Na imagem de abertura, um conceito em 3D do novo caça russo, feito por um entusiasta


MOSCOU, 13 de julho./TASS/. A Rússia, United Aircraft Corporation (UAC, parte da empresa estatal de tecnologia Rostec) apresentará um avião militar fundamentalmente novo no primeiro dia da feira aeroespacial internacional MAKS 2021, anunciou a assessoria de imprensa da Rostec na terça-feira.

“A Rússia é um dos poucos países do mundo que possui tecnologias de ciclo completo para produzir sistemas de aeronaves avançados e é um criador de tendências reconhecido na criação de aviões de combate. Estamos convencidos de que o novo produto desenvolvido por especialistas da UAC despertará um interesse genuíno tanto em nosso país e em outras regiões do mundo, inclusive entre nossos rivais no exterior”, afirmou a assessoria de imprensa em nota.

Rostec também abriu o site do projeto, onde uma contagem regressiva do show de estreia do avião em 20 de julho começou durante a noite para terça-feira, diz o comunicado.

Foi relatado anteriormente que a Rússia havia lançado trabalhos em uma nova plataforma de aeronave de aviação tática para desenvolver um jato de combate leve. No final de 2019, a MiG Aircraft Corporation fez um pedido no site de compras do governo para o “projeto aerodinâmico de uma aeronave multifuncional leve com base em um esquema de dois motores”, que será desenvolvido em 2020-2025.

Além disso, como uma fonte da indústria de construção de aeronaves domésticas disse à TASS na primavera deste ano, a Sukhoi Aircraft Company (parte do MiG) está desenvolvendo o primeiro caça tático leve monomotor russo com capacidade de velocidade supersônica e baixa assinatura de radar.

Este ano, a mostra aeroespacial MAKS-2021 será exibida na cidade de Zhukovsky, nos arredores de Moscou, de 20 a 25 de julho.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio

Mais então, vai ser revelado já o caça ?

JuggerBR

Provavelmente mockup….

sergio

Entendi vlw.

Gabriel

A Rússia, cada vez mais, vai consolidando a posição da China como 2 potência militar do mundo.

Particularmente quando todo mundo acredita que o ciclo completo da fabricação de um caça de última geração será cumprido pela China.

Enquanto a Rússia não sai do projeto/protótipo/teste/10 unidades.

O filme vai se repetir novamente?

Antoniokings

Não pense em quem é ou será o número 1, 2 ou 3.
Pense no binômio Rússia-China como uma mega aliança que vai monopolizar as ações no Mundo nos anos vindouros.
Novos tempos se avizinham.

https://br.sputniknews.com/russia/2021062817710265-putin-qualifica-relacoes-entre-china-e-russia-como-modelo-de-cooperacao-interestatal/

Andre

Essa é a única salvação da Rússia, baixar a cabeça para os chineses e torcer que eles esqueçam as antigas agressões do norte.

Antoniokings

Logo o Mundo saberá o poder de um País com 1,5 bilhão de habitantes e armado até os dentes.
Não dá para encarar, não, camarada.

Andre

O mundo já sabe, como sabe também que a antiga potência soviética acabou e o que sobrou está louco para se associar ao gigante chinês prq está cada vez mais irrelevante.

MestreD'Avis

Pensava que a China era um império bondoso e apostado nas trocas comerciais como vc diz a toda a hora.
Afinal o objectivo da China é atemorizar o mundo por estar armada até aso dentes??

Antoniokings

Jiping falou que nunca mais a China seria prejudicada.
Pelo que está acontecendo, acredito completamente.

JBS

E vc, como um ocidental, acostumado a boa vida que o ocidente te proporciona, vai sofrer igual a todos nós, e vai parar de defender a China.

Antoniokings

Sonha.
De repente, os EUA devolvem o Alasca antes disso.

Andre

Os EUA compraram o Alaska, não invadiram e tomaram a força, como a russia fez com a província chinesa de Haishenwai.

Antoniokings

Comprou a preço vil de um Governo espúrio que logo depois caiu.

Andre

liga lá para aquele governo e reclama com ele…Os EUA pagaram o preço pedido.

Antoniokings

Logo depois de vc ligar sobre Vladivostok.
Conversa boba.
Caia na real, camarada!
Vem bomba por aí.
E será para os EUA.

Andre

cai na real?? você falando isso?

é um fanfarrão mesmo.

Eu não preciso ligar sobre Haishenwai, afinal não estou falando nada diferente deles. Você que fantasia com a China sendo hoje a maior potência e com essa aliança entre China e Rússia. Caia na real…

Richard Stallman

Não existe preço vil. Preço baixo é sempre melhor que preço alto.

Andre

O suporte soviético às revoltas tibetanas em 1959, as agressões soviéticas em Março de 1968 e a recusa russo-sovieticas em reconhecer publicamente que o tratado de aigun foi injusto com a China estão bem vivos na mente dos chineses.

Enquanto foi necessário o suporto russo-sovietico, eles deixaram isso para lá. Hoje, com a China estando tecnologicamente a frente da Rússia em diversas áreas, isso começa a ser lembrado.

Antoniokings

Quem vive de passado é museu.
Em 1968, os EUA ainda estavam levando ferro no Vietnã.
Atualize-se.
Estamos em 2021.

Andre

Avisa lá para seus amigos do partido comunista chinês. Eles não se esqueceram.

Nilton L Junior

Esse ainda esta no seculo 20

Antoniokings

Viúva do imperialismo americano.

Paulo Siqueira

Falou a concubina de Pequim!

Bruno Basílio

Já viu um Russo “abaixar a cabeça” para alguém ? kkk
A própria capacidade militar Chinesa é uma criação da URSS/Rússia, de onde saiu o primeiro Submarino, caça, SAM etc, Chinês ?
E sobre a matéria e o vídeo da UAC/Rostec, o caça a ser apresentado no MAKS-2021 é voltado para a exportação… Bem visível no vídeo..

Last edited 2 anos atrás by Bruno Basílio
Evgeniy (RF).

Volte ao seu melhor bom senso e encontre a felicidade por meio dele.

100nick-Elã

Vamos brincar de “War”: vamos supor que você fosse um dirigente chinês e precisasse de mais “terras”. Você iria adquirir da Rússia, que está ao lado dela, mas é protegida por um exército magnifico e pelo maior e melhor arsenal nuclear do mundo, ou tomaria terras do Brasil, por exemplo, que só tem o inconveniente de estar separado da China por um Oceano? O que você preferia, enfrentar um povo tradicionalmente guerreiro, como os russos ou enfrentar um povo que só pensa em samba, futebol, votar no Bolsonaro e idolatrar o Tio Sam? o que é mais fácil enfrentar, a… Read more »

Andre

Considerando que parte de terras que tradicionalmente pertenceram a China foram invadidas pelo usurpador do norte e que este exercito “magnifico” está defasado tecnologicamente em relação à China, especialmente no ar e no mar; considerando que a China também tem um arsenal nuclear de respeito, capaz de garantir a destruição mutua com o usurpador do norte; considerando que por enquanto a China tem apenas 2 porta-aviões operacionais; considerando que a China não tem um aliado na região para fornecer uma base onde ela possa concentrar tropas; e lembrando que são 2 oceanos, ou o Indico e o Atlântico, ou o… Read more »

100nick-Elã

“Considerando que parte de terras que tradicionalmente pertenceram a China foram invadidas pelo usurpador do norte ” – RESPOSTA: se é para considerar o passado, a China deve muito à Rússia: conseguiram um avança tecnológico muito mais rápido com a ajuda da URSS, desde sua bomba atômica até a sua independência política. . …e que este exercito “magnifico” está defasado tecnologicamente em relação à China, RESPOSTA: essa história de Rússia defasada tecnologicamente é um mantra de propaganda há muito repetido e não há fatos que mostrem o contrário que farão vocês mudarem de ideia, mesmo que esteja muito distante da… Read more »

Andre

Eu falo que as forças armadas russas estão defasadas em relação a China – China tem avião de 5 geração operacional, Rússia não, por exemplo, e vc vem falar de otan? Vc não consegue comparar China com Rússia? Tem um bloqueio?

MestreD'Avis

Hummmm, do tipo que no caso EUA-UK vc considera subserviência?? Sei…

Antoniokings

Prezado
Quando um é nanico (UK) e aceita as ordens do outro temos uma relação de subserviência.
Agora, quando são duas superpotências, temos uma relação de cooperação.,

Andre

O nanico tem avião de 5 geração e porta aviões. Nanico é quem não tem nem isso…

MestreD'Avis

E SSBN’s debaixo das ondas Andre! Mas para as pessoas que elogiam a Coreia do Norte como potencia nuclear, desvalorizam essa capacidade da Royal Navy

Slow

Adianta algo ter tudo isso ? Vai sumir do mapa do mesmo jeito, se a Russia quiser.

Last edited 2 anos atrás by Slow
Andre

neste ponto, sumimos todos do mapa se qualquer uma das potências nucleares quiserem. Ou você acha que se o Paquistão e a India começarem a explodir bombas atômicas um no outro a consequência não será global.

Mas se apenas as bombas atômicas e a destruição de todos fosse suficiente, ninguém mais investiria em desenvolvimento de tecnologias militares e teríamos parado nos ICBMs, como a Rússia parou.

Marcos Cooper

Não sei se sinto pena ou sinto nojo desses comentários de vcs… Vcs nem sabem o que se passa nas relações entre países.Não sabem nem do brasil e querem palpitar nos assuntos das superpotências
Brasileiro é a maior comédia!…

rui mendes

O nanico têm a 5 maior economia do mundo.

Antoniokings

É justamente a ‘cara’ que os americanos estão fazendo com a situação atual.

Paulo

Rússia 2 segunda potência militar? KKKKKKKKK a china nem é a primeira ainda
Vamos maneirar nessa russofilia aí, os EUA ainda vão se manter no topo por algumas décadas

Ops depois que entendi seu comentário, mas aqui não tenho opção de apagar

Last edited 2 anos atrás by Paulo
Slow

Algumas décadas ? Do jeito que as coisas estão, se bobear não termina nem essa década sendo a número um.

Andre

Precisa avisar aos líderes do partido comunista chinês, que planejam ser a principal potência global em 2050. Acho que os brasileiros estão entendendo mais de China que eles…

J-20

Esse é o mal do brasileiro, acha que entende tudo sobre os outros países mais que os próprios. Já vimos pérolas como o brasileiro achar que sabe mais da legislação de armas dos EUA que os próprios, saber mais de nazismo que a Alemanha, saber mais de política interna da China que a China, saber mais de comunismo que a União Soviética, e por aí vai. Se tem tantos gênios nesse país como esses, por que não somos uma potência interplanetária ainda?

Marco Antonio

Salve, então né ,a Rússia saiu na frente no lançamento de um caça leve, mais interessante ainda é colocar um árabe como possível comprador , se cuida eua e Europa ??

Last edited 2 anos atrás by Marco Antonio
Tomcat4,2

Que ruflem os tambores!!!

Bardini

Mais maquete…

MFB

A Rússia deixou de competir com os Estados Unidos e viraram concorrentes da Revell

Mirade1969

Pode ser mock up, mas a industria russa tem capacidade de desenvolver e produzir qualquer avião desde o ribite até o avião completo tem psudo potencia ai que não domina tudo isso e se gaba de ter avião de quinta geração importado pois não consegue mais construir sozinha.

Andre

Se não for mais um projeto baseado naqueles da era soviética, vai ser mais um para se juntar ao su57, armata, s500, radar de bolinhas….quem sabe lá por 2050 tenham umas 10 unidades…

Antoniokings

China: J-20 (pesado) e J-31 (leve).
Rússia: Su-57(pesado) e esse (leve).
EUA F-22 (pesado e não mais fabricado) e F-35 (leve e problemático).

Está difícil para os EUA.

Andre

O su57 é tão pesado que não decola. A Rússia vai acabar tendo que comprar o j31 se quiser um avião de 5 geração.

É bom mesmo você continuar citando os avanços da China, prq os da Rússia não avançam.

MestreD'Avis

Um caça tripulado??
Esses Russo são burros! Ainda há 2 dias o Antoniokings disse aqui no blog que aviões tripulados nos EUA era coisa do passado e o futuro eram drones…

Andre

Como ele disse em um comentário aqui “quem vive de passado é museu”. 2 dias já mudou muita coisa.

Ele também dizia que porta-aviões era apenas um alvo flutuante e que tecnologia furtiva já estava ultrapassada…

Antoniokings

De novo esse assunto?
Russos e chineses têm aviões autônomos de grande porte para complementar os tripulados.
Os EUA ‘ NÂO TÊM’ (grifo meu).
Aceite a realidade.
Os EUA estão em uma enrascada contra duas superpotências.
E sem a ajuda da Europa.
Não vão aguentar.

Mestre D'Avis

Me preocupa porque os administradores do blog deixam passar suas mentiras

O que é isso aí no vídeo?

https://youtu.be/ZhenuH22LxY

Mostra um drone Chines/Russo dessa envergadura a descolar de um PA.

Andre

As vezes acho que ele é contratado pelos ADMs apenas para gerar postagens. Não é possível alguém tão desconectado da realidade.

rui mendes

O F35 é leve na cabeça de fanáticos.

Zorann

Deve ser uma aeronave de 5G menor que o SU-57, talvez mais barata e mais simples de construir, com tecnologias já maduras.

Naquelas de tentar gastar menos para equipar os esquadrões com aeronaves mais modernas

Antoniokings

Muito provavelmente, Rússia e China terão um esquema de um caça pesado e um leve.
Estão certíssimas.

Hcosta

Só estão algumas décadas atrasados nesse conceito.

Andre

Se for no padrão su57 vai ficar pronto lá por 2050…

Antunes 1980

A velocidade de desenvolvimento, testes e produção será a mesma do SU-57?

Antoniokings

Só não pode ser a mesma do F-35, vide os resultados que ele vem apresentando.

Antunes 1980

verdade mais de 635 unidades vendidas.. um fracasso total..

Inimigo do Estado

Vendidos para puxadinhos dos EUA, como o Japão ocupado, Israel parasita do contribuinte americano; e aquela ex potência, Reino Unido, que desde a primeira guerra mundial é puxadinho dos EUA?

Fernando C. Vidoto

E a Itália? Puxadinho dos Eua? menos ..

Antoniokings

Se não me engano a Itália faz parte ativa da construção desse avião.
Portanto, tem que cumprir a cota que os EUA empurraram para ela.
Apesar do arrependimento mostrado pelos italianos na participação/aquisição desse avião.

Fernando C. Vidoto

E a Polônia.. e a Suíça… e a Bélgica??

Antoniokings

Como o prezado ‘Inimigo do Estado’ comentou, faz parte em ser puxadinho dos EUA e precisar deles para sua proteção.

Inimigo do Estado

3 países irrelevantes, a menos que você esteja numa loja de relógios ou de chocolates, aí eles terão alguma importância.

Polônia mesmo, tem nada que se preze. Uma vez assisti filme polonês, pensa numa coisa ruim…

Flávio

A sukhoi atualmente é responsável por toda modernização da força aérea russa, infelizmente a MIG caiu no esquecimento.

Na terra do tio Sam é a Lockheed Martin, e na China a Chengdu Aerospace Corporation também acabaram com seus concorrentes.
Um padrão que tem acontecido em todas as potências militares.

Fernando C. Vidoto

As empresas MiG e Sukhoi foram fusionadas

fulcrum

O khibiny desliga um um J20 em voo. E afugenta qualquer f35,grippen e f22.

Rodrigo LD

Tá parecendo o protótipo do JSF/F-35. Ninguém mais consegue desenvolver nada diferente ou realmente inovador.

carcara_br

muito interessante, é um projeto pra exportação, qual modelo de venda os russos vão propor? Será que teremos a argentina participando do desenvolvimento de um 5g?
Estou bem ansioso pra ver o design da aeronave, motorização, sensores, armamentos, pra quem gosta será um grande evento.

Marcos

Junto com o Vietnã, outro expoente da industria aeroespacial deste planeta chamado Terra!

Me poupe, nos poupe! A Argentina não é capaz de desenvolver absolutamente nada! Estão quebrados, você não leu? A Fadea conseguiu entregar 30 aviões em 3 décadas. Você precisa estar muito crazy (louco em português) pra achar que a Rússia vai entregar uma fábrica de aviões para los hermanos

carcara_br

Isso foi uma torcida/sentimento ou uma análise? enquanto torcida eu entendo seu comentário, enquanto análise recomento cautela e leitura, participar de um programa de 5g não significa produzir o avião inteiro, as vezes uma extremidade da asa, um subsistema pra integração de armas e/ou sensores. O F-35 é um grande exemplo, o Gripen brasileiro também.
Até dia o dia 20 de julho 2020!
Sds!

Nilton L Junior

Deve ser o novo MIG.

groosp

Deve ser barato para mencionarem a Argentina no vídeo 😉

Joanderson

O problema da Rússia se resume falta de grana,Tudo que a Rússia precisa era de uma guerra nos moudes da qui acontenceu na Síria com duração de 10 anos porém na Arábia Saudita, o barriu do petróleo teria atingido uns 200 dolares no auge e hj estaria no minimo em 100.
Antes das sanções e a queda do barriu o FMI estimou o pib da Rússia seria de 4, 5 trilhões de dólares se os russos ja fazem oq faz com um pib minusculo imagina sendo a quarta maior economia do mundo.

Hcosta

O PIB da Rússia é semelhante ao do Brasil.
A Rússia já é um dos maiores países que gastam em % do PIB nas forças armadas, apesar de gastar pouco mais que o RU no total.
A Rússia precisa é de uma economia aberta, livre e competitiva e não dependente do preço do petróleo.

Adriano Madureira

Fora que a rússia é tão rica(ou mais, vai saber…)quanto o Brasil… Eu não sei quanto os recursos minerais do Brasil, mas estudos dizem que a federação russa tem recursos naturais avaliados em USD75 trilhões,e que a Rússia há muito tem potencial para dominar a indústria de mineração mundial. A Rússia está entre os maiores produtores mundiais de minério de ferro, níquel, diamantes, carvão, paládio, alumínio, urânio, ouro e platina. De acordo com algumas estimativas, é responsável por quase 14% da extração mineral total do mundo. A Rússia produz cerca de 4% do minério de ferro do mundo e mais de 10%… Read more »

Hcosta

E daí? Enquanto for uma economia baseada nos recursos naturais estará dependente dos preços de mercado. E esses números não são nada de espetacular. A Venezuela ou muitos países em África devem ter recursos minerais equivalentes.
Mais importante é o PIB produzido ou o IDH. A capacidade de valorizar esses recursos. Em vez de vender ferro, vender automóveis, navios, aço, etc…

Tutu

5% do Pib para defesa, sem contar os investimentos indiretos.

Aéreo

O problema do projeto de aviões furtivos é que eles precisam levar tudo internamente, combustível e armamento, ou então como todos sabem, perdem a furtividade. Quando se projeta um bimotor, o espaço entre os motores é um bom aliado para embutir ali a baia de armas e ainda projetar uma fuselagem harmônica. No caso de um monomotor, não é tão simples. O F-35 apesar de monomotor é um caça “bojudo”, com um motor gigante e sua fuselagem é naturalmente volumosa, mas perde em algumas características como aceleração e velocidade, daí o F-35 não ser um caça puro sangue em combate… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Aéreo
carcara_br

O F-35 é um projeto único que aproveita a ótima relação peso potência dos motores americanos, acredito que seja um grande diferencial da indústria deles, qualquer projeto já parte de uma base muito maior simplesmente por terem melhores motores. Por enquanto é uma excelente vantagem. Aguardemos se teremos novidades.

Evgeniy (RF).

Em uma amostra real, a cauda horizontal frontal não será.

Hcosta

E acrescento despesas extra para a manutenção do RAM

Adriano Madureira

comment image

O esboço anterior apresentado pela MiG em 2015,para mim era mais belo,mas como beleza não ganha guerra,minha opinião de ser belo ou não é irrelevante.
Os russos não estão parados,estão caminhando e agora irão partir para um caça leve 5G para se juntar ao Sukhoi SU-57.

Os americanos tem a dupla F-22/ F-35 e os chineses seus J-20 e J-31,nada mais normal que os russos chegam o mesmo caminho.

comment image

Foxtrot

O mundo todo desenvolve e fabrica caças igual banana na feira.
Só no Brasil que é coisa de outro mundo (tecnologia alienígena).
Parabéns aos Russos!

Jonas

Será outro grande sucesso da Rússia, país com tecnologias invejáveis

Nelson Codato

Dêem uma olhada nesse vídeo. O link está a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=EUnE1Takcbc

A imagem desse novo avião aparece aos 6 minutos e 46 segundos. Ainda está sem pintura, mas acredito que não será somente o mockup. Mas sim a aeronave propriamente dita.

jaasiel

olha depois que vi ele embrulhado com a lona, é bem capaz de ser

Diego Klein da Luz

O que eu achei bem curioso é que o desenho é bem parecido com o do caça que perdeu a competição pro F 35.

Nelson Codato

Eu achei que a solução está inspirada no Mig-21. O desse desenho que ilustra a matéria é suposição de fãs. Esse desenho meio misturado entre YF-32 e YF-23 é uma sugestão apenas. Já o do vídeo, me parece que seja a aeronave verdadeira. Se você observar bem a sobra do avião no vídeo promocional, verá que ela é semelhante à silhueta do avião do vídeo que enviei.

Last edited 2 anos atrás by Nelson Codato
Heli

De maquetes, mock-ups e desenhos a Russia tá é bem.

Valdez

Vai ser uma aeronave formato piramide que consegue mergulhar no mar. Haha

André Mauro de Andrade Silveira

Uai então os EUA deveriam devolver o Havaí, Porto Rico, Texas que pertencia ao México e por ai vai.