Su-57

Turquia não exclui a possibilidade de adquirir caças russos Su-35 e Su-57, mas a prioridade é desenvolver seus próprios caças de quinta geração, afirmou à Sputnik o ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mustafa Varank

“Se a Rússia tiver avião que atenda às nossas necessidades atuais, se não surgirem dificuldades com a sua introdução no nosso sistema e com o seu lançamento, pois, certamente podemos comprá-lo da Rússia ou de outro país da Europa. Neste sentido, não temos nenhuma posição categoricamente antagônica”, declarou o ministro turco, respondendo à questão sobre a possibilidade de Ancara adquirir caças russos Su-35 e Su-57.

De acordo com Varank, estas questões são muitas vezes debatidas em reuniões entre os líderes turco e russo.

“Claro que a nossa prioridade é, em primeiro lugar, desenvolver as capacidades próprias da Turquia na questão de criação de caças de quinta geração. Mas se a Rússia tiver um avião que atenda às nossas tarefas e necessidades, Turquia vai adquiri-lo”, acrescentou.
Su-57 é um jato destinado a executar missões de ataque e de caça, podendo destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais de superfície.

Anteriormente, Aleksandr Mikheev, diretor da corporação estatal russa de exportação de armas Rosoboronexport, comentou que a empresa está realizando consultas com determinados países para venda de caças de quinta geração Su-57E.

Conforme os desenvolvedores, a combinação de alta manobrabilidade, capacidade de voo supersônico, avançado equipamento de bordo e baixa visibilidade fornece ao caça vantagens em relação aos seus concorrentes.

Caças Sukhoi Su-35
Caças Sukhoi Su-35

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evgeniy (RF).

Tudo bem, eles vão expulsar a Turquia da OTAN …

Roberto da Silva Rocha

o essencial é se saber se o Su57 pode ser detectado pelos: Raptor F22, pelo Lighning II F35 e pelos radares do sistema anti aéreo dos EUA OTAN. A comparação de rcs é apenas olímpica para bemchmark

Carlos Gallani

O Su-57 so é stealth de “proa”, se ele precisar dar as costas a coisa fica como um 4G normal!
A doutrina operacional dele contra um força aérea de respeito vai ser de interceptador ou efetuando ataques surpresas com um comportamento bastante previsível e/ou bastante perigoso para o operador!
Um baita equipamento sem dúvidas mas não um 5G em sua totalidade!

Victor

Então isso se aplica ao F-35 também não é mesmo?! Aquele motorzão enorme na “traseira” (maior que o do F-16) que não economiza em redistribuir RCS e emitir radiação térmica. Único 5G que tiveram preocupação com a parte traseira foi o F-22, com limitações é claro. Mas pelo que eu saiba, o emprego normal de todos os caças de 5G é o ataque surpresa aos sistemas de defesa. Vão se aproximar, lançar as bombas nas baterias antiaéreas e meter o pé. No máximo vão disparar alguns mísseis a uma longa distância contra aeronaves inimigas e vazar para não se comprometerem… Read more »

DSC

Não. Nada disso Victor. O F-35 assim como o F-22, foi desenvolvido para ser (e é) no espectro rádio, um caça furtivo, VLO (Very Low Observable) na maioria das bandas/frequências, com “all aspect stealth”, ou seja, furtivo quando visto/iluminado de todos os ângulos e lados. E também assim como o F-22, foi desenvolvido para ser (e é) no espectro IR, um caça com baixa assinatura IR, “all aspect” também. Mas nada no mesmo nível do como foi feito para o espectro das ondas rádio, por razões óbvias e de pura simples física. E sim o motor do F-35 é maior… Read more »

Victor

Caro DSC, existem alguns estudos (básicos porque ninguém sabe a real da USAF/LM) que pela traseira o RCS do F-35 não é o mesmo que o frontal, na verdade é maior, e poderia ser mais se não fosse pelo material absorvente de ondas de rádio. “The 5G F-35 has an RCS of 0.005m2, about the size of a golf ball. However, from the rear, it looks much bigger because of the exhaust nozzles, the same problem we saw with the 5G Russian PAK-FA (T-50).” https://militaryembedded.com/radar-ew/signal-processing/radar-cross-section-the-measure-of-stealth E sim, o motor foi otimizado para menor assinatura IR (RCS também), mas ainda assim… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Victor
Carlos Gallani

O F-35 tbm é pensado para ter baixa assinatura na traseira, apenas adotaram uma solução diferente do F-22!

Sincero Brasileiro da Silva

Outra coisa essencial já sabemos: O F22 pode ser detectado pelo Su-35! https://www.aereo.jor.br/2018/09/25/aconteceu-de-novo-o-invisivel-f-22a-raptor-foi-flagrado-na-siria/

nonato

Esse tipo de notícia e comentário é típico de quem não tem conhecimento do setor militar.
Todo mundo sabe que a curta distância caças stealth são visíveis ao radar.
São vistos a 40 km em vez de a 200 km…

DSC

O F-22 pode ser detectado por qualquer caça moderno. Não é uma capacidade única do Su-35. E nesse encontro aí na Síria… Isso não significa absolutamente nada. E não houve nada que fosse extraordinário e surpreendente nesse incidente no fato do F-22 ter sido detectado… -Em primeiro lugar, porque o(s) Su-35 já sabia(m) para onde ir, e pra onde olhar/procurar para poder encontrar o(s) F-22, pois o(s) Su-25 que tinha(m) sido interceptado(s) pelo(s) F-22 estava(m) junto(s) deste(s) (óbvio), o que facilitou bastante o trabalho do(s) piloto(s) do(s) Su-35. O(s) piloto(s) do Su-25 quase nem precisava(m) dizer nada sobre a localização… Read more »

Last edited 3 anos atrás by DSC
Entusiasta Militar

cozinha-la em banho-turco seria mais adequado nessa situação kkk

Cristiano de Aquino Campos

Vi dois recados para os EUA ai:
1-Eu vou desenvolver o meu próprio caça.
2-Se você não me vende o quê preciso eu compro de outro.
Simples assim.

Evgeniy (RF).

Isso foi sarcasmo.

Emerson

Hummm… vão arrumar pra cabeça com a OTAN…

DOUGLAS TARGINO

Os EUA estão cada dia mais ajudando outros países a comprarem armas de outros países como a Rússia e/ou fazendo com que eles sejam autossuficientes. Essa politica dos EUA de proibirem de vender seus equipamentos estão se lascando geral! Por isso a próxima potência quem vai ser vai ser a China, e com a ajuda maior dos EUA mesmo. pois ele só fazem atrapalhar a vida dos outros e com isso aos poucos os países se afastando.

Mgtow

Eu tenho pensado comigo o seguinte. Que sofrer as tais sanções e sabotagens dos EUA é algo muito bom e positivo. Se o país em questão tiver culhões e vergonha na cara se torna autosuficiente. E autosuficiência é SOBERANIA de fato.

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
Glasquis 7

É o que acontece normalmente. Pais que é sancionado tende a desenvolver suas próprias armas. A indústria bélica do Chile deu seu maior salto durante o tempo em que esteve sob a emenda Kenedy.

Nilton L Junior

Depois que a RF tocou fogo no parquinho dos Turcos na Siria com os iskander penso que essa jogada de querer comprar armamento é conversa para boi durmir.

Vinicius Momesso

E foi bem na fronteira com a Turquia. O estrago foi grande.

Joanderson

A Rússia atacou a posições Turcas na Síria ?

Plinio Carvalho

Atacou as posições de grupos que eram apoiados pela Turquia

Vinicius Momesso

Na verdade eram caminhões com petróleo que estava sendo contrabandeados para a Turquia.

Antoniokings

E parece que o Exército sírio usou um míssil norte-coreano.
Foi um ataque devastador.

Nilton L Junior

Rapaz se foi koreano eu não sei, mas a destruição foi significativa.

Mgtow

Vi as imagens desse ataque Antonio. Foi brutal bicho. A noite se transformou em dia.
A Russia poderia estacionar tropas naquela fronteira com a Turquia e Iraque pra arrebentar de vez com qualquer um que se meter a besta de saquear o petroleo sirio. Inclusive o larápio-mor que atua ali, chamado de Estados Unidos da America.

Antoniokings

Ainda não é o momento apropriado.
O que pode ser feito é desgastar as tropas americanas causando baixas.
Logo, eles pedem pra sair.

Rui Chapéu

Esses turcos tão doido pra sairem da OTAN e não sabem como….

Augusto L

A Russia talvez seja o maior adversário turco hoje. O mundo esta ficando cada vez mais parecido com o sec 19.

Não creio que seja uma posição onde os turcos querem estar em relação aos russos.

Joanderson

Os caças de de 4 geração e anteriores da Rússia são pau a pau com caças ocidentais,porém se tratando de 5 geração a Rússia perdeu a mão,acho que faltou verba i suficiente para poder investir avontade no projeto.
Porém é um caça muito melhor do que qualquer um de geração anterior.

Luís Henrique

Voce chegou à essa conclusão como? No olhometro?
Leu alguns comentários de “ispecialistas de teclado” que falaram que a RCS do Su-57 é alto comparado ao F-35 ?

A Rússia não possui poder econômico e industrial para encarar toda a OTAN em uma guerra comercial.
Portanto, investe em meios e vetores para serem usados de acordo com sua doutrina.

Para combates aéreos dentro do espaço aéreo russo, um caça com ótima furtivamente frontal é excelente, não é necessário ter ótima rcs na parte traseira.

E o Su-57 possui recursos para encarar os F-35 e F-22, além da furtividade.

Luís Henrique

*guerra Convencional

Flanker

“Para combates aéreos dentro do espaço aéreo russo, um caça com ótima furtivamente frontal é excelente, não é necessário ter ótima rcs na parte traseira.”

Qual a relação entre furtividade frontal x combate dentro da Rússia x furtividade traseira? O que uma coisa tem a ver com as outra?

Luís Henrique

Flanker, quando o Su-57 esta indo ao encontro da ameaça, após uma invasão do espaço aéreo, o inimigo não possui radares dentro do território russo, na retaguarda, portanto a RCS traseira não é tão importante, pois não fica exposta. Já em uma missão de ataque em profundidade, quando o caça adentra no território inimigo e penetra centenas de quilômetros, ai sim, após passar pelas primeiras estações de radares, a sua parte traseira será detectada. Por isso o F-35, que foi otimizado para este tipo de missão precisa de furtividade all aspect. Outra coisa, o Su-57 ainda não esta com o… Read more »

Arariboia

Luis toda Otan colocando os Estados Unidos.
Porque sem os americanos a OTAN vai passar o pão que diabo… na mão dos russos. E ela perde toda sua coragem.

Cristiano de Aquino Campos

Por isso acho que os europeus r os Turcos incluso, estão investindo tanto em tecnologia própria para diminuir essa dependência dos EUA. Coisa que os EUA queriam, más sem a parte de tecnologia própria e menor dependência.

Luís Henrique

Sim. Inclusive saiu um estudo sueco recente dizendo exatamente isso. Que a Rússia teria vantagem e manteria uma vantagem por meses, até os EUA enviarem muitos reforços… O que eu quiz dizer é uma guerra industrial, os EUA + a Europa colocariam muito mais dinheiro que a Rússia. E seriam capazes de produzir muito mais meios, por isso os equipamentos russos Precisam ser “baratos” e rústicos, simples para operar e baratos para manter. A Rússia paga menos de U$ 40 mi em um Su-34 ou Su-30 e deverá pagar algo muito próximo disso no Su-57. E por hora de voo… Read more »

LEONARDO BASTOS

São doutrinas de combate diferentes!! A Rússia preferiu não investir todo o dinheiro num avião extremamente furtivo, mas sim fazer um mix de média furtividade com radares extremamente poderosos, supermanobrabilidade e guerra eletrônica. Além disso, há o novo motor que deve entrar em serviço em breve!

Last edited 3 anos atrás by LEONARDO BASTOS
Luís Henrique

Sim. A Rússia também não pode e não quer pagar uma fortuna em um caça e outra fortuna em custos de hora vôo. Portanto o Su-57 tem que ser muito bom para enfrentar F-22 e F-35 e ao mesmo tempo, não custar muito caro para adquirir e para operar. Em sua doutrina, também não está previsto ficar invadindo países e atacando posições em terra, claro que o caça tem que estar apto a cumprir estas missões também, mas não é o foco. O foco é um caça de superioridade aérea, ou seja, para combater outros caças, e para isso não… Read more »

Carlos Gallani

Ninguém criou uma regra clara do que é um 5G mas no momento é um pouco otimista colocar o SU-57 na mesma categoria do f-22, uma.maquina mortal sem dúvidas mas não no mesmo nível!

Cristiano de Aquino Campos

Por isso o SU-57 tem mísseis com maior alcance que os ocidentais. Quando ele for detectado, já foi tarde demais.
Americano, o F-35 só aparece no radar a 20km e o SU-57 em 80km.
Russo, más em 200km o SU-57 ja lançou todos os seus mísseis em voces, então esta bom.

Last edited 3 anos atrás by Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos

E um caça tático, não vai entrar mais que 500/600km dentro do território inimigo para atacar. Obs. 500/600km e o alcance máximo dos radares de superfície e dos aerotransportados, logo quando os Russos forem detectados e indo embora depois do ataque.

Carlos Gallani

Com o RCS de traseira alto que tem de fato evadir-se em um combate 5G parelho é um baita problema!

Mondelo

Carlos Gallani, dentro da doutrina militar russa talvez não seja um problema, como os colegas acima já mencionaram.

Problema seria se ele tivesse restrições de operação, como voar em condições meteorológicas adversas como o F-35.

Cristiano de Aquino Campos

Não amigo, isso se chama, doutrina diferente de uso de acordo com a necessidade.
Para que torrar muita grana para um caça ser invisível em 360° se o que importa e a parte frontal e lateral?
Na doutrina Russa, eles não vão ter que se preocupar com detecção traseira, pois os caças já lançaram o ataque, e estão saindo fora no máximo.
Detalhe, caça maior, misseis maiores e alcance maior destes.

Cristiano de Aquino Campos

Obs. Para missões em quê o caça tem que entrar muito no território inimigo para lançar bombas, eles vão usar o S-70. Um drone 5° em 360°.

Carlos Alberto Soares

Sputnik ?

Agroboy

Sonhou com F-35 e acordou com SU-57. Pobre Turquia, é o mesmo que desejar um Audi A4 turbo e no final ficar com um Jeta.

Last edited 3 anos atrás by Agroboy
José

Esse F-35 dos sonhos tá mais pro finado Tempra da FIAT

Carlos Gallani

Fala isso ora Israel que deita e rola!

Nilton L Junior

deita e rola onde o espaço aereo é deficiente, até teco-teco deita, rola e dorme

Carlos Gallani

Fala isso pra Israel que deita e rola!

Saldanha da Gama

Não seria marea turbo?

Mgtow

Qual F35? Aquele que é a maior piada da história da aviação militar?…kkkkkkkk……que inversão hein fazendão do atraso.

Claudio Moreno

Demorou! As nações precisam ser soberanas em suas tomadas de decisões com respeito à sua defesa.

CM

Maurício.

Ah essa geopolítica… Alguns anos atrás, a Rússia atacava caminhões com petróleo da Síria, cujo os turcos compravam dos terroristas. Russos invadiam o espaço aéreo turco, os turcos abatem o Su-24. Alguns radicais já deslumbram uma guerra entre Rússia e Turquia, com a Turquia de Erdogan vencendo a Rússia de Putin. Alguns enaltecem o Erdogan, Putin envia os Su-35, os turcos correm para a saia da Otan. Até que… eventos “estranhos” acontecem entre turcos e americanos. Depois dessa rixa entre americanos e turcos, o Erdogan até aqui venerado por alguns, já começa a ser chamado de tirano, traidor, ditador e… Read more »

Mondelo

E isso mesmo Mauricio. O pessoal aqui a entender como funcionam as relações entre países. Não existem amiguinhos e bonzinhos, o que existem são interesses das partes envolvidas, e essas relações não são imutáveis. Mas e claro que algumas são mais duradoras que as outras. Durante praticamente toda a existência desse dois países, os dois eram rivais ferrenhos. Era inconcebível até o século passado, qualquer relação amistosa entre Turquia e a Russa. O principal objetivo geopolítico da Rússia durante séculos foi a conquista de Constantinopla dos Turcos e controlar os estreitos do Bósforo e com isso ter um melhor acesso… Read more »

Gabriel BR

Os russos vão ganhar uma boa grana , pois os turcos tem uma grande frota para renovar…

Antoniokings

Os turcos já estão precisando substituir seus F-16.
E vão logo do que há de melhor no mercado..

Andre

Foram mesmo, ai o vendedor falou: nana nina não. Agora vão tentar desenvolver um 5 geração de verdade.

Entusiasta Militar

Acredito que se é pra nadar contra a corrente, a melhor escolha estratégica é sem dúvida o caça SU-57, mesmo sendo mais caro mas daria a Turquia uma capacidade ar-ar superior a tudo naquela região do mundo.

Agora, se não tiver grana compra o MIG-35 que é muito melhor que o outro cara

Alias, Quem me conhece sabe que eu admiro muito a Rússia, sua resistência e suas maquinas de guerra incríveis, mas, o Su-35 não da ne, até o Nosso Gripen derrota ..

Mondelo

Entusiasta, quais são os fatores que lhe fazem acreditar em um superioridade do Gripen frente ao SU-35?

Andre

Se a Rússia tiver um caça de 5 geração que atenda nossos requisitos, então nós compraremos. Como ainda não tem, nossa prioridade é desenvolver um próprio.

Se a Turquia comprar o 5 menos russo, em duas semanas a otan terá todos os dados dele.

Antoniokings

Se é ‘5-‘, para que saber os dados?
Ademais, russos e turcos estão prestes a começar cooperação na área.
Espero que engrene.
Bye bye, USA.

https://militarywatchmagazine.com/article/russia-ready-to-support-turkey-s-troubled-tf-x-fighter-program-su-57-sales-also-possible

Andre

Prestes quanto? 50 anos? 200 anos?

A Rússia insiste em oferecer mas ninguém compra.

Sincero Brasileiro da Silva

Igual aos S-400? kkkkk

Last edited 3 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Andre

Quase….talvez mais parecido com a cooperação entre a Rússia e a Índia para o su57.

Gilson

Na minha opinião é questão de um bom tempo ainda pra Turquia, sair da OTAN, os conceitos ideológicos e políticos da Turquia, está voltado mais para os países do Oriente medio. Rússia e China, a Turquia, sabe muito bem que: num futuro próximo esses dois países serão seus aliados em algum momento quando a Turquia, sair ou for expulsa da OTAN. Eu acho que: está pra mais a Turquia, sair da OTAN, ao invés de ela ser espulsa. Seria até vergonhoso diplomaticamente.

Mondelo

Gilson a Turquia somente entrou para a Otan, causa de sua posição estratégica, onde a aliança poderia ameaçar diretamente o flanco sul dos soviéticos. Para a Turquia entrar na aliança era vantajoso devido sua rivalidade histórica com a Rússia. Os Turcos sempre foram vistos como ameaça pelo Ocidentais (quando o estado otomano era poderoso) ou como parias (quando os otomanos começaram a entrar em decadência). Algumas exceções foram as boas relações entre os franceses e os Turcos no século XVII e XVIII e com o alemães no século XX. O sentimento anti-turco europeu aumentou mais ainda depois do genocídio Armênio… Read more »