Militares da Força Aérea Colombiana e dois cães treinados para atuarem em cenários de guerra participaram no dia 31 de agosto

A aeronave Multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 Millennium, realizou no dia 31 de agosto o lançamento de paraquedistas da Força Aérea Colombiana (FAC).

A bordo do avião, 13 militares e dois cães treinados para atuarem em cenários de guerra foram lançados pelas portas laterais da aeronave, em salto livre. O voo foi realizado na região de Palanquero, na Colômbia, no módulo FAM-FIT, sigla para Familiarization Flight (FAM) e Forces Integration Training (FIT).

De acordo com o loadmaster do avião, Suboficial Otoniel Elias dos Reis, essa etapa é fundamental para que os militares estrangeiros sejam familiarizados com a região e conheçam os procedimentos e peculiaridades da aeronave. “É muito importante compartilhar doutrinas de lançamento e de segurança e defesa das tropas amigas, principalmente quando temos militares de outros países envolvidos”, destacou o Suboficial.

O primeiro lançamento de paraquedistas no KC-390 Millennium aconteceu em dezembro de 2020, quando foram lançados militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt). O treinamento foi realizado para os integrantes que participaram do Exercício Operacional Culminating, que ocorreu no estado da Louisiana, nos Estados Unidos (EUA).

O avião também lançou paraquedistas durante o Exercício Culminating, em voos em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), em fevereiro deste ano. A missão foi um marco no projeto de desenvolvimento do KC-390, pois a aeronave teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, com aviões militares de transporte já consagrados e empregados em cenários de combate ao redor do mundo.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuca cobre

Tomara que a Colômbia se anime e faça algumas encomendas…

BK117

Eu diria que é dificil. Acabaram de receber 3 C130H usados. Mas quem sabe, né?

Bruno

Se a nossa diplomacia não fosse uma piada, nossos vizinhos que estão recebendo sucata usada, poderiam estar todos felizes com seus KC-390 na linha de montagem da Embraer… masssss Brasil sil sil

Welington S.

A Colômbia tem o braço direito do Tio Sam pro que precisar. Isso independe de diplomacia brasileira para oferecer ou não o KC-390 para eles. Como disse BK117, eles acabaram de receber 3 C130H. Irá depender dos colombianos, futuramente, se vai ou não aceitar novas doações do Tio Sam, ou partirá de vez para o KC-390. Que existe interesse daquela força no KC-390, com certeza existe.

Antonio Palhares

A nossa bisonha diplomacia é baseada no conceito de crença na arca de noé. Não na defesa dos interesses estratégicos do país.

Caerthal

Isso é Síndrome de Abstinência?

Adriano Madureira

Não é realidade, infelizmente temos uma diplomacia pobre e fraca…

Ernesto Araújo deixou um legado tóxico de caça às bruxas politicamente dirigida, alianças abaladas e aluguéis de embaixadas não pagos, deixando a imagem do Itamaraty na lama…

Renato Carvalho

Na mais pura essência.

Antonio Palhares

E é mentira ?

Caerthal

Diplomacia boa era aquela de amizade com ditadores da Líbia, Venezuela, Irã, Cuba, Angola, Bolívia, Moçambique…

JSIlva

Um erro não justifica o outro.

Jadson Cabral

Não tô defendendo os acordos obscuros feitos com esses países (mesmo porque esses acordos não eram feitos pela diplomacia), mas a diplomacia brasileira nessa época era outra coisa. O Brasil era respeitado e o que o Brasil falava sobre diversos assuntos, sobretudo no meio ambiente, energia e desenvolvimento social tinha peso. Hoje o Brasil não é levado a sério porque temos um palhaço na presidência, que prometeu não fazer política com viés ideológico sendo ele o maior fanático que já sentou naquela cadeira. Vai dizer o que? Que ele é pragmático?

OSEIAS

Quem diria que o Temer deixaria saudades.

fewoz

O assunto aqui é a diplomacia atual ou a de governos anteriores? Há muita gente no Brasil que não consegue discutir sobre pessoa A sem mencionar pessoa B. “E o PT, hein? E o Lula?” Isso é pobreza de argumentos e visão estreita de mundo, quase chegando à idolatria política. É tão difícil assim, entender que, nós, contribuintes, temos que cobrar do governo atual? Se fosse trabalhador em uma fábrica, também ficaria só culpando ex-diretores por todos os problemas, pelo resto da vida ou trabalharia para resolvê-los com a atual diretoria? Por mais que concorde que as administrações anteriores cometeram… Read more »

Last edited 2 anos atrás by fewoz
Antonio Palhares

Quem disse isso ?
O bisonho diplomata foi quem disse que a politica externa seria nos moldes das crenças dos valores cristãos.
Tanto que estão querendo mandar para a Africa do Sul . Um “bispo” preso como ladrão de dinheiro público. E teve o passaporte retido. Para cuidar dos interesses da sua igreja expulsa de um país vizinho.

Adriano Madureira

Exatamente ! Acredito que uma diplomacia eficiente, com um chanceler de experiência nos meios diplomáticos pesaria e muito na convivência e relação entre vizinhos… Infelizmente nós não temos um Sergei Lavrov ou um S Jaishankar ,indiano conhecido por sua diplomacia habilidosa, táticas de negociação duras e visão estratégica, serviu como embaixador da Índia nos Estados Unidos de 2013-2015. S Jaishankar, considerado um especialista em China e os EUA, foi um membro-chave da equipe indiana que negociou o importante acordo nuclear Indo-EUA. O negócio, iniciado em 2005, levou vários anos para ser elaborado e foi assinado pelo governo da UPA chefiado por Manmohan… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Renato Carvalho

Larga a mão de ser desonesto, uma coisa não tem nada a ver com outra, não compram porque não tem la plata, o resto é conversa fiada de torcedor militonto.

Antonio Palhares

Renato.
Será que não poderia comprar dois aviões ?
Eles produzem coisas que podem interessar ao Brasil. É questão de conversar.

pupu

e cada asneira que falam por aqui .
reclamando de nossa diplomacia por não vendermos aviões a paises com pouco orçamento militar enquanto o tio sam oferece de graça!
mas e culpa da diplomacia!

Rommelqe

Sem dizer que,conforme divulgado à época em que a Colombia aceitou esses C130, eles tinham urgencia e o prazo de entrega do KC390 era um pouco longo. Mas também foi dito do interesse deles, uma vez que o perfil de ambas as aeronaves são distintos e o KC390 leva vantagens. Não esquecer que em estado permanente de guerra contra as guerrilhas, vetores para lançamento de paraquedistas aserem mob ilizdos omais rápido possível é um diferencial e tanto. Com a FAB reduzindo suas encomendas foram abertos slots de fabricação….

Rommelqe

Aliás, só reforçando e desnhando melhor, não é sem motivo e mera coincidência, que os KC 390 foram enviados exatamente com essa missão: apoio por intermedio de lançamentode paraquedistas.

Jadson Cabral

O problema é que nós não queremos vender apenas para países com pouco orçamento não. Tem alguns mercados bem interessantes, sobretudo na Ásia, que o governo deveria estar dando uma atenção especial, destaque para a Índia e para Indonésia, que perdeu um dos seus C-130 retroflitamos há uns 2 meses e um de seus políticos falou que o país deve focar em modernizar a sua forca aérea, pois sua frota de transporte está muito velha.

Salim

Vendas externas, Portugal e Hungria. EUA fez isto com F35. Obriga parceiros comprar avião. Falta o pedido dos outros parceiros, veja Turquia, EUA tirou o fornecimento local. Faz escambo, troca, encontro contas, etc…fecha bigode com asiáticos anti China, faz acordo africanos, faz escambo com Israel, Egito, Arábia saudita. E só ser atuante. Da vantagem de importação equivalente a compra. Governo pode fazer muito, náo somente em relação a este produto brasileiro que agrega muito valor. Nossa energia e gasta em idiotices. Vamos comemorar a terceira maior inflação das americas e a gasolina a 6,00( o que vai alimentar ainda mais… Read more »

MFB

Claro que não é culpa da diplomacia. Não temos nem governo, quanto mais diplomacia.

Rinaldo Nery

Vota no Haddad em 2022.

OSEIAS

Comandante, mas será que só temos essas opções de voto? Não acredito que só haja essas opções, democratas e republicanos, acredito que tenhamos mais que isso, vamos aguardar.

Rinaldo Nery

Não existe Centro no Brasil. Não se iluda. Só esquerda e direita. Tem esquerda radical e a ¨limpinha¨, que tomou banho e passou Dolce&Gabbana. Essa engana todos. Inclusive, enganou em SP. Mas é Foro de SP tbm.

Marcelo Baptista O comunista

Oia, banho eu tomo todo dia, agora usar D&G tá difícil! hehehe.
Desculpe Rinaldo, mas esse negocio de nósXeles tem que ser zuado. Isto só ajuda a politicos canalhas.

Jadson Cabral

E direita, nós temos, Coronel? Porque se esse bando de incauto que nós temos representarem a direita… vejo um monte de reacionário, tão corruptos quanto qualquer outro e que se dizem “conservadores”. Ah, pelo amor de deus… o senhor fala como se a “direita brasileira” fosse atualmente uma boa opção comparada a esquerda, como se esses projetos de fascistas fossem detentores de alguma moral.

Salim

Caro Rinaldo, náo voto na esquerda, porem todos estes programas saíram destes governos, kc390, gripen , aewc, guarani, submarinos, míssil av300, Barroso, h225, sabre,…. Infelizmente este governo náo tem feito nada , só abre estudo. A desvalorização cambial criminosa matou parte dos kc390, gripen terão dificuldades em maiores compras, sem falar na marinha que esta enterrando orçamento nos scorpene e 2 das 4 corvetas comprometidas pela desvalorização. Orçamento militar caiu de USS 25 bi para USS 19 bi, náo tem magico nas forcas de defesa para resolver isto. Vamos amargar anos difíceis, alguem ganhou muito com isto e náo foi… Read more »

Magostu

Se o nome oficial da aeronave é C-390 Millennium, por que seguir usando o nome KC-390 Millennium?

Salim

Tem muito c130 sobrando, EUA vai dar de graça em troca atualização e manutenção, somente forças serias e atuantes faraó compra neste momento. A FAB esta mudando , se fosse no passado iriam comprar c130(como faziam) . teremos gripen, kc390, c105, helicópteros…. A FAB esta mudando, bom para o Brasil. Esqueci super tucano. Se este grupo triunfar teremos uma FAB mais enxuta e cada vez mais bem equipada.

Marcelo Baptista O comunista

A cara de alegria do cachorro, hhehehe.