As forças dos EUA em 20 de julho conduziram um ataque aéreo contra os combatentes do Al Shabab na Somália, o primeiro ataque do tipo sob o presidente Joe Biden.

O ataque, que ocorre depois que a maioria das tropas americanas deixou o país, apoiou as forças parceiras da Somália sob ataque nas proximidades de Galkayo.

“Não havia forças americanas acompanhando as forças somalis durante esta operação”, disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Cindi King, em um comunicado. “As forças dos EUA estavam conduzindo uma missão remota de aconselhamento e assistência em apoio às forças parceiras da Somália designadas. As forças dos EUA estão autorizadas a realizar ataques em apoio às forças parceiras designadas pelo comandante combatente em autodefesa coletiva.”

O último ataque aéreo na Somália foi em 19 de janeiro, pouco antes de Biden tomar posse como presidente.

Em dezembro, o então presidente Donald J. Trump ordenou que as tropas americanas deixassem a Somália como parte de uma grande missão de transporte aéreo rápido chamada Operação Octave Quartz. Desde então, as forças americanas têm “se deslocado para o trabalho”, voando para missões de curto prazo e deixando o país, disse o comandante do Exército do Comando da África dos EUA, general Stephen J. Townsend.

No mês passado, porém, Townsend disse que o Departamento de Defesa está considerando enviar tropas americanas de volta ao país. O “reposicionamento bastante repentino da Somália” tornou a missão mais arriscada e complexa, disse ele.

“Então, o que estamos tentando fazer é administrar esse risco e complexidade enquanto ainda tentamos ajudar nossos parceiros africanos com seus desafios de segurança”, acrescentou.

FONTE: Air Force Magazine

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Os chineses deveriam participar mais de missões contra terrorismo.

Wellington

a política deles é diferente desse “destrói constrói” dos eua

francisco

A politica deles é destroi e toma.

Sincero Brasileiro da Silva

Pra que a China vai entrar numa “guerra” logo agora contra os EUA? Se é que me entende…

Marcelo Baptista

Ele não quis dizer contra os EUA, ele disse contra os terroristas.

ALISON

kkkk. Vc não entendeu pelo visto. kkkkkkkkkkkkkkkk

silvom

mais uma “parceria” norte americana

Pedro EsiE

EUA querendo retornar a Somália sobe o comando de um democrata… Isso pq os democratas são ”paz e amor” e os republicanos os vilões segundo alguns… Os americanos tem um sentimento de invasor no sangue!!

Hcosta

Não conheço a situação mas não atacaram o governo da Somália, mas um grupo terrorista e possivelmente com todo o apoio para o ataque desse governo. E é o grupo que atacou Moçambique.

Yuri Dogkove

Na Somália tem petróleo ou ouro? Alguém sabe?

Hcosta

O Afeganistão não tinha ouro nem petróleo mas tinha muito terrorista.

Cristiano GR

O Afeganistão é um local estratégico para a passada de óleodutos e gasodutos paba abastecimento de grandes economias em em seu redor.
Pesquise sobre os motivos da invasão soviética ao país. Não foi por ouro, mas…

Hcosta

Acho que o maior motivo é manter os países vizinhos sob a sua influência e não necessariamente pelos seus recursos. Os países Bálticos e outros não tinham grandes recursos naturais mas no entanto foram ocupados. Muitas vezes as invasões acontecem porque podem. Alguém tem que gastar as munições.

Inimigo do Estado

O Afeganistão tem papoulas, cujos derivados são bastante consumidos nos EUA kkkkkk

Wagner

E o ópio deu muita grana sem rastreio para a CIA fazer suas maracutaias sem ter que ir ao congresso para justificar o uso do dinheiro.

Adriano Madureira

Está muito mal informado amigo ! O problema no afeganistão não é a falta de recursos minerais e sim a dificuldade em extrair, seja devido a problemas geológicos e aos problemas de instabilidade política…

Mas eu não me surpreenderia se os chineses começassem a negociar com um hipotético governo talibã, pois duvido muito que esses democratas postos por Washington tenha vida longa.

Hcosta

Não vai dar ao mesmo? Se os EUA invadiram o Afeganistão pelos seus recursos não teriam começado a fazer algo para explorar esses recursos? Fazem 20 anos que estão lá. Não tem muita lógica invadir por causa dos recursos e no final não ter nenhum rendimento. Se quisessem fazer isso certamente conseguiam facilmente extrair esses recursos.
Os motivos são muito claros. Eliminar a Al Qaeda e quem deu apoio a estes, os Talibãs. Algo muito diferente do Iraque.

ALISON

Explorar com o inimigo na sua cola? kkkkkkkkkkkkkkkkk Internem esse demente por favor… kkkkkkkkk

Hcosta

Cada comentário. Desde quando os Talibãs atacaram os Americanos nas suas bases mais importantes? Atacavam as bases mais fracas e isoladas. A coisa mais fácil é defender um alvo de grande valor. O problema são os locais onde não se está à espera de um ataque. E só para o senhor aprender alguma coisa, Portugal construiu durante a guerra colonial uma das maiores barragens do continente africano em Moçambique, Cahora Bassa. E estamos a falar da sua construção em que temos centenas ou milhares de quilómetros de vias para proteger para além da zona de construção. Mesmo em tempo de… Read more »

ALISON

E terras raras né minion? kkkkkkkkkkkkk

Hcosta

kkkkk é a sua falta de humildade e de conhecimento. Aprenda alguma coisa sobre o que aconteceu no Afeganistão e não venha acrescentar disparates.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Inimigo do Estado

Olavo segue sem ter razão. Biden não virou capacho da China, Irã, Cuba e grupos terroristas.

Pena que eu estou bloqueado em várias páginas olavéticas, queria dar boas gargalhadas lá.

Obs: não apoio Biden, fosse eu americano teria votado no partido libertário.

Santos Dumont

Olavo não vale o estrume que come…

francisco

A eleição do Bidem ainda está causando polêmica entre os norte-americanos. Ainda há investigações sobre fraudes. Por isso o atual presidente está tentando agradar aos militares e fabricantes de armas com o objetivo de obter apoio e continuar no crgo.

Hcosta

Deve ser por isso (ironia). Em alguns casos vão ser fazer a 4 contagem de votos. Não há nenhuma fraude, o que se passa são aldrabões que não sabem fazer outra coisa a não ser criar mentiras.
E comprar armas para se manter no cargo? Grande teoria (ironia).

Pablo Maroka

Bomba na cabeça dos vilões

Wagner

Jogaram bombas em Washington?

Hcosta

São Terroristas que assassinaram centenas de pessoas, mulheres e crianças, só em Moçambique.

Denis

Humm… Qual será o recurso natural que o Tio Sam quer tomar do povo somaliano? Ou será apenas a posição estratégica?

Hcosta

Bombardearam terroristas. Algo muito comum, principalmente em África. Isso não significa que vão invadir o país e explorar os seus recursos. Os Americanos e os Europeus sabem muito bem o perigo que estes grupos terroristas representam.