Aeronave é utilizada para as instruções primárias dos Cadetes Aviadores

A Academia da Força Aérea (AFA), por meio do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), produziu um videoclipe em homenagem aos 50 anos de operação do T-25 na Força Aérea Brasileira (FAB).

O vetor é de instrução primária e utilizado pelos Cadetes Aviadores que estão no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, em Pirassununga (SP).

O vídeo mostra a estrutura da AFA e dos hangares, de onde os Cadetes decolam para os voos de instrução, além das orientações recebidas, manobras e diversas formações aéreas.

T-25 Universal

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Um avião que sempre serviu além de treinamento e hoje é cinquentenário em tempo de uso. Toda continência à esse avião que tem servido de uma maneira excelente à formação dos pilotos da FAB.

Eduardo Costa

Servi em Pirassununga na segunda turma de 88, vi e ouvi muitas histórias do T25, algumas difícil de acreditar, mas na minha época tinha um grave problema de falso aviso de não abertura do trem de pouso, o alarme era acionado varias vezes e quase todas as vezes era um aviso falso.

Anthony

Salve Eduardo!

Pf, brindenos, com algumas histórias!

Neto

Sempre achei o T-25 muito bonito.
.
Histórico pelo legado na indústria nacional.
.
Quem será o herdeiro a assumir seu posto?

Marcos 10

Por hora, ninguém.

Nilton L Junior

O Pampa 3 Argentino.

Welington S.

Pampa III? Eu duvido! Se for escolhido, te mando 100 mangos via PIX, hahaha.

Nilton L Junior

Homem de pouca fé, 100 mangos em peso, dólar ou real?

Flanker

Como vão colocar um avião à reação para ser a primeira aeronave a ser vossa pelos cadetes?

Nilton L Junior

Um dia, provavelmente um dia a FAB terá os 2.

Luiz Antonio

Creio que com modernização essa aeronave ainda pode cumprir com suas tarefas de treinamento primário por muito tempo ainda. O limitador é o custo. Hoje a EMBRAER poderia produzir uma treinador primário mais moderno, quem sabe um T-29 bem aliviado.

Flanker

A-29 aliviado seria para substituir o T-27….mas, o -29 é mais “arisco” do que o -27.
T-25 É a primeira aeronave voada pelos cadetes. Precisa ser simples, dócil e sem “manias”….

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Rinaldo Nery

Voei 550:00h de instrução de T-25 na AFA. Muitas acrobacias na ala, ao final do expediente, sobre a pista do 2° EIA.

MCruel

O T-25 me remeta a um Uno Mille que aprendi a dirigir na auto escola!! (tá… vou tomar meu remédio…)

Wellington Góes

A aeronave merece o devido reconhecimento entretanto…. Já passou da hora, mas não sei porquê da resistência da FAB em não já ter injetado no projeto da NOVAER… Isso só reforça a tese de quê, na FAB, só algumas empresas nacionais deveriam existir…. Ou seja, é intencional… Algo pensado para que não haja novas indústrias e assim mantém-se o monopólio da EMBRAER….

Neto

O bicho é bonito mesmo.

Tomcat4,2

Este TX-c teve seu primeiro voo em 2014 e desde então….. sumiram noticias de continuidade .

Leonardo

A empresa faliu.

Anthony

Disse tudo! Sem mais!

Dilson Honório de Oliveira

O T25 chega à FAB em 1974. Ele voa pela primeira vez, como aeronave de treinamento, no Catre, Base Aérea de Parnamirim, RN.
Logo fazem 47 anos. Ele chegou para substituir o Zarapinha, T23, que continuou voando na academia, em Pirassununga, SP. Fui da primeira turma de cadetes (CFOR2), que voou e solo essa aeronave. Desconheço atividade anterior do T25 precursor do Tucano.

Rinaldo Nery

Minha turma foi a primeira a voá-lo, no 2° EIA, substituindo o T-23, em 1984.

Flanker

A primeira aeronave foi entregue a FAB em 1971. Ele substituiu inicialmente o T-6 na instrução avançada, com a instrução primária e básica sendo feita pelos T-23. Quando o T-23 saiu de cena, o T-25 o substituiu e o T-27 tomou o lugar do T-25 na instrução avançada na AFA.

Anderson

Ué! Achava que os T-25 após terem sido entregues à alguns EMRA’s desde 1971 tivessem chegado à AFA na virada dos anos 70 para os 80 com a nobre função de substituir os saudosos birreatores T-37C na instrução avançada do 1EIA e a partir de 1984 com a desativação dos T-23 e chegada dos primeiros T-27 passou a servir no 2EIA na instrução básica.

Flanker
cipinha

Se as células ainda estão em boas condições de uso, não seria interessante uma modernização dos instrumentos do cockpit?

Rinaldo Nery

Alguma coisa já foi feita.

João Ricardo

Está na hora de por o bichinho pra descansar…

PACRF

Bela foto.

Tomcat4,2

E aquele projeto Desaer ou Novaer (não lembro bem) que visava substituir esta aeronave e tal ???

S2 QIG NE 80 PA LOURIVAL

Servi na AFA na segunda turma de 80, vi muitas vezes o T25 fazendo manobras de ensaio para a esquadrilha da fumaça. Capitão Vilarinho era o mais ousado nas manobras. Saudades.

Teixeira

O painel de instrumentos é tão saudavelmente analógico que julguei ver um Motobras 7 faixas ali no meio. Em dias com céu cavok deve pegar até a Rádio Nacional.