O FlightGlobal noticiou que a Saab está trabalhando em uma nova capacidade de navegação para os caças Gripen C/D e E/F, que vai permitir a operação em ambientes onde sistemas de navegação por satélite (Global Network Satellite System) são bloqueados pelo inimigo.

A nova capacidade empregará três tecnologias que vão funcionar em backgroud, sem necessidade trabalho do piloto.

Ela vai usar dados do TERVAV – sistema de navegação por terreno da Saab – que combina radar altímetro com um banco de dados do terreno, navegação odométrica que estima velocidade e deslocamento relativo com imagens coletadas por sensores ópticos da aeronave e navegação por mapa de imagem, que compara imagens captadas pelos sensores ópticos com com um banco de dados de mapa de imagem.

A capacidade já foi oferecida à Finlândia como parte do pacote do Programa HX, que compreende 64 caças Gripen E e duas aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle GlobalEye AEW&C.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique

GPS é uma tecnologia maravilhosa mas muito vulnerável, ser capaz de usar outros sistemas é uma excelente notícia. Essa é uma das razões de eu não ser favorável à armamentos guiados por GPS. Se o inimigo bloquear (ou os EUA) fica inútil. Melhor são aqueles sistemas guiados por laser, IR, beam riding.

Andre

Não existe tecnologia de ataque imune a sistemas de defesas e cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens. Laser, por exemplo, precisa que o designador mantenha vista do alvo.

Jadson Cabral

Por isso o melhor é combinar os métodos. Alguns mísseis combinam GPS, sistema inercial e sistema de guiagem por imagem.

Henrique de Freitas

Para complementar a discussão. Acredito que o correto seja GNSS ( Global Network Satellite System ). Sistemas GNSS mais conhecidos hoje: GPS ( USA ), Glonass ( Russo ), Galileo ( Europa ) e BeiDou ( Chines ).
Assim o entendimento fica melhor e mais completo para todos. Lembrando que todos eles possuem sistema de precisão em bandas militares e civis com erro ou sem erro pseudo-aleatório.

Abraços,

Henrique de Freitas

Andre

Enquanto a força aérea russa usa GPS civil, preso com fita dupla face no painel do su34, a Saab da aula…

Rodrigo Martins Ferreira

Fita não…

enforca gato.

Bueno

 Para os caças Gripen E/F a FAB terá que pagar por um pacote de atualização ou vira com estas ferramentas ?

Alexandre Galante

Será um pacote de atualização.

ADRIANO CANDIDO DE OLIVEIRA

O Brasil comprou o que é de mais moderno e atualizado, ou melhor ,todas ou quais quer atualização da Saab, será passada para o Brasil

Rodrigo Martins Ferreira

Ele n tem INS ?

Alexandre Galante

Tem INS, mas esses novos recursos são mais precisos.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Jadson Cabral

Alguém sabe o que são aquelas três tampinhas brancas logo atrás do canopy? parecem tampas de reservatório de óleo e água rsrsrs

Henrique

Eu acho que são luzes anti-colisão , mas não tenho certeza.

Adriano Madureira

sempre vi essas “tampinhas” e sempre tive curiosidade sobre oque são elas…
Até o SU-57 tem algo semelhante.
comment image

Jadson Cabral

Só o fato de poder usar os outros sistemas como o Galileo, o Glonass e o Beidou já quase que eliminam a possibilidade de ficar no escuro, já que dificilmente você estará em guerra contra todos esse players.

Ten Murphy

O problema é se esses jogadores estiverem em guerra entre si e você for obrigado a escolher um lado. Um estará tentando negar o sistema do outro e você dependendo dos dois. Pior ainda se eles atacarem o sistema oposto mesmo se a guerra for só com você. É a lei de Murphy, da qual derivo meu nome de usuário.

Rommelqe

Bom,meu caro Ten Murphy, vc certamente conhece bem a história do Murphy original. No caso dele, enquanto testava motores em voo, pelo m enos não dependia do GPS…imagina se ele estive vivo hoje……

Tiago

Em combate devem jammear tudo, de GPS a rádio AM…
A Saab deve acompanhar em detalhes o que os russos emitem a partir do exclave de Kaliningrado, o que está acontecendo no leste da Ucrânia, etc, e estão preparando os Gripens para operar vitoriosos em cenário idêntico.

Denis

Saab sempre na vanguarda em soluções fora da caixa. Excelente.

Adriano Madureira

Esse caça sueco ficou muito bonito !