Eve, da Embraer, e Widerøe Zero colaboram para desenvolver soluções inovadoras de Mobilidade Aérea Urbana na Escandinávia

1

Glasgow, Escócia, 10 de novembro de 2021 – A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve), uma empresa da Embraer, e a Widerøe Zero assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês). Esta parceria visa desenvolver soluções de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), com foco na implantação de operações de eVTOL na Escandinávia.

O relacionamento entre as duas organizações começou em 2017, quando a Widerøe assinou um pedido de até 15 E190-E2. A maior companhia aérea regional da Escandinávia também é o primeiro cliente da nova geração da família E-Jets E2, iniciando as operações do E190-E2 em abril de 2018, em Bergen, na Noruega.

Agora, com a criação da Incubadora de Negócios de Mobilidade Aérea, a Widerøe Zero, as empresas usarão o veículo eVTOL de emissão zero e baixo nível de ruído para desenvolver um novo conceito de operação, em que os passageiros experimentarão o futuro do transporte elétrico e um novo modelo de mobilidade sustentável, conectando pessoas que vivem em uma região pouco povoada e com geografia montanhosa.

Como parte dessa colaboração, a Widerøe Zero contribuirá com um exercício de disponibilidade de mercado e um estudo de conceito de operação de veículo na Escandinávia, promovendo o desenvolvimento da Eve no mercado de UAM na região.

“A Widerøe Zero está entusiasmada em trabalhar com a Eve no eVTOL. Ainda que a parceria inicial esteja focada na mobilidade aérea urbana, nós temos a expectativa de que os eVTOLs também sejam utilizados em áreas rurais, para transporte de passageiros e cargas. Nossa parceria com a Eve faz parte do nosso plano para acelerar o desenvolvimento da aviação sustentável na Noruega. Estamos ansiosos com a ampliação da parceria para explorar novas oportunidades para melhorar a conectividade regional”, disse Andreas Kollbye Aks, CEO da Widerøe Zero.

“Para contribuir com a meta mundial de eliminar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, a indústria aeroespacial depende de inovações revolucionárias. Com a Mobilidade Aérea Urbana, temos uma oportunidade única de projetar um novo ecossistema de mobilidade otimizado: infraestrutura, veículos, operações e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo”, afirma André Stein, presidente e CEO da Eve. “Estamos entusiasmados em trabalhar junto com a Widerøe Zero para desenvolver soluções de UAM na Escandinávia, com uma experiência totalmente nova e com emissão zero para os viajantes.”

Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e respaldadas pela história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação de aeronaves e expertise em certificação, a Eve tem uma proposta de valor única ao se posicionar como uma parceira de ecossistema, oferecendo um conjunto de produtos e serviços com os mais altos níveis de padrões de segurança. O design do eVTOL da Eve, centrado no ser humano, combina inovação revolucionária com um design simples e intuitivo. Além do programa de aeronaves, a Eve está aproveitando a expertise da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo reconhecido mundialmente, para criar as soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM no futuro.

Sobre a Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve)

Eve é uma empresa nova e independente dedicada a acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem abrangente para a indústria de UAM, fornecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica vertical avançada (EVA, na sigla em inglês), juntamente com seus serviços globais abrangentes e rede de suporte, e uma solução ímpar de gerenciamento de tráfego aéreo, torna-a uma competidora séria neste espaço. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com

Sobre a Widerøe Zero

Widerøe Zero é uma incubadora projetada para uma revolução na aviação. Parte da Widerøe e com sede na Noruega, a incubadora está preparada para os desafios regulatórios, comerciais e financeiros envolvendo a aquisição e a operação de aeronaves com emissão zero de carbono. Seu trabalho é fundamental para a Noruega, onde a geografia favorece voos regionais, já viáveis com as tecnologias disponíveis com emissão zero. Países da Europa e de outros continentes deverão se beneficiar cada vez mais com o conhecimento da Widerøe Zero, na medida em que o leque de opções comerciais de uma nova classe de aeronaves se tornar realidade.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

A Embraer é a maior fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a maior exportadora de produtos de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10

Pelo desenho acima, quando em voo de cruzeiro, os motores verticais ficarão desligados, sendo a aeronave sustentada pelas pequenas asas.