Em mais um marco do Programa Gripen Brasileiro, depois de muita preparação e treinamento, o Major Aviador Abdon se tornou o primeiro piloto de provas da Força Aérea Brasileira a voar o novo caça Gripen E no país.

Para voar o Gripen, o Major Abdon passou por uma série de treinamentos na Suécia.

A primeira fase do curso, chamada de Conversion Training, foi realizada em Linköping e teve como foco ajustes dos equipamentos de voo do piloto e exercícios de exigência física extrema.

Em 2020, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos foi o primeiro a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto do ano passado, e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.

Os treinamentos também incluíram simulação de ejeção sobre a água e os testes na centrífuga para suportar a carga de 9Gs.

Assista aos vídeos abaixo para relembrar como foi o treinamento do Major Abdon.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

legal, logo ele tá testando os dois primeiros que vão vir da Suécia antes de Serem entregues pra FAB.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
JT8D

Parabéns à FAB. Nós sabemos que se dependesse dela tudo isso teria acontecido há pelo menos 10 anos atrás

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Wagner

No que depende das FAs nem teríamos FAs.

Fabio Araujo

Não vejo a hora de chegar os 4 caças nesse ano! Em quanto tempo depois da entrega eles estarão operacionais 6 meses?

Phenix

Serão só 2 esse ano

NashArrow

Estrutura fantástica. Alguém sabe se esse “padrão” de treinamento é semelhante em toda a OTAN?
Fiquei surpreso por não ter até então, ao que parece, treinamento na centrifuga para os pilotos da FAB.

Luiz Antonio

Bacana. E onde está o vídeo do voo?

Carlos henrique valentim

Top D+

Antonio Palhares

A Suécia sempre foi um país independente na tecnologia de ponta. Tanto em conhecimento, como em comportamento profissional. No trato de equipamentos aeronáuticos de defesa. Nossa FAB está muito servida

Gilson

A bem da verdade essa estória de pilotos do Gripen, está confusa. Se fala em pilotos de provas da FAB, pilotos de provas da EMBRAER, pilotos de provas da SAAB. E quem serão os verdadeiros pilotos do Gripen na FAB?

Camargoer.

Caro Gilson. A Embraer e a SAAB estão envolvidas no projeto, então é razoável que as duas empresas tenham seus pilotos de testes. Além disso, as forças aéreas da Suécia e do Brasil também estão envolvidas, o que torna razoável que os seus respectivos pilotos de testes também participem. Quando o F39E estiver for entregue em Anápolis, então a FAB irá empregar os seus pilotos de combate. Como o único avião entregue foi o 4100 que está sendo usado como plataforma de testes, então ele tem sido pilotado apenas por pilotos de testes.

Flanker

Toda aeronave nova, que ainda não foi entregue ao setor operscional, é voada por pilotos de provas do(s) fabricante(s) e por pilotos da Força que irá operar a aeronave. Os pilotos operacionais só vão voar a aeronave depois de entregue definitivamente à Força, em um esquadrão operacional.

Nunao

Esses aqui, do esquadrão Jaguar e que realizam instrução na Suécia, e depois os que forem treinados no Brasil:

https://www.aereo.jor.br/2021/01/23/pilotos-de-caca-da-fab-iniciam-curso-da-aeronave-gripen-na-suecia/

Adriano RA

Eu era um jovem recém formado na década de 90 quando a FAB iniciou sua busca pela substituição dos Mirages e F-5. Hoje, aos 50 anos, torço para não morrer antes de ver isso realmente acontecer. Tem muito teste e treinamento pela frente ainda… antes de termos um primeiro esquadrão operacional com o Gripen E. Vida longa aos F-5EM! Vamos precisar deles por bastante tempo ainda.

Tomcat4,2

Show de bola(igual ao Galão da massa)rs!!!??

Paulo Aparecido Teodoro

Parabéns a FAB e a todos os envolvidos no projeto.

angelo

Em breve passa a Ten. Coronel….