domingo, junho 13, 2021

Gripen para o Brasil

Força Aérea dos EUA recebe o primeiro F-15EX da Boeing

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou esta semana que aceitou o primeiro F-15EX da Boeing nas instalações da empresa em St. Louis.

“Este é um grande momento para a Força Aérea”, disse o coronel Sean Dorey, gerente do programa F-15EX da Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, responsável pela aquisição, modernização e manutenção da aeronave, em um comunicado de imprensa.

O F-15EX é uma aeronave de dois lugares que pode ser operada por um único piloto e possui controles de voo fly-by-wire, displays digitais na cabine e sistemas aviônicos avançados, incluindo o Eagle Passive-Active Warning and Survivability System (EPAWSS).

O jato completou seu primeiro voo em St. Louis no mês passado, e a primeira aeronave foi aceita pela Força Aérea na quarta-feira.

“Com sua grande capacidade de armas, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os recursos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel de nicho em futuros conflitos entre pares “, disse Dorey.

A Força Aérea dos EUA disse que planeja adquirir 144 F-15EXs – o teto de um acordo inicialmente anunciado no verão passado – da Boeing para renovar sua frota de F-15 e substituir os modelos antigos de F-15C/D.

“Elogio os esforços dedicados de toda a equipe para colocar esta plataforma online em tempo recorde e no meio de uma pandemia global”, disse o general Arnold W. Bunch Jr., chefe do Comando de Material da Força Aérea.

“Com sua arquitetura de sistemas de missão aberta e capacidade de armas, o F-15EX fornecerá uma capacidade excepcional para nossa nação nos próximos anos”, disse Bunch.

FOTOS: USAF

- Advertisement -

23 Comments

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

O F-15 é uma excelente plataforma, está entre os melhores aviões construído pelos americanos, sem dúvida!

Agressor's

Depois do refinamento da arena ar-ar, com o aumento da sensibilidade dos radares e a eficácia sugerida dos mísseis de médio e longo alcance, bem como, a maior acuidade térmica dos mísseis IR, o maior RCS, bem como, a maior quantidade de calor depreendida pelos dois motores podem significar menor capacidade de sobrevivência ao Eagle…. Muitos armamentos dos eua encontram-se em necessidade de modernização urgente como no caso de seus caças F-15s…para se ter uma ideia os F-15s usados atualmente pelo pais são inferiores aos usados pela Arábia Saudita…até o arsenal de misseis Trident e Minutemen necessitam de modernização urgente…enquanto… Read more »

Karl Bonfim

A vinte anos atrás, era um excelente para ser substituído pelo F-22 Raptor. Hoje em dia é mais do que nunca o F15 e avião um excelente e indispensável para a USAF e para a OTAN. O que aconteceu com os caças stealth fighter americanos !

Chris

Tem vários ótimos aviões por ai…

Mas esse ai cansou de PROVAR !

Ja seria absoluto com um 104 a 30… Mas divulgam 104 abates a 0 abatidos.

Last edited 3 meses atrás by Chris
Emerson

Belas fotos. Excelente aeronave. O F-15 é minha paixão em avião de caça desde o grande feito na Guerra do Golfo. E nessa versão mais letal do que nunca.

Pedro Bó

A capacidade de transportar armas hipersônicas é um dos maiores trunfos para sobrevida do Eagle.

Adriano RA

Acho que a USAF está interessada na arquitetura aberta do sistema de missão e capacidade de operar em rede com o F-35 e outros. Sem falar no tremendo payload do avião.

Saldanha da Gama

Meu sonho dourado, ver uns 18 desses (pode ser su57,35 e rafale também) na defesa de costa pela Marinha Brasileira.

RenanZ

Lamentavelmente, em um cenário absurdo de aquisição deste vetor, o máximo que fariam era defender hangaretes e o soldo de alguns.

Mas compartilho do sonho!

Bueno

O Motivo de colocar o F-15EX no inventario é a capacidade de transportar armas hipersônicas ?

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Galante
Marcelo

nao, e’ substituir os F-15C que chegaram ao fim da vida util. Mas a capacidade de lancar essas armas no futuro e’ um plus.

Bueno

Legal. Obrigado!

DanielJr

Outros possíveis motivos:

1- Lobby da Boeing
2- Não é interessante para o governo deixar o segmento de defesa da Boeing sem muitas encomendas (o F-18 está chegando no final das possibilidades de venda e fabricação de mais unidades por longo tempo) e assim ficar na mão só da Lockeed.

Bueno

estrategico, bacana!
Consegue colocar um vetor atualizado e novo em pouco tempo e ganha um prazo e grana para implatar o 6° G

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Que máquina!

GFC_RJ

Monstro de todos os monstros!!!

EdcarlosPrudente

Engraçado é imaginar o F-15 voando mesmo após aposentadoria do F-22.

V12 aero

Gostaria de propor uma brincadeira, enquete entre os frequentadores do blog. Entre o F15EX e o SU35, qual vocês preferem? Assinale positivo para o F15EX ou negativo para o SU35. Só entre esses 2 modelos.

willhorv

Eu penso que, se fossemos um país sério, com o que gastamos com FAAs, dava para manter 10 esquadrões de Gripens…cada um com 18 aeronaves, e ainda dava para lotar o principal sediado no Planalto, com uma aeronave de superioridade aérea e de múltiplas funções….e o meu vetor preferido para isso, é esta lenda.

Matheus

Poderia ser nosso “bomb truck” equipando o Adelphi, Centauro e Poker.

Mirade1969

Quando ele foi projetado pensava-se que em 20 ou 25 anos ele teria um substituto e já se vão 50 anos e ele é ainda um avião de primeira linha.

Nick

O que faz a excelência do projeto! Parabéns para o Eagle, um projeto dos anos 60 que entrou em operação na década de 70 e vem evoluindo continuamente até o EX.

Anderson Viana

E sem mencionar o design: Um dos mais belos caças já construídos…
Como se diz: Menos é mais, num projeto de mais de 50 anos!!!(F15 > F22)

Reportagens especiais

Cavanaugh Flight Museum – parte 3

O CFM mantém vários “warbirds” em condições de voo que fazem apresentações em ocasiões especiais e eventos comemorativos. Nesta terceira parte de nossa visita...
- Advertisement -
- Advertisement -