segunda-feira, agosto 2, 2021

Gripen para o Brasil

Força Aérea Italiana envia quatro caças stealth F-35A para a Estônia

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

A Aeronautica Miliare Italiana desdobrou quatro jatos de caça stealth F-35A de quinta geração para a Estônia com o objetivo de realizar uma missão de vigilância aérea de apoio à aliança da OTAN.

O caça italiano Lockheed Martin F-35A Lightning II chegou à Base Aérea de Ämari, a oeste de Tallinn, antes da transferência oficial das funções de Policiamento Aéreo Báltico da OTAN do contingente de saída da Força Aérea Alemã (Luftwaffe).

O F-35A italiano substituirá os caças alemães Eurofighter Typhoon em rotação.

Os caças stealth F-35A italianos chegaram equipados com refletores de radar Luneburg (ver detalhe na imagem abaixo) projetados para aumentar a seção transversal do radar (RCS) da aeronave para ocultar suas características furtivas.

Os F-35A italianos assumirão as funções de policiamento aéreo do Báltico na próxima semana. As forças aéreas da OTAN costumam usar a base de Ämari para realizar exercícios de treinamento, bem como as tarefas mais cotidianas de identificar e às vezes escoltar jatos da Federação Russa voando perto do espaço aéreo dos Estados Bálticos.

A viagem é a segunda conduzida por italianos desde que a Estônia aderiu à OTAN em 2004; a última vez que o Aeronautica Militare esteve em Ämari foi em 2018.

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Agora mesmo que vai aumentar as incursões dos jatos russos para eles terem oportunidade de analisar de perto o F-35.

Daniel

Basta aos Italianos voarem com os “refletores de radar Luneburg ” instalados. Como estão em atividade de policiamento, s.m.j., não precisam utilizar o quesito furtivo.

Joli Le Chat

Acho que a única pessoa feliz com o F-35 é o Luneburg, que já deve estar rico de vender suas lentes para estes aviões.

Marcelo

hahaha

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -