Em 24 de março de 2021, a Fuerza Aérea Boliviana (FAB) perdeu um de seus seis jatos de treinamento K-8VB, FAB-663 (msn L8W3200286).

A aeronave do Grupo Aéreo de Caza 34 caiu em uma área urbana na vila de Sacaba, perto de sua sede Cochabamba/BA Jorge Wilstermann.

O acidente causou uma vítima mortal quando a aeronave atingiu uma casa, os dois pilotos foram ejetados, mas foram feridos e levados para o hospital.

Sob o acordo de US$ 57,8 milhões assinado em 2009, seis jatos K-8, um simulador de voo, peças de reposição e ferramentas chegaram à Bolívia em junho de 2011.

O K-8 Karakorum, também conhecido como Hongdu JL-8, é um avião a jato leve de dois lugares e usado para combate desenvolvido conjuntamente pela China e pelo Paquistão. Com uma velocidade máxima de 850 quilômetros por hora, o avião pode ser usado tanto no treinamento de pilotos como na defesa aérea.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Uma pena que tenha tido morte de uma pessoa em terra, espero que os dois pilotos se recuperem!

Gabriel BR

Meus pêsames a família da vitima.

ROBERT SMITH

Meus pêsames para todas as vitimas e ao povo da Bolívia… isto dito… é impressão minha ou essa aeronave parece muito com o CASA 101… seria uma copia? alias me parece que a maioria dos produtos de defesa da China tem similaridade estranha com produtos antigos de outros países… mera coincidência?

Melky Cavalcante

Não é impressão não meu caro, Z-20 (Black Hawk), Z-8 (Super Frelon), Z-9 (Dauphin), J-10 (IAI Lavi), e a lista continua.Sem contar que praticamente toda a força aérea é de origem (design) soviética.

Denis

Sempre há similaridades. Na Engenharia, alguns padrões sempre são copiados, principalmente se estiverem relacionados com a OTIMIZAÇÃO de algum parâmetro a algum propósito, como ocorre com a forma de certos objetos, por exemplo. Às vezes, a forma é parecida, mas o conteúdo é totalmente diferente. Um bom e quotidiano exemplo disso é a indústria automobilística: De longe (e às vezes de perto também), os carros de uma mesma categoria são todos iguais, porque sua forma está otimizada para uma certa demanda de mercado(gosto do cliente, etc.); mas experimenta por peças de uma marca no carro da outra, para ver o… Read more »

Vitor Hugo

O kfir não é uma similaridade, é um Mirage 5 modificado pelos israelenses.

Flanker

De forma resumida e simplificada, o Mirage 5 foi pensado, em 1965, para ser um Mirage III mais simples, com função principal ar-solo. Seu primeiro voo foi em 1967. Israel encomendou a aeronave, mas devido aos embargos da França àquele país, os Mirage 5 encomendados pelos israelenses foram para a Força Aérea francesa. Assim, os israelenses decidiram desenvolver uma cópia do Mirage 5, que batizaram de Nesher, com aproximadamente 60 células entrando em operação em 1972. Não existe muita clareza e certeza acerca de como os israelenses conseguiram produzir essas células. Algumas teorias afirmam que os próprios franceses auxiliaram, de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Mario José

Vc está certo MK 48 mas é verdade tbm que Israel se viu obrigado a partir para essa atitude visto que dentre outros fatores o que mais pesou foi a recusa da França em continuar fornecendo esses aviões para Israel..

Last edited 3 anos atrás by Mario José
Nilton L Junior

Tudo que sobe se não houver pericia e manutenção cai, provavelmente vai haver investigação para saber o que levou há esse acidente.

pgusmao

Soltou pecinha!!!

Cristiano de Aquino Campos

10 anos depois de uso pela Bolivia. Ate se fosse F-16, corria esse risco.

Funcionário da Petrobras

Fosse F-16 seria normal.
Só equipamento ocidental é que presta né?

eslima70

Triste para os envolvidos e a família do falecido. Quantas aeronaves já se perderam!

Flanker

A Venezuela já perdeu 1 ou 2 desse modelo também.

Caio

Imagine na defesa naval, então?

Jmgboston

Caio, imagino que voce esteja falando de defesa fluvial da Bolívia por motivos óbvios.

Carlos Alberto Soares

Defesa naval ?

Flanker

Prefiro acreditar que ele tenha sido irônico no comentário dele.

Glasquis 7

Embora pareça descabelado, a Bolívia tem sim Armada e não é apenas Fluvial.

O sistema de defesa Naval da Bolívia está baseado na hipótese recuperação dos territórios perdidos pro Chile, especificamente Antofagasta e os oficiais bolivianos se formam na Academia da Marinha de Guerra do Peru (BAP)

Então, não é assim tão ilógico. Tem até Infantaria de Marinha com 2.000 efetivos.

Clésio Luiz

Está complicado para treinadores. Um Hawk britânico e um T-45 americanos também caíram esta semana.

André Luís

Tem um nome pra isso: manutenção deficitária. Os helicópteros Super Puma adquiridos poucos anos atrás já estavam parados por falta de manutenção. E agora com esse governo de fantoche, as forças armadas bolivianas sofrerão mais ainda com a falta de verbas e equipamentos.

Wilson França

Comentário ideológico.

André Luís

Então segura mais esta; com este novo governo de fantoche, os militares serão perseguidos (como já está acontecendo) e o investimento nas F.A.s ficará restrito à aquisição de equipamentos de bombeiro. As forças armadas desempenharão, cada vez mais, o papel de bombeiros e agentes sociais. Ideológico mas verdadeiro.

William Duarte

Na lista esta faltando um “paisão” da America do Sul aonde saúde, educação, relações exteriores, meio ambiente, segurança pública e ate´coisas urgentes como vacina são baseadas em ideologia, ou da direita, ou da esquerda e nunca no que é de fato necessário para o povo. O povo morrendo mas comemorando ora a vitoria da direita neorótica,burra e vassala dos EUA, ora da esquerda corrupta, burra, que comemora e defende bandido, e que é valassa de paises perifericos como Cuba, Venezuela e ditaduras esquerdopatas da Africa e Asia, Fora uma justiça totalmente imparcial, defensora do “grupinho” seja da direita ou da… Read more »

André Luís

E nenhum comentário seu sobre as atitudes do STF, orgão este que tem DE FATO, governado o país no tapetão (pra não falar dos governadores e prefeitos que atualmente, MANDAM e DESMANDAM arbitrariamente na população. Piada pronta seu textão. Passar bem.

William Duarte

 “Fora uma justiça totalmente imparcial, defensora do “grupinho” seja da direita ou da esquerda, a maior interessada em não mudar o status quo do joginho que ela controla, ora para direita, ora para esquerda na qual que se dane o povo e a nação” Tem que colocar em negrito para vôce ler e entender? – Passar bem defensor do indefensável se vôce defende um ou o outro, achando que um é um santo e o outro o bandido, lamento pelo seu ponto de vista, pois para mim o ex e o atual são dois criminosos e deveriam ir para cadeia… Read more »

Last edited 3 anos atrás by William Duarte
André Luís

Mesmo citando outros agentes de forma bem discreta e velada, seu discurso está voltado para atacar o governante do Brasil, que hoje está impossibilitado de governar, graças ao STF e aos traidores (eleitos e não eleitos) que atuam nos bastidores. Isso você não faz questão de destacar, não é verdade? A arte da retórica… com prudência e sofisticação. Aqui não, progre$$ista… passar bem..

William Duarte

O pior cego é quele que não quer ver e fica preso no erro. Já uns que enxergam, mas só enxergam aquilo que querem ver. O Brasil errou elegendo esse louco que hoje tem uma legião de seguidores que não sabem dialogar sem tentar rotular, ofender ou distroçer os fatos. Isso não é democracia. Antes de ser rotulado de comunista ou petista o segundo colocado também não era digno de ser presidente, nunca votei em esquerda, alias foi a pior eleição em nivel até hoje, e o reflexo está nas pessoas separando “o bem e o mal” dividindo para ganhar,… Read more »

Last edited 3 anos atrás by William Duarte
André Luís

Mais textão?! Parei na parte “O Brasil errou elegendo esse louco…”
Você fecha os olhos para os verdadeiros causadores dessa situação (STF, governadores e prefeitos). Tome vergonha nessa sua cara.

Silas

Parabéns. Mas como vimos abaixo, as pessoas não querem ler.

André Luís

Não perco tempo com retórica e narrativas. A impressa já faz isso ad nauseam. Chora mais.

Last edited 3 anos atrás by André Luís
Cristiano de Aquino Campos

Um acidente, após 10 anos de vôo. A qualidade do avião não foi a causa. Deve ser investigado, independente da origem da aeronave, manutenção inadequada e operação falha, derruba qualquer um.

Cristiano de Aquino Campos

Depende de defesa contra o quê. A Bolivia, Paraguai e Uruguai, usam para interceptar aviões do tráfico. Para isso, usam até o tucano. E o alvo for um avião civil a jato, como aviões comerciais ou jatinhos, não precisa ser supersônico e ter misseis.

Agressor's

O que dizer do f-16, então…

Flanker

Sério que tu quer comparar o F-16 com o K-8?

Fabio Araujo

Esse é o principal avião da força aérea boliviana e eles só possuíam 6 deles!

José Valdir Alves

Olá! Esta mais para MB339

Glasquis 7

É o que dá pra eles terem com o orçamento da Bolívia.