Um veículo aéreo não tripulado demonstrou uma recuperação aerotransportada bem-sucedida durante a implementação de teste de voo mais recente do programa DARPA Gremlins no mês passado.

Durante o desdobramento, dois veículos aéreos X-61 Gremlin (GAV – Gremlin Air Vehicles) validaram com sucesso todas as posições de voo de formação autônoma e recursos de segurança antes que um GAV finalmente demonstrasse a recuperação aerotransportada para um C-130.

“Esta recuperação foi o culminar de anos de trabalho árduo e demonstra a viabilidade de uma recuperação aerotransportada segura e confiável”, disse o tenente-coronel Paul Calhoun, gerente de programa para Gremlins no Escritório de Tecnologia Tática da DARPA. “Essa capacidade provavelmente será crítica para futuras operações aéreas distribuídas.”

Durante o experimento final, a equipe recondicionou um veículo X-61 e conduziu um segundo voo em 24 horas úteis. Além disso, muitas horas de dados foram coletadas em quatro voos, incluindo desempenho do veículo aéreo, interações aerodinâmicas entre a bala de recuperação e o GAV e dinâmica de contato para recuperação aerotransportada. Infelizmente, um GAV foi destruído durante os testes de voo.

“A recuperação aerotransportada é complexa”, disse Calhoun. “Levaremos algum tempo para aproveitar o sucesso desse desdobramento e, em seguida, voltaremos a trabalhar analisando os dados e determinando as próximas etapas para a tecnologia Gremlins.”

As recuperações aéreas seguras, eficazes e confiáveis ​​prometem expandir drasticamente o alcance e os usos potenciais de veículos aéreos não tripulados em situações de conflito. Os GAVs podem ser equipados com uma variedade de sensores e outras cargas úteis específicas para missões. Eles também podem ser lançados de vários tipos de aeronaves militares, mantendo as plataformas tripuladas com segurança, além do alcance das defesas adversárias. Após a recuperação aérea, os GAVs podem ser recondicionados por equipes de solo para prepará-los para outra missão em 24 horas.

A Dynetics, subsidiária integral da Leidos, está desenvolvendo os veículos Gremlin.

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Sensato

Alguém tem ideia da velocidade que o C130 precisa estar para a operação?

Joli Le Chat

O drone recolhendo a asa daquele jeito, girando-a e alinhando-a com a fuselagem… Aparentemente não deu movimento de rolamento e guinada no veículo. Culpa da baixa velocidade?

Leandro Costa

Bem mais avançado do que nos tempos dos JC-130.

Matheus S

Não dá para comparar meio século de tempo né kkkkk

Adriano Madureira

Imagino a USAF usando esses Gremlins contra um país inimigo em dia de chuva,seria brutal…