Boeing obtém contrato de cinco aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon para a Alemanha

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ARLINGTON, Virgínia, 28 de setembro de 2021 – A Marinha dos EUA concedeu hoje à Boeing [NYSE: BA] um contrato de produção para cinco aeronaves P-8A Poseidon para a Alemanha. As primeiras entregas estão programadas para começar em 2024, quando o P-8A Poseidon substituirá eventualmente a frota alemã de aeronaves P-3C Orion.

“Estamos satisfeitos por ter finalizado esta venda para a Alemanha e por expandir nossa presença no país trazendo o P-8A e suas capacidades únicas de multimissão para a Marinha Alemã”, disse Michael Hostetter, vice-presidente, Boeing Defense, Space & Security, Alemanha. “O P-8 garantirá a capacidade da Marinha Alemã de realizar missões de vigilância marítima de longo alcance e desempenhará um papel fundamental na região, aproveitando a infraestrutura existente na Europa e a interoperabilidade total com os meios mais avançados da OTAN.”

A indústria alemã é um parceiro crítico do programa P-8A Poseidon. Ao trabalhar com parceiros locais, a Boeing fornecerá soluções de suporte, treinamento e manutenção que trarão a mais alta disponibilidade operacional para cumprir as missões da Marinha Alemã. Em 17 de junho, a Boeing assinou acordos com ESG Elektroniksystem-und Logistik-GmbH e Lufthansa Technik AG para colaborar na integração de sistemas, treinamento e trabalho de manutenção. As empresas alemãs que atualmente fornecem peças para o P-8A incluem Aircraft Philipp Group GmbH, Aljo Aluminium-Bau Jonuscheit GmbH e Nord-Micro GmbH.

“Com acordos estratégicos e parcerias da indústria já em vigor, estamos prontos para entregar um pacote robusto de sustentação para a frota P-8A da Marinha Alemã”, disse o Dr. Michael Haidinger, presidente da Boeing Alemanha, Europa Central e Oriental, Benelux e países nórdicos. “Junto com a Marinha Alemã, o Ministério Federal da Defesa e a indústria local, iremos garantir a máxima disponibilidade operacional que permitirá à Marinha Alemã atender a todos os seus desafios marítimos.”

Implantado em todo o mundo com mais de 135 aeronaves em serviço e mais de 350.000 horas de voo livre de acidentes coletivos, o P-8A avançará significativamente a guerra antissubmarina da Alemanha; guerra anti-superfície; inteligência, vigilância e reconhecimento; e capacidades de missão de busca e resgate.

A Alemanha é a oitava nação a adquirir o P-8A, juntando-se aos Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido, Noruega, Coréia e Nova Zelândia.

Como uma empresa aeroespacial líder global, a Boeing desenvolve, fabrica e faz manutenção de aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos EUA, a empresa alavanca os talentos de uma base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto na comunidade. A equipe diversificada da Boeing está comprometida em inovar para o futuro e viver os valores fundamentais da empresa de segurança, qualidade e integridade.

FONTE: Boeing

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Victor Filipe

É um avião extremamente lindo e possivelmente o melhor da sua categoria no mercado internacional.

Luiz Guilherme

Acho que houve um erro, ou eu que não entendi. A Marinha dos EUA vai comprar e entregar a Alemanha ?

Bardini

FMS…

Luiz Guilherme

ah sim. Entendi. Valeu.

737-800RJ

Sou suspeito pra falar, mas essa aeronave é muito linda! Olha o monstro aí com 4 Harpoons sob as asas:

Pedro

Pessoal, pergunta de leigo. Com o advento dos drones e sua maior autonomia e capacidade operacional de ação e reação, tais aeronaves não estão fadadas a serem secundárias ou até mesmo serem totalmente descontinuadas?

A inteligência artificial está caminhando a passadas longas e firmes, então nada mais comum que drones ou aviões tripulados remotamente façam o trabalho de aviões patrulha com possibilidade de ação a curto/médio prazo ou estou redondamente enganado?

Leandro Costa

Não acho que seja uma pergunta de leigo, Pedro. A minha opinião é de que sim, essas aeronaves se tornarão desnecessárias eventualmente com a utilização de drones e outros sistemas remotos de vigilância/patrulha. Porém acredito que ainda existiria um gap muito grande de tempo até que produtos que possam substituir essas aeronaves entrem em serviço. Tempo para a tecnologia chegar à maturidade e que possa ser considerada suficientemente confiável dentro da gama de situações que uma aeronave de patrulha precisa atuar. Enquanto isso, essas aeronaves ainda vão ser bastante necessárias, ainda mais em tempos de tempestades geopolíticas.

Adriano Madureira

“A minha opinião é de que sim, essas aeronaves se tornarão desnecessárias eventualmente com a utilização de drones e outros sistemas remotos de vigilância/patrulha”.

Mas drones de patrulha marítima jamais levarão a mesma quantidade de armas que um Poseidon.
É uma aeronave que não tem assim em grande quantidades( 100- USNAVY), portanto acho que não há precisão de tirar o componente humano da equação, ainda mais que o patrulhamento marítimo é um trabalho de grande importância e acho que é cedo para pensar em descartar tripulação.

Leandro Costa

É cedo sim, por isso eu disse que levaria tempo. E drones podem ser feitos de diversos formatos e tamanhos. Alguns dos primeiros drones eram bombardeiros B-17 e versões de patrulha naval do B-24, por exemplo.

Bardini

UAV tem muito espaço em missão de esclarecimento marítimo…
.
Em missão de patrulha marítima, é muito difícil bater a autonomia de ação, capacidade de geração de energia, processamento de dados, pacote de sensores e carga de armas de uma aeronave com o conceito do Poseidon.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Bosco

Há uma máxima sobre o futuro da aviação que diz o seguinte: se não se quer levar um indivíduo do ponto A para o ponto B, não haverá razão pra ter gente dentro de aeronaves.
Num futuro de longo prazo, aeronaves só terão gente dentro se for para transportar gente de um lado pra outro.
A maioria das aeronaves , se não todas, não terão um piloto humano e as que tiverem , não haverá motivos para ele estar dentro dela.

A6MZero

Realmente o futuro é autônomo, não só na aviação mais transportes em geral, muito mais seguro um veiculo ou um transporte que não sofre de falhas humanas. Agora em um horizonte ainda maior e especificamente nas aeronaves militares pode ser que a intervenção humana seja necessária, afinal a capacidade de interferência eletrônica e de hackear veículos autônomos pode se tornar tão poderosa que o piloto humano estaria lá para garantir que a missão seja cumprida, como um backup que não pode ser hackeado. Claro isso é uma conjectura e provavelmente não vai acontecer afinal as contramedidas a essas interferências devem… Read more »

Clésio Luiz

Os alemães que inspecionem detalhadamente antes da entrega. Recentemente um KC-46 saiu da fábrica e pousou em pane, com uma “tampa plástica vermelha” obstruindo uma bomba de transferência de combustível, que não pode ser fechada em voo e continuou fluindo para onde não devia até o pouso.

Outro dia, garrafas de tequila foram encontradas dentro dos 747-8 que estão sendo convertidos como aeronave presidencial.

Isso são apenas as últimas notícias da falta de controle de qualidade da Boeing, que finge estar corrigindo, mas não mudou nada nos últimos anos.

Last edited 2 anos atrás by Clésio Luiz
DanielJr

Realmente o controle de qualidade da Boeing está horrível, sorte dos Alemães (e de todos os operadores) que o Poseidon é baseado no 737-800 e não no MAX, dá um alívio para os compradores.

kahllil

Cara para se adquirir, cara para se manter mas pro tio sam caro não existe e ja tascou pedido para 128 e agora mais essas 5 …. vende pois não tem nenhuma outra opção do mesmo porte no mercado.