Caças F-16 da Turquia

WASHINGTON, 7 de outubro – A Turquia fez um pedido aos EUA de 40 caças F-16 fabricados pela Lockheed Martin e quase 80 kits de modernização para seus aviões de combate existentes, enquanto o aliado da OTAN pretende modernizar sua Força Aérea após a compra de jatos F-35 ter sido negada, disseram fontes familiarizadas com o assunto.

O negócio, no valor de bilhões, ainda está tramitando no processo de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), que está sujeito à aprovação do Departamento de Estado dos EUA, bem como do Congresso dos EUA, que pode bloquear negócios.

As fontes falaram sob condição de anonimato para discutir o negócio.

“Por uma questão de política, o Departamento não confirma ou comenta sobre as propostas de vendas ou transferências de defesa até que tenham sido formalmente notificadas ao Congresso”, disse um porta-voz do Departamento de Estado. A embaixada turca em Washington não quis comentar.

Ancara encomendou mais de 100 jatos F-35, também fabricados pela Lockheed Martin Corp, mas foi removida do programa em 2019 após adquirir os sistemas russos de defesa antimísseis S-400.

A parceria de décadas entre os aliados da OTAN passou por um tumulto sem precedentes nos últimos cinco anos por causa de desacordos sobre a política da Síria, laços mais estreitos de Ancara com Moscou, suas ambições navais no Mediterrâneo oriental, acusações dos EUA contra um banco estatal turco e erosão de direitos e liberdades na Turquia.

A solicitação dos jatos provavelmente terá dificuldade em obter a aprovação do Congresso dos EUA, onde o sentimento em relação à Turquia piorou profundamente nos últimos anos, principalmente devido à compra dos S-400 por Ancara e seu histórico problemático de direitos humanos.

A compra dos S-400 por Ancara também desencadeou sanções nos EUA. Em dezembro de 2020, Washington colocou na lista negra a Direção da Indústria de Defesa da Turquia, seu chefe, Ismail Demir, e três outros funcionários.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Erdô!!!!

Esquece isso.
Vais gastar uma grana para atualizar esse monte de aviões e mesmo assim serão aviões muito aquém do que existe no mercado.
Mude de patamar!.

Flanker

E agora, xings? Toda tua retórica fica como? F-16 é obsoleto, só vende para países irrelevantes, blábláblá. O F-16 é um dos aviões mais vendidos da história dos caças à reação. Está em pé de igualdade tecnológica e, em alguns casos, é superior aos concorrentes de mesma categoria. O resto, é só torcida tua! Hehehehehe

Jadson S. Cabral

O problema é que o fighting falcon já é um caça muito antigo e por mais modernizado que seja, já não é o suprassumo do que existe hoje e já não existe muito o que se fazer. O caça em si é ótimo e ninguém tem dúvidas disso, mas vai continuar sendo ótimo por quanto tempo ainda? Se tem uma coisa sobre a qual o F-16 tem muita vantagem é o fato de ter peças de reposição a vontade pelo menos pelas próximas duas décadas, mas eu duvido muito que daqui a 20/30 ele continue sendo um vetor muito relevante.

Flanker

Eu gosto do Gripen E/F, acho um caça excelente e que vai elevar a FAB à outro patamar. Acho tb que devemos investir em outros lotes desse caça. Mas, em sistemas, radar, motorização, sensores, etc….em que o F-16V é tão inferior ou menos capaz que os nossos Gripen?

Carlos Crispim

Em nada. Duvido que a eletrônica sueca seja superior á americana, em aviões de combate os EUA sobram na frente, o F16 devidamente atualizado sobra em combate. Mas para o Brasil o Gripen é excelente, pois a manutenção é barata, é isso que importa no geral. Um monomotor com asa em delta e canards, não tem nada de novo, estamos e vamos ficar muitas décadas atrás dos outros.

Antoniokings

Turcos são espertos.
Experimente negociar com eles.

Flanker

Sim…são tão espertos que escolheram a opção mais lógica e inteligente, aos solicitar mais F-16 e modernizar os que já possui.

Antoniokings

Devemos lembrar que a Turquia tem mais 200 desses aviões que estão ficando obsoletos.
Atualizá-los e complementar com outros do mesmo modelo parece ser a estratégia mais barata até a chegada de aviões mais capazes.
Afinal, não se pode desativar 200 aeronaves de uma vez sem substitui-las com um altíssimo custo.

02/2021
aeroflap.com.br/turquia-lanca-programa-para-estender-vida-util-de-seus-f-16/

‘Caglar Kurc, um analista de defesa turco, disse que o programa de atualização indica a intenção da Turquia de manter os F-16 como sua principal plataforma de combate aéreo até que o país conclua os trabalhos em seu planejado jato de combate nativo.’

Flanker

Qual a novidade? I ja havia lido sobre isso. É óbvio que a Turquia iria manter seus F-16…..eles nao são burros, sabem das qualidades das aeronaves e o que ela é capaz de oferecer. Só tu para pensar algo em contrário. Essa pegou no teu contrapé!!

Antoniokings

Façamos uma analogia com uma frota de táxis.
O empresário tem uma grande frota composta de Fuscas (F-4) e Chevettes (F-16).
É óbvio que ele não vai parar todos e jogar no lixo para comprar meias de Volvos (Su-57, J-20)
Tem de dar uma ‘guaribada’ nos Chevettinhos, reforçar com alguns outros (já que está acostumado a trabalhar com ele) e esperar a chegada do outro melhor.
Que no caso é beeeeeeeem melhor.
Entendeu?

Flanker

Sério que tu está comparando F-16 com J-20 (Su-57 ainda nem existe operacionalmente e sua versão final está longe de ser concluída)? São caças de categorias diferentes. Quer comparar com o F-16, usa o Mig-35 (que não vende pra ninguém) e o J-10 (que só existe na china e arredores – esse sim, só vende pra paisecos)….isso para usar os dois países que tu citou, ao falar em J-20 e Su-57. Já a tua comparação, usando o Chevette, este não é mais fabricado desde a primeira metade da década de 1990….já o F-16 continua sendo fabricado…….mas, em todo caso, sua… Read more »

Antoniokings

Passa na LM e pega seu ‘pro-labore’.

Flanker

Ué? Acusou o golpe? ?Tu não escreve 1 comentário sequer (e não estou exagerando), sem enaltecer os russos e chineses e sem depreciar os EUA ou outros desafetos seus!!!! Então, me mostra onde estou errado!!! Mas, tu não sabe fazer isso. Tu não conhece nada sobre equipamentos militares. Só sabe fazer proselitismo politico e destilar teu ódio contra o ocidente de forma disfarçada com ironia barata e posando de “inteligente”. Então, te enxerga, mané!!

Saldanha da Gama

Bom dia Kings…. Concordo!!! Estão perdendo a oportunidade de renovarem e acho que o Grippen seria muito mais vantajoso…. Por falar em patamar, turquia = fra?
abraços st4

Antoniokings

kkkkkk

turquia = fra?
Será?

Hoje tem peleja contra o pessoal do Planalto Central.
Hoje vai!

Saudações tricolores.



A6MZero

Outro patamar? os caças Russos são equivalentes aos americanos.

O único que pode ser considerado de outro patamar (sobre a atual frota turca e não frente aos 5G americanos o qual em tese é equivalente) seria o Sukhoi Su-57 e esse sequer está plenamente operacional e disponível para os próprios Russos (ainda falta o motor) imagina então para venda externas.

Andre

A Rússia ofereceu o avião que ninguém quer, mas a Turquia não quis…

André Macedo

Se acha que a compra de equipamentos se atém exclusivamente ao critério técnico, está muuuito enganado kkkkkk

Andre

Se o equipamento for americano, mesmo com todos os sucessos nos campos de batalha, todos os clientes foram obrigados a comprar.

Se forem equipamentos russos, então, mesmo com o fracasso nos campos de batalha, então os critérios são puramente técnicos.

Afinal, quem realmente sabe se é bom ou ruim somos nós. As forças aéreas não entendem nada de aviões.

Nilton L Junior

Camarada o jogo da Turquia é triplo, não sai da NATO/UE mas conflita com os EUA pontualmente, mas se alinha ao norte da Síria. Com os Russos tem divergência na Síria mas permite a passagem de navios ao Mediterrâneo, ao mesmo tempo que fornece apoio ao Azerbaijão contra a Armênia aliada dos Russos, e mas recentemente rivalizando com o Iran.
Uma hora vão errar o truco e ai o kibabe do Erdogan queima.

Antoniokings

E ao que parece foi o que ocorreu agora em Sochi.
Apesar de assinar um acordo militar com a Rússia, não conseguir demover Putin de apoiar uma ofensiva síria em Idlib, que parece estar prestes a acontecer.
Aguardemos os fatos.

Theo

O que uma decisão acarreta… a compra do S-400 melou a vinda do F-35 a Turquia. Só o tempo dirá se isso será benéfico aos Turcos.

Antoniokings

Ou, talvez, os turcos digam: ‘Viu? Os americanos não quiseram vender para nós.
Agora, vamos comprar de outros. ‘

Flanker

Ou, talvez os turcos, mesmo com a negativa do F-35, conhecendo o F-16, resolveram pedir dezenas de novos e modetnizar os que já tem. E, se os EUA negarem, o interesse dos turcos foi demonstrado e registrado.

Helio Eduadro

É provável que o amigo tenha capturado parte do jogo de xadrez. Compras de defesa não são negócios comuns, onde se busca equilibrar preço com qualidade. Há um alinhamento estratégico, pois não se compra uma arma de quem não se é, ao menos, simpatizante. E, mesmo nesses casos, surgem problemas complexos, vide a negativa do F-35 para os próprios turcos. Assim, o pedido de mais unidades de F-16 e kits de modernização dos já existentes no inventário turco é, também, um sinal, o qual Washington deverá ver com olhos mais cuidadosos. Se negar, empurra a Turquia ainda mais para longe.… Read more »

Flanker

Bem por aí. Estratégia é feita por política e negócio$.

Antoniokings

Está parecendo jogo de cintura da Turquia para justificar a cooperação militar com a Rússia.

30/09/21

.folha.uol.com.br/mundo/2021/09/turquia-desafia-eua-e-anuncia-maior-cooperacao-militar-com-a-russia.shtml

Hcosta

Ou, provavelmente, o que a Rússia oferece não é assim tão bom.
Se compram defesas AA porque não compram outros produtos?

Antoniokings

Ou é demais para as pretensões turcas.
Querer é uma coisa, poder é outra.

militarywatchmagazine.com/article/su57-k-77-game-changer

Emmanuel

Eu queria saber por que só país terceiro mundista compra equipamento russo?
Será que um caça russo é demais para a esquálida economia e fraca política alemã, por exemplo?
Uhum…fale mais kings.

Antoniokings

Equipamentos russos são sabidamente eficientes e resistentes e, normalmente, com baixo preço de aquisição.
O ‘problema’ é que os russos começaram a produzir material extremamente sofisticado, melhores até que os dos rivais ocidentais.
Mas, isso é comum em todos os mercados, inclusive civis.
Por exemplo.
Japoneses e, depois, coreanos começaram produzindo material barato e chegaram ao topo do mercado em questão de qualidade.
Idem com os chineses, que estão chegando em um tempo bem inferior ao que coreanos e japoneses conseguiram.
E é sempre assim.
Quem não se atualiza, fica para trás.

Hcosta

Deixe ver se percebi. Bom, barato e mais avançado do que os outros? Há aí qualquer coisa que não bate certo… Talvez a questão seja que os Russos produzem bons equipamentos mas não conseguiram acompanhar o desenvolvimento eletrónico, exceto em áreas muito específicas, e com um alto custo. E essa lacuna dificilmente será ultrapassada devido ao fato de não terem um economia global e baseada em tecnologia. Os EUA e a China não têm esse problema. É a questão de serem os militares a sustentarem o desenvolvimento tecnológico/económico e não o contrário. E talvez seja demasiado usar o termo desenvolvimento,… Read more »

Antoniokings

Vc não entendeu.
Os equipamentos russos mais sofisticados agora são bem caros e não são para qualquer um.

Andre

São melhores apenas em marketing. Nos campos de batalha sempre tomaram cacete.

Adriano

Você não tem vergonha não?

Hcosta

Se iam comprar o F35, não vão ter dinheiro para os aviões russos? Nem precisa de ser o Su-57…

Antoniokings

Prezado.
O F-35 era um programa de longo prazo no qual os turcos interagiam com os produtores americanos.
Os custos estavam se diluindo no tempo.
Bem diferente de pagar ‘à vista’ por uma plataforma caríssima como um Su-57 ou J-20.
Não utiliza sofismas.
Apenas atrapalha a discussão

Hcosta

Onde encontrou essa informação do contrato de compra do Su-57?
E não poderiam comprar por lotes como é normal nestes assuntos?
Ou estará a especular?

Andre

Falando em sofismas, a Turquia ofereceu essa naba da sukoi e a Turquia recusou, igualmente fez a Índia.

O j20 não está a venda.

Antoniokings

Aviões de outro patamar.
Os melhores de suas categorias.
São caros.
Caríssimos

https://www.aereo.jor.br/2021/03/12/turquia-nao-descarta-compra-de-cacas-su-57-e-su-35-russos/

Flanker

Que mané melhores de suas categorias…..não sabe nem a categoria dos aviões russo e chinês…..cara, te limita a comentar sobre política e teu proselitismo……sobre equipamentos militares tu não entende porcaria nenhuma!

Tutu

Ué, até pouco tempo atrás não era Argélia que iria comprar os Su-57?
Quer dizer que Argélia tem mais bala na agulha que os Turcos?

Andre

De acordo com o vendedor russo….de acordo com o md turco, preferem desenvolver o deles do que esse projeto fracassado russo.

Andre

A Rússia ofereceu e a Turquia falou que prefere desenvolver um do zero do que embarcar nessa barca furada.

Emmanuel

Na cara não.

Andre

Vão comprar de outro?

Você leu a matéria?

Jadson S. Cabral

A decisão em sí pode até ter sido correta, mas eu meu ver atabalhoada. A Turquia podia muito bem esperar receber os lotes de F-35, com peças de reposição de tudo pra só depois adquirir o F-35, mesmo porque os russos não vetariam a venda. Aliás, eu imagino que até seja do interesse deles ter os radares das baterias trackeando a assinatura do Lightning II. Depois que eles já tivessem operando as aeronaves os EUA iam fazer o que além de protestar veementemente? Cancelar o fornecimento de peças e serviços? Nesse caso é melhor esquecer armamento americano mesmo.

SmokingSnake ?

Claro que não, 100 F-35 teria muito mais benefício, a Turquia daria um salto em poder.

Agora com um S-400 vão fazer o quê? Países com s-300 e 400 como a Síria e Armênia são bombardeados do mesmo jeito e perdem as guerras.

Yuri Dogkove

Que países com S-400 que são bombardeados? Tem fonte? Já sei: Arial? kkkkk

Hcosta

Não tem S-400 Russo na Síria?

Antonio Palhares

Smoking.
Quem está levando bombas nos traseiros, a “tordo e direito, de cor e salteado. Morrendo e perdendo a guerra.” São os terroristas da “oposição moderada”, cortadores de cabeças e destruidores de patrimônios da humanidade, contratados, treinados e mantidos pelo ocidente na Síria.

Rodrigo Martins Ferreira

A toda poderosa Rússia ainda não venceu esta turma ?

Antonio Palhares

Esta turma representa os Estados Unidos da América lá. Fazem o trabalho sujo para eles. A pergunta é : Hoje em dia, quem vence os Estados Unidos da América ? Que igualmente não vence os grandes jogadores da politica mundial.

Rodrigo Martins Ferreira

A Rússia já declarou vitória sobre eles faz tempo…

Então quer dizer que estavam mentindo ?

Hcosta

O problema é que não são só os terroristas que levam com bombas…

Wes

A Turquia possuí uma indústria de defesa muito competente como os blindados Kaplan NG que poderiam substituir nossos M113 e o Zaha MAV que poderia substituir o AAV-7a1 dos Fuzileiros Navais, mesmo que se a oferta for recusada os turcos não estão parados já estão desenvolvendo seu próprio caça de próxima geração o TAI TF-X. Infelizmente se fosse no Brasil e uma intenção de compra fosse realizada provavelmente ficaríamos sem aeronaves até os nossos meios estarem completamente obsoletos.

Lima70

Com certeza será atendido. EUA querem as fábricas dos F-16 em funcionamento, e irão vender uma aeronave inferior ao F-35 para os Turcos. Todos saem ganhando.

XFF

Erdogan está testando o Titio Sam…

Caso negativo , Erdogan pode se reunir com Putin pra comprar caça russo.

Last edited 2 anos atrás by XFF
Antoniokings

Ou é um ‘mise-en- scene’ da Turquia ou ela quer dar uma sobrevida aos muitos aviões desse tipo que tem e não pode simplesmente desativar.
Ou seja, para esse monte de aviões ser minimamente eficiente, devem atualizá-los e complementar com outros mais ‘modernos’
Devemos lembar que semana passada Turquia e Rússia assinaram um grande acordo de cooperação militar.
Semana passada, Turquia e Rússia assinaram um grande acordo de cooperação militar.

rfi.fr/pt/mundo/20210930-em-sotchi-putin-e-erdogan-inauguram-um-novo-per%C3%ADodo-de-aproxima%C3%A7%C3%A3o

Felipe Morais

cara, que exercício para não dar o braço a torcer. Custa você admitir que o F16 modernizado é um baita caça e que ainda irá integrar frotas de forças aéreas pelo mundo por muitos e muitos anos? Qual o sentido de querer dar uma sobrevida, só porque não pode se desfazer dos aviões, comprando mais 40 unidades? Você fala como se comprar 40 caças fosse a mesma coisa que comprar 40 corollas. Você não vai ser menos homem se admitir isso. E o outro lado tbm não vai se menos homem se admitir que o S400 é um baita sistema… Read more »

Antoniokings

Esse artigo explica o fato dos turcos comprarem o S-400, terem feito um acordo com os russos para desenvolver os motores e o final do projeto de seu ‘stealth’, bem como pode explicar a compra de alguns F-16 para ir levando até a chegada do T-FX. galaxiamilitar.es/la-fuerza-aerea-de-turquia-se-esta-quedando-obsoleta-segun-un-nuevo-estudio/ Can Kasapoglu (analista militar turco) descreve a fraqueza do poder aéreo turco como um “problema de geração de tecnologia”. Os F-16s de quarta geração da Força Aérea Turca e os F-4s de terceira geração – que são essencialmente aeronaves da Guerra Fria – estão chegando ao fim de suas vidas úteis.  Isso deixa o… Read more »

Flanker

Exatamente isso! Esse daí da uma volta no sol só pra não dar o braço à torcer…..é cômico e patético!

A6MZero

Improvável a Turquia por mais rixas e crises não vai fazer uma mudança radical em suas forças adquirindo caças Russos, ainda mais que Ancara está atrás de produzir seus próprios caças .

Além disso por mais que se sinta próxima e aliada aos Russos abandonar de vez a Otan só seria positivo aos seus desafetos os Gregos.

Flanker

Ué? Pra que isso tudo? Se quer comprarcdos russos, vai lá e compra. Se quer comprar dos EUA, é conversa para acabarccomprando dos russos. E se quer comprar dos russos é o que? Ora, não subestimem a inteligência dos outros.

Antoniokings

Conforme-se.
A Turquia está entrando para o ‘Eixo do Mal’.
Mais um reforço para o time.

29/12/20
pt.euronews.com/2020/12/29/turquia-e-russia-estreitam-cooperacao-militar

30/09/21
www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/09/turquia-desafia-eua-e-anuncia-maior-cooperacao-militar-com-a-russia.shtml

Felipe Morais

Ui, que legal, já pode sacudir o pompom.
Que coisa patética, ser torcedor de país alheio.
E não é nem futebol…

Flanker

Tu já colocou isso aqui, só nesse tópico, umas 3 vezes. Eu não tenho que me confirmar ou deixar de me conformar. Não ganho absolutamente nada com a Turquia na OTAN ou aliada carnal dos russos. O que tu faz de conta que não entende, é que os turcos estão querendo comprar mais F-16 NOVOS, para operarem junto com as dezenas de outros que já possuem. Justo os turcos…e justo o F-16…..Eu estou falando do assunto do tópico…..não estou fazendo referência à mais nada…..então, “conforme-se”….

Antoniokings

É que parece que vc não entende. O F-16 é um avião antiquado que não interessa a mais nenhum País de ponta. Todos os países europeus (exceto os mais pobres) estão se desfazendo dos seus e não compram mais. A Turquia, mostrou ‘interesse’ e nem sabemos qual a intenção dela, visto que ela está se ‘debandando’ para o lado oriental. E mesmo assim é porque tem uma frota enorme dessas carroças e agora está preocupada porque a Grécia adquiriu aviões muito mais capazes, como o Rafale Conforme-se. O F-16 é uma lata-velha que está em final de carreira. Mania de… Read more »

Flanker

A tua última frase resume bem o que tu enxerga: tudo que é falado à favor dos EUA é ser puxa-saco!! E ser puxa-saco é tua especialidade!!! Se o F-16 Não vende para os países europeus que operavam suas versões iniciais, é porque o substituíram pelo F-35 ou porque ainda estão escolhendo seu substituto, onde o F-35 concorre….. E o F-16 é carroça? Com 26 países o operando e com mais de 4000 unidades produzidas? É claro que existem aeronaves mais modernas que ele, nos EUA, na europa e china. Mas, é uma aeronave que, contando com sistemas atualizados, é… Read more »

Arariboia

Já se reuniu. Está nos jornais.

Andre

Enquanto a Rússia oferece o pepino de sukoi, a Turquia atualiza os f16.

E ainda tem quem diga que a Turquia está se aproximando da Rússia. É ser muito desconectado da realidade….

Antoniokings

O problema da Turquia é o mesmo de Israel e dos EUA.
Turquia tem 200 F-16.
Israel tem 300.
E os EUA , se não me engano, cerca de 1.000.
O que fazer com todos eles, sabendo que estão claramente ultrapassados frente à concorrência?
Desabilitá-los?
Botar no deserto?
Quem pode está começando a trocá-los, como Egito e Iraque que têm facilidades com fornecedores russos e europeus.
De resto, é esperar sua aposentadoria com vendas esporádicas, principalmente para países de baixo orçamento ou eventual complementação de frota, como seria o caso da Turquia.
E só.

Flanker

“claramente ultrapassados frente à concorrência”

No que um F-16V fica devendo à concorrência? E qual concorrência? E analise o pacote e o cenário onde isso se insere.

Luís Henrique

Mas os turcos não possuem nenhum F-16V. Por isso querem adquirir 40 e modernizar uns 80.

Flanker

Eu disse que os turcos tem o Viper V? Releia meu comentário e entenda o que eu quis dizer e ao que eu me referi, em resposta ao comentário anterior do xings.

Andre

Ele não tem como explicar mentiras.

Andre

Se os EUA tem problemas em ter os f16, que ja demonstraram enorme sucesso em batalhas aéreas, oq dizer da russia com o alvo voador mig29.

A Rússia não consegue por um único projeto pós URSS em operação e vc falando que essas velharias deles fariam alguma diferença.

Hcosta

Temos de não esquecer que houve uma tentativa de golpe de estado e as represálias do Estado Turco levou a uma aceleração do afastamento por parte dos países Europeus e dos EUA e uma aproximação à Rússia.
Mas especulo que a Rússia não terá capacidade financeira/económica para suportar a Turquia da mesma forma que os EUA. E também é uma suposta aliança de circunstância, em muitos aspetos são rivais.

Andre

Não existe nenhuma aliança entre turcos e russos. Os turco fizeram UMA compra de equipamentos militares russo para fazer birra com os EUA, e foi só isso.

Seguem sendo parte da otan e assim seguirão por muito tempo.

Trucaram e os eua pediram 6. Agora vão comprar atualização para seus f16 e não vão nem considerar nenhum avião russo.

Hcosta

Existe uma maior aproximação da Rússia à Turquia, isso é evidente. Não está ao mesmo nível do que outros países mas, mesmo assim, ela existe. A questão é que alguns interpretam qualquer notícia deste tipo como o fim dos EUA e a superioridade da Rússia. Nem uma coisa nem a outra. Mas a Turquia está isolada em relação aos países do ocidente e nada mais normal do que procurar outras parcerias, nem que seja para assustar e alterar a situação. Agora, como diz, a Rússia não consegue sustentar uma parceria ao mesmo nível do que outros países na Turquia. Mas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Yuri Dogkove

Olhem que mundo louco! Os amigos hoje serão inimigos amanhã, e os inimigos amanhã serão amigos depois de amanhã, e assim continuamente… kkkkk

Phenix

Os turcos devem estar bem arrependidos de comprar o S400 russo. Por causa disso não conseguiram o F 35 e agora mendigam comprar mais F 16. Enquanto isso a vizinha Grécia cada vez melhor. Isso só demonstra como o caça americano ainda é atual.

Last edited 2 anos atrás by Phenix
Omaha

E os caças russos q eles estavam considerando? Kkkkk A Turquia tem mais de 200 F-16 e eles precisam ser modernizados, os kits solicitados evidenciam isso, os 40 novos provavelmente é para substituir os mais antigos e os F-4 q eles ainda operam, o caça nacional deles sabe-se lá quando vai sair do papel, comprar de outro fornecedor para substituir estes caças seria jogar fora toda uma logística q eles já tem, pilotos com experiência e teriam q comprar armas compatíveis com esse novo avião, parabéns ao Erdogan q achou q por saber as regras do xadrez também saberia jogar… Read more »

Plinio Jr

Decisão sensata dos turcos , possuem uma grande frota de F-16s que pode ser modernizada, alem de comprar um novo lote para substituir os F-4s e F-16s mais antigos, não creio que os americanos façam resistência para este tipo de negociação, diferente da aquisição dos F-35s

Luís Henrique

Tenho minhas dúvidas. O congresso pode barrar a venda sim.

Plinio Jr

Não é um vetor de alta tecnologia como o F-35 e uma encomenda destas mantem empregos em linhas de montagem americanos…

Carlos Campos

Eles tem um projeto local de modernização desses caças, se a Turquia tá comprando kit dos EUA, então estão com porblemas no seu porgrama local, pelo visto querem o mais rápido possivel melhorar seus caças visto que os Helenos estão compranfo Rafale.

Luís Henrique

Os turcos já pagaram U$ 1,4 bi pelos F-35. Eles devem querer usar esse dinheiro para adquirir 40 F-16 V novos e modernizar uns 80 F-16 para o mesmo padrão.
Com isso, eles ficariam com poder aéreo razoável até a chegada dos novos tf-x.
Mas eu acho que a chance é de 90% do congresso americano Não aprovar esta venda.

Alex

Se o governo americano permitir… Se bem que dinheiro fala mais alto que demagogia política.

Antunes 1980

Caso os USA neguem os F-16, com certeza a Turquia vai de SU-35.
O que ao meu ver, também é um excelente vetor. O problema é manter os padrões OTAN.

Luiz Trindade

Pode esquecer essa compra dos F-16 com a compra defesa antimísseis S400 russo feita.

João Pedro

Alguém sabe explicar por que a pintura do F-16 é praticamente a mesma em quase todas as forças aéreas que o utilizam, esse tom de cinza médio com claro, por que não mudam?
Os Estados Unidos obrigam a ser assim ou é por causa da furtividade?