Nas imagens, abrigos reforçados para aeronaves na China. Um “hardened aircraft shelter” (HAS) ou “protective aircraft shelter” (PAS) é um hangar reforçado para abrigar e proteger aeronaves militares do ataque inimigo.

As considerações de custo e os aspectos práticos da construção limitam seu uso a aeronaves de caça.

Os HAS são uma medida de defesa passiva (ou seja, eles limitam o efeito de um ataque, em oposição a defesas ativas, como mísseis superfície-ar) que visam prevenir ou, pelo menos, degradar ataques inimigos.

A ampla adoção de abrigos reforçados para aeronaves pode ser rastreada até as lições aprendidas com a Operação Focus na Guerra Árabe-Israelense dos Seis Dias de 1967, quando a Força Aérea Israelense destruiu a desprotegida Força Aérea Egípcia, na época a maior e mais avançada força aérea do mundo árabe, em suas bases aéreas.

Tal como acontece com muitos itens militares, sejam estruturas, tanques ou aeronaves, seu uso mais prolífico foi durante a Guerra Fria. Os países da OTAN e do Pacto de Varsóvia construíram centenas de HASs em toda a Europa. Nesse contexto, abrigos reforçados para aeronaves foram construídos para proteger as aeronaves de ataques convencionais, bem como de ataques nucleares, químicos e biológicos.

Os abrigos da OTAN, construídos com designs padronizados em todo o continente, foram projetados para resistir a um impacto direto de uma bomba de 500 lb (226 kg) ou um quase acerto de uma bomba maior (ou seja, 1.000 lb+). Em teoria, os HAS também foram construídos para proteger aeronaves em um ataque nuclear; entretanto, o efeito de tal ataque nas pistas de taxiamento, pistas, instalações de apoio e pessoal do campo de aviação teria tornado qualquer missão retaliatória extremamente difícil, e o subsequente retorno e rearmamento quase impossível.

Na era pós-Guerra Fria, o valor do conceito HAS foi ainda mais corroído pela introdução de munições guiadas com precisão (PGM). Os hangares HAS do Iraque foram construídos com um padrão um pouco mais alto do que os abrigos da OTAN ou do Pacto de Varsóvia, mas mesmo assim se mostraram quase inúteis durante a Guerra do Golfo. As primeiras tentativas de derrotá-los normalmente usavam um “golpe duplo” usando um míssil guiado por TV para explodir as portas, seguido por bombas lançadas na frente.

Os esforços dos EUA logo se voltaram para simplesmente jogar uma bomba guiada a laser de 2.000 libras no topo, que facilmente penetraria no telhado e explodiria dentro.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

É condizente com a retórica e as necessidades.
Não é fácil lançar uma carga de 500kg sem supremacia aérea.
Numa missão com caças no mínimo diminui o payload e a capacidade de sobrevivência, além de aumentar a necessidade de escoltas.
E, em caso de mísseis de cruzeiro, se limita aos maiores e mais caros.
Também parece ser eficiente contra ataque de pequenos drones suicidas.

Flanker

Mas, no caso exatamente como você descreveu, com essa dificuldade para os atacantes, precisando de superioridade ou supremacia aérea para atacar, em não tendo essa supremacia, pelo que vc colocou, sequer precisa de hangares reforçados.

Maurício.

Flanker, mas alguma coisa sempre passa, não tem jeito, nas cruzex os amx do “país vermelho” sempre conseguem atacar o “país azul”, um ou outro, se espremendo sempre consegue atacar.
No mais, quanto mais você dificultar a vida do adversário melhor.

Flanker

Mas, foi isso que eu quis dizer! Eu apenas respondi ao Carcará, pois pelo que ele falou, para realizar um ataque seria preciso superioridade aerea, e isso sabemos que não é bem assim. Eu concordo com p que vc escreveu, só talvez eu tenha sido meio enrolado no meu post e não me fiz entender direito…hehehe

Fernando C. Vidoto

Desperdício de dinheiro.

Se e pra gastar inutilmente que façam cidades fantasmas.

Antoniokings

Chineses são um pouco precavidos.

Flanker

Sim….só eles possuem hangares reforçados, né?

ALISON

Essa sua paixão por ele é doentia… kkkkkkkkkkkkk

A C

Falando em drones, a Elbit estah desenvolvendo uma solucao muito interessante de interceptacao e eliminacao de drones com laser a partir do ar.

https://www.youtube.com/watch?v=aKFkA6Twpbc&t=150s

Paulo

Sou mais as nossas telhinhas (hangares) da FAB. kkk Da pra sair correndo fácil.

cesar

bom nossos hangares capim alto em volta e telha eternit.. com baterias antiaereas de rojao 24×1 caramuru,o melhor.

Cristiano de Aquino Campos

Sem falar que colocamos mais de um caça no mesmo hangar. E a famosa promoção, lance uma bomba e destrua uma esquadrilha inteira.

Flanker

Hangar é uma coisa que todos países tem. Ali são feitas manutenções e todo tipo de atividades com as aeronaves, qiando em solo. Hangaretes, como os da FAB, muitos países tb tem. Ali, as aeronaves ficam protegidas das intempéries e as equipes podem prepará-las para o voo sem se exporem diretamente ao clima. Hangares ou abrigos reforçados são menos comuns, mesmo tendo muitos paises que os adotam. Estão presentes em Forças Aéreas mais sujeitas a conflitos ou tensões, ou mesmo ainda aquelas tidas como potências.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Rinaldo Nery

É… Podemos ser atacados a qualquer instante pelos nossos ¨vizinhos inimigos¨…..

João

Dificilmente… mas o Macron não deixa de ser vizinho inimigo né? (tá sempre de olho na Amazônia) o Maduro não é vizinho inimigo? Pelos menos meia dúzia de PAS em Anápolis.

Last edited 2 anos atrás by João
André Macedo

Amigão, se um país participante da OTAN resolver atacar o Brasil na porta dos EUA, pode ter certeza que o Macron vai ser sua menor preocupação.

Slow

Os EUA vão é abrir a porta e ajudar na logística ainda ou você acha que vão nos proteger ? Kk

Demolidor

Macron não é inimigo, ele disse verdades que o governo atual não sabe cuidar da Amazônia e isso pode prejudicar o clima de todo o planeta.

Vendéen

Bonjour, De fato, o Brasil não tem motivos para considerar a França como uma nação que deseja ameaçar o Brasil militarmente. Em relação às verdades. Diz-se que o desmatamento na Amazônia vem crescendo desde a presidência do senhor Bolsonaro, é verdade ou não? Por exemplo, um jornal francês da época explica da seguinte forma: https://www.liberation.fr/planete/2019/08/23/l-amazonie-brule-macron-s-enflamme_1744969/ A França também está mostrando uma certa inconsistência, conforme explicado pelo Sr. Borsalino: https://video.lefigaro.fr/figaro/video/ne-dits-pas-de-betises-mrante-macron-bolsonaro-attaque-le-president-francais-sur-le-soja-bresilien/ Caso contrário, a respeito de uma afirmação de autoridade do Sr. Macron (não só dele) querendo ser uma verdade: “a Amazônia é o pulmão do planeta”: Essa afirmação é uma mentira… Read more »

Vendéen

Bom dia ou boa noite, Ter divergências sobre o papel da Amazônia no planeta não justifica o Brasil copiar a China rs. Pela simplicidade: Macron está preocupado com o destino desta floresta Tudo depende da sensibilidade da abordagem ecológica adotada: ecologia política ou ecologia científica. Ele simplesmente teme que o atual governo do Brasil raspe a floresta amazônica. Macron está convencido de que essa floresta é o pulmão do planeta. Você deve saber que Macron está constantemente sob pressão de ambientalistas franceses, então ele entendeu que ter comentários com um conteúdo muito verde está muito em sintonia com os tempos.… Read more »

Allan Lemos

O erro é achar que apenas os países fronteiriços podem ser inimigos em potencial, quando na realidade os nossos verdadeiros inimigos nem mesmo estão nesse subcontinente.

Pedro EsiE

Até quando essa mesmice em basear as nossas forças armadas com os nossos vizinhos? Só pra alimentar o ego em dizer que somos ”superiores”?

Rinaldo Nery

Então vamos ter HAS pra quê? O PA francês do Macron vai entrar na Baía da Guanabara e os Rafale vão chegar em Anápolis… Pensa um pouco.

Jefferson Ferreira

O problema é ser pego de calça curta… O mínimo de uma força é sempre estar preparada para o pior cenário possível…

Rinaldo Nery

E qual é esse cenário, num curto prazo?

Agressor's

A esquerda daqui voltar ao poder e se consolidar eleitoralmente, como na Venezuela ou Argentina hoje…

Rodrigo

Kkk com o governo atual já estamos praticamente uma Venezuela, vc tem abastecido seu carro? Vai ao supermercado? Tão dizendo pó ai q vai ter apagão elétrico. O desemprego nas alturas fome. Mais os governantes anteriores quebrou o Brasil ?? estamos tão quebrados q o presidente junto com alguns ministro generais aumentou seus salários, Estamos tá ferrado q o governo tem um orçamento secreto pra comprar apoio d deputados e senadores d sua base. Ou alguém aqui acredita q o centrão tá na base do governo por amor ao Brasil?

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Agressor's

Não é a toa que ele admirava e defendia tanto o Hugo Chávez…rs….

Slow

Essa é a realidade ????

EduardoSP

Ok. Então temos de nos preparar para combater os EUA, certo?
É pensando assim que a marinha se atolou, inventando subnuc e porta aviões.
Melhor por o pé no chão, identificar cenários prováveis e se preparar para eles.
O resto é pensamento juvenil.

Bardini

Exatamente…

Agressor's

Vc é estrangeiro???… Com gente como vc o nosso país nem precisa de inimigos ou de algum armamento pra ter com o que se defender mesmo… rs …

Slow

Ser realista não significa que a pessoa não gosta de Brasil ou vc acha que temos uma Marinha ou Força aérea de respeito ? Só se for entre países da América do Sul .. falar a realidade não significa que você não gosta de seu pais pior é fica mentindo pra si mesmo achando que somos uma potência militar ..

Agressor's

Todo país tem direito de se armar e se defender, todo país tem direito de resguardar sua soberania…

Slow

E eu falei alguma coisa contra isso ?

Demolidor

Cara com o orçamento que a Marinha do Brasil tem dava para ela ter dois Porta aviões ou mais , tem pais com orçamento menor que tem , porque o Brasil com orçamento maior não teria condições.

Last edited 2 anos atrás by Demolidor
Michel

E mesmo se na improbabilidade de sermos atacados, a FAB estará apta – tanto em meios quanto em capacitação humana -, para, em prontidão, responder imediata e devidamente a qualquer ataque, correto? Ou não?

Rinaldo Nery

Claro que sim.

Inimigo do Estado

Levantem as pernas para a diarista passar pano…

Eu pago caro para a FAB ter um hangar decente, não telha de Brasilit.

Rinaldo Nery

Manda teu projeto pra DIRINFRA. Fica em São Paulo, na Avenida do Estado. Prédio do antigo COMAR 4.

Rafael Gustavo de Oliveira

Você paga caro, mas o dinheiro não chega na obra, a culpa é de quem?

“https://direitoparaavida.jusbrasil.com.br/noticias/1133099784/trabalhadores-de-obra-em-hangar-da-aeronautica-sao-resgatados-em-condicao-de-escravidao”

Os caras não querem nem pagar os trabalhadores, deviam ter pago a missão a um Batalhão de Engenharia de Construção do E.B que era melhor

Flanker

Sempre essa tua mesma ladainha……

Inimigo do Estado

Não sou trouxa como você, sorry!

GripenBR

?

ricardo taer

nossos’ hanaretes’ são únicos!

Rafael Gustavo de Oliveira

se alguém gritar alto é só dispersar o esquadrão….gasta aí as bombas nas “telhinhas” a vontade, não estarão mais lá mesmo….kkkk…Brasil é grande amigo, tem muito aeroporto dando sopa por aí

Antoniokings

Show de bola!

Hellen

Os chinese estao muito atrasado nessa área, na base área de DooBins em atlanta cansei de ver os caças taxiando depois do pouso e descendo no elevador para o subterrâneo isso no ano de 1999, a fabrica da Lockheed Martin é dentro da base e usa toda infraestrutura em conjunto com a força área !!!!
La constrói os C-130 Hércules !!!

Agressor's

Imagine aquela área 51…deve ser uma cidade subterrânea, cheia de condomínios para hospedar os ETs que vêem aqui pra nos estudar …

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Cristiano de Aquino Campos

Devo dizer três coisas:
1-Se abrigos fortificados fossem obsoletos, as principais potências, ja teriam abandonado. Exemplo, os EUAs quando no oriente médio, colocam seus caças neles e Israel tem os seus.
2-No ruim, um hangar fortificado por caça, garante que o atacante tenha que lançar uma ou mais bombas em vários hangares e acertar em cheio.
3- No mínimo, eles protegem caças de milhões de dólares de serem destruídos por ação direta de comandos ou ataque de morteiros distantes 4km ou 12km.

Demolidor

Concordo totalmente com vc , infelizmente a galera da FAB ainda não percebeu, pagamos muito imposto o orçamento de Ministério da Defesa é bem alto e as Forças armadas estão sucateadas e com nível muito abaixo do que deveriam ter pelo imposto que pagamos.

JuggerBR

China é um continente, invasão ao território deles é ainda pior que tentar invadir o Brasil. Dependendo de onde se localizam estes hangares, como nos cafundós do interior do país, podem ser apenas desperdício. No litoral fazem um pouco de sentido, ao menos.

Nilton L Junior

Quem pode ter esse tipo de estrutura imagino que deva ter também meios para defende-la, agora uma coisa é certa deve ter ido muito aço e concreto.

Lucas
Demolidor

China não é nossa inimiga e também não é um pais agressivo, a China esta certa em investir e reforçar a sua segurança deveríamos fazer o mesmo aqui se tivéssemos um governo sério.

Antonio Cançado

Tudo pago com o dinheiro do Ocidente…

Mgtow

Chora mais

Paulo

Se imaginarmos que os abrigos serão atacados, a pista também será. Vai ter abrigo pra pista também?