Zhuhai Airshow 2021: novo caça stealth para uso em porta-aviões da China será apresentado este ano

61

Concepção do J-35 voando ao lado do porta-aviões Fujian

A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) anunciou que o novo caça stealth embarcado para uso no novo porta-aviões Type 003 da China será apresentado este ano.

“O público terá boas notícias sobre a próxima geração de jatos de combate baseados em porta-aviões da China este ano”, disse o projetista-chefe do J-15 e do FC-31 (J-31).

O futuro caça de porta-aviões da PLA Navy (Marinha Chinesa) é um desenvolvimento do FC-31, que por enquanto é designado de J-xx, mas eventualmente será chamado de J-35.

O J-31 é a designação oficial e provavelmente uma variante a ser adotada pela PLAAF.

De acordo com as especificações da AVIC, o FC-31/J-31 tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas, um alcance de combate de 1.200 quilômetros e uma velocidade máxima de Mach 1,8, ou 2.205 quilômetros por hora. Pode transportar 8 toneladas de armas e terá uma vida útil projetada de até 30 anos.

Primeiro protótipo do FC-31, apresentado em 2014
Versão aperfeiçoada do FC-31/J-31

Concepção em 3D do FC-31/J-31 naval

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro

O problema da China em relação aos seus novos vetores é que diferentemente da extinta-URSS. eles ainda não acharam seu design próprio. Vão chegar lá, sabemos disso.

Leandro Costa

Pedro eu discordo em parte. Acho que utilizam o máximo de atalhos para chegarem à um produto operacional no menor tempo possível, mas ao mesmo tempo eles vêm trabalhando com alguns desenhos próprios a algumas décadas. Tudo bem que anteriormente eram derivados diretos de aeronaves soviéticas, mas o J-20 é bastante original em seu conceito.

Antoniokings

O que não há problema nenhum, visto que em muitos casos são melhores que os ‘originais’ e ainda custam mais baratos (via de regra).
Estética no caso de armas não tem importância alguma.

Carlos Crispim

Eu só discordo quando vc diz que “em muitos casos são melhores que os originais”, de onde vc tirou isso?
Eles copiam muito mesmo, e na maior cara de pau, mas é problema deles, acho que é mais um problema psicológico, eles viram muitos filmes de Hollywwood e querem ser iguais aos americanos, o filme Top Gun os influenciou muito, eles imitam até os diretores de vôo (colete amarelo) na decolagem, os chinas gostam mesmo de imitar.

Slow

De imitação em imitação olha aonde eles estão..

Enquanto isso um certo país ai ..

Antonio Cançado

Certos países aí respeitam patentes, respeitam as invenções dos outros…
E ONDE eles estão? Até aqui não vimos NADA, só muita cópia, muita imitação, mas inovação, criatividade, NENHUMA.
A China não passa de um blefe.

Glasquis 7

E de blefe em blefe estão construindo uma Força Militar espetacular. Blefar sem cartas é normal e não “mete medo” em ninguém mas, a China está blefando com um monte de Ases na manga.

Mauro Cambuquira

Super potências respeitam mesmo muita coisa. Ele te passam a leitura que se deve haver o respeito pelas coisas. E você segue. Enquanto eles passam igual a um trartor sobre os seu conceitos e preocupações e ainda te vendem muita cultura.

Frede

Naõ acredito que as grandes potencias respeitem. Somente a êles mesmos. Cuando tem q atacar sem escusas, o fazem. Matan gente e bombardean países.

Allan Lemos

Ah cara, dá um tempo. Por essa sua lógica, então a URSS não deveria ter construído um submarino nuclear porque a USN já havia lançado o Nautilus, não seria “inovador”. Os EUA não deveriam investir no desenvolvimento de mísseis hipersônicos pois estariam “imitando” a Rússia e a China.

Ser original não tem a mínima importância além de talvez satisfazer o ego de algumas pessoas.

Augusto

Carlos Crispim na “arte da guerra” o que vale e vencer, não importa se você copia a tática do seu inimigo ou o seu equipamento, mas o importante e quando uma nação entrar em algum conflito, que seja para obter a vitória. Não existe ética em um conflito (com exceção e claro o que já foi estabelecido nas Convenções de Haia). Os chineses claramente à décadas atrás estavam muito atrás dos americanos e agora ao criar suas “copias” esse atraso está diminuindo (ou possivelmente alcançando em alguns pontos). Os romanos por exemplo eram mestres em copiar e aperfeiçoar as táticas… Read more »

JBS

Antonio

Boa Tarde

Ué? mas vc vive dizendo que caças stealth já eram, que radares de tecnologias de bolinhas acabaram com o conceito stealth(desde claro, que seja dos EUA), que porta aviões são apenas alvos dos mísseis da China…Mas parece que a China está fazendo o contrário do que vc disse, vc não avisou a China?

Sds

Antoniokings

Boa tarde JBS

Alguma das diversas notícias que estão sendo publicadas:

09/09/21
defenseworld.net/news/30394/China_Deploys_Anti_Stealth_Radars_to_Track_U_S__F_35C_Jets_in_South_China_Sea__Military_Expert

27/11/20
aereo.jor.br/2020/11/27/russia-oferece-radar-movel-para-detectar-aeronaves-stealth/

21/04/20
meta-defense.fr/pt/2020/04/21/liran-lan%C3%A7a-dois-novos-radares-projetados-para-detectar-m%C3%ADsseis-de-cruzeiro-e-avi%C3%B5es-furtivos/

Bosco

A China está adotando equipamento semelhante ao dos americanos mas você acha que os EUA (sozinho ou combinado com RU , Israel, etc.) não conseguem produzir … radares de baixa frequência caso julgassem necessário?
Você tem ideia do porquê isso acontece? Seria alguma coisa relacionado à proximidade com o Triângulo das Bermudas? Ou algum gás que tá escapando da falha de San Andreas?

Antoniokings

‘Você tem ideia do porquê isso acontece?’

Incompetência?
Serão esses alguns dos campos em que os americanos ficaram para trás em relação a russos e chineses?
Responda vc que conhece tão bem os armamentos americanos.

Chineses e russos estão ‘de boas’ enquanto americanos estão pulando feito pipoca na panela.

JBS

Antonio

Incompetência os EUA? Realmente a sua raiva dos EUA/ideologia/amor pela China/Russia, te deixa cego!

Bosco

Eu achava que você era irônico e gozador mas estou chegando à conclusão que é só meio burrinho mesmo.
Não há paixão ideológico que consiga fazer alguém se rebaixar tanto assim e de forma voluntária se passar por mentecapto sem que não o seja de fato. Tem que ser um problema estrutural, no caso, quantidade de neurônios e de conexões sinápticas.

Antoniokings

Coloque no Google os seguintes verbetes: China ultrapassa EUA. Aí vc terá: China ultrapassa EUA como principal destino de investimento, diz OCDEChina ultrapassa EUA em número de pedidos de patentes China ultrapassa EUA e vira principal parceiro comercial da União Europeia  China ultrapassa EUA em patentes de Inteligência ArtificialE por aí vai. Isso são só os relacionados à palavra ‘ultrapassa’ , porque se colocar a expressão ‘China é a maior’ encontra uma enxurrada de notícias sobre os progressos chineses. Sugiro que vc largue um pouco os seus manuais de armamentos e folders de viagens à Disney (em 10 vezes sem… Read more »

Antonio Cançado

Você não passa de um bufão, cara…Exatamente como teu modelo de país, um blefe completo.

Antonio Cançado

Aliás, eu já te disse que você me provoca engulhos? Já, né? Pois é…

Antoniokings

Bromoprida resolve.

XFF

O importante em uma arma é a letalidade no campo de batalha e não beleza estética.

Glasquis 7

visto que em muitos casos são melhores que os ‘originais’ …”

Como assim, já se enfrentaram como para ter algum parâmetro de comparação?

Antoniokings

Já.
Armas chinesas já derrotaram franceses e americanos.

Glasquis 7

Por favor, indígenas com flechas já venceram militares com armas de fogo. Isso não quer dizer que as armas de fogo sejam inferiores a arcos e flechas.

Seu comentário foi tendencioso. Não existem parâmetros que permitam um real comparativo entre ambas naves.

Augusto

Quando foi isso Antônio?

Elias

Eita! Começo …..

Augusto

Antonio, da onde você tirou que “são melhores que os ‘originais’”? Por acaso algum caça chinês já abateu alguma de suas copias?

Allan Lemos

A Rússia/URSS costuma reciclar os designs de suas aeronaves para poupar custos, talvez a China esteja indo pelo mesmo caminho, ela sempre foi muito pragmática.

Antonio Cançado

Vão não…Se fossem, já teriam chegado.
São total e completamente incapazes de inventar ou criar alguma coisa, copiam tudo.
A China não passa de um blefe.

Marcelo M

A União soviética nos anos 50 precisou de muita engenharia reversa. Não precisa nem falar da cópia exata do B29 que fizeram. Seu maior sucesso, o MIG 15, tinha um motor copiado da Rolls Royce. O desenho era inspirado nos projetos de Kurt Tank. O Mig 9 chegou a operar com motores do ME 262.

Nilton L Junior

Vida útil pra 30 anos?? então esta preparado pra pelo menos 3 atualizações.

J-20

Isso se a estrutura dele for preparada para receber tais atualizações nos componentes.

Glasquis 7

Ninguém nos dias de hoje, construiria um caça tão caro como um quinta geração sem considerar possíveis atualizações e modernizações.

Chal

Quanto tempo levará para as forças armadas brasileiras adquirirem material bélico Chinês? Foi assim com os Russos, por pressões comerciais e não deva demorar muito com os chineses. Até acho que em termos de assistência técnica e suporte os chineses devam ser mais confiáveis que os russos…mas só o tempo dirá

Antoniokings

Parabéns aos chineses pelo crescimento acelerado de suas capacidades.

Jose Dasilva

É, como vivemos no país do futuro o jeito é ficar torcendo por chineses. Quam não tem cão caça com gato.
By the way não foram eles que quebraram a nossa indústria de calçados, tecelagem, aço, etc?

Antoniokings

Pois é.
De acordo com a teoria capitalista, tal situação deveria gerar uma competição por parte dos brasileiros de forma a melhorar seus produtos ou modo de produção para competir com os concorrentes.
Acho que não foi bem isso que ocorreu.

Bosco

Não entendi! A China é capitalista ou não?

Glasquis 7

Se declara comunista mas seu sistema financeiro é um dos mais agressivos capitalistas que conheço.

Antoniokings

Pois é.
Raciocínio exige mais que a simples leitura de manuais.

Augusto

????????

rodrigo sassi dos santos

o Zhuhai Airshow está matando algumas elites politicas e militares dos países ocidentais do coração. Rsrsrs

Last edited 2 anos atrás by rodrigo sassi dos santos
Matheus S

Eu diria que 90% do que foi apresentado no Zhuhai Airshow já é conhecido por grande parte da elite militar do Ocidente, assim como para entusiastas militares que acompanham diretamente o desenvolvimento militar chinês.

Jodreski

O recheio eletrônico Chinês ainda é um mistério, uns acreditam que são bem inferiores aos análogos ocidentais e outros acreditam que são equivalentes, porém uma coisa é certa, no quesito motores a China ainda está com dificuldades, os Russos ainda estão à frente dos Chineses mas é bem possível que em uma década esse cenário pode mudar.

Theo

Falem bem…. Falem mal dos chineses, mas que dá uma inveja do quanto eles tem progredido na área militar, isso dá.

Maurício.

Theo, eu penso o mesmo, pode ser cópia, podemos ainda ter um pé atrás com certas capacidades, mas os caras estão investindo, estão trabalhando com foco, sabem o que querem, e aí o sentimento de inveja vem, eu ficaria feliz se o Brasil tivesse a capacidade de fazer um J-10, só isso já estaria de bom tamanho.

Theo

Concordo

Adriano Madureira

Exatamente ! Em um país onde a ferramenta que faz parte do “poder naval” da nossa gloriosa “esquadra” para a proteção da nação são vetustos A-4 Skyhawk que receberam um “overhaulin” da Embraer para ganharem uma sobrevida e poderem estar aptos a servir como armas modernas, eu não desdenho e muito menos faço chacota de aeronaves navais chinesas, e acho que ninguém aqui tem autoridade para fazer o mesmo… Se o meu carro não é similar ou melhor que o do meu “vizinho”, acho que eu não tenho moral nenhuma para depreciar o mesmo… Quem mora em um país que usa… Read more »

André

Qualquer semelhança com o F35 não é mera coincidência

Andre

Olha lá xará, no flyer chines, como eles chamam o avião….

Gavião 15

A China vai ser um problema cada vez mais sério a nível geopolítico. No entanto, ainda acho mais prudente o Brasil se manter equidistante dessa encrenca USA x China.

Sérgio Luís

Seremos poupados até o momento em que os EUA acharem que o Brasil deve parar de vender comida aos chineses!
A história sempre caminha primeiro pelo sufocamento econômico e depois pela combustão da pólvora.
Aguardemos

Adriano Madureira

Se uma aeronave Stealth normal já tem que haver um certo cuidado com sua manutenção, com sua pintura, basta ver os F-22 Raptors e os F-35 ,que não podem receber nem chuva. No caso do Raptor,ele precisa de 30 horas de manutenção para cada voada. Ou seja, são mais de US$ 44 mil por hora de voo. A grande vilã é a cobertura anti-radar da fuselagem que é vulnerável a chuva e a abrasão. Com isso, apenas 55% da frota de F-22 está operacionalmente disponível a qualquer momento, tanto que o aparelho nunca participou das missões no Iraque e no… Read more »

Sérgio Luís

Seremos poupados até o momento em que os EUA acharem que o Brasil deve parar de vender comida aos chineses!
A história sempre caminha primeiro pelo sufocamento econômico e depois pela combustão da pólvora.
Aguardemos

Antonio Cançado

F-tlinta e cinco…rsrsrsrsrsrsrsrs

Vendéen

Bonjour le Brésil, Mais uma vez, a perseverança dos chineses e seu trabalho dedicado ao progresso militar é fantástico e merece respeito. É claro que, nesta observação óbvia, não devemos obscurecer (voluntariamente ou não) seu grande domínio em engenharia reversa e que eles devem utilizar (como todos ou não) todos os outros meios possíveis e immagináveis ​​para poderem trabalhar. Como, por exemplo, essas poucas anedotas factuais lol: https://www.francetvinfo.fr/economie/industrie/video-espionnage-la-bretagne-interessait-les-chinois_4306937.html https://www.challenges.fr/ entreprise / defence / enquete-sur-les-guerres-secretes-du-contre-espionnage-francais_705487 https://www.lepoint.fr/high-tech-internet/espionnage-des-hackers-chinois-ont-devalise-le-pentagone-29-05-2013-1673223_47.php https://www.rfi.fr/fr/amériques/20200725-états-unis-singapourien-plaide-coupable-espionage-profit-la-chine https://www.lapresse.ca/actualites/justice-et-faits-divers/2021-03-01/reseau-d-espionnage-au-profit-de-la-chine/un-ex-professeur-de- mcgill-blame-for-110-million-loss-in-the-united-states.php https://theatrum-belli.com/irsem-les-operations-dinfluence-chinoises/ Paranóico ou não rsrs? “a cada 10 horas, o FBI abre processos contra espiões chineses” https://www.capital.fr/economie-politique/toutes-les-10-heures-le-fbi-ouvre-des-dossiers-contre-des-espions-chinois-1383300 Do contrário, se os chineses… Read more »

Zeus

Prezado, muito interessante trazeres a ótica da imprensa francesa sobre estes temas, já que a maioria condiciona-se apenas aos pontos de vista das imprensas brasileira e estadunidense. A raiva de muitos é porque a China está sendo muito bem sucedida naquilo que todas as potências sempre fizeram: Espionar! E nesta área os mais atuantes sempre foram os EUA. Mesmo depois do escândalo da NSA no governo Obama, recentemente revelou-se que os EUA estavam a espionar a Alemanha e outros “aliados”. Ao longo de décadas os estadunidenses espionaram para roubar informações e derrubar governos. A tudo isto as imprensas estadunidense e… Read more »

Vendéen

Bonjour Zeus, Estou feliz em compartilhar parcialmente seu ponto de vista, mesmo que não soubesse tão radical quanto você sobre a queda dos EUA. Este país ainda tem muitos ativos, mesmo que no momento pareça sonolento e desatualizado lol. Também a realidade dos fatos relativos à abordagem comportamental chinesa para adquirir certas tecnologias não está condicionada por um ponto de vista que seria de fato livre e arbitrário e, portanto, possivelmente ditado por uma certa imprensa com forte influência de qualquer país. É simplesmente uma observação alimentada por fatos, evidências factuais. De fato, a espionagem militar chinesa é muito eficiente… Read more »

Denis

O pessoal desce a ripa na China por copiar projetos, mas nós compramos a ToT do Gripen justamente para tentar copiar as tecnologias em um suposto futuro projeto de caça brasileiro. E que ninguém venha dizer que o Brasil respeita patentes e a China não, porque no mundo capitalista (sim, a China é capitalista) ninguém se respeita de verdade. Quem mantém patentes é quem tem costas mais largas e pode se defender. Se o Brasil tivesse cacife, tentaria copiar na cara lisa também. EU ACHO UMA ATITUDE BONITA RESPEITAR COMO O BRASIL FEZ, mas não me iludo a pensar que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Denis
Andre

Parabéns à por ser o segundo país a entrar no grupo dos capazes de por avião de 5 ger em operação, ultrapassando e deixando na poeira seu antigo senhor do norte.

Quando mais a China se afasta dos modelos russo-sovieticos e mais se aproxima dos modelos ocidentais, mais rápido avança.