Lt. Col. Richard Turner, Commander, 40th Flight Test Squadron, and Lt. Col. Jacob Lindaman, Commander, 85th Test & Evaluation Squadron, deliver the first F-15EX to its new home station, Eglin AFB, Florida, 11 March, 2021. The 40th FLTS will take possition of EX1 and the 85th TES will own EX2 upon its arrival, coming soon. Squadron aircrews and testers will work together to complete the combined developmental and operational testing simultaneously. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. John McRell)

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou esta semana que aceitou o primeiro F-15EX da Boeing nas instalações da empresa em St. Louis.

“Este é um grande momento para a Força Aérea”, disse o coronel Sean Dorey, gerente do programa F-15EX da Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, responsável pela aquisição, modernização e manutenção da aeronave, em um comunicado de imprensa.

O F-15EX é uma aeronave de dois lugares que pode ser operada por um único piloto e possui controles de voo fly-by-wire, displays digitais na cabine e sistemas aviônicos avançados, incluindo o Eagle Passive-Active Warning and Survivability System (EPAWSS).

O jato completou seu primeiro voo em St. Louis no mês passado, e a primeira aeronave foi aceita pela Força Aérea na quarta-feira.

“Com sua grande capacidade de armas, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os recursos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel de nicho em futuros conflitos entre pares “, disse Dorey.

A Força Aérea dos EUA disse que planeja adquirir 144 F-15EXs – o teto de um acordo inicialmente anunciado no verão passado – da Boeing para renovar sua frota de F-15 e substituir os modelos antigos de F-15C/D.

“Elogio os esforços dedicados de toda a equipe para colocar esta plataforma online em tempo recorde e no meio de uma pandemia global”, disse o general Arnold W. Bunch Jr., chefe do Comando de Material da Força Aérea.

“Com sua arquitetura de sistemas de missão aberta e capacidade de armas, o F-15EX fornecerá uma capacidade excepcional para nossa nação nos próximos anos”, disse Bunch.

FOTOS: USAF

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

O F-15 é uma excelente plataforma, está entre os melhores aviões construído pelos americanos, sem dúvida!

Agressor's

Depois do refinamento da arena ar-ar, com o aumento da sensibilidade dos radares e a eficácia sugerida dos mísseis de médio e longo alcance, bem como, a maior acuidade térmica dos mísseis IR, o maior RCS, bem como, a maior quantidade de calor depreendida pelos dois motores podem significar menor capacidade de sobrevivência ao Eagle…. Muitos armamentos dos eua encontram-se em necessidade de modernização urgente como no caso de seus caças F-15s…para se ter uma ideia os F-15s usados atualmente pelo pais são inferiores aos usados pela Arábia Saudita…até o arsenal de misseis Trident e Minutemen necessitam de modernização urgente…enquanto… Read more »

Karl Bonfim

A vinte anos atrás, era um excelente para ser substituído pelo F-22 Raptor. Hoje em dia é mais do que nunca o F15 e avião um excelente e indispensável para a USAF e para a OTAN. O que aconteceu com os caças stealth fighter americanos !

Chris

Tem vários ótimos aviões por ai…

Mas esse ai cansou de PROVAR !

Ja seria absoluto com um 104 a 30… Mas divulgam 104 abates a 0 abatidos.

Last edited 3 anos atrás by Chris
Emerson

Belas fotos. Excelente aeronave. O F-15 é minha paixão em avião de caça desde o grande feito na Guerra do Golfo. E nessa versão mais letal do que nunca.

Pedro Bó

A capacidade de transportar armas hipersônicas é um dos maiores trunfos para sobrevida do Eagle.

Adriano RA

Acho que a USAF está interessada na arquitetura aberta do sistema de missão e capacidade de operar em rede com o F-35 e outros. Sem falar no tremendo payload do avião.

Saldanha da Gama

Meu sonho dourado, ver uns 18 desses (pode ser su57,35 e rafale também) na defesa de costa pela Marinha Brasileira.

RenanZ

Lamentavelmente, em um cenário absurdo de aquisição deste vetor, o máximo que fariam era defender hangaretes e o soldo de alguns.

Mas compartilho do sonho!

Bueno

O Motivo de colocar o F-15EX no inventario é a capacidade de transportar armas hipersônicas ?

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
Marcelo

nao, e’ substituir os F-15C que chegaram ao fim da vida util. Mas a capacidade de lancar essas armas no futuro e’ um plus.

Bueno

Legal. Obrigado!

DanielJr

Outros possíveis motivos:

1- Lobby da Boeing
2- Não é interessante para o governo deixar o segmento de defesa da Boeing sem muitas encomendas (o F-18 está chegando no final das possibilidades de venda e fabricação de mais unidades por longo tempo) e assim ficar na mão só da Lockeed.

Bueno

estrategico, bacana!
Consegue colocar um vetor atualizado e novo em pouco tempo e ganha um prazo e grana para implatar o 6° G

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Que máquina!

GFC_RJ

Monstro de todos os monstros!!!

EdcarlosPrudente

Engraçado é imaginar o F-15 voando mesmo após aposentadoria do F-22.

V12 aero

Gostaria de propor uma brincadeira, enquete entre os frequentadores do blog. Entre o F15EX e o SU35, qual vocês preferem? Assinale positivo para o F15EX ou negativo para o SU35. Só entre esses 2 modelos.

willhorv

Eu penso que, se fossemos um país sério, com o que gastamos com FAAs, dava para manter 10 esquadrões de Gripens…cada um com 18 aeronaves, e ainda dava para lotar o principal sediado no Planalto, com uma aeronave de superioridade aérea e de múltiplas funções….e o meu vetor preferido para isso, é esta lenda.

Matheus

Poderia ser nosso “bomb truck” equipando o Adelphi, Centauro e Poker.

Mirade1969

Quando ele foi projetado pensava-se que em 20 ou 25 anos ele teria um substituto e já se vão 50 anos e ele é ainda um avião de primeira linha.

Nick

O que faz a excelência do projeto! Parabéns para o Eagle, um projeto dos anos 60 que entrou em operação na década de 70 e vem evoluindo continuamente até o EX.

Anderson Viana

E sem mencionar o design: Um dos mais belos caças já construídos…
Como se diz: Menos é mais, num projeto de mais de 50 anos!!!(F15 > F22)