F-16V

F-16V

MANILA, Filipinas – O secretário de Defesa Delfin Lorenzana disse que os caças F-16 que estão sendo oferecidos pelos Estados Unidos são “caros”, o que levou a Força Aérea Filipina (PAF) a procurar outras opções.

“Os EUA querem que compremos seus F-16s. É muito caro, então a PAF está avaliando outros”, disse ele ao INQUIRER.net em 25 de junho.

O Pentágono anunciou em 24 de junho que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda de caças F-16, juntamente com os mísseis Sidewinder e Harpoon, para as Filipinas.

O governo filipino havia solicitado a compra de 10 aeronaves F-16C Block 70/72 e duas aeronaves F-16D Block 70/72 produzidas pela Lockheed Martin Co., com um custo estimado de US$ 2,43 bilhões (cerca de 120 bilhões de pesos filipinos). O pacote de armas incluía peças e treinamento, de acordo com a Agência de Cooperação e Segurança de Defesa do Pentágono.

A venda proposta melhorará a capacidade das Filipinas de enfrentar as ameaças atuais e futuras, permitindo a implantação de aviões de combate para suas operações, disse o documento.

Lorenzana disse que a PAF reduziu a escolha de caças multifuncionais entre o F-16 da Lockheed Martin e o Gripen da Saab e uma decisão seria revelada “em breve”.

Ele disse que a PAF espera que um acordo seja assinado antes que o presidente Rodrigo Duterte deixe o cargo no ano que vem.

No mês passado, Lorenzana renovou um apelo para adquirir caças multifuncionais, pois é “uma capacidade crítica para a defesa do espaço aéreo territorial de nosso país” contra ameaças externas.

Saab Gripen C/D

FONTE: inquirer.net

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
elcimar f. menassa

então vão de Gripen….parabéns…

Marclo

Também é caro. Fazer o que? tem os russos e chineses

Claudio Pepe

Filipino comprar caça chinês? Tá de brincadeira?

Antoniokings

Se está cheio de empresas chinesas nas Filipinas, qual o problema de comprar um caça chinês?

Carlos Campos

pq a China invadiu parte do mar deles, se eles reclamarem ficam com uma força aérea no chão, mas acredito que o Povo Filipino esteja feliz com os produtos chineses não militares.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Campos
Antoniokings

Tá bom.
Mas, não dispensam o bom investimento chinês que leva emprego e desenvolvimento para eles.
Aliás,as Filipinas já receberam material militar chinês e não reclamou.

https://expresso.pt/internacional/2017-06-29-China-fornece-armas-as-Filipinas-como-ajuda-contra-ameaca-islamica
.

MestreD'Avis

Se tem McDonalds na China qual o problema de eles comprarem F15?

Flanker

Humm…mas, daí não seria ma compra por pressão política ou econômica , que vcs tanto criticam (quando não são os chineses ou russos que vendem, claro)?

Paulo Siqueira

Definitivamente a sua defesa pela causa chinesa extrapola qualquer sentido ou um mínimo de sensatez sobre a realidade do que está ocorrendo nessa região!Estao justamente se armando para protegerem a sua soberania marítima e territorial por conta da agressividade expansionista chinesa!Jamais comprariam qualquer tipo de armamento chinês nesse momento!

Capitão Nobrega

Me da uma raiva ler post desse povo liberal. Os caras acham que tudo é um jeito normal de ganhar dinheiro. A vida vai mto além dos seus vídeos de gente falando groselha q só vcs acreditam.

Bruno

É mal feito igual a qualquer produto chinês.

Gustavo Flabis

Os Gripens tem um dos menores custo de horas de vôo, das aeronaves multifuncionais modernas disponíveis no mercado. Possivelmente ele já seja o favorito da Filipinas.

MMerlin

Impossível.
A disputa na Mar da China, que a própria acredita ser de sua ZEE, impede qualquer tipo de aproximação com as Filipinas (ou praticamente qualquer outro país asiático).
O tratado RCEP não está enquadrado porque está relacionado mais ao comércio entre os países. Questões militares são outra conversa.

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
Wellington

Lorenzana disse que a PAF reduziu a escolha de caças multifuncionais entre o F-16 da Lockheed Martin e o Gripen da Saab e uma decisão seria revelada “em breve”.

Tomcat4,2

Exatamente, Gripen na cabeça !!!

Renato

Go Gripen!

Pedro Bó

Resta saber se vão de Gripen E/F ou Gripen C/D.

A6MZero

A proposta da SAAB para a concorrência foi de Gripen C/D novos.

Welington S.

Uma ótima oportunidade para emplacar de vez o Gripen NG, por exemplo.

glasquis 7

Os caças ofertados são os CD.

Andromeda1016

Preço não é o fator principal na hora de comprar um equipamento militar, embora num país com pequeno orçamento como as Filipinas essa regra não possa ser observada com frequência. Torço pelo Gripen mas temo o poder de persuasão do porrete diplomático dos gringos.

Leandro Costa

Torço pelos Gripen. De preferência E/F, claro. Mas pode ter sido uma declaração para fazer com que os EUA melhorem o preço das propostas.

Nilo

A Saab esta oferendo recursos de manutenção, reparo e revisão, todos localizados dentro das fronteiras domésticas das Filipinas.

Leandro Costa

O Brasil poderia dar uma ajuda, afinal de contas também temos à lucrar com isso. O Itamaraty e o Adido Militar Brasileiro nas Filipinas poderiam convidar militares da Força Aérea e integrantes do Ministério da Defesa deles para virem até o Brasil conhecer as instalações feitas em conjunto com a SAAB para demonstrar o que a parceria com os Suecos pode trazer de benefícios. Não que uma parceria com as Filipinas vá ser do mesmo nível, mas sim para demonstrar a qualidade de todo o processo, bem como demonstrar o protótipo do Gripen E em Terra Brasilis ou algumas das… Read more »

A6MZero

A proposta da SAAB para a concorrência foi de Gripen C/D novos, o Brasil não teria qualquer envolvimento com tal negocio.

Nilo

Congratulações. A oferta é do Gripen-C/D novo com atualizações MS20, Ele opera com o mais recente e melhor armamento da classe, o MBDA Meteor, atualizações incluíram o link 16, e os links de alerta aéreo antecipado e controlador aéreo avançado, um sistema opcional de prevenção de colisão com o solo, nova proteção contra ameaças CBRN, Bomba SDB de Pequeno Diâmetro… Seria categorio em afirmar que teriamos ganhos se o ofetarado fosse o Gripen E/F, mais sim, um trabalho em conjunto sempre pode agregar em um mercado como o filipino. Exemplo é o interesse em comum sobre a venda do Gripen… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nilo
MMerlin

Olha Leandro. Isto é mais um dos pontos onde o governo sempre falhou. Uso da classe política e das FA para fomento da produção nacional, mas conhecido como Lobby. Um exemplo é a questão da venda do Guarani para a Argentina, onde o interesse veio depois da abertura do processo de análise, partindo daquele país para com a Iveco, que aí sim veio a solicitar para o EB o envio do veículo para testes. O Itamaraty deveria ficar atento a estes processo e ter um plano de ação, seja para modelos do tipo parcerias (como a SAM) como modelos mais… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Brasil não consegue nem levar a termo o contrato que assinou com a SAAB, porque já adiou duas vezes a entregas das aeronaves. O Brasil não tem capacidade de ajudar ninguém nesse assunto…

Hellen

Aquele papo que o f-16 é o melhor custo beneficio do mercado ja era faz tempo,hoje em dia f-16 é vendido a preço de ouro !!!!

Rodrigo LD

Se o Gripen não vender agora, vai virar encalhe….barato e simples demais pra quem tem orçamento e caro demais para os quebrados.

Flanker

Os Gripens oferecidos para as Filipinas são C e D novos. Se ele for o escolhido, não ajuda nem interfere em nada na situação dos Gripens E e F. Para a FAB, o que precisa é ocorrerem mais vendas do E/F. E essas vendas precisam ocorrer! Precisam muito!!! Mas, do E e do F!!!

glasquis 7

É curioso mas a sensação que dá, lendo a matéria, é que o Gripen (C/D que é o que participa da concorrência), não é considerado como um caça a comprar em primeira instancia mas sim, como uma opção pra quem quer F 16 Blk 70/72 mas não tem grana pra comprar.

“Quero F 16 mas é muito caro então, vou de Gripen.”

Adriano RA

Mas não seria isso? Quem tem dinheiro vai de F-16 Blk 70/72 ou de Gripen E/F. O Gripen C/D é hoje a opção de menor custo (e desempenho) dentro da SAAB.