Kfir da FAC no Red Flag em 2012

Em comunicado à mídia nacional, o novo ministro da Fazenda da Colômbia, José Manuel Restrepo, anunciou que o governo deste país definitivamente não alocará dinheiro para a compra de novos aviões de combate, informou o Zona Militar.

Segundo Restrepo, a decisão se deve ao fato de o programa de substituição da frota de caças IAI Kfir C10/12 não ser considerado uma despesa prioritária, em um momento em que, devido a fortes protestos, o governo colombiano foi obrigado a suspender o processo de uma nova reforma tributária.

O processo de substituição da frota de jatos Kfir, que vinha sendo realizado pela Força Aérea Colombiana (FAC), estava avaliado em cerca de US$ 3,6 bilhões, valores que geraram fortes críticas e denúncias de diversos setores políticos colombianos, indicando-o como uma despesa desnecessária, desconsiderando a importância que tem para a defesa estratégica da nação.

A FAC deve continuar a voar sua frota IAI KFIR C10/C12/ TC12, composta por 19 aeronaves monoposto e três biposto (três já estão em reserva), por tempo indeterminado.

A Força Aérea Colombiana pretendia selecionar uma nova aeronave, entre os modelos Lockheed Martin F-16V, Airbus Eurofigther Typhoon e Saab Gripen E.

Caças Kfir C10 da Força Aérea Colombiana
Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo M

Realmente, com proposta de aumento de tributos e povo na rua, não seria politicamente viável. A Colombia, todavia, não pode ficar sem defesa aérea, principalmente diante da instabilidade na fronteita com a Venezuela. E diante da concorrência, parece existir um bom caminho pro Gripen.

Kemen

Eu entendo que a instabilidade na fronteira com a Venezuela se deve aos guerrilheiros das FARC, que se escondem em território venezuelano, ainda nessa semana Forças Armadas da Venezuela em acôdo com a Colombia enfrentaram esses guerrilheiros, tem tido soldados e oficiais mortos e capturados pelos guerrilheiros, infelizmente.

https://noticias.r7.com/internacional/militares-venezuelanos-morrem-em-combate-com-dissidentes-das-farc-26042021

Jadson Cabral

Mais fácil pros EUA empurrarem F-16 retrofitados do deserto por um valor simbólico mais tarde, porque pra quem não tem dinheiro pra gastar em caça novo é melhor que nada. Com isso os EUA ainda garantiriam que no futuro os colombianos continuariam a comprar jatos americanos

737-800RJ

A SAAB teria bastante chance nesse processo de compras com o Gripen E, apesar da também boa chance do F-16 por conta da parceria de longa data dos Estados Unidos com a Colômbia no combate ao narcotráfico. Pena que pelo visto vão ter que segurar dinheiro…

glasquis 7

Tenho entendido que a opção colombiana já estava definida pelo F 16

Tutu

Eles foram atrás até da Airbus para cotar Eurofighters Typhoon.

Glasquis 7

Na verdade, essa história dos Eurofighters eu conheço como sendo um oferecimento de Tranche 1 dos estoques remanescentes da Espanha, que até plantaram a informação de que os oficiais chilenos desaconselharam os colombianos de comprar F 16 mas, quando a colômbia anunciou seu interesse de renovar a sua frota, acredito que a Airbus, como qualquer candidato, apresentou as suas opções.

Eu tinha entendido que em 2018 eles já tinham sondado o governo Trump sobre a compra de F 16 C/D usados.

Tutu

https://www.aereo.jor.br/2020/02/25/airbus-oferta-eurofighter-tranche-3-a-colombia/

Foram oferecidos tanto esses Tranche 1 ex-Espanha como os Tranche 3 novos.

glasquis 7

Então não foram os colombianos que foram atrás da AIRBUS, foi ao contrário, como eu disse.

Pedro Bó

Não tem como o F-16V perder essa concorrência.

Maurício Veiga

F-16 com certeza, porém devido as restrições orçamentária não será o block V!!!

Nilo

No meu entendimento, a medida que a FAB vai assimilando equipamentos e tecnológia da SAAB, fortalece o produtro Gripen E/F. Com as similaridades Brasil/Colômbia, e parcerias de sucessos comprovadas entre ambos, não tem melhor garoto propaganda.

Marcelo 75

Pra Colômbia!
Melhor garoto propaganda se Chama FMS.
Os USA só perde a concorrência se quiser, sua indústria age no 1° e 2° plano.
USA no comercio de aeronaves o “jogo de xadrez russo,” és o rei do tabuleiro.
O interesse estratégico de Washington não perde NEM com a aquisição do Gripen-E.
Qualquer outra aeronave que não seja Gripen-E, F-16 ou o menos propício F-18 não serve a Colômbia, justamente pelo custo operacional

igortepe

A Colômbia e os EUA, até onde eu sei ainda são parceiros. Basta a força área colombiana ir ao AMARG, e escolher 24 unidades dos melhores F16 armazenados, e pedir de presente para o Tio Sam. Caberia a Colômbia apenas moderniza-los na lockheed Martin por 10% do custo de aeronaves novas.

Nilo

Ainda bem que no jogo a FAB não foi de FMS e deixou o seu rei na mão.

Marcos Cooper

Gripen pra Colômbia faz um certo sentido. E ainda tem diversos componentes americanos. Que se duvidar,devem render mais aos americanos que a venda via FMS.

glasquis 7

No meu entender, o que joga contra o Gripen é justamente a demora em ser entregue, com sua entrega adiada, demora pra mostrar as suas capacidades na FAB. Enquanto mais demorar, mais negócios vai perder.

Além disso, também tem um peso enorme, a quantidade de células vendidas. Em comparação ao F 16, o Gripem tem muito poucos operadores o que encarece e restringe a oferta e sobressalentes e tudo isso vai encarecendo a sua operação.

pampapoker

Analisando o seu comentário, não cabe só a FAB a entrega das aeronaves pela Saab, mesmo se o cronograma de pagamento, se houver, que eu lembro e só depois das entregas estiver atrasado, caberia a força aérea sueca pagar o seu desenvolvimento e receber as aeronaves primeiro que a FAB, sendo assim, a força aérea sueca não está com presa e a Saab não está com presa em investir.

Glasquis 7

“Analisando o seu comentário…” Vc me mal interpretou. Em nenhum momento disse que cabe ou não à FAB a responsabilidade sobre a entrega das aeronaves. O que eu disse é que, enquanto esses caças não forem operados pela FAB e assim, desenvolverem seu envelope de voo e demonstrado suas capacidades em Exercícios como por exemplo a CRUZEX, será difícil de competir em vendas com outros vetores como por exemplo o F 16 que já contam até com combates. Lembro que a primeira grande vitrine das Capacidades do A 29 foi o ataque da FAC a uma base das FARC em… Read more »

João Fernando

Atá que não vai dar F16

JuggerBR

Tem Gripen C pra leasing e venda… Nem que seja como um tampão até as coisas melhorarem.

Carlito

Obviamente o comando de qualquer força aérea gostaria de poder contar com o que há de melhor e mais moderno, mas um caça como o Gripen C ainda é uma belíssima opção sob qualquer aspecto. E se forem oferecidos a um preço convidativo, é uma solução formidável para orçamentos limitados.

Marcos Cooper

Não tem! A FAB solicitou Gripens C/D e a Suécia não pode dispor de suas aeronaves.

Gabriel

Não está fácil pra ninguém, a galera vendendo o almoço para pagar o jantar.

Na Colômbia eles tem fundo partidário na casa dos BI, igual ao Brasil?

Wellington R. Soares

América do Sul sendo América do Sul. Sempre no osso ou quando tem alguma coisa são em poucas unidades.

Paulo Sollo

Esta Colômbia é outra republiqueta de M. O atual mandatário I. Duke segue os passos de incompetência de seu antecessor, e tem como mentor a Álvaro Uribe que está preso por ligações com grupos terroristas como o ELN, que continuam atuando a vontade no país. Com 44% da população vivendo na pobreza, 29,8% de desempregados e queda de 2% no PIB, segundo dizem por efeito da desnarcotização do país, o governo não tem demonstrado capacidade para criar mecanismos eficientes para reverter isto. Tentaram agora sangrar mais ainda uma população já no limite, um modus operandi comum a governos incompetentes da… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Paulo Sollo
Nascimento

Brasileiro é tão passivo que a independência teve que ser proclamada pelo colonizador.

Paulo Sollo

E a mentalidade de colônia não só permanece até hoje como existem muitos que se esforçam para fazer o país voltar a este status, como vimos com este desgoverno e os idólatras mickeyboys beijando os pés do tramp.

glasquis 7

Esta Colômbia é outra republiqueta de M…”

Mas se algum colombiano se referisse ao Brasil nesses termos, vc com certeza se sentiria ofendido.

Paulo Sollo

Cara, não cometa a estupidez de inventar suposições a meu respeito do tipo: ‘você com certeza se sentiria ofendido”

O Brasil sempre foi e continua sendo uma republiqueta de M.

E pior que a Colômbia porque lá não há nem 10% das riquezas que tem aqui.
Portanto se colombianos ou quaisquer outros disserem que o brasil é o que de fato é, uma republiqueta de M. eu assino em baixo.

Glasquis 7

Não posso endossar seu comentário.

Vc tem o direito pensar assim, mas não o direito de chamar os outros de essa forma.

Paulo Sollo

Problema seu cara, não estou atrás de seu endosso, sua opinião não me vale nada. Eu continuo exercendo minha liberdade de opinião, eu tenho esse direito. Vá lacrar outro mané…

Last edited 2 anos atrás by Paulo Sollo
Glasquis 7

Não estou lacrando, nem sei o que isso significa na gíria. Apenas estou contrapondo. Eu, apenas por criticar a gestão das FAs sou acusado de “Ofender e até de Humilhar o Brasil” “Eu continuo exercendo minha liberdade de opinião” Liberdade de opinião não é o mesmo que liberdade de expressão e liberdade sem limites é libertinagem. Se vc posta o que quer e vem à sua cabeça, tem que estar disposto a receber o mesmo dos outros. Assim sendo. Uma crítica construtiva não deveria lhe incomodar tanto. Depois de tudo, vc mesmo está defendendo a “liberdade de opinião” ou só… Read more »

snake

entao se mude daqui, va para europa, russia, estados unidos, vc no minimo deve ser desses caras que adoram culpar os outros pelo seu fracasso, como disse nao esta satisfeito mude se daqui, incomodados que se retire

Luis Marcelo

Mais um “vítima” de baixa cultura e com vocação pra viralatisse ! Deveriam retirar estes elementos deste site ! Gente negativa e virulenta.

Paulo Sollo

Estou neste exato momento curtindo meu fracasso em meu sítio em Guarajuba, litoral norte da Bahia.

Vai cuidar de sua vida que você ainda tem muito o que ralar e a vida passa rápido…

Celso

Grande coisa…..vou sempre a guarajuba onde mora im grande amigo de infancia e paulista. Nem por isso banco o bonzao.
Psrabens por viver e morar mum pais de m….e num estado onde s maioria vive na penuria….voce cospe np prato que come.

Celso

A porta ta aberta , Ninguem proibiu ainda o cidadao de ir viver em outra republica que nao seja igual a nossa.
Ja foi ?

Agressor's

O brazileiru desacata policia…mata seu semelhante por causa de coisas como futebol…mas é incapaz de brigar pelos seus diretos políticos…O braziu nunca vai sair do fundo do esgoto porque o governo insiste em derrubar a educação para que a população seja cada vez mais ignorante e submissa a ele…E o pior…mesmo todo o pais sabendo quem são os corruptos eles batem cada vez mais recordes de votos…

Caerthal

Uribe emparedou as FARC. Grande homem, obviamente detestado pela esquerda.

Welington S.

”E vemos mais uma vez que o único povo que não reage com força aos abusos dos seus governantes é o brasileiro” – E você se encaixa nisso por que invés de estar na rua, quebrando tudo, tocando fogo em carros, fazendo pichações em paredes chamando o atual presidente de fascista e tudo quanto é ”ista”, não, tá aqui, enchendo o saco, querendo esbravejar algo que nem você tem! Tá achando ruim? Vá pra rua quebrar coisas. Siga com o mesmo modus operandi da população colombiana que sai pra quebradeira, achando que resolverá de alguma coisa. Vai lá. Mostre o… Read more »

victor

Por aqui o povo vai as ruas fazer manifestação a favor de político rs

Mauricio Pacheco

Engano seu! Fazemos manifestação contra tudo isso que está aí e que nos levou ao fundo do poço, e parece que pessoas como você não desejam que saia dele!

Fabio Araujo

Para o cenário sulamericano estes Kfir’s colombianos dão para o gasto, mas a vida útil deles vai chegando ao fim, vai terminar mais caro manter que comprar mas ainda podem esperar um pouco.

glasquis 7

Com SU 30 do lado?

Acho que vc está enganado.

A frota colombiana está muito próxima do limite da sua vida útil o que obrigará a poupar e muito, o seu equipamento.

A Colômbia comprou 22 Kfir mas apenas 18 estavam em condições de voo, dos quais 3 do Esquadrão de Combate 111 foram retirados do serviço no final do ano por recomendação do Grupo Técnico do Manutenção. Isto reduz a frota a apenas 15 vetores. Insuficientes pra enfrentar as ameaças.

Spitfire

Perdeu a janela para realizar a substituição. Agora o momento é demais complicado… infelizmente os países que postergaram por muito tempo a renovação de seus meios, como no caso principalmente da colômbia e seus vizinhos sulamericanos, inclusive o Brasil, estão pagando esse alto preço…. se não o fizeram em tempos melhores, que dirá agora….o Brasil mesmo demorou quase 2 décadas para definição de seu caça (Fx)…foi por inúmeras vezes postergado pelas mais diversas justificativas….(prioridade fome zero, cortes de orçamento, politização da decisão,, etc)….Espero que os Gripens de fato venham né, pois ainda falta pagar….fica muito difícil justificar volumosos recursos em… Read more »

Luis Coelho Alves Costa

No atual cenário econômico da América do Sul , existe uma forte tendência de corte nas despesas militares. Esta tendência foi aumentada pela pandemia.

Spitfire

Como será que estaria a atual capacidade dos Kfir colombianos no teatro sul americano frente por exemplo aos nossos F5M ou os SU30 Venezuelanos? Operam armas fora do alcance visual?

Jadson Cabral

Eu não tenho certeza sobre BVR, mas chutaria que não. Agora, com certeza não são páreos para os F-5M e muito menos para os SU30

Ramon Grigio

Bom dia!

Esses Kfir tem radares EL/M 2052 AESA e o míssil Derby-ER além do Python 5. Além de terem desempenho cinético melhor que o F-5M. Portanto olhando assim apenas nos dados de ficha técnica, são aeronaves “melhores” e melhor armadas. Se tudo funciona a contento e sem falhas, aí teria que ver.
O Fato é que o Kfir deve voar tranquilamente com um centerline e 4 mísseis. Já o F-5M é de conhecimento “publico” que voa mal com o centerline e mais os 4 mísseis.

Jhonn

Problema na América Latina que defesa não é prioridade para governantes, a exceção é o Chile. Colômbia deveria deixar o projeto em stand By ou um usadinho de confiança via FMS, F16 ou F18 modernizados.

Anderson Rodrigues

Quando for prioridade já é tarde demais.

Vitor Hugo

Com o louco do Maduro ali ao lado, deveria ser prioridade sim.

Ivan

Entendo que haveria dois aspectos principais para atender a demanda aérea colombiana: Operacional e Estratégico. . Na questão operacional as os principais pontos seriam: Capacidade de combate aéreo (interceptação, superioridade e patrulha aérea de combate); Capacidade de ataque aéreo (interdição e apoio aéreo aproximado); Capacidade de desdobramento expedicionário dentro do país (o território da Colombia é maior do que parece, com diferentes relevos, biomas, oceanos e fronteiras); Capacidade de operar em bases remotas (um desdobramento do anterior); Custo/benefício (tanto de aquisição, mas principalmente de operação). Neste quesito o Gripen E/F seria a melhor opção. Faz tudo que os outros fazem,… Read more »

Jadson Cabral

Nada de novo para a América Latina. Devemos é ficar felizes por termos conseguido esses Gripens, os KC-390, todas essas modernizações e novos projetos. Com tão pouco a FAB ainda tá conseguindo se sobressair como a força mais moderna e capaz da AL. Que continuemos assim!

Antunes 1980

Estranho é a Colômbia não fechar logo com a Saab para Gripen NG.
Qualquer escolha diferente desta, será um suicídio financeiro.