The only Convair XB-36 built (S/N 42-13570). (U.S. Air Force photo)

Em 8 de agosto de 1946, em Fort Worth, Texas, o protótipo XB-36 da Consolidated-Vultee Aircraft Corporation, 42-13570, fez seu primeiro voo. Os pilotos de teste da Convair, Beryl Arthur Erickson e G.S. “Gus” Green, junto com o engenheiro-chefe de testes de voo James D. “J.D.” McEachern, estavam na cabine. Seis outros membros da tripulação estavam a bordo.

O B-36 era o maior e mais pesado avião construído até então. Ele foi projetado como um bombardeiro pesado de longo alcance, capaz de atingir alvos no continente europeu a partir dos Estados Unidos e retornar, caso a Inglaterra fosse invadida pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, seu propósito foi alterado para o de um bombardeiro estratégico de longo alcance, portando grandes armas nucleares que nem mesmo eram imaginadas quando o processo de projeto havia começado.

O XB-36 tinha envergadura de asa de 70,1 metros, quase 27 m mais longa do que a do B-29 Superfortress que iria substituir. Tinha 49,4 metros de comprimento e 14,2 metros até a ponta do leme vertical. O peso vazio do protótipo era de 131.740 libras (59.756 kg) e tinha um peso bruto máximo de 276.506 libras (125.421 kg).

Uma comparação de tamanho entre um Boeing B-29 Superfortress e o protótipo Consolidated-Vultee XB-36

O XB-36 era movido por seis motores radiais Pratt & Whitney Wasp Major TSB1P-G (R-4360-25) refrigerados a ar, superalimentados, com potência normal de 2.500 cavalos a 2.550 rpm a 5.000 pés (1.524 metros) e 3.000 cavalos de potência a 2.700 rpm para decolagem. Os motores foram dispostos em uma configuração de “pusher”, com a admissão e o ar de resfriamento entrando pelas entradas no bordo de ataque da asa. As hélices de três pás tinham um diâmetro 5,8 metros.

A velocidade máxima do avião era de 557 km/h e a velocidade de cruzeiro era de 348 km/h. Tinha um alcance estimado de 15.290 quilômetros com uma carga de bombas de 4.536 kg.

O YB-36 foi selecionado para produção como o B-36A Peacemaker. A série B-36 foi produzida nas versões de bombardeiro e de reconhecimento e esteve no serviço de linha de frente de 1949 a 1959.

Começando com o B-36D, quatro motores turbojato foram montados sob as asas em pods semelhantes aos do Boeing B-47 Stratojet, aumentando significativamente o desempenho do bombardeiro.

Um total de 384 aviões foram construídos, mas apenas cinco foram preservados. O Peacemaker nunca foi usado em combate.

Convair XB-36
B-36A Peacemaker
B-36A Peacemaker

FONTE: This Day in Aviation

NOTA DO EDITOR: O bombardeiro B-36 Peacemaker foi o pivô de uma disputa entre a Força Aérea e a Marinha dos EUA no episódio conhecido como “A revolta dos almirantes”. Leia sobre essa história no site Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando EMB

É uma aeronave impressionante quando vista de perto. Enorme e imponente. Estive literalmente embaixo de um deles no Pima Air & Space museum.

Caio Marcio

Mas que raio de deslike em um relato desse!

Leandro Costa

Não faz o menor sentido, Caio.

Leandro Costa

Fernando, um dia espero ter essa experiência. Uma pena o YB-60 não ter sobrevivido. Eu o achava ainda mais imponente.

Ron Rodrigues

Realmente impresionante Fernando, o conheci no Museu da USAF em Dayton. “SIX TURNING, FOUR BURNING:” 

Leandro Costa

‘Six turning and four burning.’

Mazzeo

Sempre que vejo o B-36 lembro do filme e dessa frase !

cwb

Para ir para as armas traseiras tinha um túnel com um carrinho para a tripulação se deslocar. E se não me engano dava para acessar os motores em vôo.
Abraço a todos!

Caio

A indústria aeronáutica dos EUA, nos impressiona há muito tempo.

Carlos Crispim

Cara, se vc assistir o que os americanos fizeram para chegar na Lua, tem vários vídeos passando no Discovery, tipo “segredos da NASA” e etc… os americanos realmente são formidáveis, o que eles fizeram nos anos 50 e 60 o Brasil até hoje, no século 21, não tem a mínima capacidade de reproduzir, é zero mesmo, os carasdo MIT já faziam gisroscópios para guiar espaçonaves até a Lua NOS ANOS 60 !!!!!, inacreditáVEL!!!!

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
Paulo Araujo

384 produzidos e 6 preservados.
Quantas panelas não foram fabricadas…