segunda-feira, novembro 29, 2021

Gripen para o Brasil

Caça F-39 Gripen da FAB pousa pela primeira vez na Base Aérea de Anápolis (BAAN)

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O F-39E Gripen FAB 4100, o primeiro Gripen entregue à Força Aérea Brasileira, pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) pela primeira vez nesta quarta-feira, 20.

A aeronave está sendo usada nos voos de certificação junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de SP.

Na sexta-feira, 22, a aeronave decola para a capital federal, Brasília, onde fará parte da cerimônia de comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada na Base Aérea da capital federal.

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Gabriel

Excelente ao cubo!

Wes

É uma ótima notícia saber que o Gripen visitou sua principal casa a BAAN até que a aeronave seja completamente homologada para de fato entrar efetivamente em serviço, esperamos que o fantasma de cortes de orçamento não assombrem o Gripen.

Pegos

As pistas precisam de alguma limpeza especial para essa aeronave?
Lembro que em um exercício, um caça americano sugou alguma coisa….
A entrada de ar do F16 é embaixo e do gripen similar aos do F5

Jadson Cabral

Especial acredito que não. O F-5 eu acho que já não precisa e o Gripen é bem mais alto que ele

JT8D

Um caça que foi projetado para operar dentro da doutrina sueca de usar bases improvisadas no meio de florestas e estradas como pistas não deve ser muito sensível a essas coisas

Mk48

Otimo comentario, JT!

Nunão

Toda pista precisa ser limpa e checada para operações de jatos, por doutrina, para evitar o chamado FOD, ou dano por objeto estranho à mesma pelas tomadas de ar.

Independentemente do jato.

Mas o F-16 requer um cuidado maior devido à posição da tomada, mais próxima ao solo e na barriga da aeronave.

Luis

Pegos, todo aerodromo publico civil ou militar possui um programa de inspecao de pistas com objetivo de eliminar os acidentes devido a FOD. Para quem nao lembra, a causa da queda do famoso Concorde em Paris.

Clésio Luiz

A causa principal, mas boa parte da culpa está nas costas do comandante. Como dizem, todo acidente é uma somatória de fatores, as quais ele contribuiu com:

  • Aeronave sobrecarregada
  • Excesso de combustível
  • Decolagem do lado “errado” da pista, com vento de cauda

Fora a peça que faltava no trem de pouso esquerdo.

Tivessem um desses fatores, principalmente o lado da pista, sido diferente, o acidente não ocorreria ou poderia ter um final menos trágico.

Peter nine nine

Hum

Last edited 1 mês atrás by Peter nine nine
Júlio Cesar Azevedo

Meu amigo Clésio. Li o Relatório final e penso que alguns apontamentos seus não estão corretos. Culpa dos pilotos não está apontada. As decolagens foram na mesma RWY e no mesmo sentido. Peso da aeronave e quantidade de combustível compatível com a rota de voo prevista. Vou colocar partes do Relatório para melhor entendimento. Em janeiro de 2002 o BEA (sigla em francês de Escritório de Investigações e Análises), agência do governo francês responsável pela investigação de acidentes aéreos na aviação civil, emitiu o Relatório Oficial Final do acidente.[5] Fazem parte deste relatório 12 Anexos que foram também disponibilizados pelo… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Júlio Cesar Azevedo
Dretor

Detalhe interessante o Gripen-E taxia com grande parte do compartimento de trem de pouso fechado , onde o mesmo se abre para recolher a roda e após fecha novamente, parece algo simplório mais previne as estruturas hidráulicas do avião de levarem um impacto de F O D quando o gripen opera em estradas de rodovias, permitindo uma operação mais segura liberações para decolagens/pousos mais rápidas( sem inspeção rigorosa da pista) um detalhe de engenharia notável e a prova do qual esse caça e versátil.

Flanker

Essa capacidade de fechar parte dos compartimentos dos trens de pouso ao taxar já é bastante antiga. Mirage III, F-5 e A-1, são exemplos de aeronaves que também tem essa capacidade.

Pegos

Opa, valeu pelas informações!

Luis Carlos

Show … só faltou o armamento preso nas estações e um tanque ventral, ai o bicho fica completo.

Marcelo 75

Pra ficar “quase” bom precisará de muitos.
Para ficar quase!
Explico;
Matemática militar.
Quem tem 2, tem 1!
Quem tem 1, tem 0

JT8D

Quem tem 36 tem 35?

Marcelo 75

JT8D !
Cadê os “35”?
Pelo andar da carruagem, quando terminar de entregar o 1° lote, outras forças aéreas estaram de caças de 6°/7° geração!

JT8D

Podia ser pior, podíamos estar como os hermanos

Marcelo 75

Aí é que me refiro!
Corretíssimo 👍

Flanker

EstarÃO*

Renan

Quem tem 36 tem 18. Sempre um na reserva de outro.

JT8D

Mas aí você estaria pressupondo um índice de disponibilidade de 50%. Isso seria muito ruim até para aviões mais complexos, como o F-35. Ou estaria supondo uma taxa de atrito operacional ou de perda em combate elevadíssima. Se dissessem algo tipo “quem tem 36 tem 28 ou 30” eu até acharia razoável

Last edited 1 mês atrás by JT8D
Renan

Isso é piada de tiozão das antigas.
Mas hoje em dia é preciso explicar..
Meu Deus, ôh época chata..

JT8D

Nesse país, com a deficiência de interpretação de texto das pessoas, não existe essa de ser irônico. É o que tá escrito. Conforme-se

Saldanha da Gama

Melhor 1 pássaro na mão que nenhum….Mas, o melhor mesmo seria 1 pássaro no hangar e 2 voando…ou seja, a concepção inicial de 108 caças….

Carlos Crispim

No caso de submarinos, por exemplo, vc tem que ter no mínimo 4, para manter pelo menos 1 operando no TO.

JT8D

Sim, mas as manutenções de submarinos são muito demoradas. Aviões, até pelo aprendizado com as práticas da aviação comercial, tem uma manutenção bem mais ágil

FERNANDO

Olha, sinceridade tem gente que se especializar em colocar o polegar para cima.
Analisei alguns comentários e mesmo quando o cara está ao menos felicitando a
FAB por este avanço, tem gente que clica no polegar para baixo.
Não dá para entender.

JT8D

O nome desse tipo de gente é “hater”. E o que eles querem é isso que você está dando a eles, atenção

Marcos10

Visto de baixo, dá para ver bem a aplicação da regra de área.

Marcos10

👎?

Marcos10

Acho que esse pessoal que deu negativo não sabe o que é regra de área. Só pode!

Marcos Cooper

Simples! Caiu na área é penalty….
Principalmente se for a favor do flamengo!
Kkkkkkkk

Rodrigo

Marcos,
Esse conceito de regra de área, estilo “garrafa de coca-cola” era aplicado em aviões mais antigos como os da geração do Mirage III, F-5, Viggen etc..
Nos mais modernos como Gripen, outras soluções foram incorporadas.
O assunto é complexo para se resumir em um comentário e eu também não saberia te explicar a contento, mas tem muita informação na net a respeito disso.

JT8D

Rodrigo, dei uma pesquisada rápida e não achei muita coisa não. Se você tiver algum link ou referência para indicar eu agradeço

Flanker

Aqui tem uma explicação simplificada sobre regra de área:

https://stringfixer.com/pt/Area_rule

Tiger 777

Excelente material. Me senti na aula de física do CEFET – MG. Abcs

Clésio Luiz

O pessoal associa regra da área com “cintura fina” ou “garrafa de coca-cola”. Na verdade essa regra se aplica nos eixos X e Y simultaneamente (daí ser chamado área). A grosso modo, quando a envergadura aumenta, a fuselagem deve afinar, para tentar manter a área transversal constante, como é bem óbvio no F-5. Um belo exemplo da regra da área onde a fuselagem afina na vertical é o Typhoon. Veja que a fuselagem vai afinando gradualmente enquanto a envergadura cresce, tentando assim manter a área constante. Outro exemplo mais complexo é no F-16. Abaixo uma imagem que dá uma ideia… Read more »

Marcos10

Lembro de um vídeo da Saab que eles falam justamente da regra de área, que não é tão visível, mas existe.

Renan

Sim, não disse que não existe, até porque via de regra a física não costuma mudar de um ano para o outro.. O que eu disse é que outras soluções foram incorporadas, outras tecnologias, o próprio aumento de potência dos motores atuais por ex.. Mas como disse também, não sou expert no assunto, sou um curioso como tantos. No Google se acha muita informação sobre o tema, obviamente a maioria em inglês, pesquise nesse idioma e use o tradutor se preciso.. Com exemplo uma garimpada aleatória de 2 minutos no Google.: https://www.boldmethod.com/learn-to-fly/aerodynamics/area-rule/ https://www.flyingmag.com/transonic-area-rule/technicalities-rules-fly/ Ambos comentam sobre a evolução dos motores,… Read more »

Satyricon

Nos bicudos (F-5) ela é claríssima.

Adriano Madureira

O bom é que os próximos Gripen-E que chegarem ao brasil, não precisarão passar por testes de certificação e já poderão entrar no serviço ativo em Anápolis…

Elias Tavares

Será que vai ficar disponível num futuro próximo na base aérea naval de São Pedro da aldeia

Flanker

Como assim?

F-5

Hoje em BSB….

IMG_2462-2.jpg
MAB

Também vi hoje de manhã , pena que não consegui tirar as fotos , pois passaram bem em cima de onde estava. Primeira vez que vi o KC sem ser em fotos ! Avião muito bonito.

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