Embraer comemora 20 anos do início das operações de ensaio em voo em Gavião Peixoto

10

Gavião Peixoto – SP, 22 de outubro de 2021 – Um dos principais complexos industriais da Embraer no Brasil, a Unidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, celebra nesse mês de outubro 20 anos do início das operações. A data é alusiva às primeiras atividades de ensaio em voo na pista de 5 mil metros de extensão e até 95 metros de largura – a maior do hemisfério sul –, projetada para os testes dos protótipos e aeronaves que seriam fabricadas no local.

A rapidez e eficiência com que passaram a ser realizados os ensaios dos novos produtos da companhia resultam em parte das características específicas das instalações dedicadas para este fim, comprovando o acerto da decisão de implantar a nova planta, estratégica para o futuro da empresa.

Com características como baixo relevo, meteorologia favorável na maior parte do ano e próxima de centros educacionais de excelência para formação de mão-de-obra qualificada, a área de 18 milhões de m2 – equivalente a 2.500 campos de futebol – da “Cidade de Asas” reuniu as melhores condições entre as mais de 300 localidades analisadas para receber o investimento.

“A presença da Embraer em Gavião Peixoto coincide com as importantes transformações sociais que a região passou nas últimas duas décadas, em uma geração contínua de conhecimento que contribui com a formação de qualidade de nossos colaboradores, fortalece parcerias perenes e impacta positivamente a comunidade”, disse Andreza de Souza Alberto, Diretora da Unidade Gavião Peixoto, da Embraer. “É uma satisfação poder liderar o complexo industrial nessa data histórica, que é fruto dos esforços diário de milhares de pessoas que nos ajuda a levar adiante o propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, e nos faz crescer de forma mais sustentável, promovendo a diversidade.”

Desde sua chegada no local, a Embraer tem investido em parcerias com entidades de ensino para promover qualificação profissional, com a participação dos colaboradores que também contribuem diretamente compartilhando seus conhecimentos, com base nas características da indústria aeronáutica e a realidade do mercado local. Um dos destaques é o Programa Formare, dedicado para jovens em situação de vulnerabilidade, e que transforma a empresa em um ambiente privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento de competências para o trabalho e para a cidadania.

Na Embraer de Gavião Peixoto desenvolve-se também um dos maiores projetos privados de reflorestamento do Estado de São Paulo, que cobre 20% da área da empresa com mata nativa. Para o processo de revitalização foram utilizadas 135 espécies remanescentes da Mata Atlântica.

Atualmente, além da estrutura para ensaio em voo, a planta industrial também reúne atividades de engenharia, produção, modernização e serviços relacionados ao mercado de Defesa & Segurança. No local é fabricado o avião de transporte multimissão C-390 Millennium, o A-29 Super Tucano e desde 2020 realiza o desenvolvimento e testes do caça Gripen. Encontra-se ainda na unidade a produção de jatos da família Praetor e a fábrica de móveis para aviação executiva.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mk48

Que bela pista essa de Gavião Peixoto.
.
Se não me engano era a única na AS homologada pela NASA como alternativa para o pouso do Ônibus Espacial.

Mk48

Os ônibus espaciais também não existem mais.

Mk48

Prove

Matheus

GPX é fantástico! Uma estrutura impecável pra lidar com atividades de alto risco.

FernandoEMB

Conheço bem o site de GPX. É um local enorme, muito bem pensado e hoje responsável por atividades de ensaios, engenharia, produção, modernizações e manutenção.

Carlos

Legal. E há 115 anos atrás Alberto Santos Dumont entrava para história!!!

Antoniokings

E recebeu justíssimas (muitas) homenagens.
Inclusive, um belíssimo Aeroporto no Centro do Rio de Janeiro.

Patriota

NOSSO ORGULHO TOTAL!

Rinaldo Nery

Lembro dos abonos que foram oferecidos aos pilotos pra mudarem pra lá. Jordão, Prust, Menini, Airton, Sevalho, O. Lima, e cia.

Rinaldo Nery

Pode sim. Já pousei lá de E-99.