O protótipo do carro voador completou, no dia 28/6, um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. O carro-avião híbrido, AirCar, está equipado com um motor BMW e funciona com combustível normal da bomba de gasolina.

Seu criador, o professor Stefan Klein, disse que ele poderia voar cerca de 1.000 km (600 milhas), a uma altura de 8.200 pés (2.500 m), e já fez 40 horas no ar até agora.

O AirCar demora dois minutos e 15 segundos para se transformar de um carro em uma aeronave. As asas estreitas se dobram nas laterais do carro.

O professor Klein dirigiu direto para fora da pista e para a cidade na chegada, assistido por repórteres convidados.

Ele descreveu a experiência, na manhã de segunda-feira, como “normal” e “muito agradável”.

No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170km/h.

Pode transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Há grandes expectativas para o mercado nascente de carros voadores, que há muito tempo são anunciados na cultura popular como um marco visionário do futuro.

Em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.

E em um evento da indústria na terça-feira (29/6), o presidente-executivo da Hyundai Motors Europe, Michael Cole, chamou o conceito de “parte do nosso futuro”.

É considerada uma solução potencial para o desgaste das infraestruturas de transporte existentes.

‘Mercado enorme’
A empresa por trás da AirCar, Klein Vision, diz que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou “menos de 2 milhões de euros” em investimento.

Anton Zajac, consultor e investidor da Klein Vision, disse que se a empresa puder atrair até mesmo uma pequena porcentagem das vendas globais de companhias aéreas ou táxis, ela teria um enorme sucesso.

“Existem cerca de 40.000 pedidos de aeronaves apenas nos Estados Unidos”, disse ele.

“E se convertermos 5% desses, para trocar a aeronave pelo carro voador – teremos um mercado enorme.”

‘Realmente legal’
O Dr. Stephen Wright, pesquisador sênior em aviônica e aeronaves da Universidade do Oeste da Inglaterra, descreveu o AirCar como “o fruto do amor de um Bugatti Veyron e um Cesna 172”.

E ele não achava que o veículo seria particularmente barulhento ou antieconômico em termos de custos de combustível, em comparação com outras aeronaves.

“Tenho que admitir que isso parece muito legal – mas tenho centenas de perguntas sobre a certificação”, disse o Dr. Wright.

“Qualquer um pode fazer um avião, mas o truque é fazer um que voe e voe e voe por um milhão de horas, com uma pessoa a bordo, sem nenhum incidente.

“Mal posso esperar para ver o pedaço de papel que diz que é seguro voar e seguro para vender.”

FONTE: BBC

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Valdez Oliveira de Araujo

Sinto um cheiro de “vai dar merda” nisso….esses “carros” voadores vão usar aeroportos?

Denis

Tem muita chance de isso acontecer, mas talvez funcione se limitarem o uso a companhias.

Last edited 2 anos atrás by Denis
Willber Rodrigues

Eu vejo esse tipo de coisa, e fico imaginando questões como:
Como seria tirar CNH pra pilotar um carro voador?
Como seria o controle de tráfego?
Como seria a sinalização?
Como seriam as novas regras de trânsito pra esse tipo de veículo?
Como seria a legislação pra voar isso no meio de uma cidade grande?
Etc etc…

Marcelo Bardo

Imagina um motorista/piloto embriagado….

Willber Rodrigues

Imagine dois pilotos embriagados colidindo em pleno ar, enquanto sobrevoam uma avenida movimentada…

Rodrigo LD

A aerovia também vai ser pedagiada? Os pardais serão voadores ou o CINDACTA aplicará as multas? Imagina as gambiarras que vão aparecer; pegar no tranco, andar só na reserva, exceder o limite de velocidade, looping sem cinto de segurança…

Jadson Cabral

Isso não tem a menor chance de dar certo. Pessoas dirigindo veículos que se transformam em aeronaves, que precisarão de muita manutenção e locais específicos para pouso e decolagem. Isso sem falar na capacitação dos condutores, da gestão do tráfego, na probabilidade de acidentes e por fim, o mais importante, o custo de tudo isso.
Eu não vejo o menor sentido no termo “carro voador”. Se voa não é carro e um híbrido, com a tecnologia que a gente tem hoje, é inviável

Willber Rodrigues

Acho que a única forma disso dar certo seria substituir o “motorista” humano por uma I.A. que faria a rota através de uma central de controle.

C M

Exatamente.

Valdez Oliveira de Araujo

Posso estar errado mas a impressão que tenho eh que esses carros serão as bicicletas elétricas no sentido de serem “motos” baratas e com menos burocracias pra pilotar…digo, esses carros poderão ser mais baratos e exigir menos lisenças que helicópteros e avioes….se for esse a ideia vai ser um problema pois irá tumultuar os céus.

Willber Rodrigues

Sei não…
A licença pra pilotar isso seria mais cara que CNH, mas mais barata do que brevê pra pilotar helis.
Mas duvido muito que o preço da manutenção seja menor do que um helicóptero de executivo.

Inimigo do Estado

Acho que um drone grande o suficiente para carregar pessoas vinga mais que isso aí. Questão de espaço para manobrar nas cidades, e guardar na garagem. Considerando que as cidades evoluam o suficiente, no estilo do filme o quinto elemento.

Antônio José Souza

Adorei e aprovei. Vamos que vai dar tudo certo.

Junior P.

Eu realmente não tenho grandes expectativas com esse conceito de carro voador. Veja que esse tipo necessita de uma pista de aeroporto convencional.
Como carro é ruim e como avião é muito limitado. Não faz de forma eficiente nenhuma das tarefas que se propõe.

Eu acredito que os veículos do tipo EVTOL tem muita chance de sucesso nas próximas décadas, mas essa ideia de carro que vira avião será muito mais um brinquedo caro e sem utilidade para o grande mercado.

gordo

Isso parece aqueles toca discos com ponta de diamante que viam em seus horizontes aparelhos de CD e hoje temos aparelhos que rodam um pendrive. Pra que ficar fazendo um carro voador com drones batendo a porta que vão possibilitar transporte mais seguro e eficiente que essa gambiarra. Bons carros vão continuar existindo por serem carros e não querendo ser drone ou algo assemelhado, assim como os toca discos (bons e nostálgicos) continuam existindo sem querer ser um MP3 .

Igor Campos de Almeida Lima

Pra quem já passou dos 40: M.A.S.K. e MachineMan curtiram isso.

Anselmo da Costa Andrad

Eu assisti!

Luiz Trindade

Uma coisa é certa… É um grande avanço… Futuramente os pontos apontados como fatores de inviabilização do carro voador vão ser resolvidos, principalmente com tecnologia! O que nos atrasa ainda é não ter dominado o magnetismo para nos livrar de rodas, mas acredito que chegaremos lá!

Wagner

E tem gente que ainda insiste nesse ideia…

Chesterton

Para quem paga taxas de aeroportos para deixar o avião num hangar, sabe que isso seria uma facilidade e tanto, deixar o avião dentro de casa. No mais, continua sendo um avião que não vai ser algo barato ou para qualquer um achando que é um carro.

Rodrigo Maçolla

Regulamentar cabe as autoridades , Aos pioneiros cabe inventar e aprimorar a engenharia, Pra min projeto muito impressionante , Muito bom mesmo !!

FERNANDO

Na realidade é um protótipo.
Acredito que é u FUTURO.
Mas, acho que vai se popularizar lá pelos anos de 2080 e olha lá ainda.
É uma forma de salvar a natureza acredito.

Aéreo

Conhecem a história do pato né?
Nada, voa e anda, e não faz nenhuma das três coisas de forma eficaz.
Carro que voa é a mesma coisa.
No ponto de vista aeronáutico não tem uma aerodinâmica otimizada e carrega muito peso morto na célula.
No ponto de vista automotivo é frágil, desconfortável e lento enquanto veículo terrestre.
Mas há mercado pra tudo neste mundo….