O J-20, o jato de combate mais avançado e furtivo da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLA), entrou no próximo nível de prontidão de combate, disseram analistas na segunda-feira, depois que a aeronave foi flagrada voando sem lentes de Luneburg, um pequeno dispositivo usado para expor intencionalmente uma aeronave furtiva em situações como voos de treinamento ou que não sejam de combate.

No Festival de Qingming no domingo, o dia tradicional de varredura de tumbas, os pilotos dos jatos J-20 prestaram homenagem aos heróicos pilotos chineses que lutaram na Guerra da Coreia (1950-53), informou a China Central Television (CCTV) no mesmo dia.

A antiga unidade de Sun Shenglu, um heróico piloto chinês na guerra, agora está equipada com jatos de combate J-20, disse Sun Teng, um piloto de caça J-20, na CCTV.

Sun Shenglu fazia parte do Wang Hai Air Group, que agora é afiliado ao Comando do PLA Eastern Theatre, de acordo com informações disponíveis abertamente. A Força Aérea do PLA (PLAAF) anunciou em 2019 que o Wang Hai Air Group estava equipado com o J-20.

“Os pilotos da Força Aérea na nova era herdarão o espírito de ‘combate aéreo com baioneta’, treinarão para se preparar para o combate, estarão prontos para o combate em todos os momentos e salvaguardarão resolutamente a soberania e dignidade nacionais”, disse Sun Teng.

Nas imagens divulgadas anteriormente, J-20 aparecia com o refletor de radar (conhecido como lente de Luneburg) em um pequeno pod cilíndrico próximo à baia de mísseis ventral

A filmagem da CCTV também mostrou um J-20 fazendo manobras aéreas, e alguns fotogramas mostraram que este J-20 não estava equipado com lentes de Luneburg. Além disso, as linhas da baia lateral de mísseis da aeronave eram diferentes dos caças J-20 anteriores, um informe separado da CCTV disse na segunda-feira,

Uma lente de Luneburg é um pequeno dispositivo usado para expandir a seção transversal do radar de uma aeronave, o que significa que pode tornar uma aeronave stealth visível ao radar, disse um especialista militar chinês que pediu para permanecer anônimo ao Global Times na segunda-feira.

No treinamento regular, instalações de radar amigas ​​precisam rastrear aeronaves furtivas para monitorar suas atividades e avaliar os resultados do treinamento. Em outros cenários que não sejam de combate, como voos de trânsito, tornar a presença de aeronaves furtivas conhecida pode evitar acidentes, disse o especialista, observando que, em algumas operações militares, também pode haver a necessidade de tais aviões se mostrarem para conseguir a dissuasão enquanto também escondendo suas verdadeiras especificações stealth.

Na maioria dos informes anteriores sobre o J-20, a aeronave stealth mostrada carregava esse refletor de radar sob sua barriga, disseram observadores de assuntos militares.

Ao removê-lo, o J-20 ficará furtivo como foi projetado, e isso significa que ele está envolvido em uma missão orientada para o cenário de combate real, disse o especialista, observando que o J-20 entrou no próximo nível de prontidão de combate.

FONTE: Global Times

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Vinicius Momesso

“Na maioria dos informes anteriores sobre o J-20, a aeronave stealth mostrada carregava esse refletor de radar sob sua barriga…”, ou seja, todas as informações à disposição do ocidente sobre o RCS da aeronave, coletadas pelos radares, podem não corresponder com os reais valores.

MFB

Ora ora, temos um Sherlock aqui..

Last edited 3 anos atrás by MFB
glasquis 7

Nada, apenas alguém que usou o seu direito de emitir opinião… E alguém que não respeitou esse direito.

JuggerBR

Hora de ficar de olho em Taiwan, seria o TO natural pra esse avião atuar, onde há muitos radares de defesa aérea voltados pra China continental. Índia também deve ficar alerta com incursões na fronteira.

carcara_br

Na verdade colocar esse tipo de noticia logo após os exercicios já abre espaço pra especular se os j-20 já não estavam presentes, neste caso seria apenas o cartão de visitas do caça chinês

JuggerBR

Ah sim, notícia é sempre defasada perante a realidade. Capaz de já ter havido voos full-stealth nas fronteiras faz tempo.

Antoniokings

Impressionante como esse avião é grande.
Colocaram um A4 Skyhawk em exposição no 1º DN, que ao vivo é bem pequeno.
O mesmo com o AMX que tem na entrada do Clube da Aeronáutica na Barra da Tijuca.
Parece relativamente pequeno.
Agora esse J-20, pela proporção do piloto na cabine em relação ao resto do avião, parece ser enorme.

JuggerBR

Tem um A-1 espetado na frente do EEAR em Guaratinguetá-SP, e realmente não é grande, está com a pintura padrão A-1M desgastada, mas é uma belíssima máquina, sem nenhuma dúvida.

Flanker

Procurei imagens desse A-1 da EEAR e só achei imagens de um mockup de A-1B colocado em frente à EEAR, nas cores em dois tons de cinza.
Quanto ao tamanho, acho que nessas imagens dá pra ter uma noção do tamanho em relação à pessoas:

Flanker

Eu já vi os A-1 de perto dezenas e dezenas de vezes e já entrei dentro de um. Não é grande, claro. Mas, também não é pequeno, não. Aqui tb dá pra ter uma noção do tamanho:

pangloss

Em “Top Gun”, nas cenas em que o A-4 e o F-14 voam juntos, parece que o A-4 é uma bicicleta, e o F-14, uma Harley Davidson.

Marcelo
Antoniokings

Essa eu não tinha lido ainda.
Interessante.

Antonio Cançado

Como se tamanho fosse documento…Não me espantaria ver essa tecnologia toda sucumbir diante de um F-15, um Gripen…

Cristiano de Aquino Campos

Estranho falar do tamanho e usar como comparativo um caça igualmente enorme. No caso o F-15.

Antonio Cançado

Bem menor…

Wagner

Ledo engano. As dimensoes do F-15 são similares às do J-20. É só pesquisar que vc descobre! Abraço

Joanderson

Da que a mais uns dez anos ninguém a china vai está no msm nível dos EUA em todos o sentidos, realmente tenho pena dos Rússos sua relevância vai diminuindo conforme a china cresce.

Maurício.

Joanderson, eu tenho pena é de nós brasileiros, que em matéria de defesa somos uma negação, enquanto a Rússia manter seu arsenal nuclear, sua relevância será a mesma.

Anselmo da Costa Andrad

Muito bem observado!?

Guilherme Poggio

As reais capacidades do J-20 ainda são um mistério, Galante. O próprio tempo de maturação (muito longo para um projeto chinês) da aeronave já demonstra que não foi fácil chegar até aqui.

Andre

Uma dessa análises foi realizada pelos estudiosos Dr Michael J. Pelosi e Dr Carlo Kopp e publicada no site Air Power Australia em 2011.”

Um estudo de 2011, feito logo após o primeiro voou do protótipo do J20, deve ser muito pouco preciso, principalmente em relação ao atual J20.

Mas concordo com você, não tem para o F16, ou mesmo para o F15 ou F18 ou Rafale indiano ou su35 russo, contra o J20. Teria que ser o F35 mesmo.

Chris

Vcs discutem como se guerra fosse no mano a mano ! Ignoram ate o fator quantidade.

Eqto a verdade… É que dogfight é evitado por qquer força aerea do planeta. Antes disso, vem muitos papéis com várias estratégias traçadas, uso de bombardeiros, e quem tiver mais caças e bons misseis… Tbem possuem grande letalidade.

Olha o tamanho desse J-20… Certamente, dogfight nem é uma prioridade dele.

Last edited 3 anos atrás by Chris
Wagner

O F15 e o Su35 sao enormes, com dimensoes similares às do J20. E são dogfighters por excelência. Infelizmente para nos, toda e qualquer capacidade do J20 nao passa de especulaçao.

Antoniokings

Poggio

A bem dizer, as reais capacidades do F-35 também precisam ser colocadas à prova.
Ainda mais contra os novos sistemas de radares e mísseis avançados de Rússia e China.
Tudo ainda está no campo das especulações.

Chris

O Japao ja está enviando o F-35 para interceptar as eternas investidas chinesas, próximas de seu território.

(Dando até um descanso para o F-15)

Bruno

avião chinês é igual a qualquer produto chinês de péssima qualidade.

Carlos Campos

Mentira, o Xings disse que os chineses projetaram em 06 dias e no 7º os chineses descansaram

Antoniokings

Em 6 dias foi a Tianwen-1.
Avião stealth é bem mais fácil para os chineses.

Andre

Para os chineses é mesmo, já para os russos….

Antoniokings

Bem fácil para os russos também.
Basta ver que o Su-57 tem bem menos problemas que o insolúvel F-35.

Andre

Avião que não entra em operação não da problema.

LEONARDO BASTOS

Defender sistematicamente o PCC é sinal de loucura ou de outros intere$$es…

Antoniokings

Rapaz!
E eu que pensei que fosse bem mais fácil para os EUA subornarem as pessoas, em vista das centenas de exemplos ao longo da História.

Chris

Uma certeza… Ainda lhes faltam motores de baixa emissão termica, como os do F-22 e F-35 !

Mas sinceramente eu não entendo… Pra mim…. Por poder carregar poucas armas… Nenhum caça furtivo pode ser considerado bom em dogfight… Numa guerra real, alem do mano a mano ser a última opção pra qquer Força Aerea, ate o fator quantidade, quase sempre esquecido, pesa muito.

Last edited 3 anos atrás by Chris
Wagner

F35 tem motor de baixa emissao termica?

Wagner

Alem da capacidade BVR, o F22 é o melhor dogfighter da USAF, talvez o melhor da historia dos jatos daquela nação. Qual o parametro para nao considera-lo bom?

JuggerBR

Se ocorrer uma grande batalha aérea, capaz deles se encontrarem no meio do caos, num TO WVR o velho e venerável F-16 teria chances de abate.

Andre

Seria a exceção da regra, tal como um mig21 abater um f16, ou um mig25 abater um f18.

É possível, mas teria que ser em condições bem específicas.

Chris

Caro Galante, desculpe contrariar sua torcida pelos chineses…

Com radar e varias das tecnologias do F-35 implementadas, com o míssil certo, sua gde agilidade, etc… É obvio que é plenamente possível um F-16V derrubar um J-20…

A única vantagem teorica do chines, é poder detectar o F-16V antes ! Mas podemos ate imaginar um cenário bastante possivel com varios F-16V contra as poucas armas de caça furtivo.

Last edited 3 anos atrás by Chris
carcara_br

Especialista com comprometimento ideológico grave.
A propósito esses nomes “Fiat CR-32, Gloster Gladiator, Hawk II, Hawk III.” Não parecem muito chinês pra mim, o J-20 parece.

Andre

Parabéns para a China. Colocou seu 5 geração em operação muito antes da Russia pôr seu 5 menos, mostrando que é o segundo país do mundo em tecnologia de aviação de caça, tirando muito da diferença com EUA. Vem se desenvolvendo forte na marinha, área que também já passou a Russia e é a única super potência a rivalizar com os EUA

Enquanto a Russia, e seus fanboys, fazem propaganda e falam mal do F35, os chineses trabalham duro.

LEONARDO BASTOS

“… os chineses trabalham duro”, roubando tecnologia alheia…

Maurício.

Leonardo, mas até para roubar tecnologia alheia os caras tem que trabalhar duro, ou você acha fácil hackear dados de empresas americanas tipo a Lockheed?
No mais, não tem santo nesse meio, todos já copiaram ou roubaram tecnologia alheia.

Last edited 3 anos atrás by Maurício.
Agressor's

Hoje eles nem precisam mais fazer isso, só fizeram para poderem pular etapas pois o GAP em que se encontravam era bastante grande….mas eles ainda penam na tecnologia de motores aeronáuticos e principalmente na tecnologia de submarinos, onde são poucos os que abordam sobre isso…

Allan Lemos

Ué, os americanos também não roubaram incontáveis documentos descrevendo as tecnologias dos alemães? Se não fosse por isso eles nem teriam ido à Lua. Então se um “pode”, ou outro também “pode”. O mundo é dos espertos. Se quiser ser uma potência, você tem que estar disposto a quebrar as regras, porque os bonzinhos só se ferram.

Andre

Não vamos nem comentar do tu4, copiado até o último parafuso do b29, ou mig9 e seu motor BMW.

Flanker

Quando isso? Antes, durante ou depois da WWII?

Allan Lemos

Depois. Tanto os EUA quanto a URSS se apossaram dos projetos, das pesquisas e dos cientistas da Alemanha, e no caso americano também do Japão.

Flanker

Pois então…..a questão da espionagem dos chineses é uma coisa, e a questão dos projetos alemães após a IIGM é outra bem diferente. O caso dos chineses é espionagem pura e simples….o caso dos projetos alemães é espólio de guerra. Quem perde a guerra perde tudo que os vencedores quiserem levar. EUA, URSS, Reino Unido, França….todos levaram uma parte do espólio de guerra alemão. Até na guerra das Falklands os britânicos se apropriaram do espólio argentino. Até mesmo um Pucará (além de outros equipamentos), que estava em Port Stanley, foi levado para o Reino Unido após o fim das hostilidades.

Allan Lemos

A denominação pouco importa, tudo se trata da apropriação da tecnologia alheia. Ou você por acaso acha que os EUA não têm espiões e hackers tentando obter tecnologias da China, da Rússia e de qualquer outro país? Ou acha que um programa como por exemplo o Echelon não servem também para fazer espionagem industrial?

Você e muitos outros aqui precisam parar com essa ideia de “EUA bom, Rússia mau”, “EUA bom, China mau”, “UE bom, Irã mau”, “SK bom, NK mau”.

Quando se trata de geopolítica, não existem bons e nem maus, apenas nações defendendo(acertadamente) os próprios interesses.

Flanker

Cara, eu só coloquei que espionagem pura e simples é uma coisa e, sim, todo mundo faz…em nenhum lugar eu disse que o ocidente não faz. E outra coisa bem diferente é espólio de guerra……não é a mesma coisa, por mais que vc queira que seja. E todos os vencedores da IIGM pegaram seu quinhão da derrotada Alemanha……não precisaram espionar nada.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Allan Lemos

Você se contradiz, Flanker. Primeiro fala que todo mundo espiona, depois fala que os vencedores da Segunda Guerra não precisaram espionar. Decida-se.

Flanker

Meu Deus….que dificuldade……no caso específico dos sistemas, armas, etc…capturados como espólio de guerra pelos vencedores da IIGM, eles não precisaram espionar…..estava tudo à disposição deles. Já a questão da espionagem é conseguir algo de maneira furtiva, escondida, etc….e isso, todos países fazem, desde sempre. Se tu não entende a diferença nessas situações, o teu problema cognitivo é maior que a minha capacidade de explicar.

Allan Lemos

E o seu problema chama-se analfabetismo funcional. Se todos os países espionam(como você mesmo admitiu), então é hipocrisia criticar a China por fazer o mesmo, só que muitos o fazem como se só ela se engajasse em espionagem industrial, como se só ela agisse em não conformidade com as regras.

Entendeu ou quer que eu desenhe?

Flanker

Analfabetismo funcional? Hehehehehe….cara, vai te tratar. Eu expliquei a diferença entre espionagem e espólio de guerra, mas vc, todo brabinho, quer dar chilique…..ora, vê se cresce.

Allan Lemos

Aff, acho que vou ter que desenhar mesmo, né, coleguinha?

Só que eu reconheço que o meu comentário anterior estava incompleto, esqueci de colocar que o seu problema também poderia ser desonestidade intelectual, pois o meu ponto sempre foi “Todos os países espionam”(coisa que você mesmo admitiu sem querer de tão b**** que é) e você veio com essa ladainha “eSpóLIo dE guErRa bLá BlÁ bLÁ”, o que obviamente não tinha absolutamente nada a ver com o assunto.

Pare de se prestar esse tipo de papel, saia da internet e vá procurar ajuda, parceiro.

Flanker

Hehehehe…mostra teu destempero cada vez mais. Posando de sabido, você só mostra teu desconhecimento. Você colocou, no seu primeiro comentário: “Depois. Tanto os EUA quanto a URSS se apossaram dos projetos, das pesquisas e dos cientistas da Alemanha, e no caso americano também do Japão.”….o que eu quis dizer é que, com base no que vc escreveu, aquilo não é espionagem. É espólio de guerra! Se vc não entende a diferença, e fica brabinho quando querem te explicar, não posso fazer nada……

Antonio Cançado

Corrigindo: o mundo NÃO É dos espertos, amigo, o mundo é DOS RICOS.

Agressor's

Os EUA são os maiores ladrões de propriedade intelectual que existem hoje….vide casos como o do Bina entre muitos outros que ocorrem por aqui, só pra ilustrar…

Antoniokings

Trabalhou um tempão neste texto para deixar, de maneira subliminar (mas nem tanto), a mensagem que os americanos são os ‘bam bam bans’ e russos e chineses estão atrás.
Agora, tente convencer os americanos disso, pois eles estão muito preocupados com o que está acontecendo e o que está por vir.

Andre

Claramente, além de mitomaniaco, você tem clara dificuldade de leitura.

Você está magoadinho vendo que a Rússia é passado e que a China já é a segunda potencia em tecnologia militar. Por enquanto a China ainda corre atrás dos EUA e até eles sabem disso, já que o plano chinês é ser a principal super potência global em 2050. Eles estão no caminho, mas apenas alguém ou muito mentiroso ou muito desinformado para dizer que já passaram os EUA e contrariar os próprios chineses.

Antonio Cançado

Russos e chineses devem estar tão preocupados quanto os americanos, se não mais…

Flanker

A questão do avião chinês aparecer sem as lentes de Luneburg automaticamente significa que eles estão em prontidão de combate? Então, todas as vezes que vemos F-22 e F-35 sem esses dispositivos significa que eles também estão prontos para entrar em combate imediato?

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Antoniokings

Roberto Santana

Cada fato histórico tem seu momento e seus heróis.
É natural o Governo chinês ignorar os feitos de aviadores nacionalistas de Chiang Kai-Shek, do mesmo jeito que, acredito, os nacionalistas de Taiwan não comemoram os feitos dos aviadores chineses que abateram diversos aviões americanos na Guerra da Coreia e até na Guerra do Vietnã.
E devemos considerar que os chineses foram derrotados em Xangai e Nanquim pelos japoneses, mas tiveram melhor sorte na Coreia e no Vietnã (embora em menor escala).

Antonio Cançado

Situações e circunstâncias totalmente diferentes…

Flanker

‘…“Os pilotos da Força Aérea na nova era herdarão o espírito de ‘combate aéreo com baioneta’, treinarão para se preparar para o combate, estarão prontos para o combate em todos os momentos e salvaguardarão resolutamente a soberania e dignidade nacionais”, disse Sun Teng….’

Linguagem mais grandiloquente, hiperbólica, ufanista e exagerada…..impossível!

sub urbano

Os pilotos da Força Aérea na nova era herdarão o espírito de ‘combate aéreo com baioneta >>>> honrarão o legado dos dogfighters de outrora

estarão prontos para o combate em todos os momentos >>>>> a China não estava preparada no século XIX, resultado: foram ocupados por 100 anos

soberania e dignidade nacionais >>>>> leia sobre o século da humilhação

A declaração do Comandante Chinês tem total respaldo histórico e não é nada ufanista.

Flanker

Cara tu acha que eu não sei interpretar um texto, para colocar a “explicação” do lado? Ora, por favor….eu só acho que é uma linguagem mais que rebuscada, cheia de hipérboles, típico de países com governos como o da china.

Maurício.

Tem um pessoal que acha que o J-20 é melhor que o Su-57, mas eu tenho minhas dúvidas, acho que os chineses ainda não estão no nível dos russos em matéria de aeronaves de caça, tanto é, que ainda compram caças russos e utilizam motores russos em seus caças, talvez esse pessoal acha o J-20 melhor só pelo fato do J-20 se parecer mais com as aeronaves americanas, e de fato, no olhometrô o J-20 parece ser mais furtivo que o Su-57. Eu posso estar errado, mas se eu tivesse que ir para um combate real, eu preferiria ir no… Read more »

Munhoz

Quando as análises são feitas leva se em conta as formas dá aeronave suas linhas e nesse caso o J 20 em termos de aerodinâmica stealth é superior em todos os ângulos, o Su 57 é mais stealth somente de frente nas laterais e na na traseira as formas mais quadradas denunciam uma baixa furtividade.

Maurício.

Munhoz, mas isso não quer dizer que o Su-57 seja uma aeronave inferior ao J-20, ou até mesmo que seja uma aeronave ruim, o F-35 não é tão stealth como o F-22, nem por isso deixa de ser uma boa aeronave.

DSC

O F-35 é na verdade mais furtivo que o F-22. O requisito de RCS para o ATF era de -40 dBsm (0.0001m²). E o requisito de RCS para o JSF era de -30 dBsm (0.001m²). Tanto o F-22A como o F-35A/B/C, excederam seus requisitos, mas o F-35 excedeu esse requisito por uma margem bem maior, pois segundo declarações que surgiram nos últimos anos de pessoal da USAF e do programa F-35, o F-35 “é bem mais furtivo que o F-22”. https://breakingdefense.com/2014/06/gen-mike-hostage-on-the-f-35-no-growlers-needed-when-war-starts/3/ “…The F-35’s cross section is much smaller than the F-22’s, but that does not mean, Hostage concedes, that the… Read more »

DSC

Vou só adicionar a seguinte imagem:comment image

É mais ou menos isso aí…

Last edited 3 anos atrás by DSC
Munhoz

Em algumas áreas os chinas já passaram os russos, nos mísseis ar ar de médio alcance por exemplo, eu não sei o resultado de um combate como esse, mas a tendência pesa para quem tem mais grana, dentro de 10 anos quanto $$$ os chinas vão colocar no projeto do J 20 ?? Quantos J 20 vão estar operacionais?? Quem tem mais $$$ venceu entendeu, simples assim, os russos com muito esforço vão ter uns 70 Su 57, os chinas vão ter mais de 400 ou 500 J 20 isso se não fizerem coisa melhor ainda! Fora o investimento nos… Read more »

Maurício.

Munhoz, não se trata de quem vai ganhar ou perder, hoje, nesse momento, eu acho que os russos tem mais experiência em aeronaves de caça do que a China, por isso eu acho o Su-57 superior, de resto, concordo com você.

Antoniokings

Em diversas áreas os ‘chinas’ passaram os russos que passaram os americanos.
Está nesse pé e os próprios americanos já declararam isso.

Andre

Se esse combate fosse hoje, você apenas poderia ir de J20

Maurício.

Andre, sei não, eu preferiria ir naquele Su-57 que fez sua “estreia em combate” na Síria.

Munhoz

Síria não quer dizer nada foi apenas um deslocamento, não combateu nada apenas mídia

Maurício.

Munhoz, por isso as aspas.

Adriano Madureira

Como os F-22 amigo…

DSC

Não. Nada a ver. Isso é uma comparação sem sentido. Houve PROTÓTIPOS do Su-57 que foram desdobrados em duas ocasiões diferentes para a Síria. E em ambos os desdobramentos estiveram lá poucos dias. Enquanto que em relação aos F-22… Houve inúmeros F-22s desdobrados no OM (operando da base de Al Dhafra nos EAU na maioria das vezes) voando e combatendo na Síria e Iraque de 2014, até 2019. Caças F-22 até foram das primeiras aeronaves americanas atacando alvos na Síria logo na primeira noite da Operação Resolução Inerente. E ao longo de todo esse período 2014-2019, vários F-22s foram usados… Read more »

Last edited 3 anos atrás by DSC
Andre

Aquele que mesmo depois de dar uma volta na Síria ainda não entrou em operação na força aérea russa?

Coragem hein….

Gabriel BR

Cada dia eu admiro mais os chineses

Marcelo
Matheus S

Ixi. Deu ruim.

O histórico hipersônico americano continua nada agradável em relação ao seu desenvolvimento.

O investimento dos Estados Unidos em hipersônicos, particularmente em scramjet, tem sido incrivelmente decepcionante após a Guerra Fria e quem acompanhou esse desenvolvimento sabe que o passado não inspira muita confiança.

Vale destacar que junto com o ARRW, o LRHW é o programa militar hipersônico de maior prioridade nos Estados Unidos.

Agressor's

Pois é, como eu já havia dito no poder naval: A China e a Rússia estão muito na frente dos eua na nova corrida armamentista! O Pentágono ainda está tentando desenvolver mísseis hipersonicos!!…

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Leonardo Bastos

Quanto será que o PCC paga para trolls no BR…??

José

Bem menos que o Auxílio Emergencial que você está recebendo pra pagar a net

André Macedo

Sim, a gloriosa história de Chiang Kaishek, que declarou (e com certeza fez) que “mataria 1000 inocentes por engano mas não deixaria um comunista vivo”, isso que é mostrar o seu valor kkkkk menos cara, beeeeem menos.

Antoniokings

Já comentei aqui sobre o documentário que assisti sobre o Vietnã em que Ho Chi Minh declarou que preferia a volta dos franceses a Hanói do que a presença dos chineses nacionalistas de Chiang Kai-shek na região que estavam praticando barbaridades.

carcara_br

Vendo outras versões desse vídeo fiquei me perguntando se era uma animação.

Matheus S

“No treinamento regular, instalações de radar amigas ​​precisam rastrear aeronaves furtivas para monitorar suas atividades e avaliar os resultados do treinamento. Em outros cenários que não sejam de combate, como voos de trânsito, tornar a presença de aeronaves furtivas conhecida pode evitar acidentes, disse o especialista, observando que, em algumas operações militares, também pode haver a necessidade de tais aviões se mostrarem para conseguir a dissuasão enquanto também escondendo suas verdadeiras especificações stealth.”

Caramba. Parece que eu estava lendo o meu próprio comentário de dois meses atrás.

https://www.aereo.jor.br/2021/01/12/caca-stealth-j-20-da-china-completa-10o-aniversario-do-voo-inaugural/#comment-618139

Rodrigo.

Um belo alvo para os F22 e F35

Rodrigo M

Com certeza xará. Um belo e caro alvo, assim como os F-35, F-22 etc, também são para o J-20.

Adriano Madureira

Falem oque quiserem, que é copia, que quebra pecinha, brinquedo de comunista, mas uma coisa não se pode negar:

É uma bela de uma aeronave…
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Last edited 3 anos atrás by Adriano Madureira
Flanker

Se presta, ou não, eu não sei….mas, como gosto é algo muito pessoal, eu acho esse avião feio pra caramba. Desproporcional, ângulos retos pra todo lado……enfim, mais feio que bater na mãe…..

Marcelo Baptista

Eu acho o F22 mais “elegante”.

Gustavo

Quanta mer** se pode ler…. meu Deus.

Marcio

Caça xing ling isso sim.

Jagdverband#44

Pelas dimensões deve ter um RCS grande, relativo, obviamente, aos 5G.

Rodrigo M

Ele é menor que o B-2..

Flanker

Mas, só podia ter RCS menor mesmo….olha as dimensões de um e de outro….

Rodrigo M

Mas foi isso que eu quis dizer oras.. O B-2 embora muito maior, não tem seu RCS questionado. Interpretação básica..

Flanker

Eu nunca tinha pesquisado sobre o RCS do B-2. Em uma busca rápida na internet, achei um RCS de 0,001 m² para o B-2 e um RCS estimado de 0,01 m² para o Su-57. Dados estimados…..se são verdade, não posso afirmar.

Paulo Sollo

O design deste jato me passa a impressão de que é superdimensionado, apesar de não ser o maior dos 5G. Tem 20.4m contra 18.9 do F-22 e 15.6 do F-35. O enorme SU-57 com seus 22m tem um design bem mais harmonioso e que passa sensação de agilidade e leveza. Estas soluções de design diferentes são interessantes. Tanto o J-20, grandão, quanto o F-35 Fat Seal, pequeno, são menos manobráveis que F-22 e SU-57. Claro, o F-22 tem empuxo vetorial, mas para além disso seu design proporciona mais agilidade. Porém não se sabe o que o J-20 tem no seu… Read more »

Paulo Sollo

.

Luís Henrique

Este gráfico esta muito errado.

Rodrigo M

Eu acho que esse comprimento todo do SU-57 está meio estranho.. Talvez estejam contando aquele “ferrão” atrás que aparentemente varia conforme o lote de produção.. Por várias fotos de internet ele não parece ser assim tão maior que seus congeneres..

De toda forma, por tudo que já foi questionado ao que parece o J-20 está mais para um caça bombardeiro para incursão stealth em território inimigo, mas com capacidade de derrubar alguma coisa voadora que passe pelo caminho usando suas capacidades BVR. Porém tudo ainda é especulação.

Antonio Cançado

Desculpem, mas não tá tudo muito ‘heróico’ nesse texto aí não?

José

Não

Antonio Cançado

Acho que vc não leu o texto…rsrsrsrsrs

José

Li e consegui interpretar de forma correta.
Basta deixar ideologia de lado.
Melhoras
Abraço

José

Tá na hora de mudar seu nome pra Karol Conká
A rejeição sua é até maior
Melhoras
Abraço

Heli

Afinal de contas, esses misseis IR de curto alcance que ficam nas laterais são embutidos ou externos? Pergunto porque ate agora nunca foi revelado nenhum disparo (claro, sei que estamos falando da China) deles com a baia aberta como no caso dos F-22.

Maurício Rafael Corrêa
Heli

obrigado, Mauricio

Luís Henrique

Quando falam que o J-20 é mais furtivo, ou que o Su-57 não é tão furtivo, eu prefiro ficar com a frase do Bogdan.

F-35 Program Executive Officer Lt. Gen. Christopher C. Bogdan:
“…he said, and he scoffed at the notion that anyone can tell how stealthy an aircraft is just by looking at it.”

tradução: “disse ele, e zombou da ideia de que qualquer um pode dizer o quão furtivo é uma aeronave apenas olhando para ela.”

Flávio

Alguém saberia dizer quantos j-20 foram construídos? De qualquer forma parece que o j-31 está morto, foi o j-20 que agradou os militares da China.