Um protótipo da mais nova aeronave de transporte leve militar russa IL-112V caiu durante um voo em Kubinka, ao largo de Moscou. Um vídeo dmostra o IL-112V pegando fogo pouco antes de cair.

Todos os três tripulantes a bordo morreram quando o Il-112V caiu em 17 de agosto.

O novo avião de transporte militar realizou seu voo de estreia no aeródromo da planta de aviação de Voronezh em 30 de março de 2019.

O segundo voo ocorreu no dia de 30 de março de 2021.

O Il-112V é o primeiro avião de transporte militar desenvolvido do zero na Rússia no período pós-soviético. O trabalho de desenvolvimento do avião está em andamento na Ilyushin Aircraft Company (parte da United Aircraft Corporation dentro da empresa estatal de tecnologia Rostec) desde 2014.

O Il-112V é projetado para transportar até 5 toneladas de cargas e transporte de pessoal, equipamento militar e armamento. A Rússia está desenvolvendo o avião para substituir os aviões turbo-hélice An-26 e An-24. Sua produção em série está prevista para 2023.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Lamento as vidas perdidas.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Luiz Guilherme

O vídeo é impressionante. Descansem em paz.

Juggerbr

Que imagens terríveis, sem chances pra pousar em segurança.

pedro

Descansem em paz. Horrivel ver isso, mas é um trabalho muito arriscado mas muito necessario para qualquer aeronave.
Sobre o video em si, parece que o problema foi no motor e nao no aviao. Pode ser um superaqucimento e isso tenha depois afetado o sistema hidraulico. Ou algum vazamento hidraulico que fez com que vazasse oleo sobre a superficie do motor e isso tenha afetado as partes moveis da asa, fazendo assim ele precipitar para o solo.

Tomcat4,2

Tristes cenas de quando o trabalho dos pilotos de teste sofre com problema na aeronave. Que descansem em paz e que Deus conforte os familiares.

Heinz Guderian

Que zika está com os pilotos russos, esses dias uma aeronave de combate a incêndios (Russa), também caiu na Turquia.
Meus sentimentos as famílias das vítimas, é lastimável.

Edu

Foram vários acidentes aéreos na Rússia nas últimas semanas, aviões e helicópteros.

ALISON

Muito triste

BENTO

Esses dias alguém comentou que esse era o mês do cachorro louco.
Que descansem em paz !

Hellen

Fazendo voo a baixa altura a chance de ingestão de aves no motor sao muito grande !!!!
Uma das hipótese do acidente !!!

Datafire

É um avião a hélice, não ingere aves, faz delas picadinho.

Victor Filipe

Os pilotos de testes era Nikolai Kiumov e Dmitry Komarov, eles estavam acompanhados pelo engenheiro de voo Nikolai Khludeev

Nikolai Kiumov tinha 64 anos e iria se aposentar quando foi convidado pra fazer parte desse programa.

Que Deus receba suas almas e conforte a família de voces.

Cristiano de Aquino Campos

Ate hoje não entendo o motivo para os aviões de transporte de carga militar, não terem assento ejetavel para a tripulação.
Só sei de um modelo com essa capacidade, o C-27 se não me engano.

Agnelo

Bem…. Vc voaria confiante em um avião, q a tripulação pode sair e vc não?

Sensato

Abre a rampa e salta uai

Rinaldo Nery

Facinho….

angelo

Imagino o terror q prescedeu à queda…rsrsrs….riscos assumidos pelos pilotos de teste…

Felipe Morais

é, eles assumem o risco, Homens Corajosos. Ao contrário de covardes, que assentam suas bundas gordas numa cadeira, e ficam por trás de uma tela rindo da morte alheia.
Esses, provavelmente, morrerão de causas naturais, bem velhinhos, vivendo toda uma vida de mediocridade, sozinhos com a própria covardia!

Luiz Antonio

imagens impressionantes e muito tristes. A tripulação não teve chances. As chamas certamente destruíram as superfícies de controle e seus comandos. Que Deus os acolha.

Phenix

Impressionante a quantidade de acidentes com aviões russos.

Last edited 2 anos atrás by Phenix
Funcionário da Petrobras

Estava demorando.

Paulo Drusnam

A imprensa controlada russa não da muitas informações.

José C. Messias

lamentável. Que Deus os ampare e as famílias!

Matheus

Que estejam todos em paz. E pensar que na campanha de ensaios do C-390 quase tivemos um grande revés também. Felizmente tudo isso foi superado. Saudações!

Fábio de Souza

Que imagens triste , que Deus , console os corações dos Familiares .

Ypojucan

Que Deus receba suas almas e conforte as famílias. Porém, nos últimos 40 dias a VKS perdeu um Su-35, a marinha um Be-200 e agora a queda do protótipo do IL-112V. Faz alguns meses para quem acompanha notícias militares da Rússia, o MOD Russo reforçou a necessidade de aprimorar o treinamento das tripulações de voo usando também mais horas em simuladores. Sabendo que com a “briga” com o ocidente e as sanções a economia russa patina, será que a “verba curta” está começando a afetar a operacionalidade? Afinal, a prioridade tem se dado nos mísseis balísticos, hipersonicos e nos vetores… Read more »

Victor Filipe

Nesse acidente não foi falta de habilidade do piloto, tava vendo aqui, ele ja tinha 64 anos e era bem experiente.

ao que parece a aeronave estava indo em direção a uma região povoada e pra não sobrevoar ela com um avião avariado ele pode ter tentado realizar uma curva oque pode ter causado perda de sustentação em uma aeronave que já estava sem um motor.

é apenas uma suposição, não da pra ter certeza até ter uma investigação do acidente

Ypojucan

Sim. Compreendo e não estou criticando ou sendo leviano. Mas, porém, entretanto, uma quantidade absurda de acidentes tem acontecido recentemente e frequentemente nas forças armadas russas e não acho que seja algo normal. Quanto a experiencia do piloto de provas, é muito comum na Russia que pilotos muito experientes ainda voem regularmente até mesmo na ativa. A média de idade nas tripulações de bombardeiro e na aviação naval é próxima dos 30/35 anos e em alguns casos superior ( nos Su-33 e Mig-29K/KUB a grande maioria é de veteranos com milhares de horas de voo). Enfim, só saberemos (ou não)… Read more »

Nilton L Junior

Perguntei ao ao Roberto que conhece bem aviação, mas em tese um bimotor é projetado para que consiga sustentação apenas com um motor, esse acidente é algo que choca pois é quase ao vivo.

Alexandre

Baixa altitude, baixa velocidade, perda de um motor, possível comprometimento de controles críticos, quase impossível evitar a queda. Lamento pelas morte.

ScudB

Aparentemente os pilotos não conseguiram maximizar o passo de hélice (embaçar) o que gerou arrasto e perda de sustentação. Tudo indica que o motor que recebeu muitas críticas (e ja aconteceu um acidente com o mesmo bordo) foi o elo mais fraco do projeto.IMHO..

Sensato

Você não quis dizer embandeirar?

ScudB

Com certeza..T9 faz piadas!

Rinaldo Nery

Ficou embaçado mesmo…

Joao Moita Jr

Pobre tripulação. Que descansem em paz, em um lugar melhor.

Tallguiese

Lembrei do perrengue que a tripulação de KC-390-prototipo deve ter passado para controlar a queda da aeronave a fazer aquele pouso forçado! Ser piloto de teste deve ser muito louco meu!

Nilton L Junior

Roberto
As investigações deveram apontar as causas, mas uma aeronave de dois motores na falha de um deles não deveria ter capacidade de sustentar o voo com apenas um deles?? e pela imagens apenas o lado direito iniciou incêndio, será que o sistema de combate a incêndio pode ficar inoperante?

Nilton L Junior

Obrigado, muito esclarecedor.

Marcos Cooper

Muito bom Roberto. Agora,quem é o infeliz mau-humorado que negativa uma explicação técnica como essa?

Last edited 2 anos atrás by Marcos Cooper
Nilton L Junior

Quem negativa deve ser robô acéfalo, ou alguém sem a menor condição de interpretar o que o Roberto descreveu.

Marcos Cooper

Só pode ser isso mesmo Nilton.

Rinaldo Nery

Lembrando que o fogo no motor nem sempre significa perda de potência. Não acredito que alguém vá olhar a temperatura no caso de alarme de fogo. Eu não olho. Mas, a perda de controle pode indicar perda de comandos mesmo. Tava reto e nivelado.

OSEIAS

Que coisa terrível! Que nosso senhor conforte o coração das famílias e amigos.

100nick-Elã

não tinha como ejetar?

Rinaldo Nery

Se tiver assento ejetável….

Andre

“O Il-112V é o primeiro avião de transporte militar desenvolvido do zero na Rússia no período pós-soviético”

Ta feia a coisa para a industria de aeronaves militares russas. Desde o fim da urss, há 30 anos, não consegue colocar em operação um único avião novo.

SteelWing

su-57 e agora o checkmate entrarão em operação e são projetos novos. No caso de transporte, acredito que novos no mundo em operação de TRANSPORTE MILITAR mesmo só tenha mesmo o A400 europeu e o nosso KC 390salvo engano nos últimos 30 anos,russos e norte americanos o resto antonovs, galaxy c-17… são todos projetos da guerra fria. O norte americanos não tem porque criar projetos novos, os russos estão fazendo para se livrar da dependência da Antonov ucraniana depois da invasão em 2014.

Andre

A promessa de que o su57 entrará em operação é antiga e já se arrasta há anos. Até o final deste ano não haverá nem ioc dele, quiçá ano que vem….

O checkmate ainda é uma maquete.

Nos lados americanos, se não houveram aviões novos de transporte, tivemos o f117, o b2, f22 e o f35. Na europa tivemos o typhoon, o Rafale, o gripen. Tem ainda os chineses j10 e j20. E devo ter me esquecido de algum…

Last edited 2 anos atrás by Andre
SteelWing

Que difícil…. eu coloquei várias vezes TRANSPORTE MILITAR, inclusive em letras garrafais… pra não fugir do tema do post, mas aqui no poder àreo Infelizmente o pessoal usa tudo pra transformar em uma briga de torcidas… é necessário focar no tema posta para a discussão não se tornar infinita.. começaremos a falar de um modelo de caça , aí alguém mete no meio o porta-aviões, depois alguém fala que submarino é melhor, depois que tal país tem submarino nuclear, depois bombas atômicas… e no final o assunto nada tem haver com tema do post ,que seria o caça tal, infelizmente.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Andre

O tema da minha postagem era avião militar, em um forum sobre aviação militar. Os fatos doem tanto assim?

Alexandre Esteves

Meus sentimentos aos familiares. Mas virar curva para o lado do motor ruim? Pode isso Arnaldo?

Rinaldo Nery

Até pode. Mas não se sabe a causa real da perda de controle.

Alexandre Esteves

Obrigado, guerreiro, pela informação! Vendo a imagem, lembrei de um acidente com um C-115 da FAB no Galeão.

Rinaldo Nery

Esse ficou abaixo da Vmca (velocidade mínima de controle monomotor). Perdi um amigo nesse acidente, Ten Vasconcelos.

Paulo Drusnam

Triste o que aconteceu, confiar em avião russo é temerário.