Cenipa começa neste sábado investigações sobre queda do avião que matou Marília Mendonça

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Os investigadores consideram três fatores básicos: humano, material e operacional

O Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informou, na noite desta sexta-feira (5), que as investigações sobre a causa do acidente do avião que levava a cantora Marília Mendonça ainda não começaram. As primeiras providências foram anunciadas no início da noite.

O Cenipa informou que acionou os investigadores da regional do Rio de Janeiro, e essa equipe, escalada para a operação, seguirá para a região do acidente, cedo, no sábado (6). Os investigadores vão começar o trabalho identificando indícios, fotografando a área do acidente, a aeronave, recolhendo partes do avião, peças, destroços, e tudo isso será encaminhado para análise. Eles também deverão ouvir relatos de testemunhas do acidente e juntar à documentação.

Os investigadores, segundo o Cenipa, estão buscando as causas do acidente e consideram três fatores básicos: humano, material e operacional.
Paralelamente a todo esse trabalho na região do acidente, o Cenipa também vai buscar levantar informações mais detalhadas sobre a aeronave e a tripulação, em que situação se encontravam, em que estado estavam quando começaram esse voo.

O Cenipa pretende concluir essa investigação o mais rápido possível, mas não há um prazo pré-determinado, porque toda essa investigação depende mesmo da complexidade do acidente.

FONTE: G1

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Esteves

Dúvidas.

Relatos de testemunhas disseram que o avião perdeu um motor. Inclinado, tentando recuperar a estabilidade, voando em uma rota não usual (ainda segundo relatos de outros pilotos), bateu na rede elétrica de distribuição.

Sem combustível porque não houve explosão ou vestígios de querosene na água?

Matheus

O relatório final vai esclarecer todas essas suas dúvidas. Falar qualquer coisa agora não passa de especulação.

Esteves

Ok. Ficou uma sensação de pane seca. Mas é especulação.

Felipe Morais

Esteves, pelo que se divulgou, após a perícia, não parece ter sido pane seca. O combustível vazou no rio e nas pedras. No caso das pedras, dificultou bastante o trabalho dos bombeiros no momento, pois as pedras estavam muito escorregadias. No caso do rio, hoje o abastecimento de água na cidade banhada por ele foi suspenso, em razão do vazamento do combustível e do óleo. Ao que tudo indica, o acidente foi causado pelo choque do avião no cabo de aço da rede de transmissão, que se rompeu. Mas isso, só a investigação irá dizer. Quanto a morte, o que… Read more »

Esteves

Esteves deu palpite. Disseram que viram o avião com um motor, em inclinação. Potência máxima no motor outro poderia ter provocado a inclinação. Piloto de táxi aéreo…o piloto tem quantos segundos para estabilizar o avião? Em jato comercial isso é feito pelo computador que corta o combustível (é num procedimento cortar o combustível de um motor que parou por pane seca), entrega mais potência para o motor que sobrou…e o avião segue o voo. Os pilotos, a tripulação e os passageiros sentem o tranco. Bimotor em pane seca…primeiro corta 1 motor. Disseram que a rota de aproximação por esse vale… Read more »

Rinaldo Nery

Terminou bem com ¨especulações¨. Primeiro: o piloto era oriundo da LATAM, muito experiente. Segundo: desconheço essa de ¨computador corta o combustível¨. Sou comandante de E-145, E-99, R-99, ATR72-600, E-190, E-195, A320 e A321.

carcara_br

Pelo estado dos destroços achei até que poderia haver sobreviventes, infelizmente não foi o caso, tendemos a subestimar muito as acelerações verticais neste tipo de situação, me pergunto se assentos com inclinação maior ou cintos de segurança com mais pontos de fixação não poderiam aumentar a chance de sobrevivência…

Esteves

Lembrei do acidente da LaMia.

Luiz Avila

Isso é uma das coisas que mais me intrigam, todos morrerem, o avião pelo estado em que se encontra (não tão destruido), achei que poderia ter sobrevivido mais gente, não sei se foi por causa do cabo ou pelo fato de terem caído nas pedras…..

Wellington Rossi Kramer

Ao meu ver, quanto mais “inteiro” estiver o avião mais as pessoas em seu interior sentirão o choque. Na medida em que vai se destruindo, o fuselagem vai dissipando a energia, evitando que se transmita aos ocupantes.

Flanker

O corpo humano é muito mais frágil do que qualquer estrutura da aeronave. Uma desaceleração brusca, com impacto vertical sobre o solo, seja qual for, favorece muito o rompimento de órgãos internos, como o baço e o fígado, extremamente vascularizados, causando hemorragia interna de grandes proporções, e também o cérebro sofre muito com desacelerações assim.

Yuri Dogkove

Seu comentário foi acertado Flanker! O pessoal querer comparar a estrutura de uma aeronave com o corpo humano chega ser hilário…

Esteves

Desaceleração. Impacto contra as pedras.

Mario José

O fato e que na foto parece que o avião não está com os dois motores..Só especulações..Vamos aguardar o Cenipa. Uma pena..??

gordo

Estão falando que bateu numa linha de transmissão. A julgar pelo estado que está o avião presumo que se o terreno fosse um pouco mais favorável o piloto teria salvo todo mundo. Que as famílias tenham força nesse momento difícil.

Vinícius Momesso

Desculpe a duvida, mas aviões de grande porte,tem uma maior caacidade de absorver o choque de um impacto como essa aeronave sofreu mesmo sendo dezenas de vezes mais pesado?
Dificilmente você olha o estado em que a aeronave ficou e não pressupõem que todos sobreviveram.

gordo

Presumo que a maior chance de sobrevivência seja diretamente relacionada a uma desaceleração mais amiga, algo que ocorre quando o pouso de emergência se dá por exemplo na pista. Quando a desaceleração é quase instantânea mesmo o avião tendo sua estrutura preservada o risco de lesão grave aumenta muito. As leis de Newton valem tanto para um avião de grande porte quanto para carros. Sou físico, o pessoal da área de engenharia provavelmente tenha bem mais detalhes e com certeza uma resposta mais satisfatória.

Matheus

Bom trabalho a todos do CENIPA. Ontem tava fo** vários “especialistas” de aviação falando besteira na internet. Não adianta também a mídia ficar em cima querendo resposta rapida. Daqui a um ano teremos o relatório final esclarecendo todas as dúvidas que pairam sobre esse triste acidente. Que todos aqueles que pereceram descansem em paz.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Clésio Luiz

Eu vou especular dizendo que vai acabar sendo a combinação de querer voar de avião, sem querer pagar o preço correto por isso. Depois de ler sobre dúzias e dúzias de casos semelhantes, é a combinação de falta de manutenção da aeronave e/ou piloto sem qualificação para o tipo de voo. Ocorre em todo o mundo, de país rico aos pobres. Quem é bom numa coisa cobra por isso. Logo voar barato só com os incompetentes e irresponsáveis. Quem quer manter a imagem de bom profissional não cede a pressões de clientes para voar em condições inadequadas. Ou paga e… Read more »

Bruno

Ela tinha um jatinho particular, mas vendeu para manter os pagamentos da equipe dela durante a pandemia, por isso estava usando táxi aéreo. Seu comentário é mto desnecessário e equivocado, no mínimo.

SmokingSnake ?

Deu azar de cair logo na cachoeira, pedra não absorve energia, era melhor ter caído em cima das árvores.

Esteves

Era melhor não ter caído.

Kornet
Leandro Costa

O video foi tirado do ar, mas fuçando rapidinho eu o encontrei no YouTube, porém o video não é o do acidente com a cantora (difícil a aeronave ter ficado na posição em que foi encontrada se fosse a queda mostrada no video, por exemplo), mas aparentemente um que aconteceu em Jundiaí em 2012.

Bogaz

Eu vi que o R7 divulgou um acidente de outro ano, com outro avião e em Jundiai. É isso ai..tudo que falar agora é especulação. Mas o tanto de besteira que tenho lido e visto nas mídias é de arrepiar.
Aparentemente foi a colisão com a rede elétrica. Os fatores contribuintes o Cenipa que vai dizer.

Last edited 2 anos atrás by Bogaz
Esteves

Em acidente aéreo…o acidente é um conjunto de ações. Uma sequência de fatos que levam a 1 acontecimento.

Bogaz

Exato.

Nonato

Essa é uma máxima da aviação. Mas não pode ser vista como absoluta.

Camargoer

Olá. Todos. Lamento a morte das pessoas. Muito triste. Só que sou incapaz de opinar sobre o trabalho da cantora. Nem sabia quem era. Cantores sertanejos têm uma mania de cantar gritando. Irritante. Prefiro Almir Sater. “Lá na curva da estrada tem um pé de araçá”. Soube pelo rádio do carro que a cantora deixou um filho pequeno de um ano de idade. Que triste.

Esteves

Bom domingo, Mestre Camargo. Ela iniciou-se aos 12. Fazia e vendia músicas. Tinha uma voz potente. Cantava traições e sofrencias. É verdade…esse segmento grita. A qualidade…Esteves assistiu um único show dessa turma dita do sertão aqui na cidade. Vamos deixar e evitar comentar a qualidade sonora e melódica por respeito a quem se foi. Esse pessoal convive assim. Traições e dores. Bem ao gosto dramático do povo nosso. Artistas morrem em queda de pequenos aviões desde Buddy Holly e Richie Havens. Esse último o cantor compositor de La Bamba. Não entendo do assunto assim como não entendo de navio…aliás se… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. Cantei “la bamba” em um karaokê em Tokyo uma vez com a gravata amarrada na testa. Acho que crianças com 12 anos não deviam trabalhar. Deviam ser crianças. Se tem talento aos 12 continuarão com talento depois dos 18. Aliás, talento se desenvolve com tempo e treino, como observado por Suzuki em seu método. Sem pressa e sem descanso. Quando minha filha era pequena queriam que ela fosse capa de pacote de fraldas. Ela era bonita. Ela continua bonita.

Esteves

Também típico&usual desse mundo artístico. Crianças cantantes.

A pressa.

Por que temos pressa se a vida não tem?

Camargoer.

Olá Esteves. Pois é. Pressa para aprender a ler, pressa para comer, pressa para ultrapassar. Pressa para ganhar dinheiro porque tem pressa para gastar.

Flanker

Camargo e Esteves….não sou adepto nem ouvinte de música sertaneja…..sou ouvinte assíduo de Pearl Jam, Nirvana, AC/DC, Legião Urbana, Titãs, etc…..MAS, Marília Mendonça era uma exceção entre os sertanejos, pois não cantava gritando, já que tinha muita afinação e potência vocal…..compunha e interpretava suas próprias canções. Começou a compor aos 12 anos, mas ficou conhecida nacionalmente a partir de 2016, com 21 anos. Triste pela perda….era filha e também mãe…..

Esteves

Sim. Voz potente.

Pearl Jan…isso foi gritante. Seattle poderia ter deixado esses pra mais tarde.

O conhecimento e o reconhecimento veio também da tristeza sôfrega. Apropriada e embalsamada pelos traídos. Faltou uma mesa e uma cachaça? Esteves recomenda Santo Grau para quem for lamentar amores e não souber cantar.

Mestre Camargo certamente ainda se lembra de Vicente Celestino.

Esteves prefere coisas e letras estranhas como Steve Hackett.

A idade é uma merda.

Flanker

Pearl Jam e Nirvana….tops!! Alice in Chains ….não gosto….

Camargoer.

Olá Flanker. Depois de mais de 50 anos ouvindo música, dá para fazer um lista de coisas legais. AC/DC. Led, Elvis (gordo), Elvis (magro), Tião Carrrero, Tonico/Tinoco, Replicantes, Ishikawas (Enka), Yuki Koyanagi (J-pop), Almir Sater, Mozart, Bach, Renato Teixeira, Joplin, Hendrix, Beatles, Led (de novo), Cazuza (desafinado), Ramones, Sinatra, Marisa Monte, Marina (rouca), João Gilberto, Marsalis, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Billie Holliday… e a lista continua… ouvir boa música é uma coisa difícil. Demanda muito tempo, dedicação, muito esforço para acostumar com acordes diferentes, com ousadias, dissonâncias

Flanker

Da tua lista, tiro imediatamente:
Tião Carrero, Tonico e Tinoco, Replicantes, os japoneses que tu citou, Beatles (sou muito mais Stones), Cazuza, Marina, João Gilberto (insuportável), Marsalis, ……os restantes, gosto (uns mais, outros menos)……

Camargoer

Olá Flanker. Kayanagi é muito boa. Tem uma voz potente e afinadissima. Enka também é muito legal mas demora muito tempo para aprender apreciar. Experimente ouvir Yoko Nagayama.

Flanker

Vou procurar. Valeu!

Esteves

Perde tempo não.

Esteves

Tião Carreiro…Tião Carreiro.

Dizem que Tião foi o melhor da viola caipira paulista. Acho que Tião merece um destaque. Nosso homem de preto. Nossa versão do Cash…sem a voz da June Carter.

Os irmãos Marsallis…até quem não gosta se escutar…passa a querer ouvir mais.

Os Beatles romperam a qualidade sonora. Inédito na época, usavam mesas equalizadoras de 8 canais.

Sticky Fingers e Let It Bleed também merecem estar entre os grandes. Get Yer Ya Ya’s Out de 1970 gravado de amplificadores Marshal de 500 watts foi um marco. Quem ainda tiver amplificadores analógicos pode destruir o quarteirão.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Nonato

Aqui não é o canal aviões e músicas…

Camargoer.

Olá Nonato. Aviões, música, comida…

Nonato

Os 2 vídeos brasileiros mais vistos no YouTube são dela.
Cerca de 400 milhões de visualizações cada.

Nonato

Pode ter certeza que trabalhando aos 12 anos ela teve uma vida muito melhor do que muitas crianças que não “trabalham”.
O MP proíbe de trabalhar mas não de entrar para o mundo do crime.
O trabalho dignifica o homem.
Existe o mundo ideal e o real.
Nos Estados Unidos, até criança filho de prefeito trabalha de entregador de jornal para ir aprendendo responsabilidade.
Lógico não é trabalho de 8 horas por dia.
Nem era o de Marília mendonça.

Camargoer.

Caro Nonato. As condições nas quais as crianças crescem são independentes de sua vontade. È uma questão aleatória. Sorte ou azar. Sorte de nascer em uma família estruturada, sorte em nascer em um período de prosperidade econômica, sorte de nascer em uma região pacificada, sorte de dispor de condições socio-econômicas favoráveis, sorte de nascer longe da violência doméstica, sorte de dispor de acesso á educação e saúde. Talento é uma característica desenvolvida pela criança. Parece-me que relacionar a conduta ética de uma criança com o fato de entregar jornal algo bastante equivocado. Acho mais provável que o ambiente familiar seja… Read more »

Denis

Só uma pequena observação: O cantor de La Bamba é Ritchie VALENS, e não Havens.

Ramires

Acidentes aeronáuticos são terríveis, mas o mais terrível é ver que alguns “especialistas” perdem a noção do respeito pela pessoa humana e, por alguns likes ou minutos de fama, falam besteiras absolutas. Que Deus possa confortar as famílias de todos os ocupantes a bordo. Todos ali estavam trabalhando, produzindo, fazendo aquilo que gostavam. Sempre que alguém se vai em algum acidente, um pouco de nós vai com ele…

Camargoer.

Olá Ramires. Não pergunta por quem os sinos dobram.

Esteves

Mestre,

Não sei se chega a um estigma. Durante os anos de ouro do disco, 1950/60/70/80 perdemos vários queridos outros. Por acidentes. Por dependência da pressa.

Uma partida que marcou Esteves porque ele foi desses jovens de 20 e poucos foi Tommy Bolin. Nos anos 1970 houve a infeliz coincidência dos J.

Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones.

É triste perder uma cantante. Mas o Spotify está faturando como nunca.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Flanker

“Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones.”

Todos mortos com 27 anos….assim como Kurt Cobain e Amy Winehouse.

Esteves

Algumas obras dessa gente são eternas. L.A.Woman, Electric Ladyland.

Morrison havia falecido quando lançaram L.A.

O mundo da música é assim.

Flanker

Verdade!

Esteves

Diga tu.

JuggerBR

Que colidiu com a linha de transmissão e caiu sem controle logo depois não é mistério. O que ainda precisa explicação é o que aconteceu antes, porque estava tão baixo, faltando ainda alguns KM pro aeroporto.

Esteves

Isso.

Luiz Antonio

Meus cumprimentos ao pessoal do CENIPA. O acidente do voo Gol 1907 em 2006 disparou as tratativas de aquisição de equipamentos para análise dos gravadores de voos. Os gravadores do Legacy e do Boeing fora levados ao TSB (Transportation Safety Board of Canadá) e partir de então o CENiPA adquiriu know-how inclusive. Hoje é um dos pouquíssimos órgãos com capacidade para esse tipo de análise, acho que no mundo não passam de 6 países, incluindo o Brasil.
Saudações.

Last edited 2 anos atrás by Luiz Antonio
Nonato

Algumas observações sobre o acidente a partir das informações divulgadas. A região do aeroporto não é muito favorável, cercada de morros. Essas linhas de transmissão parecem ser um complicador, mesmo que não estejam exatamente na “linha de descida” para o aeroporto. O piloto talvez tenha passado em um trecho que não deveria considerando a existência das torres, a falta de sinalização e por tal problema constar do Notam de forma explícita. Aparentemente o piloto desconhecia a cidade. Mesmo que não estivesse na “linha de descida”, essas torres deveriam ser sinalizadas igual caixas de água tem luz vermelha, turbinas eolicas etc.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nonato