Data é comemorada com expectativas pela chegada do novo vetor multimissão F-39 Gripen

Filha da guerra, ela desfila a sua história por meio das narrativas dos seus Esquadrões, das aeronaves e de suas personalidades, que agregam um valor singular no seu jeito peculiar de defender a nação e manter a soberania do espaço aéreo.

A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), ao completar os seus 76 anos, comemorado no dia 22 de abril, traz em sua memória uma grande jornada, desde os períodos mais distintos, seja cantando o Carnaval em Veneza, aplaudindo a Ópera do Danilo ou gritando Senta a Púa! Brasil!

Com o traje anti-G (gravidade), o capacete e a máscara de oxigênio, dentro de uma diminuta cabine de pilotagem, cercados por instrumentos, botões e interruptores, incorporados na garra e na coragem, os pilotos da Aviação de Caça comemoram a data e seguem a missão, voando muito rápido, e sozinhos, prontos a responder às necessidades e aos desafios da Força Aérea e do País.

Atualmente, esses militares atuam nos seguintes Esquadrões: o Joker (2°/5° GAV), localizado em Parnamirim (RN), o Jaguar (1° GDA), em Anápolis (GO); o Jambock e o Pif-Paf (1° GAVCA), no Rio de Janeiro (RJ); o Pacau (1°/4° GAV), em Manaus (AM); o Poker (1°/10° GAV) e o Centauro (3°/10° GAV),em Santa Maria (RS); o Pampa (1°/14° GAV), em Canoas (RS); o Escorpião (1°/3° GAV), em Boa Vista (RR); o Grifo (2º/3º GAV), em Porto Velho (RO); e o Flecha (3º/3º GAV), em Campo Grande (MS).

Em cada um deles, a formação dos pilotos prima pela excelência, com emprego de técnicas e táticas atualizadas, por meio de pesquisas, estudos, visitas, intercâmbios e participações em exercícios operacionais.

F-39 GRIPEN

Ratificando isso, cinco dos futuros pilotos do F-39 Gripen seguem com afinco na preparação para a chegada da nova aeronave. Até julho, eles realizarão a formação operacional em Såtenäs, na Suécia. A capacitação inclui Treinamento de Conversão e de Prontidão para Combate.

Posteriormente, o preparo continuará na Ala 2, em Anápolis (GO), sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), com instrução por meio de um simulador. No total, 53 pilotos e mecânicos se preparam para o recebimento do novo vetor.

Além disso, a Ala 2 também investe em infraestrutura. De acordo com o Comandante da Unidade, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, a FAB se prepara desde 2014, quando ocorreu a assinatura do contrato para o desenvolvimento e a produção das aeronaves.

Primeiro caça F-39E Gripen da FAB sobre Brasília (DF)

“Desde então, a Força Aérea realizou um planejamento minucioso no sentido de preparar toda a infraestrutura necessária, como a adequação de hangares e hangaretes, a construção do prédio do F-39, a iluminação do pátio, a ampliação da capacidade energética etc.

Além disso, o planejamento contemplou ainda a capacitação do efetivo com diversos cursos e treinamentos. Tudo está caminhando conforme previsto e certamente estaremos prontos quando os equipamentos e as aeronaves aqui chegarem”, garante.

O Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, destaca as expectativas com a aproximação da chegada do novo avião. “Será mais um marco na Aviação de Caça nestes 80 anos de história da FAB. O F-39 Gripen, com sua aviônica de última geração e com armamentos de alta capacidade, seguramente colocará a nossa Aviação de Caça em um patamar operacional nunca observado no nosso País”, afirma.

DIVISOR DE ÁGUAS

Dassault Mirage IIIEBR – F-103E

Assim como o P-47 Thunderbolt, o jato Gloster F-8 Meteor e o supersônico Dassault Mirage III, o F-39 Gripen chegará, ainda este ano, para marcar a história da aviação de caça da Força Aérea.

Conhecido por sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica, o vetor será responsável pela soberania e pela proteção da Nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. O emprego dessa aeronave trará um importante salto qualitativo e tecnológico ao Brasil devido a alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB.

Saab F-39E Gripen
Saab F-39E Gripen

HISTÓRICO

P-47D Thunderbolt
Republic P-47D Thunderbolt

Celebrado em 22 de abril, o Dia da Aviação de Caça relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos no norte da Itália.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Justin Case

A la chasse!

Rinaldo Nery

Bordel!

Cleber

Parabens a FAB , seus integrantes e sua grande historia . Obs : Para mim , a forca q esta bem acima das outras .Parabens !

Cleber

Sera q vai ter voo do Gripen NG ?

Spitfire

Parabéns a nossa gloriosa aviação de caça!!! E brevemente com os Gripens, terão ainda meios mais eficazes para garantia de nossa soberania!!! Parabéns FAB!!!

Joao Moita Jr

Esse bonde anda muito devagar..

Almeida

Impressão minha ou tá demorando DEMAIS para o Gripen se tornar operacional por essas bandas? Para uma versão atualizada de uma aeronave existente, que já tinha protótipo (Gripen NG) voando há anos, toda essa bateria de testes e validações parece estar bem lenta!

Na boa, fui defensor do Gripen, mas se fosse Rafale ou Super Hornet já estaríamos voando faz tempo!

Spitfire

Olá amigo….se fosse o Hornet ou Rafale será que estaríamos voando mesmo? A que custo monetário e político? Com qual autonomia? Vc viu o embargo a venda de helis para a turquia recentemente feito pelos EUA??? É assim que a banda toca!!! Na minha opinião o Gripen NG sofreu muitas modificações em relação ao Gripen C, além do desenvolvimento da versão Bliplace que é nova. O atraso no recebimento destes tem a ver também com postergações do cronograma pela própria fab, me parece que por questões orçamentárias… Está sendo um perrengue honrar o pagamento, mas estamos conseguindo, e logo teremos… Read more »

F-5

Parabéns FAB!

Wellington R. Soares

Parabéns a nossa querida FAB. Meu desejo é poder ver ela crescer a cada dia, com novos equipamentos, tecnologias e investimentos.
Quem sabe mais um lote de 36 Gripens, complementado por mais helicópteros de ataque e também drones para vigilância/ataque.

Wellington R. Soares

Todos os nossos gripens serão operados a partir de Anápolis ou serão distribuídos nas bases que temos ?

Rinaldo Nery

Inicialmente, todos em Anápolis.

Osvaldo Marcilio Junior

Parabéns à nossa Força Aérea Brasileira e aos nossos “Caçadores”, da ativa, da reserva e os que não estão mais entre nós!!

JuggerBR

Os primeiros caçadores foram grandes heróis, enfrentaram os maiores desafios que um brasileiro já passou numa guerra. Infelizmente, como tudo o que fazemos, não tiveram o devido reconhecimento.

Rodrigo Hemerly

Caros Colegas, não se esqueçam de acessar a minha página eletrônica (HISTORIA HUMANA) localizada no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br.