‘The Kabul Airlift’ – A lista de aeronaves que operaram no aeroporto da capital do Afeganistão no dia 16 de agosto

59

Segue abaixo a lista de todas as aeronaves militares que foram rastreadas voando de e para o Aeroporto de Cabul no Afeganistão, ou assistindo a evacuação em massa de pessoal das embaixadas dos EUA, Reino Unido e de países da OTAN, juntamente com civis afegãos que ajudaram a OTAN durante 20 anos de operações militares no país contra o Talibã.

Tabela feita com dados coletados via @flightradar24, @ADSBexchange e @planefinder,  criada com a ajuda do incrível @vcdgf555 (Evergreen Intel).

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

USA carrega a OTAN nas costas!!

Que interessante , a RAF operarou 4 A330MRTT

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Pedro Bó

Com o fim da Guerra Fria a OTAN tornou-se um cadáver insepulto.

Vários países que eram satélites da URSS e entraram no tratado não tem bala na agulha para equiparem-se devidamente e quem tem, como a Alemanha e Canadá, não o fazem.

rui mendes

A Alemanha está a começar a investir mais, assim como os principais países Europeus.
A Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Suécia, Holanda, Grécia e os demais países Europeus, dá para defender bem a Europa, mas junto com os nossos aliados, EUA e Canadá é muito melhor para todos.

Denis

A Suécia faz parte da OTAN?

Last edited 2 anos atrás by Denis
rui mendes

Os países Europeus podiam investir mais, pois são dos mais ricos do mundo, mas actualmente todos estão a subir os seus gastos com a defesa, mas há muita desinformação, pois mesmo assim os países da UE, gastam todos os anos mais de 200 biliões de Euros em defesa, só suplantado por EUA e China.

Chris

Europa é rica como um todo… Individualmente, não é tanto assim !

Pedro Fullback

Vários países que eram satélites da URSS e entraram no tratado não tem bala na agulha para equiparem-se devidamente e quem tem, como a Alemanha e Canadá, não o fazem.” Gastar com defesa envolve vários fatores, entre eles a história do país. Os cidadãos alemãs por si só são contra o investimento em defesa, já que eles não veem as forças armadas com bons olhos. Então, é muito difícil defender uma força armada poderosa na Alemanha por conta da sua história.

Agnelo

Agora, compare com a ideia de “reduzirmos isso e aquilo” , porque a OTAN fez……..
Depois da utopia de anos atrás, leva tempo pra diminuir o efetivo concursado.

Além disso, mesmo cada um com pouco, some tudo e veja o tamanho da OTAN.

Hcosta

Não percebo, provavelmente sem conhecerem os exércitos Europeus e os seus orçamentos, repetem sempre a mesma coisa.
A Alemanha tem um dos maiores orçamentos militares do mundo. Sem os EUA, é uma aliança de milhões de soldados.

Junior Souza

Para mim ONU e OTAN sempre se resumiram aos EUA, o dia que estes deixarem de ser o que são estes organismos deixam de existir.

Pedro Bó

Quando surgiu a OTAN surgiu, as nações europeias investiam bastante em suas FAs. Alemanha chegou a ter cerca de mil aviões de combate na Luftwaffe e na aviação naval (que voou Panavia Tornado equipados com mísseis Kormorant).

Com a queda da URSS e do Pacto de Varsóvia, a razão de ser da OTAN se dissipou, seus membros entraram em torpor, surgiu a ameaça assimétrica do terrorismo e enquanto Rússia e China foram se rearmando.

rui mendes

Pois, para ti, mas ao contrário do que pensas, a ONU é muito mais que o que tu pensas, e os países que lá têm mais poder, e poder igualzinho uns aos outros, são China, Rússia, EUA, França e Reino Unido.

Hcosta

Nem sabem a diferença entre OTAN e ONU…

Edu

A guerra era dos EUA. Os outros países da Otan nem deveriam estar lá.

rui mendes

Pois, mas os EUA pediram para os seus sócios da NATO participar.

Hcosta

Claro que têm de estar lá. Os EUA foram atacados e invocaram o artigo de defesa mútua. É essa o objetivo da OTAN.
Para além disso também houve muitos ataques terroristas na Europa.

rui mendes

Rídiculo, se a maioria dos soldados que lá estão, são Norte Americanos, normal ter a maioria dos aviões, mas aparte isso, eles têm muito mais aviões que qualquer outro país, mas a Europa têm que chegue para ela.

Bueno

Falando em A330MRT da RAF, um saindo do RJ hje para aas Ilha da discordia
Este não esta na lista
https://www.flightradar24.com/RRR9001/28d4060e

Ontem teve outro, com outra matricula

Chris

Achei interessante a quantidade de cargueiros… Isso que eu chamo de evacuação em massa !

Matheus

Fico curioso sobre a embaixada Brasileira no Afeganistão, isse se tem uma.
Se tiver, foi evacuada ou ainda estão lá?

Pedro Bó

O MRE já declarou que não existem brasileiros residentes ou em trânsito no Afeganistão.

ALISON

O Brasil não tem representação diplomática no Afeganistão. Os serviços são providos de Islamabad no Paquistão. Alem disso, o MRE informou que não existem brasileiros no país.

Marcelo Andrade

E se tivesse, faltaria ,mais uma vez, um vetor de longo alcance! Para quem ainda é contra o KC-X2, oportunidades de uso podem surgir do nada!!!

Fernando C. Vidoto

Trágico,

Att

Nick

A visão do c-17 decolando cercado pela multidão desesperada é terrível. Mais um vexame para os EUA.

Pedro Bó

Em uma coisa o Biden foi certeiro: por que sacrificar mais vidas americanas o outro lado do mundo se o próprio governo afegão não se interessou em lutar?

A melhor coisa que o Ocidente e países alinhados à cultura ocidental podem fazer, agora que a órbita do Poder Mundial está a mudar, é cuidar de seus próprios problemas.

LUIZ

Hj a perca de vidas vale muito mais que aeronaves de última geração. Quem deve ta feliz são as famílias norte americana e europeias de militares e civis que conseguiram deixar o Afeganistão salvos.

Heinz Guderian

Por essa lista da para ver o quão incrível é a força aérea americana, não só seus caças, mas sim suas aeronaves de logística. Também é importante salientar as importância de aeronaves como o A330, espero que as FAs brasileiras estejam atentas o quão fundamental é o papel que essas aeronaves desempenham na logística. Espero que aqueles 2, A330 venham mesmo, será um salto de qualidade muito bom para o transporte estratégico.

Hcosta

Tem dois AC-130 na lista.

SmokingSnake ?

A grande maioria desses afegãos no avião são homens adultos, por quê? Não era para resgatarem as mulheres e crianças??

Zeus

Na sua maioria são pessoas que fizeram parte das estruturas que atuaram contra o talibã e fogem com medo de serem executados. Outros fogem por covardia mesmo.
A maioria da população optou por ficar.

Aquelas pessoas que se amontoaram no aeroporto são uma ínfima fração do povo afegão. A mídia usou as imagens para criar histeria na opinião pública mundial e alimentar a velha hipocrisia dos pseudo indignados em todo mundo que na verdade não se preocupam nem com o que acontece com os mendigos e crianças abandonadas de suas próprias cidades!

Last edited 2 anos atrás by Zeus
Jagdverband#44

“…optou por ficar…”
Você estava lá? Falou com a maioria da população?
Fala sério.

Zeus

Optaram por ficar! A maioria não saiu a correr para o aeroporto!
Querem continuar em seus país, em suas casas, com seus negócios, etc, enfrentando a situação!
Não são um povo covarde, na verdade são tremendamente aguerridos, como demonstram!

Agora veste tua carapuça:
“e alimentar a velha hipocrisia dos pseudo indignados em todo mundo que na verdade não se preocupam nem com o que acontece com os mendigos e crianças abandonadas de suas próprias cidades!”

Allan Lemos

Acho que a maioria são civis que ajudavam o governo e as forças dos EUA. De todo modo essa retirada foi tão desorganizada que eu duvido muito que alguém pensou em estabelecer as prioridades da evacuação.

Nhônho

São pessoas que confiaram e ajudaram direta e abertamente, de forma corajosa, as forças dos EUA/OTAN na luta contra o taleban. Se forem deixados para trás, fatalmente em questão de dias serão capturados, torturados e assassinados como vingança. Segundo algumas fontes de informações, o taleban já tem lista de captura dessas pessoas. Os capturados possívelmente serão executados.

Hcosta

Acho que a maior parte das pessoas que vemos na pista desorganizadas são na sua maioria pessoas que querem emigrar, não muito diferente do que vemos no norte de África. Todos os dias, mesmo antes dos Talibãs chegarem, muita gente fugia do país. Sempre é melhor do que ir a pé ou a nado como muitos para chegar à Europa.

As famílias e todos que estão na lista para saírem estão dentro do aeroporto.
Já viram a quantidade de aviões? Se fosse sempre esta confusão ninguém saía.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Allan Lemos

Bicho grande esse C-17, e olhe que ele parece um anão perto do C-5.

Heinz Guderian

Uns 4 destes já seria excelente para o Brasil.

Phenix

O Brasil não precisa de C17.

Heinz Guderian

Claro que precisa, é só olhar os acontecimentos recentes.

rui mendes

Ele parece un anão é perto de um B-747 ou de um A-380, na feira Chilena de defesa, tinha um C17 ao lado de um A-380 é parece mini.

Tutu

Parece que um A400M Alemão deixou Cabul com apenas 7 passageiros.

rui mendes

Parece, isso não é sério.

Hcosta

Sim, mas é preciso contar os pormenores todos. Não saíram só com 7 porque lhes apeteceu.

Marcelo Andrade

Parece meio fora de topico,mas se houvesse brasileiros lá, olha a falta de novo de uma aeronave de transporte de longo alcance!! Tomara que não demore muito a decisão do KC-X2.

gari

tanto o c-130 qt o kc-390 poderiam evacuar até os emirados ou paises da região com folga. A região ali é bem pequena apesar do monte de países

Last edited 2 anos atrás by gari
Filipe

Faltou o KC390 para retirar os Brasileiros do Afeganistão.

Flanker

Quais brasileiros???

100nick-Elã

PARTE 1 – URGENTE: Talibã dá coletiva de imprensa e afirma: “Guerra acabou e todos estão perdoados” Aqueles que se penduraram no avião, morreram à toa. Seriam perdoados, eles são inteligentes como imaginava. Segue um resumo do que eles disseram: Afeganistão – Notas da conferência de imprensa do Talibã Anotações tomadas durante a recém-terminada entrevista coletiva do Talibã (vídeo, pashtun + voz em inglês), realizada hoje pelo porta-voz do Talibã, Zabihullah. – Começa com uma recitação do Alcorão parabenizando o vitorioso e outra pela unidade. – Tínhamos direito legítimo de libertar o país. – Perdoamos todos os que lutaram contra… Read more »

Rinaldo Nery

Você acreditou em tudo isso?

100nick-Elã

PARTE 2 – Perguntas da Aljazeerah: Sobre mulheres. Talib: As mulheres são parte fundamental da sociedade. Vamos trabalhar com elas dentro da estrutura do Islã. Q: Segurança de contratados, tradutores que trabalharam para os EUA, outros etc.? Talib: Asseguramos que todos foram perdoados. Sem vingança. Não queremos que eles saiam. Precisamos de seus talentos. Ninguém será interrogado ou terá suas casas revistadas. Todos os soldados que lutaram contra nós estão perdoados. Q Tolonews: Perdão? Talib: Todo mundo está perdoado. O dano foi feito pelo Talib devido à guerra. Garante que isso não acontecerá mais. Q: Sobre motins, relatórios de ladrões?… Read more »

Ten Murphy

Direitos das mulheres no âmbito da Sharia?

Piada isso. Em que pese um dos líderes do Talibã ter sido entrevistado em rede nacional por uma mulher, quem conhece a Sharia inteira sabe os direitos da mulher nela assegurados.

Mas estou confiante que as feministas e o Femen irão para o Afeganistão protestar contra o Talibã. Aguardo em berço esplêndido.

Nerudarruda

Eu acredito em papai Noel, em fadas e duendes…

Rinaldo Nery

Vou perguntar diferente: você quer acreditar nisso?

Bueno
Last edited 2 anos atrás by Bueno
Adriano Madureira

Estados unidos poderá receber até 60 mil afegãos…Muita gente não irá gostar.

Só espero que a ONU não queira rachar a conta dos eua em seu investimento mal sucedido e não queira empurrar para demais países…

 dividam entre Canadá, Reino unido ,França, austrália , alemanha , itália entre outros…

Deixem os países da américa do Sul fora dessa !

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira

Falei cedo demais !

Itamaraty planeja conceder visto humanitário no Brasil para refugiados do Afeganistão, diz mídia.
[Segundo a ONU, cerca de 600 mil afegãos já tiveram de deixar suas casas para se protegerem dentro do próprio país. Com contexto trágico, governo brasileiro estuda oferecer refugio para número específico de pessoas].

https://br.sputniknews.com/brasil/2021081817914250-itamaraty-planeja-conceder-visto-humanitario-no-brasil-para-refugiados-do-afeganistao-diz-midia/

Adriano Madureira

Afegãos formam frente armada contra Talibã e islamistas sofrem 1ª derrota.[Enquanto o vice-presidente afegão Amrullah Saleh se declarou presidente interino de seu país após o presidente Ghani ter fugido do Afeganistão, Ahmad Masud, filho do ex-líder da Aliança do Norte Ahmad Shakh Masud, convocou os afegãos a combaterem o Talibã. Forças contrárias ao Talibã já tomaram o controle do distrito de Charikar, na província de Parvan].

https://www.youtube.com/watch?v=_mx5NiQBkuw