empresa desenvolvedora como o Brasil fez”.
Mas o fato é que ou compram um caça 4,5g de prateleira ou desenvolvem localmente, diferente da opção brasileira.
O problema é que levaram tudo literalmente !

Pablo

Ta mas India e Grecia nao compraram caças de prateleira, no caso da Grecia foi uma mescla de novos com usados.
Sobre comprar a tecnologia, se foi um erro ou nao, só o tempo vai dizer, mas na minha modesta opinião, nao foi.

Foxtrot

Amigo caça de “prateleira” é um jargão usado para designar uma compra fechada.
Ou seja, vai lá e compra o produto sem compensação alguma (transferência de tecnologias, se é que isso existe).
Se é novo ou usado, não importa é uma compra fechada (de prateleira ).
Seria como você ir numa concessionária e comprar um veículo e sair dirigindo.

Pablo

Esse jargão pra mim tinha outro sentido, mas não vem ao caso.
Como falei antes, pra mim, a compra da tecnologia é muito útil.
Lembrando que a Embraer usou muitas dessas tecnologias aprendidas com o A1 na famila E-jets, se não estou enganado.
Problema que no Brasil muitas tecnologias aprendidas sao desperdiçadas ou não aproveitadas. Nos anos 70 e 80 fazíamos muitas coisas que hoje temos que correr atrás de novo, como navios de guerra, caças, mbt, blindados sobre rodas… Tivemos uma das maiores indústrias militares do mundo.

Leonidas

Velho, esta claro o que vc quis dizer. Mas a galera é assim mesmo meio que infantil, lembra aquelas comunidades do Orkut de adolescente certos posts. De fato, para quem vende geração 4.5 ou para quem realmente tenha compromisso em conquistar soberania vale a pena vender e comprar respectivamente esse tipo de caça. Alias eu aceitaria até comprar de terceira geração se houvesse politica de estado envolvida em algo assim. Mas aqui, neste circo, nego paga cara para absorver uma tal de tecnologia que sabe muito bem jamais terá continuação via um projeto novo local, as empresas (mini empresas ne?)… Read more »

Pablo

Pra mim o infantil aqui é tu que não sabe ler. Ele falou claramente uma coisa que eu debati, depois ele mesmo reconheceu que se expressou errado. Ai vem o “homenzao” se achar o adulto aqui.
O debate estava sendo respeitoso até tu aparecer.
Faz um favor pra todos nós, fica quieto ou não te mete.

Leonidas

Mano, se o chapéu serviu… rs

Pablo

Pelo que vejo, nao tem criança aqui, com uma única excessão, que além de não saber ler, solta piadinha da terceira série.

Foxtrot

Exatamente caro Leônidas.
Mas percebe-se que a política de colonialismo foi muito bem arraigada na mente do brasileiro.
Somos os eternos escravos europeus e da América do norte (mais recentemente da terra de Davi).
Mas um povo que não sabe que é escravo, nunca quer ser liberto.
Achamos bonito sermos lesados e roubados por nossos administradores, se o dinheiro for usado para benefício de nossos senhores escravagistas.
Triste !

Waldir

Deprimente seu pensamento.. evolui cara.. se quer reclamar, reclama dos nossos governantes.. agora essa ladainha aí da dó…

Andre

Querer, ninguém quer, mas não é todo mundo que pode comprar o F35, o único caça de 5g disponível no mercado. Quem não pode, ou faz como a China, única a por um caça de 5g não americano em operação, ou vai de 4,5g mesmo.

Pablo

O caça de 5 g chinês eu tenho minhas duvidas, o pcc não e de dar informações.

Andre

Podemos até ter dúvidas sobre o desempenho do f35 e do j20. Mas a certeza é que o f35 é o único disponível no mercado e o j20 é o único não americano.

Pablo

Tu sabe se o j20 realmente tem desempenho como caça de 5 geração?
F35 podemos ate ter dúvidas, mas há muito mais informações que o j20.

Varg

Vários países querem caças de 4ª e 4,5ª gerações. Vide as vendas emplacadas do Rafale, Typhoon, JF-17, F/A-50, F-15EX.

O que parecem não querer é o Gripen em específico. O marketing agressivo da SAAB só colou no Brasil nos últimos tempos. E já há boatos de que a Rep. Tcheca, quer substituir seus Gripens C/D pelo F-35 em curto-médio prazo.

Luís Henrique

Os russos colocaram como concorrentes o F-35 e o Gripen E, por serem projetos novos e MONOMOTORES. Se uma força aérea quer um caça monomotor de alta performance, provavelmente esses 3 seriam os mais cotados. Se a questão de ser monomotor ou bimotor não for decisiva, ai o Checkmate concorrerá com outros caças também, como ocorre na concorrência indiana onde existem caças monomotores (F-21 e Gripen E) e vários bimotores (Rafale, Eurofighter, F-15ex, Su-35 e MiG-35).

Luís Henrique

Theo, sobre o custo é muito difícil concorrer com os russos.
O Rublo esta muito desvalorizado em relação ao dólar e ao euro e a BID russa é composta por empresas estatais (que viram um lucro menor).
Os russos já divulgaram oficialmente que o Checkmate custara cerca de U$ 30 mi a unidade.
Nem os chineses conseguem vender mais barato que os russos em alguns equipamentos militares.

EduardoSP

O primeiro vôo é daqui a 2 anos. Isso aí não é um protótipo. É um modelo, como aquele do Gripen que anda por aí.

Andre

Esse protótipo já é resultado da colaboração do Irã?

Antoniokings

Dézinho do Su-57 vai à loucura.
kkkkkkk

Andre

Ai ai da lua. Vc insiste em me dar o único su57. Melhor deixar para algum museu russo. Ainda da para por uma placa: saudades do que poderia ter sido.

Nilton L Junior

Rapaz esse pessoal não cansa de achar paralelo com suas torcidas.

Antoniokings

Tovarich Nilton.
Teremos de desempenhar com mais afinco nossa missão de destruidor de ilusões.
kkkkkkk

SDS

Igor Lima

Bwahahaha

Leandro Costa

Só quando ele começar à taxiar, pelo menos heheheheheh

Mas sério, sem brincadeira. Eu acho que esse vai voar. Só entra em produção se conseguir cliente externo, mas deve voar, mesmo que seja apenas nas mesmas quantidades de um Yak-141.

Foxtrot

Ainda estou para entender alguém que dá des-like em uma pergunta.
Ou é burro ideológico ou burro mesmo !

Igor

Eu não dei dislike.
Mas as vezes a pergunta é tão estupida que soa como ironia/provocação etc.. (Não estou dizendo que seja o caso dessa).

Last edited 2 meses atrás by Igor
Antoniokings

Fácil de entender
No caso específico do Dezinho do Su-57 foi uma ‘pergunta’ tentando desmerecer o avião russo.
É patente sua ‘implicância’ com os aviões russos, principalmente o Su-57.
Assim, ele fica repetindo as mesmas coisas o tempo todo.
Talvez, assim, ele mesmo possa se convencer do que diz.

Andre

Relatar fatos não é implicância. Vc insiste em defender o fracasso da sukoi com fantasias e invenções.

Quem insiste em implicar com os aviões russos são os fatos.

Hélio

Qual fracasso?

Antoniokings

Só se for o fracasso dos pilotos dos Su-35s que não sentaram o dedo nos F-22.
Seria o primeiro combate aéreo dos russos com o F-22 e o último para os americanos.

Flanker

É tu diz que o André é quem repete as mesmas coisas octrmpo todo para se convencer…..e vc, com essa história do Su-35 x F-22, faz exatamente a mesma coisa…….kkkkkkkkkkkkk

Antoniokings
Flanker

É tu acha que eu não li isso daí? Mas, procure mais…..tu não é o fod@o control C/control V? Procura que tu acha informação mais verdadeira e menos espalhafatosa…..

Andre

Esse que depois de 12 anos do primeiro voo só foi capaz de produzir uma única unidade. Mesmo tendo prometido 4 para este ano, ficaram apenas com a entregue no final do ano passado.

Esse que a Índia analisou e disse não entregava o que prometia. Esse que foi oferecido e a Turquia disse que preferia desenvolver um localmente a comprar isso, e depois comprou mais F16…

Hélio

Repito a pergunta, onde é está o fracasso? Se um projeto nessa fase de desenvolvimento fracassou porque tem uma unidade construída ao invés de 4, o Kc 390 é o que então?
Isso é puro choro de neocon, só isso.

Andre

o KC390 levou entre o primeiro voou e a entrega do primeiro exemplar, 4 anos, 1/3 do que o pepino já levou. Além disso, já foram entregues 5x mais aviões pela Embraer. Comparado ao su57, o kc390 é um projeto de enorme sucesso e um exemplo de desenvolvimento ágil, com dois clientes internacional já.

Brummbär

“Mesmo tendo prometido 4 para este ano, ficaram apenas com a entregue no final do ano passado.” Para sua infelicidade esta promessa está se cumprindo, aqui estão algumas fotos recentemente divulgadas da linha de produção do Su-57: “Esse que a Índia analisou e disse não entregava o que prometia.” Essa mesma Índia afirma que o Su-30 foi capaz de vencer o EF-2000 12×0 e que um Mig-21 foi capaz de derrubar um F-16. As declarações indianas, a respeito das aeronaves russas, só mostram a hipocrisia de pessoas como você, pois na hora de falar bem do equipamento russo a palavra… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Brummbär
Brummbär

“Relatar fatos não é implicância”
E quando você pretende começar a relatar fatos?

“Vc insiste em defender o fracasso da sukoi com fantasias e invenções.”
Oras! A ideia de que o Su-57 é um fracasso e nada mais que uma fantasia e invenção!

“Quem insiste em implicar com os aviões russos são os fatos.”
Quem insiste em implicar com os aviões russos são pessoas como você, que sabe se lá por qual razão nutrem um ódio irracional por esta aeronave, e se valem de todo tipo de crítica, por mais dúbia e mentirosa que seja, para ataca-lo.

Matheus S

Não. Aeronave foi desenvolvida domesticamente sem auxílio ou colaboração externa, as fontes relatam que o projeto era denominado de T-75 sob a Sukhoi Desing Bureau.

Andre

Foi desenvolvida já?

Matheus S

Perdão pelo uso incorreto. Vou corrigir:

Não. Aeronave está sendo desenvolvida domesticamente sem auxílio ou colaboração externa, as fontes relatam que o projeto era denominado de T-75 sob a Sukhoi Desing Bureau.

Melhor? Ou preciso corrigir mais alguma coisa?

Flanker

A tua correção de “foi desenvolvida’ para “está sendo desenvolvida”, muda completamente o sentido da msg……tu precisava, mesmo, corrigir.

Matheus S

Com certeza. Correção feita com sucesso.

Andre

Obrigado, agora ficou claro e mais de acordo com a realidade.

Matheus S

De nada. A sua felicidade é a minha felicidade.

Foxtrot

Eu fico abismado na velocidade em que as grandes nações conseguem desenvolver seus projetos e produtos. Não faz muito tempo que a Rússia anunciou o caça, e já fabricaram o protótipo.
Alguns países possuem certa fama.
O Afeganistão é conhecido como o “cemitério de grandes potências” e o Brasil como o “cemitério de projetos militares nacionais ” rsrs.
Desculpem, não deu para deixar passar a piada .
Parabéns Rússia !

XFF

A maioria dos projetos militares nacionais só servem para consumir recursos mesmo. Ficam durante anos investindo em um projetos, gastando milhões e depois simplesmente encerram o projeto sem prestar explicações. Quando conseguem terminar alguns, gastam 5x mais do que o previsto.
È uma verdadeira indústria de drenar o dinheiro público.

Foxtrot

Bingo caro XFF

Andre

O primeiro protótipo do pak-fa voou em 2010. Mais de 11 anos depois e ainda não entrou em operação.

Esse ai, que ainda nem taxiou, se seguir o mesmo ritmo, vai estar operacional em lá por 2040.

O da lua insiste em falar que eu implico com os aviões da Rússia, mas fatos são fatos, independente da minha implicância ou não.

Mas o Brasil realmente é o cemitério de projetos, e não só militares.

Antoniokings

Dezinho do Su-57..

É que os russos não querem ‘pagar o mico’ que os americanos estão pagando com o F-35.
Entendeu?
Como o Checkmate será o oponente do F-35, visto serem da mesma categoria, os russos nem precisam se apressar tanto.

Andre

Depois sou eu quem implico com o Su57. Os americanos, assim como todos os outros clientes do F35 estão muito felizes com o produto entregue. Inclusive houveram países que queria o f35 e tiveram a venda negada. O total oposto do pepino da sukoi que já foi oferecido até para a Argélia e ninguém quer, nem a força aérea russa quer…

Melhor você voltar a defender que a tecnologia stealth está ultrapassada e que é um desperdício de dinheiro e que o su35 é o melhor avião do mundo…

Brummbär

“Depois sou eu quem implico com o Su57.
Os americanos, assim como todos os outros clientes do F35 estão muito felizes com o produto entregue.”
Mas é óbvio que você tem implicância com Su-57, apenas olhe o que acabou de escrever, você fala que os clientes do F-35 estão felizes com o produto entregue ao mesmo tempo que caga para o fato de que não há descontentamento da VKS para com o Su-57!

“nem a força aérea russa quer…”
Sim claro! Como se não tivessem encomendado 76 unidades…
Quem está isolado em uma caverna sem acesso à informação agora hein?!

Hélio

E quem é você para afirmar em qual estágio está o projeto, inclusive dizendo se taxiou ou não? O SU57 foi testando em combate na Síria mesmo ainda na sua fase de protótipo.
Realmente, não é implicância, é cegueira mesmo.

Andre

O protótipo do Su57…o punico su57 foi entregue depois desse caso. O único…

glasquis 7

O SU 57 esteve em operação na Syria em fevereiro de 2018.

Andre

o protótipo dele estava lá….o protótipo.

Vocês precisam parar de discordar dos países que defendem com unhas e dentes:

Observe-se que o primeiro Su-57 de série foi transferido para as Forças Aeroespaciais no final do ano passado.”

https://www.aereo.jor.br/2021/06/11/forcas-aeroespaciais-russas-receberao-dois-cacas-su-57-de-serie-ate-o-final-do-ano/

Brummbär

O primeiro protótipo do pak-fa voou em 2010. Mais de 11 anos depois e ainda não entrou em operação.”
Mais uma crítica dúbia e patética, o primero voo do protótipo do F-35, o X-35, ocorreu no ano 2000, todavia somente em 2021 o primeiro esquadrão de F-35 a atingiu FOC. Já o primeiro voo do protótipo do F-22, o YF-22, ocorreu em 1990, com o FOC só em 2007.
Então mesmo que o primeiro esquadrão de Su-57 leve até 2027/2031 para atingir o FOC, ele ainda estaria dentro dos “padrões” americanos.

Flanker

Pelas imagens, principalmente pela penúltima, duvido muito que seja um protótipo. Muito provavelmente é um mockup em tamanho real.

Leandro Costa

Eu concordo, até porque bate de frente com informações da própria Sukhoi sobre o tempo de desenvolvimento e primeiro vôo do protótipo. Acho que o texto da TASS é propositadamente ambíguo para causar furor mesmo.

Flanker

Exato…bem típico deles….alem disso, texto cheio de superlativos e adjetivos grandiosos… tipico dos eslavos tb….

Carlos Campos

A diferença é que eles domararam com PAK-FA, atual SU57, agora eles sabem fazer um caça Stelth logicamente fica mais fácil.

Josué de Arimateira

Sei não, me parece um mig 21 stealth…

Flavio

Se foi ironia ok, todos demos muitas risadas.
Mas se não, procure um oftalmologista com urgência.

Antoniokings

Mesmo porque se fizer o sucesso do Mig-21, a Rússia soltará fogos de artifício.

Andre

Está precisando mesmo de um avião que repita o sucesso do mig21. Faz tempo já….

Hélio

SU27 e Mig29 fizeram muito sucesso, principalmente o primeiro.

Andre

O mig fez mesmo. Foi abatido por tudo que avião que enfrentou…

Hélio

Você é chorão mesmo hein? Foi abatido e abateu também. Sempre foi operado por quem estava na total desvantagem.

Andre

abateu? você está chutando ou inventando?

Mas vamos lá:

2 Cessna Skymaster sob o comando de pilotos cubanos
2 Mi35 e 1 su25 sob comando dos pilotos da Eritreia
1 Drone da Georgia sob comando de piloto russo

3 aviões de baixo desempenho, 2 helicópteros e 1 drone, ao custo de 18 mig29 abatidos em combates aa.

Isso são dados, não opinião.

Brummbär

“ao custo de 18 mig29 abatidos em combates” Sem muita surpresa você omite o fato que essas aeoronaves estavam em inferioridade numérica sendo operada por países do terceiro mundo enfrentando sozinhos uma coalizão inteira de países da europa liderada pelos EUA, mas aqui estão algumas amostras do que o Mig-29 era capaz quando bem operado: “Os russos deveriam estar 10 anos atrasados também em tecnologia de caça. Junto com o R-73, o MiG-29 e Su-27 também mostraram que estavam totalmente enganados. Em simulações, o AIM-9M só vencia 1 em 50 engajamentos contra o R-73. Combates simulados entre o F-15 e… Read more »

Hélio

Se for, ótimo, MIG 21 enterno derrubador de f16.

Flanker

Meu Deus…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andre

essa turminha do único.

Comemoram:

  • o único f16 abatido pelo mig21.
  • o único f117 abatido.
  • o único f16 abatido pelas aa russas na síria.
  • o único su57 entregue.

devem torcer tanto para alguém abater o primeiro f15 em combate aa.

Hélio

Já foi abatido, só Israel que não admite.

Andre

deve ser mesmo. a evidência apresentada foi a mensagem do seu tio no grupo de whatsapp da família…

Roberto

O avião aproveita várias partes vindas do Su-57, tais como, asas, trem de pouso, estabilizadores, canopy, para-brisa e outras.
É grande, praticamente um Su-57 monomotor.

P.S. Recomento a publicação das recentes notícias sobre o início da produção do F-16 para a Eslováquia e o primeiro voo do C-130 da Luftwaffe.

Heinz Guderian

Diferente do SU-57 que é uma aeronave belíssima, esse SU-75 é mais feio que bater em mãe.
Quanto as capacidades, creio que é muito cedo para terce comparações.

Flanker

Pra ver…eu já acho exatamente o contrário……beleza é algo muito subjetivo….hehehe…abraço.

Heinz Guderian

verdade, caro Flanker, saudações camarada.

Léo Neves

Se beleza ganhasse guerra um Único Su-57 derrotaria toda frota americana de F-35 . Pra mim o mais belo caça moderno é o Su-57 , principalmente olhando de frente .

Heinz Guderian

Eu não disse que beleza ganha guerra, mas sempre que aparecem aeronaves novas, o pessoal sempre compara a questão da estética, por isso que no fim do meu comentário eu afirmei que é muito cedo para fazer comparações de capacidade.
Na minha opinião a aeronave mais bela do mundo é o F22, ali não tem pra ninguém, (minha opinião).

Léo Neves

Eu também não fiz nenhuma crítica ao seu comentário. F-22 realmente está no top 3 pra mim de beleza . Mas ainda acho o Su-57 mais bonito. Principalmente no chão quando com os estabilizadores verticais em posição de frenagem para ajudar pra na hora do pouso. Aliás o que mais acho interessante no su-57 é a quantidade de partes móveis e como todas elas trabalham juntas para manobrar o caça, ou frear ele nos pousos curtos. Tem alguns vídeos do su-57 pousando onde ele abre o paraquedas de frenagem bem antes de tocar o solo , na primeira vez que… Read more »

Maurício.

No lançamento dele, eu tinha achado ele muito feio, mas, olhando agora de outros ângulos, ele até que não parece ser tão feio quanto eu tinha achado, mas, ainda está longe de ser bonito, claro, na minha opinião.

Rodrigo

O que fud*u com o visual foi essa entrada de ar subindo pelas laterais da fuselagem.
Se tivessem deixado só embaixo ficaria top.

Last edited 2 meses atrás by Rodrigo
Maurício.

Rodrigo, realmente, essa entrada de ar subindo pelas laterais da fuselagem ficou muito esquisito.

Adriano Madureira

Amigo esquisito é a entrada de ar daquele caça horrendo chamado X-32 !

Talvez o caça poderia ser até melhor que o F-35,vai saber, mas com uma entrada de ar dessa ele engole até um ponei…

comment image

Sensato

No lançamento eu achei o feio. Agora deixei de achar. Passei a ter certeza.

Funcionário da Petrobras

Cabeça de tubarão sorridente.

Maurício.

Sorridente mesmo era o X-32.

images (7).jpeg
Funcionário da Petrobras

kkkkkkk

Roberto

Algumas informações interessantes sobre os números do F-16:

Sucateados: 156
Desativados: 617
Preservados: 155
Estocados: 571
Instrução (no solo): 109
Encomendados: 129
Em serviço ativo: 2936

Fonte: F-16 net. Tradução minha.

Matheus S

Post errado, fera.

M.@.K

hehehe, mas mereceu um like pela boa intenção…

carcara_br

O checkmate mexeu com eles, estão desorientados coitados.

Roberto

O único avião de madeira que mexeu comigo foi o de Havilland Mosquito.

carcara_br

Chateado que a Sukoi possui capacidade de projetar e construir aeronaves de caça de primeira linha?

Roberto

De maneira nenhuma!
Esses aviões são a razão da existência do F-16, sem eles o melhor caça do mundo não existiria.
Estou bem feliz.

carcara_br

Claro, claro todos são os melhores até o R-27 começarem voar
Р-27ЭТ против F-15 (R-27 vs F-15) – YouTube

Maurício.

Roberto, você realmente acha o F-16 o melhor caça do mundo? Você ficaria com ele mesmo tendo a disposição um F-15, F-22 ou F-35?

carcara_br

Todos se acham os são melhores até os R-27 começarem a voar.

carcara_br

Vamos ver se vai ferir a sensibilidade dos editores desta vez:
https://youtu.be/EeQS7KzVVdk

carcara_br
Leandro Costa

Ah Roberto, que isso?! Vai dizer que o Sopwith Camel ou mesmo o lendário Fokker Dr. I também não mexeram com você? 😛

Roberto

Eu que mexi com eles. :)Ja faz tempo…

REVH-628-2.jpg
Leandro Costa

Isso me lembra o par de livros-jogo ‘Duelo de Águias’ da Grow. Que felizmente ainda tenho hehehehe

Flanker

Kkkkkkkkkkkkkk….boa!!!

Wagner

Um prototipo ou um mockup?

Leandro Costa

É o ‘X’ da questão… E são realmente propositadamente ambíguos sobre isso.

Nilton L Junior

Esse conceito era o que deveria ser adotado ao invés do Su-57, mono motor, menor área e recheado de tecnologia.

Alexandre

Rússia sendo Rússia!!!

Clésio Luiz

Eu sou o único a estar abismado com o tamanho do bichinho? A última vez que vi um monomotor de 20m de comprimento foram os F-105 e F-106 da década de 1950.

Agora estou curioso como ficará a relação potência/peso. Fica difícil acredita que ele pesará menos que um F-15 ou F-35. E sem um motor na casa das 19t de empuxo como na orquinha, aceleração e razão de subida irão ficar comprometidos.

Luís Henrique

O motor terá desempenho bem próximo do motor do F-35, porém o Checkmate será muito mais leve com peso máximo de 18t contra 31 toneladas do F-35.

Clésio Luiz

E você acredita que, com aquele tamanho todo, ele pesará apenas 18t de peso “bruto” (com combustível interno e armas no máximo)?
Eu ficarei muito, mas muito surpreso mesmo se o peso vazio dele for o mesmo do F-35, na casa das 13T.

Leandro Costa

Foi a minha impressão também, Clésio.

Lyw

O designer gráfico das imagens errou nas escalas das aeronaves.

Clésio Luiz

Só pode ser. Agora é esperar mais imagens aparecerem pra confirmar se é esse tamanho todo ou não.

Leandro Costa

Eu realmente achei que fossem fotos. Meu monitor está com defeito, então as imagens aparecem meio doidas. Só abrindo a primeira foto que percebi algo como uma transparência na borda dos flaps.

Adriano Madureira

O SU-57 é um belo caça,mas nem ele nem o Raptor ou f-35 ganham em beleza do YF-23 , oponente do F-22 Raptor no programa  Advanced Tactical Fighter (ATF).

comment image
comment image

Lyw

Quem trabalhou na computação gráfica dessas imagens da matéria errou feio na escala das aeronaves. Pela descrição do SU-75 ele não pode ter dimensões próximas das do SU-57.

Reinaldo Deprera

Mais um mockup russo.

Se ninguém manifestar o interesse por esse mockup cubista de f105 nos próximos meses, voará com o Qaher 313 nos sonhos dos hatters do grande satã.

Save Ferris!

Leonidas

Dois lindos caças.
E que bom ver a Russia colocando em serviço uma dupla desse naype.

Últimas Notícias

Embraer conclui com sucesso reintegração do negócio de Aviação Comercial

São José dos Campos, 26 de janeiro de 2022 - A Embraer concluiu com sucesso a reintegração dos principais...
- Advertisement -
- Advertisement -