segunda-feira, setembro 27, 2021

Gripen para o Brasil

Avião da FAB com destino ao Haiti sofre pane na Serra do Cachimbo

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Aeronave levava medicamentos e equipes para auxiliar desabrigados do terremoto no Haiti. Viagem sofrerá atraso

O avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou na manhã deste domingo (22) levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti, sofreu uma pane na região da Serra do Cachimbo, no Pará, no início da tarde, conforme apurado pelo R7. O problema foi identificado em solo, durante abastecimento previamente planejado, e houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo.

A missão continua, mas, com isso, a saída do avião do Brasil sofrerá um atraso. Há uma parada planejada em Boa Vista (RR) antes de deixar o país, e a decolagem para o Haiti foi reprogramada para as 3 horas da próxima segunda-feira (23), “para que o pouso ocorra no momento de abertura do aeroporto para as operações aéreas em Porto Príncipe”, segundo a FAB. A aeronave levava medicamentos e equipes de resgate para auxiliar a população do Haiti após um terremoto de magnitude 7,2 atingir o país último dia 14. A missão humanitária multidisciplinar envolve os ministérios da Justiça, Defesa, Saúde e Desenvolvimento Regional.

De acordo com o Ministério da Defesa, o avião leva 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência, além de mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde.

FONTE: R7

- Advertisement -

80 Comments

Subscribe
Notify of
guest
80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Oliveira

Espero que não seja nada demais,ao menos a pane foi em solo.

Tomcat4,2

Que bom q foi rudo em solo e identificado o problema já solicitaram outro KC e fizeram a troca . Que seja algo de simples solução e Deus continue guardando todos os envolvidos na missão!!!🇧🇷😎🇧🇷

Camargoer

Olá colegas. Que dedo podre. Até aviso novo dando pane. Que zika.

Camargoer

Digo… Até aviao novo dando pane..

JT8D

Isso é muito mais comum do que as pessoas pensam, inclusive na aviação comercial

Camargoer

Olá JT8D. Eu escrevi em uma mensagem que ainda está presa que isso é comum… mas é chato que tenha acontecido como Kc390.

Joao Moita Jr

Realmente é comum, Uma vez tive o horror de experimentar um tal pane em um C-130 em 2009, só que em pleno vôo sobre o Sul do Iraque.

Alfredo Araujo

João… Explica mais por favor. “Pane” é algo genérico.
Exemplifica ai por favor, o que aconteceu com vcs, q “classificaram” como pane.
Abraço!

Joao Moita Jr

Saímos de Al Asad Air Base com destino a Tabuk na Arábia Saudita, sem poder dar mais detalhes. Mas assim que o aparelho chegou a altitude de cruzeiro, inexplicavelmente todos os motores deixaram de operar ao mesmo tempo por ao redor de 20 segundos.
Segundo o piloto, se isso tivesse ocorrido a uma altura menor, ou pouco depois de decolar, esse pane provavelmente teria sido fatal.

Anthony

Bug de sistema…..

“Embandera” os hélices, “reinicia” os sistemas e religar os motores.

“Parece simples”, mas “no calor” do momento… ….. Rs

Palpiteiro

Microsoft Windows?

Camargoer

Olá Palpiteiro. Uma boa hipótese. O sistema de pane para atualizar.

BK117

Vamos mandar boas energias pro KC, zika aqui não rapá hahahaha
Torcer pros Portugas e Hungaros não ligarem, pq é capaz de ter sido coisa pouca coisa mas a mídia não-especializada tá adorando…

Camargoer

Olá BK117. Super zen. Auhhnnnnn

BK117

Copiando o Marcus do Bad Boys II:
Woosaaaah…. Woosaaah…
hahaha

Heinz Guderian

Até isso tu quer politizar, mds!

Camargoer

Caro Heinz (88). Nunca perca o bom humor nem a piada.

Anthony

C parece um urubu!!!

Como você mesmo disse: AVIAO NOVO!

Pelo menos, foi em solo (software funcionando perfeitamente!), Pior foram os Boing 777 e o novo avião de carga Russo que caiu a pouco (fogo no motor!)….

Bom…. Mas eles não eram brasileiros né? (Mania de vira latas!), Então eh “normal” né?

Nos eh q não podemos “falhar”! Ok…… Rsrsrs

Camargoer

Olá Anthony. Lembro de um filme no qual o personagem dizia que as más noticias vinham sempre em grupos de três… riso. Falando sério, tem um livro chamado “Viver é perigoso” que discute o senso comum e os riscos reais que corremos na vida. Tem um momento que o autor comenta que após 11/set, as pessoas ficaram com medo de viajar de avião e muitos optaram por viajar de carro. Isso elevou o número de acidentes e mortes nas rodovias dos EUA. Ou seja, a sensação que era mais seguro viajar de carro do que de avião, enquanto que o… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA

Novo e com problema? FIAT…

Barak MX para o Brasil

Normal, o avião é novo. Tinha ouvido uns boatos que o KC estava tendo alguns bugs de software também. Vão corrigindo com o tempo.

Camargoer

Olá Barak. Todos entendemos que panes acontecem em aviões novos e aviões velhos. Mas que é chato ver um KC390 novo dando big isso é.

Alex

Que bom que foi em solo
.. mas já pensou carregar um descobrir que tá com problema ter que descarregar e recarregar em outro o trabalho que isso deu

Denis

Acho que as inspeções são prévias, já para evitar isso.

BK117

Eu estava acompanhando esse voo (ou presumo que era ele) na hora da pane, tanto que postei aqui sobre outro KC que ia ao Ushuaia. Foi ao mesmo tempo. Não sei se era o com a missão humanitária pois o que eu acompanhava tinha decolado de Anapolis (talvez era até o substituto?). Bem em cima do Cachimbo ele fez uma curva 180º muito acentuada à direita. Imaginei que ia pousar mas manteve 32000 pés e acelerou pra mais de 400kts. Deu mais algumas curvas fechadas em alta velocidade e o padrão de voo me levou a acreditar que estava em… Read more »

Last edited 1 mês atrás by BK117
BK117

Era o 2854. Encontrei no FlightAware. O mesmo segue rota agora, não sei se continua na missão.

cap.png
BK117

Agora
Pensando bem, provavelmente o 54 é o substituto.

cap2.png
Last edited 1 mês atrás by BK117
Flanker

O que deu pane é o 56. O substituto é o 54.

Curiango

Curiosidade a Embraer ou a FAB já fizeram teste de embarque das viaturas: Guarani, cascavel ou dos veículos do sistema Astros? Alguém tem as fotos?

Ricardo Rosa Firmino

Tinha alguém muito zica na cerimônia hoje de manhã..deve ter sido isso…

Salomon

Mais um motivo para não ficar nos 16 e encomendar mais.

Up The Irons

Mas aí faltaria dinheiro pra pagar os 80 mil homens da FAB. Você tá querendo me dizer que uma força aérea tem que dar preferência à compra de aviões do que ao pagamento de um grande número de pessoal? Que absurdo! Aliás, acho que deveríamos aumentar para 100 mil homens! O pagador de impostos não vai nem perceber…

Teropode

80 mil homens? Hummmm, deste jeito não tem jeito , bateu um desânimo agora viu! 80 mil é um número ideal para exército ( engajados).

Camargoer

Olá Up. Sou um crítico do tamanho dos efetivos mitates, mas no caso da FAB, é preciso descontar o pessoal do DECEA da conta. São 25 mil servidores que fazem o trabalho de controle do tráfego aéreo e são remunerados essencialmente pelas taxas cobradas das empresas aéreas. Então, quando pensarmos no tamanho da FAB precisamos pensar em cerca de 50 mil (o que é muito) não em 75 mil.

Bruno Vinícius

Bem lembrado Camargoer. Talvez numa reforma estrutural das FAs seria interessante transformar o DECEA em um órgão civil (com a maioria dos funcionários contratados pelo regime da CLT) subordinado à FAB. Assim se manteria o controle da FAB sobre essa área ao mesmo tempo que reduz o custo de pessoal (via de regra um funcionário CLT custa menos do que um servidor público).

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
A.Victor

Para isso eles criaram a NAV Brasil, que nasce de uma cisão da INFRAERO. Parte da Navegação Área do Brasil também é feita pela Infraero, e agora será pela NAV, subordinada ao Comando da Aeronáutica.

Camargoer

Caro Bruno. A vantagem do sistema brasileiro é que ele integra a defesa aérea e o controle de tráfico aéreo. Um sistema de radar que serve para as duas funções. Talvez os EUA tivessem impedido o ataque de 11/set se tivessem um sistema como o brasileiro. Eu lembro do sequestro de um 737 em 1986. O sequestrador queria jogar o avião no Palacio do Planalto. O alerta de defesa aérea foi acionado assim que foi o sequestro foi identificado. Acho que você está equivocado sobre o CLT custar menos que um estatutário. Na verdade é o contrário. Comparando dois funcionários… Read more »

EParro

Mas aposenta pelo último salário da ativa mais beneces! O CLT tem “teto de gastos”, até quando aposentado. Além do que o CLT, se não corresponder, “botta via”! Já o estatutário… Só se matar ou roubar, não importando produtividade, esforço, comprometimento, cumprimento de metas e outros “que tais”.
Tenha um dó, né Camargoer!

Camargoer

Caro EParro. A aposentadoria integral para o estatutário já acabou desde 2013 no executivo federal. Desde então, a aposentadoria será no teto do INSS. Além disso, o servidor público contribui com 11%. Recomendo atualizar para windows 10. WIndows ME não tem mais suporte.

ERNANDO SIMIAO DA SILVA FILHO

Primeiro, militar tem regime próprio, diferente dos estatutários, pelo que continuam com aposentadoria integral pela última remuneração e paridade com os da ativa.
Segundo, a aposentadoria integral acabou para os servidores civis que ingressarem agora no serviço público. Os antigos, dependendo da data de ingresso, continuam com muitas vantagens, inclusive integralidade e paridade.
Recomendo atualizar para windows 10. WIndows ME não tem mais suporte.

Rinaldo Nery

Depois do 11 de Setembro o CHEM da USAF veio ao COMDABRA conhecer o nosso sistema.

Rinaldo Nery

E quando houvesse a primeira greve? O País pára?

Bruno Vinícius

O STF já determinou que algumas categorias não tem direito à greve, tenho certeza que a dos controladores aéreos poderia ser adicionada à lista sem maiores problemas. E se o regime for CLT, fica ainda mais fácil de cortar o salário enquanto durar a greve ilegal e demitir os agitadores posteriormente. Quanto ao 11 de Setembro, os americanos fizeram atualizações importantes e, acredito, resolveram as deficiências sem precisarem adotar a militarização do controle aéreo. A própria subordinação dessa nova agência ao Comando da Aeronáutica já seria um passo no caminho de manter a integração entre a FAB e o controle… Read more »

Rinaldo Nery

A USAF melhorou sua integração ao sistema da FAA, bem como estabeleceram-se novos protocolos de comunicação entre o NORAD e o FAA. O filme ¨Vôo 193¨mostra o bate boca entre um Coronel da USAF e o FAA (fato real), por ocasião dos atentados. O COMDABRA adotou esse trecho do filme no seu briefing para comitivas estrangeiras.

Salomon

Verdade. Não podemos deixar de lado as centenas e centenas de laboratoristas, protéticos, motoristas, garçons, taifeiros, dentistas, cozinheiros, pintores, locutores e operadores da rádio Força Aérea FM 91.1 que embala nossas noites com música descolada e moderninha dos anos 70. Seria absurdo comprar aeronaves.

Jmgboston

Ainda bem que não esta sendo usado no Afeganistão. Ja se imaginaram em um Kc 390 cheio de refugiados fugindo do Talibã e da uma pane no aeroporto? Os C17 americanos não podem falhar nesse momento.

737-800RJ

Panes mecânicas são muito, muito comuns nas aviações civil e militar, mesmo com toda a cultura de segurança que permeia essa área. Qualquer coisa, por menor que seja, que coloque o voo em risco, a ordem é NÃO prosseguir com o embarque até que o problema seja solucionado pelo pessoal da manutenção e aprovado pelo comandante. Trabalho naquela companhia aérea laranja e te garanto que é assim também naquela azul e na vermelha também. Aliás, em toda companhia do mundo séria é assim! Máquinas, assim como humanos, falham… sejam americanas ou brasileiras.

Teropode

Não é bem assim não mas….tudo bem!

Rinaldo Nery

São bem assim sim. Voei na FAB e agora ¨naquela azul¨.

Willber Rodrigues

Que tipo de pane poderia ter acontecido numa aeronave nova dessas?

Flanker

Milhares de componentes. Todos monitorados pelos computadores de controle de falhas. Algum desses componentes que falhe e que possa colocar a aeronave e seus ocupantes em risco, por menor que seja, a tripulação recebe o aviso/sinalização e a pane é constatada.Não se pode colocar em risco uma aeronave de dezenas de milhões de dólares, e seus ocupantes, por uma pane em um equipamento muitas vezes simples e com custo infimo perto do valor da aetonave. Segurança, em aviação, é item mandatário e que é obsessivamente observado.

Rinaldo Nery

Qualquer uma!

Joao Moita Jr

Graças a Deus que foi no solo.

Rafael Cordeiro

Parece que o FAB2855 (Zeus09) está em voo nesse momento, sendo que saiu de Pelotas. Não seria essa a aeronave que sofreu pane ontem lá no Pará?

BK117

Não. Como disse o colega Flanker acima, o que sofreu pane foi o 2856.

Rafael Cordeiro

Obrigado pela informação!

Rafael Cordeiro

O FAB2854 está em voo nesse momento, interessante notar a rota, evitando sobrevoar o espaço aéreo Venezuelano.

Tutu

Esta acompanhando por onde?

Rafael Cordeiro

Tutu, estava acompanhando pelo flightradar24 e pelo flightaware.

Bueno

Não, o que sofreu pane foi o FAB2856 ( Uma das últimas células entregue), o FAB2854 foi par substitui e segue em voo neste momento rumo ao Haiti.
 
o FAB2855 estava no Chile ontem, veja o histórico dos voo no próprio Flight ,
provavelmente levado suporte para a operação Antártida onde está operando um
C-130M FAB2471 ,

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Marcos 10

Pane no C130. Foi levar material.

Paulo Costa

A turbina do KC é a VM-2500 com mais de 5000 unidades vendidas a 180 paises,
mas uma das turbinas recebidas da fabrica foi devolvida ,não sei de maiores detalhes.
Sei que foi logo no inicio da montagem dos prototipos.

angelo

Estranho não especificarem a natureza da pane….esconde esconde?

Flanker

Não vejo motivo para divulgar o motivo da pane…..não que seja segredo….mas, como é algo nada incomum, não já motivo para divulgação. Ainda mais se ninguém foi colocado em risco.

Foxtrot

Avião “zero bala” e da pane ?
Cruz credo viu !
E ainda a FAB quer comprar MTTR,s desnecessários.
Se ao menos estivessem analisando o resgate de Brasileiros no Afeganistão como o resto do mundo está fazendo, ainda daria um certo desconto (mesmo assim daria para ser feito pelos KC,s-390 e ou aviões fretados como está mais uma vez fazendo os americanos), mas não.
Ainda tem gente aqui no fórum questionando o porquê de os brasileiros não serem patriotas, olha ai mais uma vez um dos motivos.

Flanker

“Avião “zero bala” e da pane ?
Cruz credo viu !”

Tu falou isso sério ou ironicamente?

Foxtrot

Tire suas conclusões por si próprio!

Flanker

Então tá…….tu está criticando a aeronave por ser nova e ter tido uma pane! E qual o problema???? Ser nova é garantia de imunidade à panes????? E ainda diz que é engenheiro!!!!!

Foxtrot

Cara vou alucina mesmo !
Onde está escrito que estou criticando a aeronave, engenheiros etc.
Sua cabecinha fantasiosa, Cris suas alucinações e você acredita que são verdade.
Só escrevi que por ser uma aeronave nova, estranho o motivo da pane.
Mas como dizem “neném recém nascido também morre “.
Flanker conselho, antes de atacar ou criticar alguém, converse com a pessoa primeiro.
Não tire conclusões precipitadas !

Flanker

Cara, tu não sabe nem ler! Onde eu falei que tu criticou os engenheiros??? Eu falei que tu diz que é engenheiro!
E tu diz que não criticou? Que estranhou o motivo da pane? É qual é o motivo da pane? Está no texto?
Quanto ao criticar alguém e falar com a pessoa antes, tu faz isso?? Ah.. ..tá…..

Foxtrot

Flanker, conselho, larga esse bag$#@&ulho que está de fazendo mal amigo.
Se cuida !

Flanker

Bagulho é ler as “pérolas” que tu escreve aqui……hehehehehehe

Nonato

Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país.
Pare de resmungar.
Não gosta do Brasil?
Pare de reclamar da vida.
Um dos poucos países que fabrica aviões de ponta, você reclama.
Está apenas criando motivos para resmungar.
Resgata brasileiros no Afeganistão?
O que os impede de sair?
Os talibas?
É esse seu conceito de patriotismo?
Renan Calheiros e Maduro agradecem pela sua atuação antipatriotica.

Foxtrot

Cara você não sabe nem o que escreve.
Nem vou perder meu tempo contigo, pois deve ser um bot dementador e auto programado ou um gado ruminante.
Nunca vi alguém que defende ferrenhamente a autonomia nacional ser ante patriota ou não gostar do país.
Porém não é porquê sou patriota que sou burro e cego.
A verdade precisa ser dita.
E como dizem os americanos em seu juramento “defender o país de inimigos internos e externos”.
Se liga !

Foxtrot

“Renan Calheiros e Maduro agradecem pela sua atuação antipatriotica.”
Putz confirmou o que escrevi a baixo.
Deus me livre!
Que geração inbe&$@#cil viu !

Rinaldo Nery

Amigo, qualquer coisa ¨zero bala¨ pode dar pane. Já tive muita pane em avião ¨zero bala¨ (E-99, R-99, ATR72-600 e A320Neo).

Bueno

a Argentina tambem mandou ajuda , um C-130H saindo agora de Porto principe

https://www.flightradar24.com/FAG032/28e2e190

João Adaime

Certa vez estava a bordo de um avião e o trator estava empurrando a aeronave para longe da ponte de embarque/desembarque. Nisto parou e o comandante falou que havia acontecido um problema com o computador de bordo (ou coisa parecida) e que precisaria ser desligado e religado. Voltamos para a área da ponte, tudo foi desligado a bordo e depois religado. E a viagem seguiu com 30 minutos de atraso, sem maiores problemas.

Cpan

Boa tarde!
Estava viajando a trabalho pela América do Sul, quando fiz um voo entre dois países Sul americanos, em uma aeronave fabricada pela Embraer. Confesso que senti muito orgulho de ser brasileiro.

Camargoer

Olá Cpan. Um colega que trabalha comigo estava indo para um congresso nos EUA. Quando fez a escala e pegou um avião regional, ele se sentou com um pesquisador indiano. Na conversa, o pesquisador indiano passou a listar as façanhas da indústria indiana. Meu colega só ouvia. Dai o indiano perguntou o que a industria brasileira produzia, meu colega olhou em volta e respodeu “este avião” (era um ERJ 145). O indiano ficou em silêncio o resto da viagem.

Últimas Notícias

Pentágono e Lockheed Martin acertam novo programa de produção do F-35

Cronograma atualizado garante previsibilidade e estabilidade da produção FORT WORTH, Texas, 27 de setembro de 2021/PRNewswire/ - O F-35 Joint...
- Advertisement -
- Advertisement -