domingo, novembro 28, 2021

Gripen para o Brasil

Embraer inicia a produção do primeiro KC-390 Millennium para a Hungria

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Gavião Peixoto, Brasil, 11 de novembro de 2021 – A Embraer concluiu com sucesso a Revisão Crítica de Projeto (CDR, do inglês Critical Design Review) e iniciou esta semana a montagem estrutural do primeiro KC-390 Millennium da Hungria.

O marco foi celebrado em uma cerimônia realizada nas instalações da companhia em Gavião Peixoto, com participação do governo húngaro e representantes da Embraer. Nas próximas semanas serão montadas partes dos painéis estruturais e revestimentos dos principais componentes da fuselagem e das semi-asas. A entrega da primeira aeronave está prevista para ocorrer em 2024.

Em novembro de 2020, o governo húngaro assinou contrato com a Embraer para aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium de transporte multimissão, na configuração de reabastecimento ar-ar (AAR, na sigla em inglês), denominado KC-390. A aquisição faz parte do processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria.

O KC-390 para as Forças de Defesa da Hungria será o primeiro do mundo com Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. A aeronave atende plenamente aos requisitos das Forças de Defesa da Hungria, sendo capaz de realizar diferentes tipos de missões militares e civis, incluindo Evacuação Médica, Transporte de Carga e Tropas, Entrega de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e AAR.

Estes KC-390 são totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.

A atual frota de KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) conta com quatro aeronaves, que já ultrapassaram as 4.100 horas de voo em operação, com amplo uso para transporte de equipamentos e suprimentos médicos em todo o país durante a situação emergencial da COVID-19 no Brasil.

O C-390 é um avião a jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos aspectos fortes da aeronave são maior mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. Voando mais rápido e entregando mais carga, o C-390 Millennium e a variante KC-390 são a plataforma do tamanho certo para grandes cenários de destacamento. Intervenções minimizadas e manutenção sob condição, combinadas com sistemas e componentes altamente confiáveis, ajudam a reduzir o tempo de inatividade e os custos, contribuindo para níveis excelentes de disponibilidade e baixos custos de ciclo de vida.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Wellington

Up!

Tales

Primeiros passos para o sucesso internacional do KC-390.

Jota Ká

Penso que a entrega das unidades húngaras e portuguesas poderão impulsionar as vendas, que, até agora, são só decepção.
Além de servirem à Aliança Atlântica, de primeiro mundo, o padrão de pintura destas unidades deixa com um visual bem mais agradável (opinião pessoal). Dizem que avião, para vender bem, precisa ser bonito. Veremos!

Last edited 16 dias atrás by Jota Ká
Heinz Guderian

Orgulho!

Jota Ká

+

Last edited 16 dias atrás by Jota Ká
Maurício.

Vão ser 2 operadores do Gripen e do KC-390, a Hungria ainda opera o treinador L-39 da República Tcheca, país esse que é parceiro da Embraer no KC, quem sabe venha uns 12 L-39NG para a FAB, sonhar não custa nada…rsrsrs.

Fernando EMB

E a FAB usaria para que???

Maurício.

Para que se usa um avião de treinamento? Se a FAB precisa ou não, aí já é outra história, que só o tempo vai dizer…

Marcos Cooper

pra pulverização agrícola??? Ou diz que é pro GTE. Aí vem uns 200…

737-800RJ

Os C-130 de muitas forças aéreas precisarão ser trocados até o final da década. O KC-390 vai conseguir morder uma boa fatia dessa demanda!

Pablo

Até lá, os operadores do kc ja terão consagrado ainda mais essa aeronave. O sucesso eu não tenho dúvida que virá, é só questão de tempo.

Adriano Madureira

Espero que sim, mas as vezes acho que o pessoal da Embraer perde algumas oportunidades de venda para a aeronaves. Recentemente saiu uma notícia de que os sérvios irão adquirir os C-295 CASA, não sei se é o cargueiro que eles puderam comprar ou quiseram comprar, afinal para quem ainda usa Antonov An-2 e An-26,acredito que o orçamento deles não seja generoso. Os 295 são uma bela aquisição e uma ótima modernização na área de transporte deles. E na Ásia ,a Indonésia confirmou a compra do C-130J Super Hercules da Lockheed Martin. Ainda que não tenha sido confirmado o número… Read more »

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Carlos

Em Fevereiro de 2020 o presidente português fez uma visita à Índia e falou sobre o interesse indiano sobre os KC390 e foi muito mal tratado pela generalidade dos brasileiros. Alguém no Brasil ficou a dormir até hoje porque a Índia já assinou com a EADS a compra de 50 Casa C295 a serem construídos na Índia e agora junta-se a Servia

Peter nine nine

Como assim os brasileiros não gostaram que o presidente portugues tenha referenciado o 390 na Índia, não gostaram pk?

Carlos

muitos dos comentários foram apagados mas ainda restam alguns para poderes ter uma ideia e poderes tirara alguma dúvida

FernandoEMB

Ué… vai trabalhar lá no setor de vendas militares da empresa, já que se acha mais competente que o pessoal de lá…

Gabriel BR

Top

Welington S.

Pra cima!

FERNANDO

Tá ficando legal.
Parabéns.
Sabe, fico pensando, precisamos de bons helicopteros de todos os modelos. Por que, a Embraer não produz?

Matheus

Olha, as vezes acho que o eVTOL é um “estudo” da Embraer pra entrar no mercado vertical. Eu gostaria de ver a Brand “Embraer Helicopters”

Adriano Madureira

Quase aconteceu ! A embraer e a Agusta-Westland quase fecharam uma joint-venture, mas não foram em frente não sei o porquê…

FernandoEMB

Não foi em frente porque a Embraer viu que estava entrando numa furada!!!

João Adaime

Caro Fernando
A Rússia já cogitou fabricar helicópteros aqui mas acabou desistindo.
A Sikorsky já manteve negociações com a Embraer e com a Avibrás, mas o assunto anda meio esquecido. Quem sabe o Fernando EMB possa nos contar alguma coisa.
Sem medo de errar, as instabilidades política e econômica assustam os empresários de fora.
Abraço

NascimentoBR

A EMBRAER não produz devido ao lobby da HELIBRAS subsidiária da Airbus, eles preferem gastar o erário público em produção local ou no TOTI tupiniquim, vulgo transferenfia di tekinulugia, que mais é um ”transferência de mim para mim mesmo”. A Helibras roubou o mercado e a tecnologia que deveria ser da Embraer, ela pegou esse dinheiro e fez o que? Monta kits CKD’s da hoje (hoje porque já foi chamada de Eurocopter …) Airbus Helicopter. Tira as peças principais de um container, monta, pinta e entrega.Vou abrir pela 2a vez seus olhos. A Helibras funciona pelo Lobby da bancada mineira… Read more »

Last edited 16 dias atrás by NascimentoBR
rui mendes

Claro, davam-vos tudo, tecnologia, os helis para as forças militares e ainda tudo que outro país sul-americano quisesse comprar de helis da AirBus-Helicopteros, teria que ser feito no Brasil, mas por alma de quem????
Queres tecnologia e vendas próprias??? Investe,projecta e depois luta por vendas, enfrenta os concorrentes, verás que custa caro, já agora, porque só falas dos hélis da AirBus, fala dos Russos e dos Norte-Americanos, também existem nas vossas forças armadas.
Lembra-te como surgiu a Embraer e quem vos está a passar e já passou tecnologia de submarinos, navios de guerra e mais.

Peter nine nine

Eles não se lembram de nada… Agora só odeiam os franceses, alemaes e europeus em geral, parceiros de décadas .. os “culpados” de tudo que tá mal no Brasil. :p

Viva bolsonaroooo ooo oo

Tomcat4,2

E vamo que vamo Embraer !!!

Matheus

Vai ser entregue antes do prazo. O de Portugal também deve voar ainda esse ano.

Vitor

Torço para fisgarmos mercado no Oriente Médio e India. O C-390 certamente será um sucesso! E que venha também a versão alongada.

Welington S.

Não me lembro se foi a trilogia que falou ou se li um comentário sobre. Me lembro que uma revista indiana destacou bonito o KC-390 e disse que essa aeronave seria muito bom para aquela força aérea. Sinceramente, acredito que podemos ver o KC-390 na Índia e também no Oriente Médio.

fewoz

Um bom incentivo para isso acontecer seria criando uma linha de produção na Índia, em consoância com o programa “Make in India” de Narendra Modi.

Hellen

Esqueça isso,para isso acontecer precisa de autorização do pentágono e do congresso americano !!!
É mais fácil os americanos pedir para Embraer abrir um linha de produção na america para os americanos comercializar e vender o kc-390 com financiamento imbatível via FMs e de bônus criara vários empregos para os cidadão americano igual foi feito com Super tucano !!!

Last edited 16 dias atrás by Hellen
Camargoer.

Olá Colegas. Fiquei surpreso com o tempo necessário para construir um KC390, algo em torno de 2,5 anos.

Renato B.

Eu imagino que isso é dimensionado para manter a linha funcionando e evitar a perda de dinheiro com pessoal ou equipamento que fique eventualmente ocioso.

Camargoer

Olá Renato. De fato, o tempo para fabrica ao de qualquer produto depende do tamanho da equipe. Ainda assim, estou surpreso pela Embraer demandar 2,5 anos para fabricar um KC390.

Fernando EMB

O tempo, mesmo considerando a baixa cadência é muito menor do que isso.
Ser entregue em 2024 não significa que a aeronave só ficará pronta nesta data.
Deve estar pronta bem antes.
Só para comparação, o tempo para de produzir um E2, que é tão complexo quanto, considerando desde a sua montagem estrutural é de uns poucos meses.

Carlos Campos

o tempo de produção foi dilatado, pode ser feito em menos de 1 ano, mas não tem escala e a linha ia fechar rápido.

Renato B.

“Millenium” esse nome de carro usado me mata. Mas, ainda assim, parabéns à empresa e que venham novos clientes.

Welington S.

Que nome você daria?

BK117

Nome de carro usado? O Han Solo e o Chewie não concordam…

Adriano Madureira

Prefiro Millenium do que um nome estranbólico,como um nome indígena…

Talvez um nome de uma ave, como Harpia(mais conhecida no Brasil como gavião-real) ,uma das maiores aves da nossa fauna cairia bem.


Last edited 16 dias atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira

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Fulcrum

3 anos pra montar um avião?

Fernando EMB

Muito menos… Quem disse que são 3 anos???

Marcos10

FAB vai reduzir unilateralmente o contrato do KC390 com Embraer de 28 para 13 unidades.
Ainda bem que a venda da Embraer para a Boeing não deu certo.
Patriotismo chocho dá nisso.

Marcos10

Lembrando que a Lei permite aumento ou redução no contrato em até 25%. O resto tem nome de: quebra de contrato.
Isso impactará nos custos de fornecedores, que precisaram desenvolver ferramentas e tiveram seus custos estimados em função da quantidade então solicitada pela FAB, de 28 unidades.
É por isso que o Hércules vende mais. Porque o patrão não para de encomendar.

Adriano Madureira

Fosse a Embraer, pegaria o quinto KC-390 que está pronto mas não foi entregue por falta de “La plata” e entregava antecipadamente aos Húngaros, ao menos seria um KC-390 voando na europa e sendo uma vitrine de possíveis novas vendas aos países membros da aliança.

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