TAIPEI, Taiwan (AP) – A China voou com 52 caças em direção a Taiwan neste segunda-feira (4/10) na maior demonstração de força já registrada, continuando os três dias de assédio militar contínuo contra a ilha autônoma.

A surtida incluiu 34 caças J-16 e 12 bombardeiros H-6, entre outras aeronaves, de acordo com o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan. A força aérea taiwanesa acionou os jatos e monitorou o movimento dos aviões de combate chineses em seu sistema de defesa aérea.

A partir da  sexta-feira, no Dia Nacional da China, o Exército de Libertação Popular enviou 38 aviões de combate para a área e 39 aeronaves no sábado, o máximo de aeronaves até então em um único dia desde que Taiwan começou a divulgar relatórios sobre os voos em setembro de 2020. A China enviou mais 16 aviões no domingo.

O número de voos para a zona de identificação de defesa aérea (ADIZ) de Taiwan levou a uma declaração do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, no fim de semana, que advertiu que a atividade militar da China perto de Taiwan corre o risco de erro de cálculo e prejudica a paz e estabilidade regional.

“Instamos Pequim a cessar sua pressão militar, diplomática e econômica e coerção contra Taiwan”, disse o comunicado.

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caerthal

O império da paz a prosperidade saindo para passear. O que poderia dar errado?

Antoniokings

Nada.
Taiwan voltará ao convívio dos seus irmãos.
Sob os olhares atentos e maternais da Pátria Mãe.

Tallguiese

Como dizia “Tanos” eu sou inevitável. Assim será a China os caras dando deslike ou não e questão de tempo!

sergio

Ai chega o “Tony” e diz eu sou o Homem de Ferro ” EUA” , e la se vais os Planos do “Tanos” pro saco rsrsrsrs

Tomcat4,2

Hauhauhauhauhau, pior que é Sergio!!!rs

Elias

Será que a China não percebe que vai ter retaliação…..mas é isso , senão aprende com a história,…. Fatricídio ocorrerá, novamente

Slow

Igual teve com a Russia ? To esperando ainda até agr nada ..

Pedro

Fratricídio igual ao acontecido em Alqualondë.

Radagast, o Castanho

ah! Fëanor tão impetuoso quanto estúpido. Seu amor pelas silmarils e seu poder o fez tomar decisões terríveis. Há homens nesse mundo que, como Fëanor, amam mais o poder do que a seu semelhante.

LUCIANO DO PRADO

E quem retalha uma potência nuclear? Só em jogo de vídeo game mesmo..

Cristiano de Aquino Campos

Retaliação para quem tem mais de 200 ogivas nucleares e consegue manda-las para qualquer lugar do mundo, não existe. Pelo menos não militar. Resta saber se eles avaliam ser capazes de suportar algum tipo de sanção econômica.

Rodrigo

Vai ter retaliação braba mesmo! Vão emitir notinhas de repudio, fazer discursinho na ONU, Textão no Facebook.. KKK

Andre

“Olhares maternais” hahahhaha muito boa mesmo.

Saldanha da Gama

Boa tarde Kings, perguntaram ao filho pródigo se ele deseja retornar para casa? ABRAÇOS

Antoniokings

Prezado Saldanha

Tem coisas que não se perguntam aos filhos.
Os pais falam e eles obedecem.
É melhor para eles.
rsrs

SDS tricolores

Leonardo Bastos

É aproveitar pra se exibir enquanto a CRISE IMOBILIÁRIA não toma conta das pautas internas, com seus efeitos avassaladores sobre a sofrida população chinesa…

Antoniokings

Segundo as previsões mais recentes, a partir do dia 14/10 o Governo americano não terá mais dinheiro para pagar salários, pensões e despesas correntes.
Só terá se aumentar o famoso ‘teto da dívida’.
Ou seja, criando mais dívidas elevando tendo permissão para aumentar o teto dela.
Dívida essa que está chegando a US$ 30 trilhões.
Isso mesmo que vc leu: TRILHÕES.

Andre

14/10 de 2021, certo? Neste dia o governo americano irá dar um calote em seus funcionários, pensionistas e credores, certo?

Pelo menos essa previsão tem data, não é como aquelas “o fim do império do mal está próximo” ou “o império do bem triunfará logo”.

Antoniokings

Se não aumentar o teto da dívida, VAI !!!!!!

Andre

mais uma previsão com opção de saída, daquelas que você sabe que não irá acontecer.

Antoniokings

O nome disso é shutdown.

‘Em evento na última quarta-feira (28), Janet Yellen, secretária do Tesouro alertou que, sem elevação do teto da dívida, os EUA terão o primeiro default da história.’

infomoney.com.br/mercados/temor-de-shutdown-e-mais-um-risco-para-o-mercado-veja-as-consequencias-de-uma-nova-paralisacao-do-governo-para-os-eua/

Só tem duas saídas.
O Governo faz um acordo político no Congresso e aumenta mais ainda a dívida do pública ou o Governo fica paralisado.

Michel

Colega, com todo respeito, mas sofrida é a população brasileira. CRISE é o que estamos passando. Com exceção de certas castas… Demais a mais, Taiwan é território chinês. Histórica e geograficamente. Analisando a situação, qual seria o problema dessa movimentação chinesa? Como isso nos afetará? Pelo menos diretamente? Olha, se a China parar de comprar matérias-primas brasileiras o Brasil operará em nível “The Walking Dead”. Compreende? Em caso de guerra total já pensou se os EUA convocarem a possante, poderosa e sofisticada “Armada Brasileira” para ajudar em alguma coisa? Ou àqueles que estão na liderança daqui estão certos de que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Michel
Leonardo Bastos

Desculpe, mas pelo jeito acho que vc não conhece a China, a não ser pelas imagens do divulgadas para o exterior pelo PCC! Talvez fosse interessante se informar melhor sobre a realidade da população chinesa. Fica a dica…

Michel

Sim, é importante conhecer a China. Porque é dela a culpa pela crise brasileira. Vou conhecê-la melhor, e conhecendo-a, o Brasil subirá vários patamares na qualidade de vida de sua própria população.

Então, conheça a China.

Uma pergunta. Qual é a nação que divulga, através dos canais ou meios oficiais de comunicação, uma suposta realidade social autêntica na qual estão inseridos todos os seus cidadãos? Dê essa dica.

Mas em caso de ódio extremo, batalhe (de verdade) contra a China.

Fica a dica.

Alexandre Galante
Luiz Trindade

Ridículo esse comentário! Filhos maiores cuidam de si e não retornam a tutela dos pais!

Rodrigo

Filhos maiores. Mas Taiwan é só uma criança rebelde.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Luiz Trindade

Na cabeça de quem apoia ditaduras!

Renan

E qual a solução Luiz?
Varrer a China pra debaixo do tapete e fingir que não existe?
Vamos falar para o agronegócio (nosso principal pilar atualmente) parar de vender porque é uma ditadura malvadona?
São mais de 1 bilhão de bocas para comprar nossa produção..
Não é uma questão de apoiar ou não, os problemas internos deles são problemas deles.
A nós, resta sermos pragmáticos para tirar o melhor proveito do comércio, sem esse mimimi ideológico que não leva a lugar nenhum, e só.

Luiz Trindade

Ser pragmático não é concordar com o errado!

Renan

Algumas definições de “pragmático” retirados do Google: . “Que é prático, direto; que realiza algo de maneira objetiva sem se desviar do seu propósito; prático, objetivo, direto. Que se preocupa com uma ação concreta e eficaz, por oposição ao teórico; prático. Que considera o aspecto objetivo das coisas, por oposição ao aspecto abstrato; objetivo.” . Isto posto, continuo aguardando seu contraponto ao que expus no comentário anterior, pois apenas citar frases curtas de efeito não agrega nada ao debate, muito pelo contrário, demonstra apenas um posicionamento ideológico de torcida e uma limitada capacidade de desenvolver um pensamento.. . Para lhe… Read more »

Saldanha da Gama

Boa tarde Kings ( de novo kkkk, um prazer), mas, aí vai contra as determinações do paulo freire, de muitos progressistas e da xuxa…. kkkkk
ABRAÇÃO ….. sds tricolores o único, o resto…. ( Nelson Rodrigues)
P.S. Concordo contigo, os pais ( pai e mãe) tem que ter o norte da vida dos filhos até sua maioridade… ABRAÇÃO DE NOVO

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Antoniokings

kkkkk

Valeu!

SDS

Slow

Na verdade a casa é ali porem tem dono

Antonio Palhares

O filho pródigo é um vaidoso sem noção.E sem noção do perigo. Acostumado ouvir as catilinárias dos grandões do quarteirão.

Luiz Trindade

Pow Antoniokings… Não faz isso não! Ditadura nenhuma é boa! Seja capitalista ou socialista. Sou totalmente contra a volta de Taiwan para a China. Sou a favor do convívio tranquilo e respeitoso entre ambos e vc sabe que não é isso que esta acontecendo! Vamos ser realista!

Antoniokings

Luiz Trindade.

A verdade é que é uma realidade extremamente complexa.
Envolve interesses de países, empresas e, talvez, até pessoais.
O jeito é aguardar o desenrolar da situação.

SDS

Rodrigo

Olá Luiz, na boa.. Em que isso altera nossa vida? Vai abaixar o preço da gasolina pra nós? Da carne? Do gás? Os boletos vão deixar de chegar? Vamos ser mais ou menos felizes com Taiwan incorporado ou não a China? Em que nossa vida vai mudar? Eu pessoalmente não estou preocupado se Taiwan e China vão se explodir.. Lamento por quem talvez possa vir a sofrer, mas é assim desde que o mundo é redondo.. Pergunto porque realmente gostaria de entender porque alguns defendem isso com unhas e dentes como se fosse algo extremamente relevante para nós. Parece que… Read more »

EduardoSP

Rapaz, um conflito lá pode arrebentar a economia global. As conexões econômicas, financeiras e industriais entre China, Taiwan e EUA são profundas.
Espero que essas mesmas conexões sejam capazes de conter o ânimo desses países.

Rodrigo

Eduardo, a economia é dinâmica e o comércio vai se adaptando as novas realidades.
Há duas décadas atrás nem sequer comentávamos sobre China e hoje temos outro cenário, outros players.
Já passamos por duas guerras mundiais, guerras no oriente médio etc.. E ainda estamos aqui.
Não torço para ninguém, só para o Brasil, mas a China gostemos ou não vai engolir Taiwan mais cedo ou mais tarde.

Luiz Trindade

Esse comentário mais egoísta que já vi escrito aqui. Então se não sou eu a sofrer uma invasão, que se lasque os outros?!? É por isso que temos o temos hoje no país!

Rodrigo

Não é egoísta, é realista.
Por isso temos o país que temos hoje mesmo.. Nossa cabecinha pequenina não é pragmática.
Somos doutrinados pelos filmes de hollywood, acreditando em países que são bonzinhos, e países que países malvados.
A luta dos mocinhos vs bandidos..
Mas infelizmente o mundo não é tão simples e preto e branco assim meu caro, a realidade é muito mais complexa..
O mundo não é cor de rosa e as nuvens não são de algodão.

Luiz Trindade

De acordo que o mundo não filmes de hollywood. Mas isso justifica invadir um país de refugiados de um sistema que começou do zero e hoje são um país pujante pelo outro?!?

Desculpa… Para mim não justifica. Temos nossos problemas, temos e precisamos resolver. Mas dae não envolve tampar os olhos para o resto do mundo. Resolvamos os nossos problemas e saibamos nos posicionar para dizer o que é errado para o resto do mundo,

Nilton L Junior

Vai ser a segunda Hong Kong complementando Shenzhen.

sergio

Sabe o que isso parece, o conto do menino que pregava peças, toda vez o menino gritava que tinha um lobo na vila, todos iam em socorro dele e quando chegavam era só brincadeira, ate que um dia, apareceu um lobo de verdade e por mais que ele grita se que havia um lobo ninguém acreditou.
sera que e uma tentativa de indução ao erro ?
de tanto eles realizarem essas incursões pode levar a uma certa complacência por parte de Taiwan, induzindo eles a um erro, e quando esse erro vier a china vai com tudo pra cima deles.

Matheus Augusto

Acredito que seja exatamente isso, vão provocar até virar rotina, e quando Taiwan vacilar é cheque-mate.

sergio

Isso combina em muito com os chineses, paciência e estrategia.

Denis

E eu até te defendia, às vezes.

Bruno

Felizmente para população de Taiwan que não aceita ser alienada por um governo que suprime de seu povo direitos e garantias inerentes ao ser humano, este dia nunca chegará. Ficaremos com os blefes.

Bruno

Se encontrar com os EUA.

Pedro Fullback

Precisamos deixar as nossas ideologias de lado. Historicamente, Taiwan sempre fez parte da China, e isso é fato. As potências estrangeiras separaram a China em todos os sentidos, a reconquista por parte da China sobre o Macau e Hong Kong é louvável pois nenhum outro país pode administrar um território que não o pertence. Taiwan é um exemplo de democracia para a China? Sim! Mas Taiwan pertence a China! Agora, todos aqueles que batem no peito e dizem ”apoiar” Taiwan não são capazes de reconhecer a própria existência desse país.

José de Souza

Ótimo comentário!
Mas Taiwan (Formosa) é democrática recentemente, foi, assim como a Coreia do Sul, uma ditadura de direita por muitos anos.

Pedro

A própria política externa americana já contava com isso na década de 70, por meio dos escritos do Senhor Kissinger.

Lúcio Sátiro

Essa conversa sua de “deixar ideologia de lado” serve a quem ? Aos que usam a ideologia para tirar a liberdade dos ingênuos que levaram o conselho a sério e deixaram a ideologia de lado.

Hcosta

Historicamente é algo que não tem valor nenhum, é usado para justificar uma anexação forçada. Se assim fosse a Europa ainda fazia parte do Império Romano ou muitos outros exemplos ainda mais inacreditáveis. Isso é uma ferramenta de propaganda.

Taiwan faz parte da China mas não pertence ao regime Chinês.
Os EUA podem não reconhecer mas são eles que mantiveram e mantêm Taiwan independente e não me parece que isso seja contra a vontade da grande maioria do povo de Taiwan, que é o que conta.

Alexandre Cardoso

No fim ocorrerá com Taiwan o mesmo que houve com o Afeganistão, EUA virarão as costas …

Hcosta

Estão a demorar. Formosa é independente desde 1949.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Franklin Apaza

Independente para quem?? ???

j.leo

Taiwan é território chinês não há dúvidas, é originário do regime autoritário do Chiang Kai-Shek, (alguns dizem ter sido um democrata, mas nunca passou nem perto disto, seu governo não difere, humanitariamente falando, da China comunista de hoje), no pós-derrota para Tsé-Tung, Kai-Shek concentrou suas forças na ilha e lá implantou uma ditadura até sua morte. O ser humano, através dos tempos, é tacanho em sua ignorância contínua, não sabe distinguir nem aprender consigo mesmo, a revolução chinesa foi resultado da indiferença de quem deveria zelar pelo bem-estar da coletividade e não o fez. Pobreza e miséria perduram nesse exemplo,… Read more »

Rogério Barcerlos Midão

Tá ficando complicada esta situação!!!

Emmanuel

É impressão minha ou a China está forçando um erro taiwanês?
Isso seria a justificativa perfeita para uma invasão chinesa.

Matheus S

Essas incursões são mais direcionadas contra interferência externa do que propriamente direcionado para Taiwan.

Franklin Apaza

Aprenderam com os americanos..

Machado

Tambores de Guerra

Marcelo

A invasao de Taiwan esta com dias contados !!!
Isso esta servindo pra mostrar para os yankees que a invasao a taiwam vai acontecer e os chineses estão a dispostos a encarar as conseqüências!!!

Lúcio Sátiro

E o imperialista é o Tio Sam né.

Antoniokings

Vc percebeu que ninguém está se pronunciando sobre isso?
Só os EUA.
Ninguém chamou eles lá.
Naquela região eles não são bem-vindos e terão de se acostumar com a ideia.

Sagaz

Ninguém se importou também com a primeira nação dominada por outra tirania no início do século XX. Vejamos, assim como dizia o nosso poeta, se o futuro vai repetir o passado, um museu de grandes novidades. No final a surra virá, e eu vou querer ver simpatizante de tirania desfilando de pompom vermelho na rua…

Hcosta

E a China é bem vinda em Taiwan ou no Mar do Sul da China?

Slow

Taiwan é da China kkkk como ela não será bem vinda ?

Hcosta

Se fosse da China esta notícia não existiria….

Slow

Você entendeu muito bem ..

Andre

Taiwan, Japão, Australia, Filipinas, vietnam, nova Zelândia, Coreia do Norte chamaram.

PCOA

Não sem antes a China fazer o que está fazendo

desgaste, atrito

eles não terão pressa

a capacidade econômica e militar é desproporcional

Hcosta

E qual seria a vantagem militar em avisar?
É política internacional. Acontece quase todos os dias. E parece uma resposta aos exercícios com os PA no Japão.
Se fosse assim a Europa era invadida todos os anos pela Rússia e vice-versa.

Jefferson Ferreira

Tb tenho essa impressão, só essas incutidas da China irão custar a Taiwan U$ 1 Bilhão em gastos para manter a força aérea/radar de prontidão. É muita grana, eles de fato estão começando a sufocar o regime em 2 vias, econômicas e militar. Um hora acontece um incidente (que é o que parece que eles querem) para justificar uma ação militar ou vão vencer pelo cansaço (econômico).

Alex

Considerações a esmo, kkkkkk: 1 – Se o passeio das aeronaves se estender por todo o feriado da data nacional chinesa, então ainda deve levar mais alguns dias. Só mesmo o público que obtém noticiário sobre aquelas bandas de lá via imprensa pelas bancas de cá é que se “impressionam” com isso. A própria opinião pública taiwanesa está acostumada com esse tipo de fato no 1° de Outubro de todos os anos; 2 – Os nacionalistas chineses derrotados pelos comunistas, salvo engano meu, devem ser um caso único na história/geopolítica mundial: perder uma guerra civil e ainda ser “premiado” com… Read more »

Hcosta

A questão de Taiwan tem um pormenor: ainda não acabou.
Mas existem exemplos.
A Reconquista Ibérica, talvez a fuga da família real para o Brasil apesar de perder a batalha mas não a guerra, etc… Se considerarmos as famosas retiradas estratégicas, aí não faltam exemplos.

Saldanha da Gama

Vai dar m…… , vai dar m…… só um dedo nervoso, trêmulo ou por susto e… vai dar m….. vai…..

Maurício.

As vezes eu fico pensando se os EUA ajudariam Taiwan em uma suposta invasão da China. Mas, pensando friamente, sem ideologias, apenas 15 países consideram Taiwan como um país de verdade, nenhum país grande ou com relevância considera Taiwan, nem mesmo os próprios americanos. Dentre os países que consideram Taiwan temos, Nicarágua, Paraguai, Honduras, Haiti e Guatemala, são esses países que vão ajudar Taiwan? Taiwan está largada à própria sorte. Sansões podem prejudicar a China depois da invasão, mas durante, acho que ninguém vai se meter. Eu acho Taiwan um caso bem complicado, querendo ou não, Taiwan sempre fez parte… Read more »

Bosco

Os países não consideram Taiwan um país soberano não porque ele achem que não o seja mas para não ficarem de mimimi com a mimada China governado pelo ursinho Puff.

Antoniokings

Exatamente.
‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo’.

Maurício.

Bosco, então no seu ponto de vista os outros países não consideram Taiwan só por causa do mimimi da mimada China? Mas cadê a soberania desses países em expor seus pontos de vista? Alguns meses atrás o carvalho2008 fez um comentário lá no naval dando o ponto de vista dele sobre o porque que outros países não consideram Taiwan, e eu concordo com essa parte do comentário dele: “Nenhum país quer ou deseja apoiar movimentos separatistas. varios países possuem receios e não querem abrir esta perspectiva mesmo quando neste caso, infelizmente o adversário venceu (Chin Comunista). Brasil tem receios de… Read more »

Bosco

É outro ponto de vista.
O que me intriga é o porquê dessa globalista China fazer tanta questão de ter Taiwan sob seu domínio.
O que me parece é que o PCC não suporta a ideia desse pequeno país de refugiados ter alcançado o sucesso longe dos líderes iluminados.

Questionador

Boa tarde, a todos! Bosco reconheço o seu conhecimento em diversas áreas de materiais militares e concordo com a maioria de suas análises referente a equipamentos militares, mas discordo na parte de geopolítica e estratégias de defesa. É evidente, que a questão do orgulho inflama os ânimos, não só da China, mas também EUA, Rússia etc. Porém, em questão de estratégia, não tem como ignorar o fato de que a ilha é um tremendo ponto de estrangulamento contra a Marinha e força Aérea chinesa. Por este motivo, além de outros que já citei em outros comentários é que comecei a… Read more »

Rodrigo

Exatamente. Melhor explicado do que isso só desenhando.. Se ainda assim não entenderem desista, é caso perdido.

Leonardo Bastos

Os EUA está obrigado por LEI a ajudar Taiwan…

Bosco

O pessoal vive reclamando das sansões que os americanos aplicam daqui e dali mas acham bonitinho as possíveis reações de uma China mimizenta. Hoje a China domina o mercado mundial mas não sei se você têm acompanhado, essa situação não creio vá durar mais que uma década.

Marcelo

É por causa disso mesmo que os chineses vao invadir taiwam !!!
Eles vao aproveitar do momento $$ para resolver isso logo aproveitando que estao por cima no momento $$$ pq depois que a mare virar nao tera mais jeito !!!!

Hcosta

Não me parece.
Quando as coisas estiverem mal, normalmente é quando fazem asneiras. Encontrarem um inimigo externo para desviarem as atenções. Exemplos não faltam disso.

Bosco

Não duvido. E pelo ritmo da coisa toda o bagulho tá sinistro por aquelas bandas.

Maurício.

“Hoje a China domina o mercado mundial mas não sei se você têm acompanhado, essa situação não creio vá durar mais que uma década.”
Bosco, acho muito difícil isso acontecer, os empresários querem lucrar, e a mão de obra chinesa faz esse favor pra eles como ninguém.

Bosco

Mas agora o mundo se deu conta e saiu do torpor.
Índia, Vietnã e outros irão ficar com um pouco dessa fatia e o relógio corre contra a China.
Sua obrigação de correr atrás da Rússia e EUA e ultrapassa-los poderá lhes custar caro e ela só será de fato a potência dominante o dia que tiver a quantidade de armas nucleares e meios de entrega no mínimo equivalente a desses dois. E isso está longe de acontecer.

Adriano RA

O grande calcanhar de Aquiles da China chama-se Segurança Alimentar. Nesse contexto, em especial, a soja tem um papel importantíssimo. A curto prazo, a China está nas mãos dos EUA e do Brasil nesse ponto. Pena que o Brasil nunca soube explorar a seu favor tamanha importância estratégica.

Pedro

Bosco, pode explicar sua afirmação que a década da China já passou? Estive lendo algo a respeito, mas gostaria de mais fontes.

Bosco

Pedro, Na verdade eu disse que a China só tem mais essa década pra posar de superpotência. A Covid-19 meio que ajudou o mundo a ver a encrenca em que se meteram fazendo da China o “big boss” , o líder do desenvolvimento global, o mega fornecedor de produtos industrializados do mundo. Muitos que hoje fabricam seus produtos na China irão migrar para outros países igualmente competitivos em termos de custo. A Índia tende a abocanhar uma grande fatia. A China tem um problema populacional imenso e que tende a piorar, somado à insegurança alimentar e à dependência de matéria… Read more »

Rogerio

Bosco, parte construir cidades fantasma não somente a China, no Arábia tbm, agora vai fala mal do navio de guerra e sistema sofisticado, e como explica eles tem a tecnologia para lua oculto, mate, estação espacial e os americanos sem a Rússia vai ficar sem estação.

Luís Henrique

A China já atingiu paridade de poder militar próximo à Taiwan. O objetivo agora é atingir grande vantagem.
Taiwan só continua independente por causa dos EUA.
Assim que a China conseguir um acordo com os EUA, os EUA abrindo mão de Taiwan, ai já era. Ou, quando a China se sentir suficientemente forte para enfrentar os EUA, eles invadem Taiwan.
Pelas declarações recentes e exercícios mais rotineiros com o envio de muitas aeronaves, acredito que a China está se sentindo confiante.
Vai acabar dando M…

Hcosta

Vietname, Afeganistão… Só demonstram que a grande vantagem militar não é assim tão decisiva.

Radagast, o Castanho

Teatros de operações distintos. Nos seus exemplos temos guerra de guerrilha, ou como se diz hoje, guerra assimétrica, nenhum exército hoje está realmente preparado para isso.

Uma eventual guerra entre China e Taiwan será uma guerra regular, de exércitos regulares contra exércitos regulares. Isso faz muita diferença

Hcosta

E os de Taiwan vão lutar da forma que mais convém ao seu inimigo?
Se a China atacar vai ser para destruir as forças e as infraestruturas regulares de uma forma avassaladora. E se o conseguir, a fase seguinte é uma guerra de guerrilha.

Tutu

Taiwan é dividida em três teatros de operações distintos, cidades muito populosas, montanhas e florestas ao leste, nenhum desses ambientes é ideal para um conflito, uma invasão contra Taiwan teria custo humano terrível.

Slow

Se a China quisesse invadir ela invade a hora que ela quiser , mas esse não é o propósito .

Luís Henrique

Não invade porque não quer uma guerra contra os EUA.
O Biden declarou recentemente que o compromisso americano com Taiwan não mudou, ou seja, caso a China tente retomar Taiwan à força, os EUA entrarão no conflito.
Se Taiwan estivesse sozinho, já teria ocorrido. Mas a China não quer uma guerra com outra super potência. Pelo menos, não quer no momento. Tomara que continue não querendo.

Slow

Guerra com os EUA ? Aquele mesmo que foi chutado do Afeganistão ? E Russia foi retaliada qnd tomou parte da Ucrânia ? EUA nem sequer reconhece Taiwan então sai desse mundinho ai ..

FabioB

Alguns comentários realmente são muito engraçados.

As vezes valem as risadas do dia.

Esse tal de Antonio, meu deus do céu, deve ser ator de “comédia stand up”.

Em relação a matéria, nada diferente do que já foi feito, a China latindo mais alto e Taiwan reclamando do latido, atrás de seu muro.

Independente da guerra de torcidas, a questão é simples: a população de Taiwan que deve decidir seu destino.

Rogerio

Acho muito engraçado mesmo alguns comentários, o Antônio podem exagera, mas esse sr Fábio B miot pior Antônio, o povo não desiste em nada, a China não vai largar nenhum M quadrado para ngm, vc está por fora

Luiz Trindade

Ridículo tentar justificar a pretensão territorial de uma nação sobre a outra. Taiwan é independente e ponto final. Se Taiwan tiver que cair de volta nas mãos chinesas que caia sem serventia nenhuma para eles!

Matheus S

Só por curiosidade, qual país que alega defender Taiwan em caso de conflito contra a China considera a ilha uma nação ou país independente?

Luiz Trindade

Oficialmente nenhum. Mas os EUA se põem do lado de Taiwan a ponto de dizer aos quatros cantos do mundo que aquela ilha é reduto da esperança da liberdade democrática e talvez por isso a China queira invadir ela!

Matheus S

Ao que parece hoje foram 56 aeronaves batendo novo recorde.

Andre

Há muitos anos, em uma galáxia muito distante, havia um país, governado por uma ditadura que se dia governar pelos trabalhadores, culpava as democracias ocidentais liberais pelas mazelas dos trabalhadores e via o sistema financeiro com grande vilão do mundo. Esse país rapidamente se tornava uma grande potência global e estava de olhe em um vizinho, muito mais fraco militarmente e, por isso, esse vizinho procurou ajuda de outras potências, que garantiram que se ele fosse atacado, viriam em sua ajuda. Então, esse país que estava se tornando uma grande potência, se aliou a outra ditadura, que também dizia governar… Read more »

Maurício.

Andre, mas nessa galáxia distante só um país tinha armas nucleares, hoje a história é outra, e quem tem, tem medo, veja EUA e Rússia na Síria, o máximo que rolou foi bravatas no twitter e um “racha” entre blindados.
E não esqueça, quem ajudou a China a crescer foram as próprias democracias ocidentais liberais, queriam lucrar com a mão de obra escrava chinesa, deu no que deu, agora querem correr atrás do “prejuízo”.

Andre

Nessa galáxia, quando o país agressor foi derrotado, as armas nucleares ainda não estavam operacionais.

Bosco

A china não tem condições de ameaçar nuclearmente ninguém. Ela seria reduzida a cinzas. Ela adota a política de “não usar primeiro” não porque é boazinha mas porque é inteligente. Ela só tem condições de usar armas nucleares contra a Rússia e os EUA na intenção de retalhar um ataque nuclear sofrido e assim mesmo estaria com o “kunamom” (palavra de origem japonesa).

Renan

Qual potência nuclear já atacou outra potência nuclear primeiro?
Qual pagou para ver se a outra parte “não tem condições de ameaçar nuclearmente ninguém”
Só para tentar entender esse seu raciocínio..

Bosco

É muito fácil de entender meu raciocínio. Ninguém irá atacar nuclearmente a China e ela não irá atacar nuclearmente ninguém, nem por Taiwan e nem por nenhum outro motivo. A China não tem quantidade e disponibilidade suficiente de armas nucleares para implementar um primeiro ataque de decapitação/contraforça aos americanos , então ela não irá atacar ninguém nuclearmente mesmo que para defender sua intenção de recuperar Taiwan. A coisa terá que necessariamente ser resolvida na base do “convencional” e todos terão muito receio de não haver mal entendidos. Os EUA não irão atacar a China porque ela tem condições de causar… Read more »

Renan

Pois então.. Esse é o tal do equilíbrio nuclear.
Não importa taaaanto assim se vc tem 4.000 ou 400 ogivas.
(Grosso modo EUA x China.. )
Ninguém quer correr o risco de ter apenas 1 explodindo em cima da cabeça. Ninguém vai pagar pra ver.
É disso que estou falando..

Bosco

Ops! Retalhar = retaliar.

Andre

Nem considerei a opção nuclear. Eua iriam se limitar a retomar taiwan, mais ou menos como foi nas Falklands. Ninguém quer correr o risco de uma guerra nuclear.

Hellen

Os chineses praticando jogos de guerra !!!!

Control

Srs Apenas para lembrar aos esquecidos/distraídos quanto a história. Taiwan não foi domínio chinês por milênios como dizem/acreditam alguns, pois o domínio do império chinês sobre a ilha só ocorreu momentaneamente no século XVIII. Pelo que se sabe, a ocupação original da ilha foi por povos melanésios que foram visitados pelos portugueses em seu período de exploração marítima que, aliás, a batizaram com o nome de Formosa, mas não se instalaram na ilha. Quem o fez foram os holandeses que ali permaneceram em uma parte de seu território enquanto a população original permanecia independente nas montanhas. No século XVII e… Read more »

Rodrigo

Control, isso não tem muito a ver com ser “esquecidos/distraídos”.
No mundo atual (e no antigo também..) O que sempre valeu é a força, uma potência subjuga outro país/região/território e pronto.
O resto é só para encher livro de história mesmo.
E são tantos exemplos de “injustiças” e curiosidades históricas que hoje enchem livros e livros..
O Panamá já foi parte da Colômbia, Metade dos EUA já foi México, o Tibet que ninguém liga.. O próprio Uruguai que já foi Brasil, entre outros milhares de exemplos..
E o que isso tudo muda hoje? Nada.

Control

Jovem Rodrigo Um bom debate se faz com ideias e ponderações que se fundamentem em fatos. Se um argumento ou uma linha de raciocínio parte de informação errada, perde toda validade. Por isto a ponderação sobre os esquecidos/distraídos. Entendo que a oportunidade que a trilogia dá para o pessoal comentar as matérias é um bom instrumento de melhoria de conhecimento para aqueles que se interessam pelo tema defesa. E, quando o debate se perde por partir de premissas falsas, ele nada contribui para a melhora do conhecimento de todos. Ao contrário, leva ao aumento da ignorância, o que, imagino, não… Read more »

Rodrigo

Caro Control,
Como estou me aproximando dos 50 agradeço pelo “Jovem”.

Um bom debate se faz com ideias e ponderações que se fundamentem em fatos.”
Exatamente, por isso expus alguns fatos para ilustrar o debate.

“quando o debate se perde por partir de premissas falsas”

Espero que essa observação seja genérica e não voltada ao meu comentário, caso contrário peço ao colega que cite em qual momento enxergou alguma premissa falsa no meu texto, que terei prazer em elucida-lo.

Sds.

Nilton L Junior

Demonstração de admoestação aos rebeldes que o território nacional não será desmembrado.

Nick

A China está ensaiando mas só efetivará a invasão quando tiverem quase certeza que os EUA farão no máximo protestos na ONU. E para isso eles terão de fazer acordos secretos com a Casa Branca, do tipo, manter o mínimo de liberdade econômica na ilha, ara evitar a quebra de continuidade dos insumos eletrônicos para o mundo e para os EUA principalmente..

HPF

Taiwan deve se preparar para o pior.
Os EUA atualmente não tem liderança séria alguma e recua em toda parte. Não conte com eles.
Lembram da Criméia? Sobrou pra Ucrânia. A Rússia aguarda intervenção estrangeira até hoje.

Tutu

Vocês não estão vendo a crise mundial que a falta de chips pela COVID está fazendo?, imaginem então Taiwan, um dos maiores produtores desses insumos no mundo sendo invada e tendo sua infraestrutura desabilitada, essa guerra não é interessante para ninguém, nem para os próprios chineses, é apenas uma questão de orgulho, e geralmente são decisões assim que levam impérios ao buraco.
Juntas só a TSMC e UMC, ambas de Taiwan representam 41% do mercado mundial de semicondutores, essa guerra é uma loucura.

Tutu

Eu vejo como dever de todos os países se oporem a qualquer aventura chinesa em Taiwan, simplesmente pq isso causaria um crise global no fornecimento de itens eletrônicos sem precedentes na história humana, e assim como o oriente médio é estratégico para todo o globo pelo fornecimento de petróleo, Taiwan é estratégica para todo o planeta pelo fornecimento de semicondutores.

Control

Jovem Tutu
Este é o guarda chuva que, pelo menos aparentemente, está a proteger Taiwan.
Sds

Nilton L Junior

Faltou ai a equação agua, que esta escassa na ilha.

Ferrari

Nada que algumas bombas nucleares evitem.

Taiwan precisa passar no shopping Israel e comprar algumas.
E fingir que ligou tudo e manda se pisar aqui vai da ruim.

Pode ser que uma ou duas bombas possa ser interceptadas. Mas a que chegar tidos sabem que não sera bom para ninguém.

E pronto final feliz. Todos no seus cantos.

Alex

Quero só ver na hora que um avião for derrubado e navio afundado, se os EUA vão ajudar Taiwan.