globaleye

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O governo sueco decidiu agora que as Forças Armadas podem adquirir novas aeronaves de reconhecimento, alerta aéreo antecipado e comando

O GlobalEye da Saab tem um radar poderoso e outros sensores que aumentam a capacidade de monitorar o espaço aéreo, o mar e o solo, afirma o chefe de aquisições das Forças Armadas suecas, Johan Svensson.

As Forças Armadas orçaram anteriormente a compra de novos aviões de reconhecimento de radar e de comando para substituir os aviões mais antigos do modelo ASC 890.

O Globaleye da Saab tem um radar muito eficiente montado no topo da fuselagem, o Erieye Extended Range, que fornece alcance estendido. Ele também possui vários outros sensores avançados integrados.

Por exemplo, ele pode enviar dados para unidades da Força Aérea, Exército e Marinha. O sistema também deve ser capaz de dar suporte à sociedade por meio da coordenação e gestão dos esforços de resgate em caso de desastres naturais ou acidentes maiores.

“Agora o governo deu às Forças Armadas autoridade para iniciar o processo e as finanças estão em nosso plano de aquisição de materiais”, diz Johan Svensson.

Saab 340 AEW&C
O GlobalEye vai substituir os ASC 890 (Saab 340) AEW&C – Foto: Alexandre Galante

FONTE: Forças Armadas da Suécia

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Rinaldo Nery

Esse Extended Range é fruto do Erieye Meeting Group, reunião dos operadores do Erieye realizada em Gothenbürg, em 2008, onde estive presente. Explicamos aos engenheiros da SAAB a necessidade de maior alcance do Erieye antigo, e por quê.

Douglas

O senhor poderia falar sobre o alcance do Erieye antigo e do atual. Os Erieyes da FAB após a modernização terão algum aumento no alcance de cobertura?

Alexandre Galante

Cobertura do radar Erieye original. O do E-99M foi aumentado para 723 km
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Rinaldo Nery

400 NM? Não sei, depende do modo. Talvez não chegue a tanto.

Douglas

Obrigado Galante

Nonato

Sabemos que muita coisa e sigilosa.
Mas se puder explicar o “porquê” seria interessante.
Nossos aviões já ganharam atualização para atender a essa queixa?

Rinaldo Nery

O alcance do radar dos E-3 é de 350NM, e os 707 tem energia elétrica de sobra pro radar (4 motores e 1 APU). Não estive ainda em Anápolis pra ver a modernização pessoalmente, mas não acredito que atinja 400NM. Radar de área terminal não tem esse alcance. Se o Extended Erieye passar de 300NM está muito bom.

Luiz Guilherme

Uma pena usarem a plataforma da Bombardier.

Clésio Luiz

Não existe aeronave da Embraer que possa competir com a autonomia dos Global 6000. Os suecos tiveram que apelar para os Bombardier porque os israelenses começaram a ganhar licitações com os Gulfstream top de linha, cujo único competidor direto é justamente a série Global da Bombardier.

Last edited 2 anos atrás by Clésio Luiz
Adriano Madureira

Há algumas matérias legais sobre o Globaleye, tem uma matéria sobre a aeronave em atuação no cenário indonésio…

vendo as oportunidades de mercado em potencial, vários fabricantes iniciaram esforços de promoção de produtos para a Indonésia, inclusive a Saab, que oferece desde 2015 a plataforma de radar Erieye ao governo local, inclusive oferecendo a opção de adaptar o radar Erieye AESA para ser instalado no CN-235.

https://www.indomiliter.com/ketika-globaleye-memonitor-ruang-udara-indonesia/