F-16V da ROCAF

Depois de vender os mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120 (AMRAAMs) à Força Aérea de Taiwan em 2000, os Estados Unidos finalmente permitiram que a ilha testasse o lançamento dos mísseis de seus caças F-16V.

O evento de 11 de maio marcou a primeira vez que os AMRAAMs foram disparados dos F-16s no espaço aéreo taiwanês.

De acordo com relatos locais, uma formação de quatro caças F-16V decolou da Base Aérea de Chiayi com dois caças lançando mísseis da ponta da asa direita.

Embora o ministério da defesa de Taiwan não tenha comentado o teste, relatos dizem que todos os mísseis atingiram a aeronave alvo com sucesso.

É importante notar que os pilotos taiwaneses já haviam lançado os mísseis durante o treinamento nos Estados Unidos.

Os F-16V que dispararam os mísseis são F-16A/B Bloco 20s atualizados. Além dos 140 F-16 já em serviço, o país também está comprando 66 novas aeronaves F-16V.

Taiwan tem cerca de 200 AMRAAMs que adquiriu dos EUA em 2000. Como a compra do míssil era uma questão controversa devido às relações com a China continental, havia planos para manter os AMRAAMs de Taiwan em Guam até que fossem necessários para uso em combate. Os EUA mudaram sua posição em 2002 depois que a China recebeu novos mísseis ar-ar da Rússia, permitindo que Taiwan armazenasse o AMRAAM na ilha.

O AMRAAM é um míssil ar-ar compatível com os F-15, F-16, F-22, F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos e F/A-18 da Marinha, além de aeronaves aliadas. Incorpora radar ativo com unidade de referência inercial e sistema de microcomputador, o que torna o míssil menos dependente do sistema de controle de tiro da aeronave. O míssil supersônico tem um alcance de mais de 100 km.

A Força Aérea de Taiwan também tem o míssil ar-ar francês MBDA MICA em seu inventário, empregado pelos Dassault Mirage 2000s, bem como o míssil Tien Chien 2 Sky Sword desenvolvido localmente e empregado pelos caças F-CK Ching-Kuo de produção autóctone.

AIM-120 AMRAAM
AIM-120 AMRAAM
AIM-120_AMRAAM em corte
Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Hum…
Os caras compraram os mísseis a mais de 20 anos, e só agora o Tio Sam deu sua “bênção”, permitindo que eles testem o míssil?
E, antes disso, os mísseis eram armazenados nos EUA, e só foram pra Taiwan depois que a China botou as garras de fora?
Que negócio maravilhoso, ein…

Paulo Sollo

Pois é amigo. Você compra deles e se torna por contrato um subalterno que lhes obedece as ordens como um cão sobre onde, como, quando e contra quem usar o que comprou. Uma autentica compra caracu. E os mickeyboys ainda dizem que a China é que quer subjugar o mundo. Inclusive aquela história dos AIM-120 que o Chile comprou e ficaram retidos por longa data é verídica. Os chilenos ganharam na justiça o direito de receber o que compraram e os americanos puseram os mísseis num galpão e disseram: “são seus, estão aqui, mas daqui não saem”, só os entregando… Read more »

Willber Rodrigues

Aí os caras dizem que isso é “necessário”, pra comprar o “apoio dos EUA”.
Te pergunto: tú acha mesmo que, se amanhã a China invadir Taiwan, e se os EUA virem que é caso perdido, que a chances dos EUA ganharem são pequenas e os riscos altos demais, eles ainda iriam ajudar Taiwan, só porque eles compraram material militar norte-americano e, com isso, o “apoio” deles?
É por isso que eu gosto dos russos. Você compra, você paga, você recebe, e eles não ficam te perguntando contra quem você vai utilizar o que você comprou.

Paulo Sollo

Exatamente. Se os americanos fossem tão aliados assim de Taiwan, lhes venderia o F-35, ou mesmo o F-15, e não apenas o F-16. Aquilo alí é risco calculado para eles. Sabem que chegará o dia de perderem o cliente, o qual nem reconhecem como país. Taiwan por sua vez está contra a parede porque não tem a quem recorrer a não ser aos EUA. Os americanos sempre buscam subjugar os outros de diversas formas, suas parcerias são armadilhas que levam os “aliados” a se tornarem seus subalternos, mas fora a lacaia Inglaterra e seus filhotes da commonwealth, todos já se… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Paulo Sollo
Defensor da liberdade

Excelente análise, puro fogo de palha essa de Taiwan. A única verdade, como bem disse Antoniokings, é que Taiwan depende apenas da benevolência chinesa.

nonato

Defensor da liberdade?
Onde?
Na China?
Em Hong Kong?
Em Taiwan?
Na Coreia do Norte?

Hcosta

E qual seria a razão para isso? A China faz o que tem a fazer para sabotar estas situações. Qual seria a lógica para os EUA não permitirem os testes? Os mísseis eram armazenados, certamente, com o acordado com a China. A China fez qualquer coisa que irritou os EUA (a compra desses mísseis) e eles permitiram o armazenamento em Taiwan. Ou pensam que isto é uma simples compra e venda de armas? A China limita as compras e, de uma forma não oficial, compromete-se a não invadir Taiwan. Quem dera aos EUA/indústrias de armamento, vender sem limitações armas a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Willber Rodrigues

Se é pra usar essa lógica tacanha, bora parar de comprar armas e suspender o Gripen, Tamandarés e Riachuelos.
Afinal, se não fez falta até hoje, porque faria falta justamente agora?

M.@.K

Taiwan tinha era que investir em sistemas antiaéreos por camadas como o David Sling ou mais Patriot ( se o EUA deixarem instalar na ilha) ou coisa assim e sistema de mísseis anti naval e submarinos para tentar ter uma chance de se defender da China por um espaço de tempo. Mas acho difícil.

Last edited 2 anos atrás by M.@.K
Franklin Apaza

Podem colocar 1000 baterias de Iron Dome, Patriot e até os THAAD. Até pq serão as primeiras coisas a serem destruídas por mísseis balísticos via saturação ou até mesmo dos mísseis hipersonicos.

Jacinto

Taiwan produz os próprios mísseis anti-aéreos. Chamam-se Sky Bow e tem duas versões. São baseados no Patriot.

M.@.K

Já tinha visto alguma coisa assim… obrigado, vou pesquisar.

Adriano RA

Mas o que eles lançavam antes? Pedras?

Jacinto

Os taiwaneses produzem os próprios misseis BVR. Chamam-se Sky Sword II.

carcara_br

É meio humilhante pra taiwan que ter que pedir autorização pra se defender da própria china, que basicamente responde por si mesma, não sei como isso atinge o moral da população ou das forças armadas.

nonato

Taiwan não foi invadida ainda porque os Estados Unidos dão proteção.
Quem provoca humilhação em Taiwan são os comunistas chineses.
E não os Estados Unidos.
E você sabe disso muito bem.
Mas o objetivo é falar mal dos Estados Unidos…

Helio Mello

Os nossos mísseis Harpoon também não são armazenados nos EUA, sendo enviados para cá apenas em casos específicos?

Flanker

Não.