F-39 Gripen 4101

Na foto divulgada pela Saab, o caça Gripen F-39E FAB 4101 de série deixando a linha de montagem. Observar que a aeronave está equipada com o sensor IRST (busca e rastreamento por infravermelho) Skyward-G no nariz.

Duas aeronaves Gripen E já estão prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping na Suécia.

As duas primeiras aeronaves serão transportadas de navio ao Brasil no fim de novembro de 2021. As outras duas virão no primeiro semestre de 2022.

Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), após o desembarque no país, as aeronaves seguirão para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.

Subscribe
Notify of
guest

194 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Lindão demais! Eu só acho desnecessário escrever FAB por extenso nos caças. Só nos aviões de transporte já estava ótimo.

Dod

kkkkkkkk,uai e vai escrever o que? Caça do Brasil?

V12 aero

Poderia escrever.
“Aqui o sistema é bruto” ou
“Nóis capota mas num breca” também tem,
“Rastreado por fofoqueira “. Tem várias frases. Kkkkkkkk…

JCuritiba

Muito bom!!!! Apoiado!!!!

BK117

Adorei hahahahaha
“Dirigido por mim, guiado pelo CINDACTA!”

Denis

Boa! Estilo caminhão, bem brazuca mesmo!

Last edited 2 anos atrás by Denis
Luiz Trindade

Kkkkkk… Apoiado… Kkkkkkkkk

Carlos Campos

nos tempos de guerra as FA deixam escrever essas coisas, até nas bombas e mísseis.

Andre

“se vc está lendo isso é prq está perto demais”

Denis

Essa é bem original!

Renato B.

“Eu te vi primeiro”

Denis

Kkkkkk

elias

os chatos de plantao tiraram a linda camuflagem verde musgo….

Matheus

Eu deixei claro que não gosto da escrita por EXTENSO. Não sei qual a graça.

Jadson Cabral

Mas não é escrito, é adesivado

Denis

É a hora da brincadeira, Matheus; nada pessoal. Relaxa e curte.

Last edited 2 anos atrás by Denis
Itamar Pereira Cabadad

Escrever só FAB

elias

escrever força aérea brasileira ,,, com cedilha e acento agudo,, daí sim

Denis

Senta a púa!

ROBERTO EMIG

É o nome correto. FAB é abreviatura. Tal como EB ou MdB

Matheus

Eu não gosto, não tá escrito United States Air Force nos caças dos EUA. Nem Royal Australian Air Force nos autralianos, por exemplo. Mas isso não faz diferença, enfim.

ROBERTO EMIG

Cada país possui seus padrões. O nosso é identificar por extenso. Fui militar.
A Força aérea Boliviana também é FAB.

José de Souza

Tem razão, melhor desambiguar, vai que alguém vê um Gripen e confunde com os… os… ãh, K-8 deles?

Renato B.

O nome vai ficar Gripen mesmo? Não será traduzido para Grifo?

bit_lascado

Acho que não, pra não confundirem com o 2º/3º GAV – Esquadrão Grifo

Flanker

O Mirage III, o Mirage 2000 e o F-5 Tiger II não tiveram seus nomes traduzidos. Não há motivo para traduzir.

Carlos Campos

credo MDB

Flanker

Mas, é verdade. A Força Aérea Boliviana também é FAB.

SGT MAX WOLF FILHO

Parece nome de partido político kkkkk

Denis

Kkkkk. Saquei. Queria te dar dois likes, mas o blog só permite um.

Flanker

MdB, não. É MB.

Marcelo Andrade

Ou,Você vai entrar, mas não vai sair

Denis

Acho que essa aí era a do “widowmaker” Starfighter.

SGT MAX WOLF FILHO

E igual o caso dos PMs no Brasil usar o colete em cima da farda enquanto nos EUA se usa por baixo, no Brasil político quer aparecer em cima das coisas seja de PM as FAs,

Matheus

Todos os caças da FAB sempre tiveram escrito por extenso.
comment imagecomment imagecomment image

ADRIANO CANDIDO DE OLIVEIRA

Neste caso ,o que deve ser escrito Matheus ?…a Sigla FAB é padrão

Sérgio Luís

Agora sim IRTS de fábrica e outra coisa é o equipamento mais importante dessa aeronave! Belo olho amarelo!
Opiniões a parte!

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Luís
Douglas Rodrigues

Viu só!?
Nem precisei te chamar, tá aí a imagem que comprova a instalação do IRST (vc se emocionou tanto que digitou errado).

Last edited 2 anos atrás by Douglas Rodrigues
Sérgio Luís

Com certeza!

F-5

Finalmente estou sendo aposentando…

Flanker

Não se esqueça que está no Brasil, e se aposentar por aqui, é bem difícil. Você vai ter que trabalhar vários anos ainda. Hehehe

F-5

Nem me fale nessa possibilidade!!!! kkkk

F-5

Mais uns vinte????

Flanker

20 acho que não….mas, uns 10 é quase certo.

Denis

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Maurício.

Bah meu amigo F-5, pelo menos pelas bandas aqui do RS, tu ainda vai demorar até se aposentar…rsrsrs.
Tenho que concordar com o Flanker nessa.

Paulo

F5 são essenciais nas abordagem de aviões mais lentos.(no combate ao narcotráfico por exemplo)

Nunao

Paulo,
As características de controle do Gripen em baixas velocidades, devido ao Fly-by-wire, são melhores que as do F-5.

A principal vantagem do F-5 em relação ao Gripen, num eventual emprego subsidiário contra aeronaves de baixa performance, é o custo menor da hora de voo.

Tirando isso, perde em praticamente tudo, apesar da modernização que melhorou muito as capacidades de emprego do F-5.

Last edited 2 anos atrás by Nunao
Rafael Cordeiro

Aviões mais lentos são abordados pelos A-29s, não é necessário um avião “a jato” (lembrei da minha infância) para tal finalidade. Em alguns casos até os MI-35 dão conta do recado.

eduardo

Pra isso já tem o A-29 Super Tucano.

Flanker

Não, é exatamente o contrário. Os F-5M são usados na interceptação de aeronaves velozes. Para aeronaves lentas, tem os A-29.

Carlos Campos

adoro ouvir teu som passando por cima do meu bairro em Manaus

GFC_RJ

Acho tu deve ser o único militar que vai pra reserva tão tarde em nossas forças… E o melhor de tudo, não tem viúva e nem filhas!
Pano rápido! #pas

José de Souza

Só sai na compulsória, aos 75!

Wagner

Se fosse “Brigadeiro Tiger II”, ja estava aposentado, com full pensão plus mordomias.

Júlio Cezar Barreto Leite da Silva

Estou curioso para saber a matrícula do protótipo que esta em testes no Brasil pela EMBRAER/SAAB.

Flanker

Júlio, não é um protótipo. O 4100 é a primeira das 36 aeronaves produzidas para o Brasil. Ele só não tem todos os equipamentos e sensores de série porque está equipado com equipamentos de testes e ensaios. Assim que os testes terminarem, ele receberá os equipamentos de série que faltam e irá para o setor operativo da FAB.

angelo

Novinho em folha…..

Solskhaer

E a cor será a cinza mesclado mesmo! Tragam logo o mais rápido possível.

Cesar

Verdade. Mas eu também nunca achei que seria camuflado como os bicudos.

Dilbert-SC

Espero encontrar um desses em breve em um dos Portões Abertos da FAB.

Jodreski

Gostei da cor, abandonando aquele camuflado horroroso da FAB.

Denis

Nos caças é horroroso, mas no KC-390 é lindo.

Clésio Luiz

Sim mas, quando o IRIST vai ser instalado?

pampapoker

Não leu o texto né….

Clésio Luiz

Escutou isso? Isso é o barulho da piada voando por cima da sua cabeça a Mach 2…

BK117

Ou Mach 3, que é a velocidade máxima do IRIST hahahahah

Admito que também acreditei de primeira, já vi cada comentário sobre IRST…

sj1

Acho que ele tava trollando

Leandro Costa

Eu tenho certeza. E ri muito!

Jodreski

E o protótipo que já esta aqui no Brasil, o que será feito dele? Vai continuar aqui? Ele precisa passar por modificações para virar uma célula operacional, isso será feito aqui na Embraer (mais plausível) ou voltará à Suécia?

Coutinho

Só lembrando que ele não é um protótipo. É um avião de série.

Clésio Luiz

Essa imagem ainda confirma que as aeronaves de serie virão com o padrão de pintura em 2 tons de cinza, o mesmo usado pelos suecos.

Wellington

É impressão minha ou o radome está meio caído?

Sérgio Luís

Galante, acredito que vão me “crucificar” aqui, mas…
Tenho quase que certeza que esse radome foi modificado não pela distorção da lente mas sim uma adaptação para o IRST. Veremos mais adiante!

Flanker

Pelo…….amor…….de…….Deus…….

Sérgio Luís

Uai vc acredita em Deus!?!
Não é vc que é o garoto problema!?!
Hehehehehe

Flanker

Claro que acredito. Quem não deve acreditar é tu.. …teimoso e ignorante desse jeito…..
Se tu tivesse vontade de aprender, já teria visto o famigerado IRST instalado no exemplar de testes 39-9 do Gripen E. E o nariz dele, tem alguma diferença pra cima, pra baixo, pro lado? Não, não tem. E o IRST tá lá. Então deixa de teimosia.

Flanker

Outra imagem:

Sérgio Luís

Relaxa aí rapaz!
Para melhorar seu convio com a sociedade reaprenda, se eduque!
Dica pense 2 vezes antes de xingar os demais.
Sabemos que ser educado não é fácil mas pelo menos tente!
Ao invés de só literatura militar Leia a bíblia também.
Opinião cada um tem a sua.

Flanker

Guarde teu sermão para ti mesmo. Aqui é lugar para discutir assuntos militares e todos podem colocar suas opiniões, sem dúvida alguma. Mas, quando alguém coloca a mesma coisa repetidas vezes, sendo explicado várias vezes que está enganado e, mesmo assim, continua teimando, é sinal de burrice. Sinto muito. Mas, se quiser continuar com teimosia e visão obliterada, o problema é seu.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Rommelqe

Vai ver que o IRST é muito pesado….??????

Sérgio Luís

Boa idéia vamos verificar o peso!
É só arrancar e botar na balança.
Vai lá uai Rsrsr

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Luís
Cristiano GR

Foi a mesma opinião que tive.

Phenix

Matador de Sukhoi

Slow

Em simulador pode até ser , agora quero ver na prática .. na vdd nem eu e nem você vamos ver isso tão cedo

Luís Henrique

As tecnologias não param de evoluir. É natural que o Gripen E seja superior à maioria dos caças em operação hoje, pois o Gripen E entrará em serviço nos próximos anos, ou seja, durante a década de 20 do século 21, e o seu fabricante é um líder mundial na produção de caças, e os sensores, motor e armamentos são produzidos por parceiros que também são líderes mundiais em suas áreas. Caças que entraram em operação recentemente, podem competir com o Gripen E em termos de tecnologias e caças que irão entrar em operação nos próximos anos também. Já caças… Read more »

Douglas Rodrigues

Será que virão como o primeiro? Para o porto de Navegantes-SC?
E os outros dois poderiam quem sabe virem voando, após o envio de um KC-390 para testes e certificação de REVO.

BK117

Por mais que seja mais lento, é bem mais seguro por navio. Provável que continue sendo assim.

Flanker

Você não acha temeroso usar um voo de translado, de milhares e milhares de km, ser usado para testes e certificação de REVO, envolvendo aeronaves de dezenas e dezenas de milhões de dólares? Voo de translado não pode ser utilizado para realização de teste algum!
Coloca esses Gripen, e todos os mais que vierem de lá, dentro de navios e entrega em segurança aqui no Brasil.

Eleazar Moura Jr

O meio naval é o mais seguro, mas os F-103s foram trazidos da França para o Brasil, na década de 70, a bordo dos C-130 da FAB, então os Gripens poderiam vir num cargueiro privado Antonov. Lembrando tb que os SH-60 da MB vieram para São Pedro da Aldaia num cargueiro norte-americano, já os Super Lynk de navio, enfim…!

Flanker

Pode ser num An-124, num C-5, num C-17….Pode ser num avião cargueiro, sim.

Douglas Rodrigues

Obrigado pela resposta Flanker.
Com certeza é temeroso, por isso digo, enviar um KC-390 para a Suécia, já demonstrar as capacidades dele pros suecos e fazer a certificação por lá, para depois trazerem os Gripens. Outra boa seria trazer eles por aviões cargueiros.
Todo modo, vários já foram enviados por navio, demora mais, mas chega…

Sensato

Melhor deixar mais pra frente no contrato quando tudo estiver devidamente certificado né?

Maurício.

Bem, eu tenho que dar o braço a torcer, o IRST tá instalado em uma aeronave da FAB, aleluia…rsrsrs.
Quanto a pintura (outra “polêmica”), pelo visto, vai ser o mesmo padrão da Suécia, se realmente for esse padrão, criatividade zero para a FAB, o único operador que teve criatividade e identidade própria foi a África do Sul, fugiu da mesmice do patrão sueco.

Pablo

Caça ainda nem chegou e tu ja arranjou o que criticar??
Brasileiro nunca ta contente com nada.

Maurício.

Pablo, felizmente estou em um país livre, portanto, tenho o direito de criticar o que eu bem entender, inclusive a falta de criatividade da FAB na pintura, claro, se realmente for esse padrão sueco.

Nascimento

Tá bom, princesa.

Maurício.

Nascimento, ficou com raivinha porque eu critiquei a criatividade zero da FAB? Nossa…rsrsrs

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Felipe Morais

Princesinha detalhista. Temos aqui a princesinha detalhista e a bonequinha chateada (detrator Sérgio Luis).

Maurício.

Felipe Morais, eu e o Sérgio Luis temos opiniões e a expomos, você e mais uma meia dúzia só sabem atacar, argumentar que é bom, nada…

Felipe Morais

Quem ataca aqui é você e já encheu o saco a muito tempo. Desde a data da escolha do Gripens você traz seus comentários detratores pq preferia o Rafale. Você sabe disso Maurício. E isso já encheu o saco faz tempo. Não tem problema você ter preferência pelo caça francês. Mas ficar alardeando sobre pseudos problemas do Gripen a cada postagem, pq preferia o francês, tbm não dá.

Sérgio Luís

Tem razão!
Tinham mesmo vir com padrão diferente da Suécia!

Felipe Morais

Calma bonequinha chateada. Vamos fazer um abaixo assinado pra pintá-lo de rosa choque e ficar do seu gosto. Não se chateie com isso, vamos te ajudar nessa!

Pablo

Pintura é irrelevante, o que é importante é a chegada dos caças.
Vai criticar que a saab escreveu força aérea sem cedilha e acento também??
Deixa de mimimi.

Maurício.

Pablo, calma, olha o coração, não precisa dar piti por uma opinião contrária a sua.

Pablo

Nao é opinião contrária, é o mimimi sem lógica!

Douglas Rodrigues

Pintura é o que menos importa, se não tiver bom, pinta novamente com outro padrão.
Eu achava que viria com pintura pixelizada, mas ao menos vão vir com pintura de superioridade aérea.

Maurício.

Douglas, eu acho esse padrão sueco bonito, mas a FAB poderia ter criatividade e identidade própria e colocar um padrão da FAB, seja ele qual for, e não uma cópia do padrão sueco.

Douglas Rodrigues

Isso pode até ser algo que não se importaram agora, imagina que para alterar um padrão de pintura, seria necessário todo um estudo e quem sabe aumentar a linha de montagem ou atrasar a entrega dos mesmos por uma certa complexidade na pintura (lembramos que a tinta utilizada faz parte do conjunto que deixa o Gripen com um certo nível de furtividade menor). Lembramos que caças não são iguais os carros, que você pode escolher por uma gama de cores enorme, com algum nível de personalização. Acredito que, será bem mais fácil e prático a FAB adotar novos padrões de… Read more »

AK-130

Camuflagem não é para ser bonito, é para ser funcional. “Hur dur, zero criatividade” o caça por acaso é uma máquina de combate ou é uma modelo de miss universo? Ah mas vai tomar no….

Maurício.

AK-130, calma, olha o coração.

Adriano Madureira

Poderia vir até preto que continuaria belo…
comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Denis

Muito bonito. Codinome: “Águia da Noite”. Rápido e mortal como o cowboy Tex Willer (Águia da Noite).

Last edited 2 anos atrás by Denis
TeoB

Acho, (chuto na verdade) que a questão da pintura também envolve a furtividade , dessa forma é natural que seja o padrão que foi testado e aprovado garantindo assim as especificações, acredito que a mudança dessa pintura, mesmo que na cor pode ser que exija alguma certificação e tal para atender os determinados padrões da aeronave e etc… o que gera custo tbm. e com o calendário já estourado não vale a pena agora.

V12 aero

Já saiu no boletim informativo que a FAB vai contratar o Chip Foose para fazer novas pinturas, tipo low rider e chamas nos novos aviões, ai vc poderá escolher qual vc quer .

Last edited 2 anos atrás by V12 aero
Marcos R

Sério isso? Vc está preocupado com a criatividade na pintura? É um ativo militar, se o padrão é eficaz está ótimo. Não gosta compre um e faça pintura com gliter, rebaixa e ponha insulfilm!

Maurício.

“Não gosta compre um e faça pintura com gliter, rebaixa e ponha insulfilm!”

Marcos R, para que eu vou comprar um se a FAB já comprou, e inclusive, pagando com o meu dinheiro, não só meu, mas de todos civis brasileiros.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Marcos R

Porque comprando vc pode exercer a criatividade a vontade, os militares tem critérios técnicos a seguir.

Maurício.

“os militares tem critérios técnicos a seguir.”
Baita critério técnico esse, copiar exatamente o mesmo padrão sueco…

Flanker

Maurício, esse papo de camuflagem é um saco. Se a FAB adotou o padrão sueco, é porque deve funcionar. Deve ser efetivo para o que se propõe. Camuflagem é para ser efetiva e funcional. Ponto. Mas, é sua opinião e respeito.

Maurício.

Flanker, eu sei que esse papo de camuflagem é um saco, eu mesmo, sou um dos que tenta explicar o padrão camuflado dos F-5, que o pessoal tanto detona.
Minha crítica é apenas pela falta de criatividade e identidade da FAB por usar o mesmo padrão dos suecos, apenas isso, a FAB já mostrou que pode ter uma identidade própria, no caso da camuflagem dos amx que levou anos de testes e estudos, mas nesse caso do Gripen, achei um ponto negativo.

Phenix

A pintura poderia ter sido diferente mesmo, mas é padrão desde os F103 passando pelos F5 e até Mirage 2000 virem com a pintura padrão do país fabricante. Talvez daqui uns anos mudem.

Felipe Morais

Meu c# mesmo. Agora pronto, a FAB tem que criar um setor criativo pra inovar e não copiar um modelo que dá certo. Isso é uma Força Aérea por#a, não é o Google não.

Allan Lemos

Melhor do que o verde-oliva, que faz parecer que os aviões combaterão no meio do mato.

Flanker

Civis, militares, políticos, garis, bilionários, desempregados…..o dinheiro é contribuição de todos.

José de Souza

Pô, o pessoal tá defendendo que escrever FORÇA AÉREA BRASILEIRA na fuselagem é importante por causa da “identidade” da FAB, porque não o padrão de camuflagem? 😀

Em tempo: tem mais é que vir pintado de fábrica com o que já funciona.

Jadson Cabral

Prefere o camuflado dos F-5?

Maurício.

Jadson, tem um porque dos F-5 serem camuflados, e em matéria de identidade própria sem copiar a pintura de outra força aérea, sim, eu prefiro o camuflado.

Antunes 1980

Belíssimo caça! Orgulho da nossa FA.
Agora é lutar para vir no total, cerca de 100 unidades como esta.

Avante Brasil !

Hugo Vigneron

Uma pergunta aos amigos , será que até a entrar em serviço operacional
a FAB ainda poderia por alguma camuflagem nova ou a padrão dos dias de hoje

Rafael M. F.

Essa camuflagem de dois tons de cinza será padrão para os caças que vierem?

Flanker

Eu acho que isso é óbvio!!! Se não fosse, por que teriam pintado a aeronave com essas cores??

Rafael M. F.

Porque a camuflagem atual é cinza-escuro e verde, e como há um esquadrão na região amazônica, a mesma parece ser mais adequada para o local.

Last edited 2 anos atrás by Rafael M. F.
Jadson Cabral

1 camuflagem caça moderno é mais estética do que prática.
2 esses caças serão baseados em Anápolis
3 não tem problema em ter esquadrões com camuflagens diferentes. Os mirrage – graças a deus – nunca usaram esse camuflado ridículo

Allan Lemos

Por quê? Os aviões voarão entre as árvores?

Bruno

O trilho de mísseis da ponta das asas parece diferente dos protótipos da Suécia que tenho visto. A foto não ajuda, mas parece diferente

Nunao

O trilho é igual. As carenagens para equipamentos eletrônicos junto ao trilho é que são diferentes, um pouco menores.

Barak MX para o Brasil

Sim. Provavelmente não liberaram para o Brasil, ou a FAB não quis comprar.

Jadson Cabral

Isso quer dizer que o da Suécia provavelmente tem mais recursos de guerra eletrônica que o nosso

Bruno

Isso! O trilho é igual, mas me parece que o censor de alerta radar ou não tem ou é bem diferente da versão sueca. O gripen FAB parece reto, já o da Suécia é mais gordinho!

Bruno

A diferença é grande!

Clésio Luiz

Dá uma olhada na foto dando um zoom. É o mesmo trilho.

Carlos Campos

olhei igual, e ali na ponta é uma antena AESA, que faz parte do sistema EW do caça.

Gilson

Só pra lembrar de alguns comentários sobre a camuflagem do Gripen. certamente será essa aí mesmo. E esse tal de certificado militar, qual período que demora? e sem o certificado militar o avião não poderá envolver em nenhuma ação real?

Gilson

Aviões A29 super tucanos, já voaram mundo a fora, sem precisar de ser carregados por navios, será que veremos pelos um Gripen, voar da Suécia, pro Brasil, sozinho sem precisar vim de navio? lembrando que os F5 Tiger, vieram voando dos EEUU, e não eram novos, Miragem 2000, vieram voando da França, e também não eram novos. ( ??? ).

Rodrigo

Se vem voando, vem de navio, tele-transportado.. Que diferença isso faz??? Chegando aqui 100% é o que importa, ele precisa voar e mostrar serviço é aqui. Já ficou tão bobo isso…

Flanker

Concordo 1000% !!!

Luís Henrique

Verdade. O pessoal acha que é um bombardeiro estratégico de longo alcance.
Não é possível.
Um caça tático não é produzido para decolar no Brasil e combater na Europa, e vice-versa. A maioria dos caças combatem a 1.000 km da base ou pouco mais que isso.

Felipe Morais

E Luis, mesmo se fosse um bombardeiro de longo alcance, recém saído da produção, provavelmente não viria em um voo direto.

Salim

Porque comprar os aviões reabastecedores longa distância?!?!!!!!? Se vai usar so por aqui compra a dotação original KC390. Muito confuso. FAB e Mindef dão tiro pe indústria nacional por capricho, vão comprar aviao usado em detrimento de avião brasileiro. 36 f39 e pouco para tamanho Brasil. Não vem voando porque está em teste. Nas concorrências ( Suíça, Canadá, Índia……) foi Gripen c voando, porque não mandaram o E? !?!!! Parece a vacina da Índia covaxim, até hj não foi aprovada. Acorda Brasil, está em jogo Brasil que está acima de qualquer disputa, executem análise crítica com fatos e não com… Read more »

JuggerBR

Pense que o pior acontece e ele se acidenta no translado, quanto tempo demoraria pra repor? Quanto atraso causaria nas certificações? Melhor fazer o seguro, não acha?

Flanker

No caso de perda, só seria reposto se a FAB pagasse por outro. Quando do recebimento dos F-5 do 1⁰ lote, vindos novos dos EUA, na última perna do voo de translado, entre Anápolis e o Rio de Janeiro, o F-5E FAB 4822 chocou-se com o solo na curta final para o pouso. Essa aeronave nunca foi reposta.
Quando do recebimento do 3⁰ lote de A-1, o A-1A FAB 5532 foi perdido em acidente durante voo de teste poucos dias antes de ser entregue ao esquadrão Centauro. Essa aeronave nunca foi reposta.

Flanker

Os F-5 recebido em 1975/76 eram novos. Usados eram os do 2⁰ lote, recebidos em 1989/90.

Funcionário da Petrobras

Já foi falado aqui que a questão de não transladar em voo são os custos.
Fazendo uma conta bem porca, só de hora voo dos dois caças (12 horas estimados de voo x 2) seriam gastos algo em torno de USD 108 mil (considerando USD 4,5 mil a hora voo), ou seja, quase R$ 600 mil, sem falar outros custos como: combustível, taxas dos hangaretes (escalas), apoio de pessoal e logístico, etc.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Solskhaer

Irei seguir denovo o navio cargueiro!

Jadson Cabral

que tesão é esse pra avião vir do outro lado do mundo voando??? Deixa os bichão economizar quilometragem. Sabia que o carro que você compra não vem sendo dirigido da fábrica tbm? Quando for a uma concessionária exige que venham

Rinaldo Nery

¨vir¨ de navio… Mirage….

victor

É pedir demais uma formação com esses 5 que já estarão aqui no próximo 7 de Setembro? S2

Johnny Quintana

Famoso 01

BK117

O Rei dos Céus da América do Sul!
Tem gente se roendo de inveja! hahaha

Ivan herrera

Seria a galera do tango ??

Carlos Campos

não teme os tufões do sul, os flanqueadores do norte nem os falcões do oeste. kkk

Phenix

Não estamos na Europa

Tomcat4,2

Vem logo pra casa rapaz?????

Neto

Os F5 hoje em Anápolis são desdobrados de outros esquadrões?
.
Como tá a distribuição hoje e como ficará depois do primeiro esquadrão de F39?

Camargoer.

Olá Neto. Acho que os F5 ainda ficarão em Anápolis por mais alguns anos, até os F39 se tornarem completamente operacionais.

PaulloOsk

O bixo eh bonitao demais!!!!! As vezes o Brasil acerta. Haha

Fabio Araujo

O bico esta diferente parece um pouco maior e tem uma aparência de caído, a parte de cima tem uma inclinação e a debaixo parece reta! É por conta do radar?

Adriano AR

Também fiquei com essa impressão, mas deve ser o ângulo da foto, como o colega Maurício comentou.

Sérgio Luís

Radome “rebaixado” em favor de uma melhor recepção do IRTS!
Aposto!!

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Luís
Maurício.

Sérgio Luiz, o Gripen E tem uma antena(ADF ?)logo abaixo do IRST, essa antena é um pouco saliente, acho que o ângulo da foto da essa sensação do nariz mais caído.

Felipe Morais

Bla bla bla. Piada pronta

Luís Henrique

Excelente notícia.
Aguardo ansioso pela assinatura do 2o lote.

Hellen

Esses aviões fornecidos a FAB serão iguais aos fornecidos a força área da Suécia ou os avioes da FAB seram inferiores como acontece com todo produto exportado ???

Andre

Esses aviões serão fornecidos conforme contrato assinado entre o Brasil e a Saab, com todos os itens solicitados pela fab. Nada a mais nem menos.

Adriano AR

Creio que as diferenças serão muito pequenas, em especial em alguns sistemas como o de IFF, apoio à navegação, link de dados e, claro, muito provavelmente não virão com a extensa biblioteca de dados de guerra eletrônica que os suecos colecionam há décadas. No mais, tudo no estado da arte. Suecos não são como os russos ou chineses, que possuem versões de exportação degradadas.

Nonato

Não todo produto importado.
Mas é comum na área de defesa alguns países não venderem seus melhores produtos.
Na Russia ainda se fala em versão de exportação.

Vladmir Avellar de Oliveira

Ao menos já vem IRST instalado. Que belezura!!!

Wagner

Muito bonito, parabéns a todos os envolvidos. Um caça muito bom.

Flando em AL, agora que a Argentina deve comprar os JF17, uma F A que falta renovar é a do Equador, será que eles não tem nenhum caça em mente ?

Coutinho

O Governo da Argentina emitiu nota informando que não há processo de compra dos JF-17. O Ministerio da Defesa solicitou a inclusão no orçamento dos US$ 664 milhões para aquisição de caças polivalentes, para fiscalização e controle do espaço aéreo. Mas não há nenhuma negociação em andamento.

Last edited 2 anos atrás by Coutinho
Silvio Godoy

O pessoal aí que comentou frases de camioneiros tá de parabéns pela criatividade. Kkkk

Leandro de Souza Costa

É muita demora pra entregar 36 caças

Nonato

Ainda estão testando…
Não só no Brasil…
Avião oferecido em 2009, comprado em 2013.
Apenas uma nova versão.
Não é um novo Avião como o SU 57…

Wiltoj

boa noite …
são quantas as unidades em território brasileiro ?..

Flanker

Hoje? Uma.

Wilton Feitosa

obrigado!!

RENATO B L LUNA

É Gripen, não é COVID. Tmj!

Funcionário da Petrobras

E quanto aos mísseis (meteor e iris-t), quando chegarão?

Tomcat

Essa frase com que o Galante começa a matéria:

Na foto divulgada pela Saab, o caça Gripen F-39E FAB 4101 de série deixando a linha de montagem. Observar que a aeronave está equipada com o sensor IRST (busca e rastreamento por infravermelho) Skyward-G no nariz.”

Tenho certeza que foi para as viúvas do treco deixarem o Editor em paz, hehehehe.

Adriano Madureira

Discutir sobre a pintura do gripen é irrelevante… Ele está chegando, será nossa realidade, se ele virá no padrão de cores da força aérea sueca, é indiferente… Um belo esquema de pintura conta muito,tanto em efetividade militar ou apenas esteticamente,mas beleza não ganha guerra,graças a deus estamos entrando em uma nova fase,com um caça top de linha. Certamente alguns aqui puderam ter o privilégio de ver a evolução das aeronaves da FAB durante sua história,no meu caso eu só vi do Embraer AMX para frente,outros podem ter visto os Tiger II chegarem. O Gripen está chegando e é oque importa!… Read more »

Adriano Madureira

Eu pessoalmente acho muito belo o padrão francês da armée de air dos caças mirage 2000 usados aqui,que é usado também pelos gregos…
comment image
comment image
comment image
comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira