Eve e Avantto anunciam parceira para o desenvolvimento de operações de Mobilidade Aérea Urbana no Brasil e na América Latina

3

São Paulo – SP, 4 de outubro de 2021 – A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, e a Avantto, líder no ramo de compartilhamento de aeronaves no Brasil, assinaram uma Carta de Intenções e anunciaram hoje uma parceria destinada ao desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, sigla em inglês) na América Latina. Essa parceria inclui um pedido de 100 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve, bem como uma colaboração para desenvolver uma nova operação do veículo aéreo no Brasil e em toda a América Latina. As entregas devem começar em 2026.

A Avantto e Eve planejam iniciar sua parceria em um trabalho conjunto para desenvolver novos serviços e procedimentos que, juntamente com outros stakeholders do setor, possam criar um ambiente seguro e escalável para expandir as operações de eVTOL no continente. Esses esforços focarão nos aspectos críticos da experiência do passageiro, a fim de criar um projeto que atenda a todos os usuários, incluindo uma forma para maximizar a acessibilidade e a inclusão nas operações de embarque de eVTOL.

“A Avantto já é uma grande parceira da Embraer Aviação Executiva e estamos reforçando esse vínculo com um foco comum na sustentabilidade dessa próxima geração de transporte”, diz André Stein, CEO da Eve. “A experiência expressiva da Avantto em operações, aliada à sua estratégia de crescimento, faz dela uma parceira ideal para a futura expansão da implantação de eVTOL e da Eve no Brasil e em toda a América Latina. Trabalharemos juntos para essa missão de democratizar a aviação por meio do aumento da viabilidade e da acessibilidade”, completa Stein.

“Há mais de uma década, a Avantto desenvolve softwares, sistemas e procedimentos que permitem oferecer serviços de transporte de helicóptero em áreas urbanas e de curta distância sob medida, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para centenas de seus membros ativos. Esse conhecimento exclusivo será um dos principais pilares do ecossistema de mobilidade aérea urbana desenvolvido pela parceria Eve/Avantto”, explica Rogério Andrade, CEO e fundador da Avantto.

Apoiada na história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação e certificação de aeronaves, a Eve traz uma proposta de valor ímpar, oferecendo um conjunto de produtos e serviços disruptivos. O eVTOL é uma aeronave de emissão zero, baixo ruído e design simples e intuitivo, que continua a atingir marcos de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020, e uma prova de conceito em outubro de 2020. Paralelamente, o projeto de Gestão do Tráfego Aéreo Urbano da Eve alcançou um novo marco em sua colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA, sigla em inglês), para desenvolver um ambiente escalável necessário para hospedar voos da UAM.

Sobre Avantto

A Avantto é líder no ramo de compartilhamento de aeronaves no Brasil e a maior operadora de jatos executivos da Embraer na América Latina. Os clientes da Avantto têm o privilégio de voar em suas aeronaves sempre que precisarem, livres de preocupações e por uma fração do custo. Com um portfólio de mais de 400 usuários ativos, a Avantto faz uma média de 1.400 decolagens mensais (entre jatos e helicópteros) e voa mais de 850 mil quilômetros por ano. Para mais informações, visite www.avantto.com.br.

Sobre a Eve Urban Air Mobility

A Eve é uma empresa nova e independente dedicada a acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada na história de mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM com um projeto de veículo elétrico vertical de decolagem e pouso (eVTOL) avançado, uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. A Eve é a primeira empresa formada a partir da EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Figueiredo

Quero saber, qual curso terei que fazer p pilotar isso ai?! Rsrs

Jadson Cabral

Provavelmente vai começar com piloto de helicóptero que vão fazer uma especialização. Mas as agencias regulatórias no mundo inteiro vão ter que se adaptar. Vai surgir cursos específicos para essas aeronaves, que por sua vez terão que passar por um longo processo de certificação

Jadson Cabral

Olha… nessa brincadeirinha, se é que dá pra chamar assim, só nesses contratos de intenção já passa de 300 aeronaves. A proposta da Embraer é boa mesmo, aparentemente a melhor do mundo. Se conseguirem entregar o que estão prometendo, e como é da Embraer que estamos falando, eles vão superar as expectativas, nós temos tudo para dominar esse mercado também. A Embraer será líder em mais esse nicho. Nós vamos criar a tendência.