MOSCOW REGION, RUSSIA - AUGUST 12, 2017: Sukhoi Su-57 jet multirole fighter aircraft in flight during an air display event as part of the 2017 Forsazh [Forsage] aviation festival marking the 105th anniversary of the establishment of the Russian Air Force in Patriot Park. Sergei Bobylev/TASS Ðîññèÿ. Ìîñêîâñêàÿ îáëàñòü. 12 àâãóñòà 2017. Ðîññèéñêèå èñòðåáèòåëè ïÿòîãî ïîêîëåíèÿ Ñó-57 âî âðåìÿ âîçäóøíîãî ïàðàäà íà àâèàöèîííîì ôåñòèâàëå "Ôîðñàæ-2017", ïîñâÿùåííîì 105-ëåòèþ ñîçäàíèÿ Âîåííî-âîçäóøíûõ ñèë Ðîññèè, â ïàðêå "Ïàòðèîò". Ñåðãåé Áîáûëåâ/ÒÀÑÑ

Anteriormente, a Turquia fez um pedido aos Estados Unidos para comprar 40 caças F-16 e modernizar cerca de 80 aviões de combate deste tipo operacionais na Força Aérea Turca

ANKARA, 18 de outubro./TASS/. A Turquia ainda está pronta para considerar a compra de caças Su-35 e Su-57 de fabricação russa, se Ancara não conseguir chegar a um acordo com Washington sobre a entrega dos caças F-16 dos EUA, disse o chefe da Indústria de Defesa da Turquia, Ismail Demir, nesta segunda-feira.

“Se os Estados Unidos não aprovarem um acordo sobre os F-16 após a situação com os F-35, nenhuma alternativa será deixada para a Turquia. A questão dos aviões Su-35 e Su-57 pode surgir novamente a qualquer momento, informou o canal de televisão turco NTV citando Demir.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse em 17 de outubro que os Estados Unidos poderiam vender caças F-16 para a Turquia após sua decisão de excluir Ancara do programa de desenvolvimento do caça F-35 de quinta geração, depois da compra do sistema russo de defesa antiaérea S-400.

A agência de notícias Reuters noticiou em 17 de outubro que a Turquia havia feito um pedido aos Estados Unidos para a compra de 40 caças F-16 e a modernização de cerca de 80 aviões de combate desse tipo em operação na Força Aérea Turca.

Moscou e Ancara fecharam um acordo em 2017 para a entrega de sistemas de defesa aérea S-400 de fabricação russa para a Turquia, tornando-a assim o primeiro membro da OTAN a comprar este sistema da Rússia.

A decisão de Ancara de comprar o sistema de fabricação russa enfureceu os Estados Unidos e a OTAN. Até agora, Washington não abandonou seus esforços para fazer a Turquia desistir do sistema de defesa aérea russo.

A Turquia não cedeu à pressão dos EUA e disse que manteria o sistema S-400. Washington respondeu excluindo Ancara do programa dos EUA de desenvolvimento do caça-bombardeiro F-35 de quinta geração.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mk48

A Turquia esta devagarzinho se preparando para deixar a OTAN.
.
Os americanos estão esticando muito a corda . Li neste fim de semana que a França e a Grecia, membros da OTAN, estão fazendo uma aliança militar contra a …….Turquia, também membro da OTAN . Pode isso Arnaldo ?

Andre

Não é a Turquia que quer comprar aviões russos. São os russos que estão desesperados para empurrar essas nabas.

Com apenas um su57 entregue esse ano, eles devem estar desesperados atrás de outros clientes, mas ninguém quer…

Fulcrum

Isso são negócios, os americanos fecharam as portas para os turcos, os russos viram a oportunidade e ofereceram.

Andre

falta agora os turcos aceitarem. Os russos já estão oferecendo desde a expulsão dos Turcos do programa do F35 e, como vemos nessa noticia, os turcos preferem o velho e eficiente f16 que embarcar na canoa furada russa.

Mk48

Entendo, mas como será que vai ficar essa “aliança” de França e Grécia contra a Turquia ?

Antoniokings

Prezado Mk48.

Exatamente.
A aliança França e Grécia contra a Turquia mostra claramente que a OTAN está em um processo de implosão.
Sem contar o claro desinteresse de outros países em aumentar a participação na Organização.

Hcosta

Que Aliança? Acha que trocaram a OTAN pela França?
Isto é um acordo comercial de defesa. Algo semelhante ao acordo entre a França e a Itália e muitos outros exemplos.

Mk48

Prezado Kings.
.
Sim. Erdogan busca uma “justificativa” para sair. Fica mais fácil para tomar a decisão.

Leandro Costa

’48’ Grécia e Turquia já chegaram às vias de fato algumas vezes, precisando que a OTAN e a ONU intermediassem algumas vezes as animosidades entre ambos. Se der uma olhada na História do Chipre, vai ver que a coisa degringola por lá a muito, muito tempo. O problema atual é que a Grécia com todos os seus problemas econômicos nos tempos recentes, imagina que a Turquia está mudando o status quo do impasse em que se encontravam, justamente porque acreditam que a Turquia terá apoio Russo para tentar resolver o impasse na força, portanto buscando laços mais próximos com a… Read more »

Hcosta

Aí discordo. Erdogan não quer sair da OTAN. Com o controlo que tem no pais conseguia fazer isso facilmente. Mas se sair fica numa situação muito mais frágil. Assim ainda consegue alguma influência.

Leandro Costa

Hcosta, eu tenho o hábito de pensar no pior cenário possível, mas claro que é uma opinião minha. É bem possível que você esteja correto, mas meu raciocínio é o seguinte: Erdogan quer se solidificar cada vez mais no poder. É o tipo de Estadista que quer ficar no poder ad-eternum e deseja colocar sua marca na História não apenas Turca, como do Mundo. Parece deslocado no contexto histórico atual, mas que infelizmente tem aparecido ao redor do planeta atualmente. Como alguém que já sofreu tentativas de golpe, ele precisa achar uma bandeira na qual ele consiga unir (e solidificar)… Read more »

Hcosta

Falta aí um fator. A económica. A Turquia está em crise devido às sanções EUA/Europeias e a Rússia não consegue substituir. E no caso de a Turquia iniciar uma guerra é certamente o final de Erdogan, não por fora mas por dentro. Mesmo que a Rússia o apoie. Não ganha nada com a expulsão, nem mesmo o apoio popular. Pode é aproveitar, como muitos ditadores, e utilizar a desculpa de um eventual ataque para tornar a Turquia, formalmente, numa ditadura. E não sei até que ponto o povo Turco se deixa enganar por essa manobra. Normalmente esses atos para exaltar… Read more »

Leandro Costa

Eu concordo. Até que a questão econômica seja resolvida de alguma forma, Erdogan não tem outra alternativa à não ser permanecer aonde está, justamente porque a Rússia não é capaz de segurar as demandas econômicas Turcas. É aquela máxima ‘Querer não é poder’ e na minha opinião é o grande freio aplicado ao Erdogan, tanto em questão econômica quanto em questão de apoio popular.

Mk48

Oi Leandro,
.
Faz sentido. Ótima resposta.

Andre

Eu não sei nada sobre essa aliança. O que vi nas mídias foi um pacto de defesa mutua, o que é muito diferente de uma aliança, e já existe pelos dois serem membros da OTAN.

Mayuan

Nada além de jogada comercial francesa.

Vendéen

Bonjour le Brésil, Esta aliança em termos diplomáticos destina-se a ser não selectiva. lol Não se deve esquecer que a Turquia é um membro importante da NATO e, portanto, no quadro desta organização, é de facto um aliado da França e da Grécia (e vice-versa rs). “O artigo 42-7 do Tratado da União Europeia estipula que os Estados-membros devem “ajudar e assistir por todos os meios ao seu alcance” um deles no caso de ser alvo de um “ataque armado ao seu território”. No entanto, as disposições estabelecidas no presente texto não são vinculativas, não são necessariamente automáticas e permanecem… Read more »

Antoniokings

Dezinho e sua cruzada anti-Su57
O fato é que os americanos estão oferecendo alguns F-16s em troca do investimento que os turcos fizeram no F-35.
Ou seja, além de não devolverem o dinheiro, querem empurrar esse vetusto avião aos turcos.
Como dizem: Todo castigo para corno é pouco.
Além de se meterem em um projeto furado como o F-35, a contrapartida é receber um avião ‘com 50 anos vida’.
Negociem com americanos: ‘La garantia soy yo’.

Hcosta

Sim, foram os Turcos que escolheram sair do programa do F35…
Quantos países saíram do programa já que é assim tão mau?

André Macedo

Você acha mesmo que só o fato do programa ser bom ou mau contribui pra isso? Vai ver quantas unidades venderam o F-104 “Widowmaker”, um sucesso de vendas.

Hcosta

E o F35 pode ser comparado com o F-104?

André Macedo

Sim, no sentido de mostrar que nem sempre (ou nunca) a decisão é estritamente técnica, a Coreia do Sul deixou de comprar helicópteros da Leonardo, apesar dos mesmos terem se mostrado superiores, por pressão americana.

Hcosta

Isso teria lógica se os países que compraram não tivessem outra hipótese. Mas têm e mais importante para este ponto, têm alternativas americanas. Podiam continuar e/ou atualizar os F15, 16 o que tiverem em serviço.
Escolheram subir um patamar e a questão técnica acho que está ultrapassada há muito tempo. A questão é dos custos mas isso é problema deles.

O que não há alternativa é o F35B. Mas não me parece que seja um mau negócio. Está operacional e a prestar serviço em cada vez mais forças navais.

Andre

O outro coitado não conseguiu entender o que está claramente escrito na matéria: O turcos querem o f16, não foi o EUA que ofereceu.

Andre

Minha cruzada anti-su57? É Da Lua, você segue completamente desconectado da realidade e pelo visto tem sérios problemas de leitura e interpretação de textos em português. A matéria fala claramente que os Turcos pediram o F16. Não são os americanos que o estão oferecendo. Alias, os russos seguem oferecendo a canoa furada da sukoi mas os turcos preferem o f16. São os russos que estão tentando empurrar algo que ninguém quer, e com uma única unidade entregue este ano, nem eles mesmo querem. Além das claras dificuldades em aceitar a realidade, vejo que também tem muita dificuldade com a língua… Read more »

Flanker

F-16 vetusto?? Tu sempre com essa mentira???
Então, pela tua lógica da idade dos projetos, o Mig-35, atual versão da linha Mig-29, e concorrente do F-16V, também é vetusto?
Primeiro voo do F-16: 1974
Primeiro voo do Mig-29: 1977

Antoniokings

‘O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, afirmou no domingo que os EUA fizeram uma oferta de venda de 40 caças Lockheed Martin F-16 ao país como compensação pela exclusão no programa F-35.’

airway.com.br/turquia-diz-ter-recebido-oferta-de-40-cacas-f-16-dos-eua/

Andre

então você está dizendo que a Tass menti ao afirmar: “(…) que a Turquia havia feito um pedido aos Estados Unidos para a compra de 40 caças F-16 e a modernização de cerca de 80 aviões de combate desse tipo em operação na Força Aérea Turca.”?

Guilherme Gabriel Lins

é incrível como você vê o mundo através de sua fantasia e mais nada. interpretação de texto amigo! os Turcos QUERIAM o F-35, foram EXPULSOS do programa por uma questão política com os EUA envolvendo, aparentemente, a compra do S-400! Na falta do F-35, são os turcos que ESTÃO BUSCANDO o F-16!!! o governo americano não está “empurrando” produto nenhum! pelo contrário! existe a possibilidade de negar o F-16 também! numa possível negativa de fornecimento do F-16, os turcos adiantam que irão buscar aeronaves nos catálogos russos. São estas informações que estão no texto! PS: MAIS UMA VENDA GARANTIDA do… Read more »

JBS

Antonio

E qual é a garantia de que o SU-57 seja melhor? Pura suposição, posto que só existem de fato, suposições de capacidade – ao contrário do F-16 – muito atualizado, provado em combate de vdd – dizer que é vetusto, o projeto pode ser, mas atualizado como será, não parece ser da forma que vc supõem.

Fulcrum

Mk48, eu acredito que não. A Turquia é o segundo maior exército da OTAN, eles estão em todos os campos jogando a favor dos interesses do ocidente (gás, petróleo, minérios), pode-se dizer que a Turquia é um grande proxy das corporações ocidentais.

Mk48

Oi Fulcrum,
.
Rapaz…..sei não. Muitos interesses em jogo…..

Romão

Fulcrum, olha lá que o Erdogan brigou com o Macron e com o Putin, por influência na Líbia. A Turquia tem interesses próprios e o governo Erdogan busca uma espécie de neo-otomanismo, inclusive com possibilidade de instalar bases militares no Qatar e na Líbia. A Turquia é um player interessante.

Fulcrum

Quando eu digo ocidente leia-se Londres e Washington, apesar de Ancara bater cabeça com este, todos continuam no mesmo time, enquanto com aquele é uma relação mais íntima, basta ver que em todos os campos (Cáucaso, Líbia, Síria, Iraque) o Erdogan está fazendo o trabalho sujo para os EUA e UK. A Turquia tem seus interesses próprios, mas que não se chocam diretamente com os do patrão.

SmokingSnake ?

Atualmente os EUA com os democratas são movidos por ideologia e estão dando facadas nas costas dos aliados tradicionais como Turquia, Israel, Arábia Saudita, Filipinas e Brasil. O próximo possivelmente será a Polônia que era próxima do governo Trump e os democratas vão querer se afastar e fazer a Polônia pagar.

Last edited 2 anos atrás by SmokingSnake ?
André Macedo

Balela, sempre o fizeram, vide o que Trump fez com os curdos na Síria, fora que chamar a Turquia de “aliada” a essa altura não faz sentido algum, e todo isolamento diplomático contra o Brasil é pouco nesse momento, dada a política externa sendo conduzida por um cachorro batendo no teclado. Sobre os sauditas, todo castigo pra eles é pouco. Em tempo: Israel e Polônia estão numa crise diplomática sem precedentes, desde que o segundo aprovou uma lei que dificulta a reinvindicação de posses tomadas na época de Segunda Guerra, onde por razões óbvias foram os judeus que perderam mais… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Hcosta

Uma coisa é dar “facadas nas costas”, outra coisa é diminuir o nível de apoio. Nestas questões nem sempre é tudo ou nada.

Diego

Recep Tayyip Erdoğan não vai deixar a OTAN porque a organização garante proteção contra um ataque nuclear por meio dos arsenais dos EUA, RU e França. Enquanto a Turquia não tiver armas nucleares, o país não tem alternativas. O apoio explícito francês à Grécia só acontece porque a França quer dissuadir a ideia dos turcos de atacarem a Grécia, pois é sabido que o poder bélico dos gregos não é páreo contra a Turquia. Como ambos os países são membros da OTAN, a organização se abstém em apoiar um dos lados, coube um país específico, no caso, a França, intervir… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego
Nonato

Você esqueceu de dizer que Grécia e Turquia vivem “em guerra” há anos, mesmo sendo da OTAN…
E que a Turquia decidiu comprar equipamentos do maior inimigo da OTAN.
Traduzindo, seu papo de vitimismo não cola…
Em tempo, bem que a Turquia poderia comprar uns 100 gripen NG…
Anotem isso.
Se sair essa notícia, lembrem de onde viram primeiro…

Mk48

Não. Não esqueci nada. Disse o que queria dizer. E mais : O que não cola é você querer se expressar em cima do que eu disse.
.
Passa fora !

Inimigo do Estado

Eu entrava era agora, F-16 é um pato hoje em dia, a Grécia tem Rafale, só o Su-57 para bater de frente com o Rafale.

Andre

Faz tempo que a Rússia tem oferecido esse engodo para a Turquia. São os turcos que, assim como os indianos, não querem.

Com a própria russia tendo recebido apenas uma unidade e a Índia também tendo recusado, quase não deve ser bixado…

Zeus

Concordo. Longe de desmerecer as capacidades do F-16 Block 70 mas de fato ele não é páreo para o Rafale. E é também inferior ao SU-35 e ao SU-57. O fato da Turquia requisitar mais F-16 se dá exclusivamente porque já opera uma grande frota, já domina todos os aspectos operacionais da plataforma, já tem tudo pronto para ela. Sai mais barato continuar com o F-16 até seu projeto 5G estar pronto do que assumir todos os custos de criar novas infraestrutura e doutrina para outro vetor. Porém se os estadunidenses preferirem os empurrar para os russos, darão um salto… Read more »

Antunes 1980

Decisão estranha demais, arriscar o programa de uma caça de quinta geração, e depois manter esse gap comprando caças limitados como o F-16.

Até o Gripen NG é superior ao F-16.
Turquia deveria ir de SU-35S ou Su-57.

Hcosta

Não é nada de estranho, estão cada vez mais isolados dos países ocidentais e é normal procurarem alternativas. O problema é que têm uma grande quantidade de F16 sendo a modernização de 80 uma escolha lógica para não começar tudo do zero. Ter 120 F16 modernizados permitirá ganhar algum tempo até um novo modelo e não há assim muitos outros caças que possam substituir estes F16’s nesta escala e capacidades em pouco tempo. E a modernização provavelmente será feita na Turquia. Duvido que algum outro país possa fazer uma oferta melhor. Se a Turquia quiser esperar por outras alternativas… Mas… Read more »

Flanker

Eu escrevi em outro tópico esses tempos, que considero o Gripen E/F uma excelente escolha para o Brasil, por tudo que ele oferece. Entretanto, comparando radar, aviônica, sistemas, sensores, armas , capacidade de carga, etc…..no que o Gripen E/F é tão melhor que o F-16V?

Andre

Então, de acordo com essa materia da tass, a Turquia quer primeiramente o f16. Se, e somente se, os EUA se recusarem a vender o f16, então a Turquia vai considerar a possibilidade de talvez um dia quem sabe pensar nas chances de comprar um avião russo.

A Rússia segue desesperada para vender os pepinos da sukoi mas pelo visto a Turquia segue QUERENDO aviões ocidentais, sem se impressionar com o ótimo departamento de marketing russo.

Agora, imagine se o f16 fosse um bom avião, testado em combates aéreos…

Antonio Palhares

O planeta começa ficar desorganizado. As grandes alianças começam a desfazer-se. Cada um começa cuidar ou tentar cuidar do seu quintal. A Turquia sempre foi tolerada. Por causa da sua posição geográfica estratégica. Porém nunca foi aceita pelo ocidente.

sergio

O que, so vai comprar o suprassumo da aviação de caça Russa se os americanos não venderem o F-16 rsrsrsrs.
Renegando o melhor caça do mundo em prol de meros F-16, este mundo ta perdido mesmo rsrsrsrsrsrs.

Antoniokings

Mais cedo ou mais tarde a Turquia terá de tomar uma decisão.
Sua Força Aérea está claramente obsoleta com F-4 e F-16.
O que é certo é que está fazendo uma aliança com a Rússia para desenvolver seu caça de 5ª geração.
Até lá, poderia ir muito bem com os poderosos Su-35 e Su-57, o que daria a ela uma larga vantagem sobre os outros países da região.
Depois, é colocar em operação seu caça próprio e aumentar a produção dele.

Hcosta

E a Rússia consegue produzir os aviões?
E a que preço?
Vai ser a Turquia a financiar as linhas de produção?

Inimigo do Estado

Ou a dobradinha Su-57 e Checkmate, seria a força aérea mais bem equipada do oriente médio.

Flanker

Sério???? Qual dos dois já está pronto e em serviço operacional para vc fazer essa afirmação??

Inimigo do Estado

A mesma informação do catálogo do Bosco.

Flanker

Hehehehe…..continua sem responder. O Checkmate ainda não passa de mockup e o Su-57 ainda não possui 1 exemplar sequer em serviço operacional.

Andre

Flanker, já tem UM su-57 entregue….estavam prometidos 4 para 2020, depois 2…e pelo visto os russos têm aprendido muito com nós brasileiros.

Flanker

Pelo que eu li, esse exemplar foi entregue para o centro de avaliação e desenvolvimento da FA Russa….não foi entregue para um esquadrão operacional.

Andre

Bem, e depois o Da Lua fala que estou em uma cruzada anti-Su-57. Se fosse verdade, seria a cruzada mais fácil da história.

Antoniokings

Sem dúvidas.
Talvez o Su-57 seja demais para os turcos.
É um avião grande, lutador pesado e provavelmente bem caro.
Para aquela região, o Checkmate é o suficiente.
É da mesma categoria do F-35 e do J-31.

Inimigo do Estado

Su-57 tem capacidades furtivas, radar avançado, sistema de fusão de dados, pode vetorar drones, tem IA, míssil ar-ar de longo alcance de última geração etc, etc.

Flanker

Já está operacional? Tudo isso aí funciona? Deixa de papagaiada….

Inimigo do Estado

Sim, foi testado na Síria. Sem mais.

Flanker

Tu escrever aqui, no Brasil, num blog de debates sobre defesa, a seguinte sentença:”…os poderosos Su-35 e Su-57…..”, já os torna, de fato, poderosos?? Kkkkkkkkkkkk

Inimigo do Estado

Su-35 botou F-22 para correr da Síria. Sem mais.

Flanker

Tu também acredita na narrativa dos russos?? Meu Deus…hehehehehe

Inimigo do Estado

Você acredita em leitor de catálogo, a crença é minha eu ponho onde eu quiser.

Hcosta

A Turquia não faz isso com caças russos. É recebido com míssil…

Plinio Jr

Investimento militar não é ir na padaria comprar pãozinho, de imediato eles precisam de um vetor para substituir a frota dos cansados F-4s e os lotes mais antigos de F-16s

Boa parte da frota de F-16s seriam mais interessante modernizar , opção muito mais viável e barata do que comprar mais de 200 aviões novos…, os gregos vão fazer isto, mesmo tendo optado pelo Rafale .

Tem lógica comprar novos F-16s e colocar os velhos modernizados ao mesmo patamar, ganha-se folego para mais adiante escolher um novo vetor para substituí-los ….

Antoniokings

Concordo contigo.
Principalmente pelo fato de a Turquia estar construindo seu próprio avião.
Assim, não faria sentido gastar uma fortuna em uma frota de aviões caros e distintos dos que ela tem hoje, sabendo que será dada prioridade a um modelo de produção nacional.

Romão

A Turquia de Erdogan é um player internacional interessante… Vejamos: os europeus precisam da Turquia por causa dos gasodutos e para não ter a ameaça de um Proxy russo de frente para o mediterrâneo, os russos precisam de uma Turquia amigável para não ver tanques da Otan na fronteira com a Georgia e para fechar o Bósforo em caso de necessidade extrema, evitando de lutar em duas frentes, os chineses precisam da Turquia pela questão das novas rotas da sede, e por aí vai…

Onurcan

Como turco, devo dizer que a Turquia não compra aviões de guerra russos. Porque comprar um caça a jato, especialmente um sistema russo, seria uma jogada absolutamente estúpida para um país totalmente integrado à OTAN. Erdogan anunciou que essa oferta veio da América e enviou uma carta a respeito. Resumindo, tenho certeza de que há muito mais gente bem informada entre vocês sobre o assunto. A compra de aviões de guerra russos por um país que possui todos os padrões da OTAN leva a mudanças em sua manutenção, treinamento de pilotos, pistas necessárias e muitos outros problemas. Em suma, a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Onurcan
Joanderson

Peru na ontan ???

Onurcan

Eu queria adicionar um pouco de ironia. 🙂
Eu queria consertar de novo, mas percebi que estava um pouco atrasado para consertar.

Last edited 2 anos atrás by Onurcan
MestreD'Avis

Turkey traduzido pelo Google porque o Onurcan é turco

Leandro Costa

Joanderson, Turkey = Peru em inglês. Coisas do corretor.

De qualquer maneira é muito bom ver a visão de um Turco sobre o assunto.

Andre

Hi Onurcan,

Thanks for the local news. We have some friends here that write on their dreams not on the reality. They see this news about Russia offering their planes to Turkey but they have a lot of difficulties understanding that Russia is offering and that is very different from Turkey requesting.

They dream of a big war with the entire world united against the USA and Turkey leaving NATO is just part of this dream they have. Don’t take them so seriouls.

Onurcan

Eu sei, só queria expressar minha opinião. 🙂

Também gostaria de declarar que nenhuma taxa será paga pelo F-16. O dinheiro que pagamos antes de ser removido do programa f-35 será fornecido como f-16 e pacote de modernização.

Luís Henrique

U$ 1,4 bi para 40 F-16V + 80 kits de modernização me parece muito barato.
Acho que terão que pagar mais que isso.

Leandro Costa

Luís, pode ser porque muitas das peças de reposição são as mesmas, não haverá necessidade de um treinamento muito diferente do que já é feito, além claro de treinamento com as novas capacidades, etc. No final das contas, boa parte da logística necessária para se operar o F-16V já está lá, precisando de pouquíssimas adaptações, o que tenderia à baratear toda a operação.

Mas vamos acompanhar o desenrolar disso. Vai ser interessante.

Onurcan

Os F-16s serão produzidos na Turquia. A Turquia já produziu a maioria dos F-16s que usa em suas instalações “Tai-tusas”.(Turkish Aerospace Industries)

Além disso, os F-16 usados ​​pela Força Aérea Egípcia foram produzidos na Turquia. (f-16.net/f-16_users_article4.html)

Onurcan

Os F-16s serão produzidos na Turquia. A Turquia já produziu a maioria dos F-16s que usa em suas instalações “Tai-tusas”.(Turkish Aerospace Industries)

Além disso, os F-16 usados ​​pela Força Aérea Egípcia foram produzidos na Turquia.

Antoniokings

Onurcan

A questão principal é justamente essa.
Até quando a Turquia terá interesse em participar da OTAN?
Não bastasse as desavenças com os EUA e a Grécia na área política e militar, há cerca de um ou dos anos o Ministro das Relações Exteriores (ou o cargo correlato) deu entrevista dizendo que o poder econômico mundial estava se deslocando para o Oriente e que a Turquia iria participar disso.
Oriente, leia-se China que é o atual terror da OTAN.
Portanto, pode ser que a Turquia dê adeus a essa Aliança que, como disse Macron, teve morte cerebral.

Onurcan

As relações entre a Turquia e a América sempre foram tensas, nunca melhoraram, a Turquia foi aliada da OTAN na campanha de Chipre e ainda estava em desacordo com a Grécia. Se ele quisesse removê-lo da OTAN, não poderia ter encontrado melhor oportunidade do que a operação em Chipre. Não acho que você pode negar que a China tem uma base de manufatura. Todo mundo sabe o quão alto o dólar ou o petróleo subiram hoje, quando os EUA e a China entraram em uma guerra econômica. Tenho certeza de que tudo o que você usa, ou parte dele, foi… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Onurcan
Antoniokings

Eu creio que os países em geral estão vendo a China como a grande oportunidade de negócios desse Século.
Até Israel está participando dessa nova realidade econômica.
A Turquia é uma parte importante do corredor central da Iniciativa Belt & Road e certame não vai querer ficar de fora dela

comment image?itok=s_yhm6tI

Onurcan

No geral, a Turquia quer uma fatia do bolo no novo projeto da Rota da Seda da China. porque ele sabe que criou um corredor para a Europa.

também pode ser chamado de necessidade, porque a economia da Turquia se deteriorou seriamente nos últimos 5 anos em relação ao dólar. E quando existe essa oportunidade, que país pode dizer que não a quero?

Glasquis 7

Pressão vai, pressão volta!

Nilton L Junior

O governo Turco esta querendo trucar dos 2 lados, paga com os interesses da NATO nas fronteiras da Russia, baba o ovo do Russos pra compra de material bélico, quer um lugar na geopolítica.

Luiz Trindade

EUA esta entre espada e cruz… Se não vender os F-16, ele vai comprar os SU-57 e pior, com status de ser da OTAN. Vai ser bonito neh?!?

Luiz Trindade

Não tinha pensado sobre esse ponto de vista. Tem razão Teropode!

Adriano Madureira

Os Russos irão confiar em Erdogangster ?

Nonato

Esqueceram de dizer que a Turquia esta “brigada” com a Rússia.
Que a Turquia colocou tropas dentro da Síria e a Russia atacou.
Que a Turquia apoiou Cazaquistão e que a Rússia apoia a Armênia.
Que na Líbia, Russia e Turquia apoiam lados diferentes com envolvimento “direto” de ambos no território líbio.
Ou seja, saindo da OTAN, a Turquia não teria uma lua de mel com Putin…

Hcosta

E abateram um caça Russo…

Fabio

Nossa!! como tem baba ovos de americanos, não ligo pra porcaria de país algum, quero saber é se o Brasil vai melhorar ou vai ficar essa porcaria que temos hoje aff.. China Rússia e EUA que se fod…m

angelo

Compra de respeito….bela dupla de máquinas e guerra.

Adriano Madureira

Enquanto os turcos decidem se compram produto russo ou americano, nossos “hermanos” estão agora lançando uma nova novela: “Caminho das Índias”…

comment image

O problema da argentina é que essa novela tem um ator que pode melar tudo, é o “senhor” Martin-Baker !

Rodrigo Martins Ferreira

Me expliquem uma coisa..

Por que não comprar logo os novos aviões russos melhores, mais modernos e livres de embargo que os antigos F16 ?

Não faz sentido..

Os turcos precisam ler mais os fóruns brasileiros para se inteirarem de como os aviões ocidentais são defasados em relação aos russos.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira