terça-feira, dezembro 7, 2021

Gripen para o Brasil

Ministério da Economia nega recursos para compra de dois cargueiros A330 para a FAB

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Segundo o jornal O GLOBO, o Ministério da Economia negou recursos da ordem de R$ 500 milhões para a compra de dois aviões Airbus A330 para a FAB, anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Os aviões seriam usados no apoio logístico durante a pandemia, pois os aviões possuem uma capacidade de transporte muito maior que os KC-390 e C-130 da Força Aérea Brasileira.

O Ministério da Economia negou o pedido de crédito suplementar por considerar não atender “aos preceitos de urgência, imprevisibilidade e relevância previstos na Constituição para a edição da Medida Provisória que liberaria os recursos extraordinários”.

O Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) é uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo baseada no Airbus A330 civil.

O A330 MRTT pode transportar uma carga útil máxima de até 45 toneladas, combinando a cabine de passageiros e o convés inferior.

Na configuração MedEvac pode ser equipado com 40 macas, 20 assentos para equipe médica e 100 passageiros, levando até 37 toneladas de carga no convés inferior. Pode receber até 27 contêineres LD3 ou oito paletes militares.

- Advertisement -

160 Comments

Subscribe
Notify of
guest
160 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilton Santos

O Guedes manda mais no governo do que o Bolsonaro!

filipe

Sim na prática ele é o verdadeiro presidente, ele manda no dinheiro, vamos pedir ao Guedes para equipar a FAB ? O Lula ja fez isso no FX-2 ao escolher o RAFALE , ou seja o politico fala sem antes consultar os técnicos, logo não é muito realista… O melhor mesmo é manterem os programas actuais , SNBR + SBR + FCT + Gripen NG + KC-390 + ASTROS 2020 + Guarani 6×6 + IA2 + Satelites Geoestacionários , sem muito falatório , nada de compras loucas de oportunidade , principalmente do Reino Unido (Fragatas Type 23 + A330-200 MRTT… Read more »

Elias E Vargas

Não é um A330-200 MRTT, mas porque na sua falta não darmos apoio ao nosso KC-390, que já tem demostrado a sua eficiência na sua iniciante carreira de multimissão?
Afinal de contas ele foi desenvolvido para substituir o “lendário Hércules C-130” que ainda é comercializado em sua rejuvenecida versão ‘J’ “.

Carlos Campos

e eu acho isso muito bom. apesar de achar que o BC tá frouxo demais com o cambio e o PG não pressionar o governo fazendo os funcionários públicos tomarem um susto ao receberem 100% por cento do salario.

nonato

Nos desgovernos anteriores não havia esses aviões.
Pelo que entendi foi questão jurídica para a edição de medida provisória.
Nada impede de o congresso colocar no orçamento.

Cristiano de Aquino Campos

Não gosto do PT, más gosto menos ainda da mentira e verdade seja dita, todos os programas militares atuais foram adquiridos pelo governo anterior. Gripen, guarani, Submarinos e fuzil IA2. O atual governo só esta mantendo o cronograma. O único projeto militar em implantação pelo governo atual são as Tamandares.

Emerson

Concordo. A ainda as Tamandarés foi iniciada no governo Temer… Esse governo até agora não tirou nenhum projeto da cartola. Patriotismo pra cá, militarismo para lá, generais no poder, enfim, só compram leite condensado, cerveja, pizza, chicletes e bacalhau. Armamento que é bom, nada. Não conseguem comprar um avião cargueiro.

j.leo

Esse governo teve sim uma “iniciativa” a de passar o soldo de um General de 4 estrelas e seus congêneres de $22,6 para $30,2 mil, e sua consequente cascata abaixo, o verdadeiro interesse militar não era por equipamentos, mas sim para o proveito próprio, foi criado o partido da boquinha, hoje 6.157 militares da ativa e alguns da reserva ocupam cargos civis no governo, e venhamos e convenhamos, fazem um péssimo trabalho. Lugar de militar não é em Palácios, seu lugar, como define a Constituição destina-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer… Read more »

MÁRIO FILHO

PEGARAM O DINHEIRO DOS AVIÕES E COMPRARAM EM PICANHA !!!

Vovozao

07/03/2021 – domingo, bdia, considero uma traição, ja que existe uma brecha na lei, no qual é/são permitida(s) aquisições para as FFAA’s, e não foi exercida. Temos reservas internacionais, não estou falando em uso das reservas e sim do lucro gerado pelas aplicações e transferidas para o BC. Considero até um acordo governo/governo, ou ate um financiamento de um banco estrangeiro. Considero isso um boicote do GUEDES as FFAA’s; caso fosse sistema bancario ele (GUEDES) arranjaria meios de disponibilizar essa importância.

Gabriel

Apesar de não concordar, a decisão “politicamente correta” faz sentido.

Se for o inverso, “amanhã” a notícia seria “recursos que poderiam ir para a saúde são usados para a compra de avião de guerra” (bem o padrão da imprensa brasileira).

Mas a FAB poderia também aproveitar o “politicamente correto” e acabar com 50% da frota de transporte VIP, que é bem “gordinha”.

Zorann

Tem de negar mesmo. O orçamento do seu ministério de defesa é de mais de R$ 100 bilhões. Vai querer que tire recursos de outros ministérios mais importantes, pra comprar avião?

Cortar pessoal ninguém quer né? Tem de ser o cara do sindicato.

Last edited 9 meses atrás by Zorann
João Vitor

Politicamente correta não…decisão racional, eu quero muito ver o Brasil devidamente armado mas a carnificina está aí e vai perdurar, resolva isso e depois compre arma. Ou tem alguma ameaça maior a segurança nacional hj do que a infecção? Já matou 5 vezes mais brasileiros do que a Guerra do Paraguai.

Wilson Look

Foram em torno de 150 mil brasileiros mortos na Guerra do Paraguai, a Covid-19 matou 262.770 até agora. Ainda está bem longe de matar 5 vezes mais do que a Guerra do Paraguai.

João Vitor

O historiador Francisco Doratioto, especialista na dita guerra estima 50.000 combatentes brasileiros mortos na guerra, outras projeções também apontam tal número, total de vítimas chega a 300 mil aproximadamente.

Wilson Look

Resolvi pesquisar um pouco mais para ver melhor as projeções, já que não se tem registros oficiais sobre o total de mortes, e os valores apresentados que você apresentou são os mais aceitos, e tem alguns que consideram esse números como mais otimistas, estimando o total de brasileiros mortos entre os 60 e 70 mil com poucos chegando nos 100 mil. Eu particularmente considero as estimativas de entre 60 e 70 mil mais realistas, e o total de mortos na guerra sendo acima de 400 mil, só o Paraguai perdeu mais de 200 mil pessoas.(no comentário anterior eu coloquei o… Read more »

francisco

Em 1872, o Brasil tinha 9.930.478 habitantes, sendo 5.123.869 homens e 4.806.609 mulheres. Portanto, morreu 3% dos homens (só homem ia a guerra naquele tempo).
Hoje o Brasil tem 209 milhões de habitantes, portanto morreram em torno de 0,13% da população.

Rommelqe

Caro João: um avião cargueiro como A330 em pauta teria uma função civil extremamente importante no combate às pandemias e, portanto,o argumento que trat-se de uma “arma” é pesar muito nas palavras. Voce veja que uma grande parte da frota da FAB tem um uso quase que exclusivo no atendimento de localidades remotas . Buscar componentes básicos de vacina lá na India e China são apenas uma parte das missões imprescindíveis nas quais a compra destes aparelhos se justifica plenamente; veja por exemplo que agora há pouco, quanto que não foi importante usar aviões, quase que totalmente improvisados, no transporte… Read more »

João Vitor

Vc está certo, porém, é tarde demais demais para esses A330 ajudar nessa situação, não teríamos eles na mão instantaneamente. Quando a situação melhorar super apoio a compra.

Flight_Falcon

Mas João, quantas outras tragédias vamos ter que esperar para comprar?
Desde a época do Haiti necessita de um avião melhor.
Já se passarm vários anos e nada.
Na próxima não vamos ter se não comprar agora.
Hoje pode ser tarde para o Covid e na próxima vez que tiver que utilizar não será.

Leandro Costa

Em situação de emergência? É só fretar uma aeronave com a capacidade que precisa. Resolve fácil.

Flight_Falcon

Leandro,
E tem aeronave para fretar?
Veja como está a aviação. Tudo parado. Tirar uma aeronave dessa para voar por pouco tempo não é lucrativo.
No geral é melhor ter a aeronave na FAB para toda gama de atribuições (não só transporte agora na pandemia) que fretar quando precisar.

Rinaldo Nery

Ambos têm razão. Sim, tem avião pra fretar na Azul. Tem A330 no pátio.

Leandro Costa

Eu concordo que precisamos ter sim. Mas também não acho que seja a super prioridade agora. Adquirindo uma aeronave dessas HOJE não vai influenciar no combate à Covid. Acho que esses 500 milhões serão melhores investidos injetando no programa Gripens, seja como pagamento do programa em si, seja para pleitear um segundo lote, seja para comprar armamentos… o que for. É grana de investimento para longo prazo. Mas sim, eu acho que a FAB precisa de um cargueiro de longo alcance como um A330 também. Mas por mim a prioridade máxima é garantir o máximo de Gripens. Depois a gente… Read more »

Flight_Falcon

Só tenha em mente que se não comprarem o cargueiro o dinheiro vai para outra coisa.
Não vai ter Gripen com esse dinheiro e talvez nem com outra verba neste governo baseado como está a economia brasileira e mundial.
Podemos ficar felizes se tivermos os 36 adquiridos entregues e operacionais.
No curto prazo ou mesmo no médio será complicado um novo lote de caças.

Leandro Costa

Se esses 500 milhões forem para alguma outra coisa que ajude a economia, então melhor que seja empregado nessa outra coisa mesmo.

Matheus

Ja era esperado já.
Acharam realmente na situação que estamos eles iriam gastar dinheiro com avião?

João Fernando

E levar os cacarecos como, a pé?

João Vitor

Esses aviões não chegariam a tempo pra ajudar na nossa situação atual, hj o que dá é alugar cargueiro civil pra complementar. Primeira vez que esboço algum respeito por Guedes, muita cara de pau pedir meio bilhão assim na boa…porque o ministério da defesa não solicita dinheiro pra contratos de frete de carga pra completar com a FAB por hora? Façam o favor né…

Emerson Gabriel

João, não sei se todos aqui sabem , mas existe, mas a USAF também faz uso de aluguel ou contrato de transporte civil quando a carga não é de armas ou equipamento militar em geral

R22

Se fosse pra transporte VIP de parlamentares com certeza gastariam.

João Vitor

E cadê então a “machesa” do presidente pra ir lá indagar porque a FAB é companhia aérea de político? Deve ser porque os ministros dele todos usam a “FAB airlines” né?

michael

Trata-se de necessidade “Pública” e não de luxo gente, são aviões de grande porte e capacidade!

Emerson Gabriel

Michel, não daria tempo para essa aeronave chegar para ajudar. É possível contratar empresas civis para transportar vacinas. O avião é necessário, mas agora não é o momento ideal para compra. Basta deixar a essa situação amenizar.

Joelson

Daqui a pouco vão achar o recurso..

silvom

O tanto que o “executivo” soltou de grana para o Centrão, comprava uma frota nova em folha

Fabio Araujo

Mas isso ‘definitivo ou ainda pode ser contornado?

Gabriel

Não entendi porquê meu comentário ficou preso.

Vamos novamente.

Particularmente não concordo, mas…

Decisão politicamente correta ou a imprensa não politicamente correta diria que o recurso que poderia ir para a saúde foi usado com gastos militares.

A FAB poderia aproveitar o momento e acabar com 50% da frota VIP, como um sinal que também está engajada no que é mais importante.

Bille

Hahahaha
Acabar com 50% da frota VIP, como se dependesse da FAB… é cada uma…

Gabriel

Não seja tão ingênuo meu amigo.

filipe

Triste, os aviões são meio mais rápido de transporte que existe, e pelo que foi dito, esse dinheiro é o dinheiro recuperado da lavajato , então esse dinheiro vai para quem? 500 milhões , a FAB necessita urgentemente desses aviões, houve perda de vidas humanas no transporte das botijas de oxigénio em Manaus, ainda dizem não ser urgente… Sinceramente já nem sei o que é urgente … Primeiro se deve valorizar a vida humana, e foi o que a FAB fez, a FAB poderia priorizar outro vector, mas optou pelos A330 MRTT de formas a salvar mais vidas.

silvom

Faltou oxigênio por falta de planejamento do recruta no min. da saúde e seus congêneres, estaduais e municipais.

Rinaldo Nery

Esse planejamento é da competência dos estados/municípios. Não tenta pôr na conta do MS.

Flanker

O MS virou uma Unidade Militar…..Tem General, Coronéis, Tenentes-Coroneis, …..oficialato de cima a baixo. Gostaria de saber se todos eles tem conhecimento sobre as competências, necessidades, funcionamento e particularidades do MS e do SUS.

Dart

era só parar de pagar pensão para as filhas dos militares, tinha recurso pra comprar 8 deles e não dois…

João Fernando

Ué e tá errado?

Dart

enquanto 73% do orçamento da força for pra folha e pensão, sim estarei nessa.

Leonardo

em QUALQUER força armada mundo afora, mais da metade do orçamento vai pra pagamento de pessoal. Agora compare o nosso orçamento com o da Austrália por exemplo, temos quase 10x mais combatentes na ativa que eles, e os orçamentos são quase iguais, o problema não é o gasto ‘excessivo’ com o pessoal, e sim que não é proporcional o nosso orçamento com o nosso efetivo.

Canarinho

Menos desinformação por favor, segundo o IFI (instituto fiscal independente), a proporção entre gastos com pessoal sobre investimento é vergonhosa no caso do Brasil, quase tudo vai para a folha. ”Um estudo do Instituto Fiscal Independente (IFI), ligado ao Senado, coloca o Brasil entre os que mais gastam com pessoal (inclui pagamento de pensões por morte) em suas Forças Armadas. O país fica em nono lugar, na comparação com os membros da OTAN, principal aliança militar ocidental. Além do Brasil, entre os dez primeiros só há nações ricas. Em 2019, os gastos com pessoal foram de R$ 76,1 bilhões nas… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Canarinho
Canarinho

Outra coisa, numero de combatentes tem de ser proporcionais ao meio. De que adianta ter 10 X mais combatentes, se nao temos meios para impor combate?? O melhor era ter uma força menor, mais profssional e bem equipada

Emerson Gabriel

Leonardo, poucas forças armadas mais da metade vão para folha. A França por exemplo usa 45%. A média de gasto das forças Europeias por exemplo é de 30 a 40 %. Para se ter uma ideia , as forças navais da Itália tem metade do pessoal com o dobro de navios

Gabriel

Dart.

Você já deve saber, a muito tempo, que essa Lei não existe mais.

As filhas que ainda fazem jus foram vinculadas a Lei anterior, quando estava em vigor.

Deve também saber que se é Lei, deve ser cumprida, independentemente de gostos/achismos.

Não entendo, sinceramente, porquê a constante tentativa de tentar repetir inverdades ou meias verdades.

Antoniokings

Expectativa de direito não é direito adquirido.
Quem ainda não faz jus ao recebimento, ou seja, ou pai ainda não morreu, deve perder o benefício.
O Governo devolve o que o militar recolheu, corrigido pela correção monetária, e fim de papo.

2Hard4U

Não seu ignorante.
Todos os militares contribuíram além do percentual de suas respectivas aposentadorias para poder estender este benefício as suas filhas.
E ainda teve um grande de número de militares que contribuíram por um tempo e/ou não tiveram filhas ou estas morreram por qualquer motivo bem antes de poderem alcançar o benefício.
Não se trata de expectativa de direito e sim DIREITO ADQUIRIDO regido por LEI, pois foi integralmente ADQUIRIDO E PAGO por seus pais!!!
Não vejo você criticando as polpudas pensões que foram concedidas a todos militantes de esquerda que participaram da luta armada.

Flanker

Acho um deboche e um tapa na cara da sociedade o pagamento de pensões aos militantes da esquerda durante o governo militar, MAS o pagamento?desconto de 1,5 %(!!!) para garantir a pensão das filhas tb é um deboche! O que esse percentual paga?? Ora, por favor….pau que dá em Chico dá em Francisco!

Antoniokings

Deixa de papo furado.
Regras de aposentadoria e pensão mudam a todo momento, inclusive para civis.
Devolve corrigido e resolve a situação.
Depois, mandem essas madames procurar trabalho.

Salim

O volume gasto com este benefício e enorme ainda hj, lembre que a ex ministra Regina Duarte recebe este benefício e tem muita gente recebendo. O ideal e justo,seria colocar todo mundo na previdência oficial com as mesmas regras, quem quiser mais faz complemento em previdência privada. Aviões desta categoria tem as centenas e pode ser alugado para transporte de tropas e equipamentos, caso seja necessário. Para revo temos kc390 que atende bem nosso atual volume de caças e raio ação regional e atende bem a grande maioria das necessidades de nossas forças em transporte. Apoio repúdio de vários colegas… Read more »

michael

cada vez mais se fala em lockdown e problemas com superlotação em UTI, e o ” Mestre dos Magos” regulando o que se precisa para sanar as lacunas que temos para dar suporte a população que necessita de ajuda, ajuda necessária e rápida, não é um “Luxo” e sim uma necessidade para sanar uma lacuna que existe na FAB sobre a aviação de “Transporte”.
Será que se fosse alguém muito próximo a ele, o mesmo tomaria alguma atitude mais racional e humana? ou teria o comportamento de uma calculadora apenas números?
Fica a questão.

Bueno

Nao levam a serio a defesa do Pais…
Mas grana para artistas que nao tem nenhum retorno para o pais nunca faltou…
Triste.
Nao deve ser facil gerir as forcas armadas Brasileira.. um pais gigante rico mas sem equipamentos adequados para patrulhar, defender e integrar o territorio nacional.

Willber Rodrigues

“Nao deve ser facil gerir as forcas armadas Brasileira”
É, não deve ser fácil…um Ministério com um dos maiores orçamentos do país, mas com 80% da verba comprometida pra pagar soldo, pensão de filha solteira e pensão de descendentes de quem lutou na Guerra do Paraguai…é, não é fácil…

Bueno

Para uma avaliação basica, uma pesquisa via Google Quantidade de militares das forças Armadas de alguns países e sua aviação de transporte estratégico / PIB /Área território / área território de influência regional aproximado. Espanha 116mil – 20 un CN-235 – 3 un A330 – 12 un A400M / US$ 1,6 bi / 504 030 km² / 1.372.000,00 km² Itália :174 mil – 4 un KC-767A – 20 un C130J, 12 un C-27J/ US$ 2,181 tri /301 mil km² / 1.236.000,00 km² Reino Unido 145 mil : 9 un A330 (5 Reserva) 20 un A400M /US$ 2,434 tri /245 mil… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bueno
Bueno

O Brasil tem grana para compar no minimo 3… faz um emprestimo divide e paga…. facil. Aviacao estrategica deve esta disponivel para as FA. a questao sao as prioridades politicas e eleitoreira que deixa a FA em ultimo plano. Em Fev 2020 a FAB usou 2 avioes pequenos para buscarr Brasileiros na China. O Aereo divulgou uma materia na epoca do fato… https://www.aereo.jor.br/2020/02/10/repatriacao-mostra-que-fab-precisa-modernizar-frota/ FAB fretou avião para buscar Soldados nos EUA em fevereiro, não tem nada de errado nisto, dês de que seja casual e o Brasil tenha sua própria Frota de aviões estratégicos alocados em outras ativudades. Precisar gastar… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bueno
filipe

O problema não esta na compra, o problema esta nos custos de operação e manutenção, parece que a relação custo beneficio não é boa.

Bueno

Sim Filipe, custo de operar tem que entrar na conta e isto e basico a te para uma casa… o que eu estou reclamano e da falta de projeto de nacao ( e esta reclamacao ja fiz aos deputados ,senadores e ministros, e a CREDEN em todos os canais de contado possiveis) a pouca importancia ao reequipamento das Forcas. Se um pais do tamanho do Brasil, com o PIB que tem e a importancia geopolitica no concerto das nacoes nao tiver condicao de operar 3 avioes do tipo do A330 podemos esquecer que teremos 28 KC390 Um 2 lote de… Read more »

eslima70

Mais uma vez só populismo! Essas aeronaves já deviam fazer parte do quadro da FAB há anos atrás!

Antoniokings

Bem, não fazem e agora não é o momento apropriado para fazê-lo.

João Vitor

Exatamente! Claro que tem importância, mas por acaso essa compra nos ajudaria em 2021?

PauloR

Basta cortar a verba do leite condensado, da picanha e cerveja e já tem recursos suficiente pra comprar o avião.

Rodrigo M

Nossa que comentário criativo.. Comenta lá no sites da Foia/Uol/Glóbulus vai ser um sucesso.

Tutu

Mds, que comprem pelo menos um, a MB já parcelou o Atlântico com os britânicos, que a FAB faça o mesmo com pelo menos um, esse valor está bem abaixo do mercado para esses aviões.

Pgusmao

Intriga pura do GLOBO, o dinheiro vem de recursos recuperados pela AGU da roubalheira petista da Lava-jato, aguardem que a compra ocorrerá.

Wagner

Kkkkkkkkkkkkkkk

João Vitor

O que tem a ver a origem da grana? A tutela é do Ministério da Economia.

Antoniokings

Estamos precisando de vacinas.
Não de avião.

pangloss

Às vezes, precisamos de aviões que levem vacinas de forma rápida a pontos bem distantes.
E estamos precisando muito de governo, mas não temos nenhum.

Antoniokings

Pois é.
Se o Governo quisesse alugaria meia dúzia de cargueiros.
Mas,não quer nem comprar a vacina.
Agora, a moda é o spray nasal.
Voltamos à estaca zero (ou pior) e teremos um lockdown para tentar melhorar a situação que está gravíssima.

silvom

resumiu muito bem

Antoniokings

Valeu!
SDS

Emerson Gabriel

Panglos, já ouviu fala de ” aluguel de cargueiros “? Até a USAF e orgãos federais dos EUA fazem isso. E outra, para comprar um avião para transportar vacinas, precisa comprar as vacinas.

Gabriel

Perfeito.

Por favor, contribua com suas asas e leve as vacinas para o Norte.

Sua capacidade cognitiva é igual a de um prego ao mergulhar no mar.

Antoniokings

Se quiser levar, até teco-teco leva.
Mas, antes, precisamos comprá-las e ter gente competente para distribuir.

João Vitor

Esses aviões são a pronta entrega? Que eu saiba não… então não iriam carregar vacina.

Tutu

Você sabia que em um dos vôos diários que FAB estava fazendo para tirar pacientes de Manaus houveram 4 paradas cardíacas em pacientes distintos em pleno vôo? Que esses vôos pinga pinga feitos com os C-99 ou C-105 podem ter fragilizado os pacientes, e isso explicaria a alta moralidade dos mesmos quando chegam ao destino? Que a FAB segundo o ministério da saúde tinha que tirar de lá 1500 pacientes e provavelmente não foi possível, e por isso muitos por lá mesmo faleceram? Diferente do improviso feito até então esses A330 MRTT podem acomodar até 20 UTIs completas além de… Read more »

Antoniokings

Prezado Tutu

Na situação em que estamos, seria melhor alugar UTI aéreas que têm aos montes por aqui.
Se fosse um País, até ‘confiscaria’ esses aparelhos ou pagaria um preço simbólico pelo uso.
Mas, sabe como é, né?
Vai que um milionário fica doente e não pode usar uma dessas.

Rommelqe

Exatamente caro Tutu. Um A330 teria evitado várias mortes bem como agilizado toda a operação de transporte de oxigênio etc. AGora é em Santa Catarina e Paraná!

Salim

Infelizmente o Brasil inteiro está com capacidade hospitalar esgotada, vamos ter ( espero que não ) filas na uti em todas as unidades em nosso país. O problema e muito grave. Se tivesse avião hoje, não teria para onde levar pacientes. Agora e trabalhar forte na paralização, Se todo mundo ficar em casa o nr casos diminue e teremos sobrevida. Lembro que, a promessa era de 46 milhoes dose vacina para Março e agora min saúde reduziu esta quantidade para 30 milhoes. Mais um prodígio do presidento e seu ministro ispicialista em logística do EB.

Dilbert_SC

Melhor que comprar A330 seria comprar vacinas. Essas sim salvariam vidas.

Willber Rodrigues

Dessa vez eu discordo contigo.
Considerando-se que praticamente não temos malha ferroviária, e de caminhão demoraria muito, o avião seria a forma mais eficiente de transportar essas vacinas, que são necessária “pra ontem”.
Eu gostaria que esses 2 aviões tivessem sido adquiridos

Salim

Toninho desta vez concordo com vc, avião da pra alugar as centenas, vacina não.
Lembro que se tivessemos comprado as vacinas, seriamuito mais barato, poupariamos milhares de mortes e sofrimento das famílias e com bônus retorno econômico pleno.
Vejam exemplo Israel, Portugal e outros países. EUA já vacinou 20% população e média mortes caiu pela metade, passando a nós a posição de líder em nr óbitos. É tem gente que apoio o presidento e sua trupe incompetente.

Nilton L Junior

Saudação tovarish Kings, uma vez um grande pensador disse, não se faz copa com hospitais, e na atualidade temos peculatista que diz a econômia não pode parar por conta de uma gripezinha, então para que avião, isso dai não importa taok.

Antoniokings

Na zdorovye, tovarish Nilton!

Mas, vai parar por causa do lockdown.

Welington S.

UMA COISA NÃO ANULA A OUTRA, PONTO.

Precisamos dos dois!

Reginaldo

Eu acho que estamos precisando é de um governo…

pangloss

“Be not afraid of greatness.” (Shakespeare)
“É demais para nós.” (Jobim)

Marcelo

Quase tudo que esse PR fala, precisa voltar atrás depois. Triste.

Welington S.

O PR disse comprar os aviões com dinheiro proveniente da Lava-Jato. É óbvio que o PG negaria o pedido se fosse feito ao Min. Eco.

Alexandre

Eu já sabia disso, por isso não comentei nada quando essa notícia foi dada pelo Presidente. Fiquei observando os comentários nos sites especializados e até mesmo as lives feitas por jornalistas especializados que são admiradores do Bozo, aqueles que dizem que nada foi comprado no governo anterior, pois era na verdade compras de uma politica de Estado.
Está aí a política de Estado, uma compra singela de 500 milhões barrada num momento que mais precisamos desses aviões.
Mas é bom para deixarmos de acreditar em fakes!

Davi Pinheiro

Era bom demais pra ser verdade…

Fernando EMB

Decisão acertada. A FAB quer pegar carona na questão da pandemia para ter os aviões que deveriam ter sido adquiridos a tempos atrás.
Precisamos de vacinas, de mais leitos de UTI e de muita vergonha na cara!!
Só lembrando que comprando agora os aviões estariam aqui, operacionais daqui a meses. Então esta história de que precisamos deles agora é falácia, por não estariam aqui agora… Se precisa agora, que arrendem então.
Se arrendar hoje, semana que vem já está aqui voando (wet lesse).

Rommelqe

Prezado Fernando: acho que é a primeira vez que discordo, parcialmente, de vc. Concordo quando vc diz que “esses aviões deveriam ter sido adquiridos a tempos atras”. Mas continua sim válida essa acertiva. Respeito seu ponto de vista mas estes aviões são necessarios o mais rápido possível, pois são inestimáveis para várias missões e quem acha que teriam apenas uso imediato pode estar redondamente enganado. Ou vamos esperar que uma próxima pandemia ocorra somente daqui a um século? Os critérios “científicos” de alguns conseguem definir se o atual recrudescimento da pandemia vai se esvanecer daqui a um mes? …Aviões deste… Read more »

Bardini

Isso aí é culpa da gestão pífia do Bermudez. Pior gestão que já passou pela FAB, aliás.
.
O Rossato em 2016 tinha feito leasing de 3 anos (com opção para mais 1 ano) do 767 por U$ 19,7 milhões de dólares. Contrato que tinha manutenção e seguro no pacote… Se a FAB tivesse corrido atrás de fazer um outro leasing nesses moldes, em 2019, não teria existido tanto sufoco.

Last edited 9 meses atrás by Bardini
Wagner

Kkkkkkkkkk, mas eu te disse, não te disse????

jrsalvador

Cortando uma parte do efetivo gigante daria pra comprar alguns.

Santiago

Esses Cargueiros A330 vão ser adquiridos com dinheiro recuperados da Lava-Jato.

http://www.defensa.com/la-fuerza-aerea-brasileña-incorpora-dos-airbus-a330-con-fondos-requisados-a-politicos-corruptos/

Welington S.

Detalhe que muitos estão se esquecendo.

JDSSJúnior

Prezado Colega
O valor de um A330MRTT deve estar em torno de de 270 milhões de euros, um A330 CEO puro de passageiros novo deve estar por volta 200 milhões de euros, ou seja mais de um bilhão de reais. Esses recursos não são suficientes. Ajudariam, mas esse dinheiro teria que ser remanejado do orçamento ou teria que ser feito um crédito extraordinário por meio do Tesouro…

Tutu

Sempre tem a possibilidade dos britânicos estarem vendendo barato.
Eles sempre fazem isso.

Paulo Costa

Esses aviões são excelentes e teriam um importante uso na FAB, infelizmente esse governo vacila muito quando é criticado e faz dessas coisas …

Mas No meio do caos há sempre uma oportunidade…. vamos esperar

Zorann

Tem de negar mesmo.

O orçamento da Defesa é de mais de 100 bilhões. Eles que cancelem algum concurso e comprem as aeronaves

Canarinho

Exatamente. Mas fala baixo que daqui pouco o pessoal do ”sindicato” da caserna chega louco da vida xingando

Nilton L Junior

Pacheco e seu imenso talento, será que ele quer privatizar a FAB, esse papo de não crédito, não ter orçamento é justificativa perfeita para a corja do rentismo parasita que sustenta esse governo medíocre.

Welington S.

O não crédito no momento significa = PANDEMIA. A FAB não desistiu desses aviões, FATO.

Mgtow

Jegues só não nega dinheiro para socorrer bancos.
Eis o chicago boy que é testa de ferro dos interesses da centralidade do capital, que vai levar esse país a destruição.

Last edited 9 meses atrás by Mgtow
Maj. Ribeiro Dantas

A FAB vai ficar mais um tempo sem aeronaves deste tipo e por conta de falta de planejamento e gastos excessivos com folha de pagamento e afins que se forem ver mesmo vão muito além do que imaginam. Mas vendo de um aspecto mais direto vi que muitos defendem a venda das aeronaves que hoje equipam o GTE e com isso “criar uma certa receita” com tal medida, o que tem que acabar é o uso sem necessidade porque alguém ai tem ideia de quanto custa fretar um jato executivo ou helicóptero? Bobos daqueles que ainda acreditam que os políticos… Read more »

Teropode

Bobagem , deixem de mimimi , comprem o isto depois , utilizem vôos fretados até as coisas ficarem menos piores , continuem ficando no KC390 e GRipen .

luiz fernando

Sinceramente acho que já esta mais do que na hora do Governo partir para uma parceria com a Embraer para desenvolver produtos logisticos (civil ou militar) para uso interno…. Tenho certeza que a Embaer tem capacidade para construir um KC390 muito maior ou um A330 …
Se vao se meter em fazer caças (gripen) porque não investir nessa linha… compradores mundo a fora tem …

Carlos Gonzaga

Medida acertadissima.
1. Não precisamos comprar o que podemos alugar na atual emergência.
2. Essas aeronaves não estariam disponíveis a tempo para fazer alguma diferença, nosso problema atual é disponibilidade de vacinas e não equipamento para distribuição.
3. Não existe necessidade de aviões REVO com perna longa.

Abraços

Cleber

Orcamento anual de R$ 100 Bilhoes e nao tem 500 milhoes para comprar os avioes , entao fecha tudo e vao trabalhar no ” paisano ” cambada !

Ricardo Ismael

Galante, pergunta de leigo, o custo para formar, manter, treinar e operar 2 A330. Não seria mais barato e vantajoso obter mais KC-390?
A

Flanker

Tem tipos e tamanhos de cargas que simplesmente não cabem num KC-390, por mais unidades que se tenha dessa aeronave. Por isso, aeronaves maiores são necessárias. Se o KC-390, ou similar, fosse suficiente para todos tipos de missões e cargas, não existiriam aeronaves maiores do que ele. Cada um cumpre suas missões, dentro das suas limitações.

Ricardo Ismael

Obrigado pela resposta Flanker!
Eu, sendo leigo, me perguntei se seria economicamente viável e em termos de logística ter e manter somente dois A330.

Amaury

Como sempre as FA’s brasileiras sendo motivo de chacota. Bom, vendo o nível dos comandantes eu não esperaria nada muito diferente. O engraçado é que cortar gastos ninguém quer. Reduz 30% desse efetivo absurdamente grande que tem a FAB, corta o leite condensado, as picanhas, as cervejas, os aluguéis, as sedes sem a mínima razão se existir e teria dinheiro para muito mais do que dois cargueiros usados. Isso sem falar na farra de verbas pra filhinhas solteiras e o fato de não contribuírem para a reforma da previdência e serem responsáveis pela maior parte do déficit. E, por incrível… Read more »

Bardini

Eu arranjo a solução… . Me escuta: . A FAB passa o facão no Esquadrão Poti. Já era. Acabou. Vende-se todos os Mi-35 o quanto antes e faz um troco encima disso aí. Já agradaram os Russos no tocante a carne e encheram os bolsos da cumpanheira que fez o esquema. As aeronaves ainda tem mais de metade da vida útil. Tem um valor considerável em uma venda… . Só aí nesse corte, já apareceria uma boa grana, (principalmente no longo prazo) para se injetar no financiamento de compra de um cargueiro como o A330 MRTT. . Outro corte, pra… Read more »

Welington S.

Bardini, a compra dos 28 KC-390 é justamente para a substituição dos C-130H que já estão em sua vida útil. Não faz sentido, ao meu ver, cortar a compra do KC-390.

Bardini

A FAB nunca teve tantos C-130 para substituir. . Só o que foi aplicado nos gastos de desenvolvimento do KC-390, comprava-se uma frota de C-130 nova, zero bala, que estaria voando a anos aqui. A Embraer precisa vender mais de 300 KC-390 para a FAB recuperar via royalties o que foi gasto nesse desenvolvimento. . O KC-390 é uma excelente aeronave tática que é fruto de um erro estratégico… . Não existe condição de manter e operar todos os KC-390 dentro da estrutura orçamentária atual. Se existe, me prova como é que vão encaixar isso aí dentro do orçamento no… Read more »

Capturar2.PNG
Bardini

Isso é de 2017. Nós já recebemos todos esses KC-390?

Capturar.PNG
Nilton L Junior

Bardini a Embraer provavelmente deve ter levado em conta que existe muitos C130 que ja estão se aproximando do seu cilco de utilidade, e nesse segmento o KC é bastante competitivo, não vou entrar no mérito sobre o a não execussão do cronograma, os concorrentes sabem do potencial do KC.

Bardini

Mercado e blábláblá. Tu já levou em conta o mercado de 130 usados, no tocante as vendas de 390? . A Embraer é uma empresa que vive de vendas militares para Força Aérea pequena. Isso é válido para o Super Tucano, que é vendido de “meia dúzia” em “meia dúzia” e vai ser válido para o 390. Ou não? O que é mais barato: 130 modernizado ou 390 novo? . Ex: A RAF pode (já é praticamente certo) lançar mão de 14 de seus 130. Frota inteira desmobilizada por questão econômica… Vão vender? Quem vai comprar? Ninguém? . Uruguai e… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Bardini
Adriano Madureira

Fantástico ! Grande ideia ! Já enviou algum E-mail para a FAB, para o gabinete do Tenente-Brigadeiro Bermudez, ou para o general Fernando Azevedo e Silva ?!

E quais seriam as aeronaves de ataque para por no lugar dos MI-35?

Cada uma…

Bardini

Nenhuma. A FAB nunca precisou de um Helicóptero de Ataque.

Flanker

A FAB não pediu e nao precisa de helicópteros de ataque. O lugar de helis de ataque é no EB. Mas, o EB quer o Mi-35? Duvido! Aliás, nenhuma das FFAA pediu esse helicóptero.

jose luiz esposito

Também não pediram o Caracal , mas estão com ele !

Flanker

Por incrível que pareça, as kombis são mais úteis que o Mi-35. Mas, são umas joças também, com problemas nas MGB que ainda não foram resolvidos definitivamente. Heranças dos governos petistas.

Alexandre

É sério isso? Acabar com o único esquadrão de helicópteros de ataque do Brasil depois de treinar vários pilotos e mecânicos? E ainda descontinuar o programa Brasileiro do KC 390, que é o maior e melhor avião já construído aqui, gerando milhares de desempregados e dando um tiro no pé da EMBRAER?
Eu tenho uma solução melhor, passa o facão na Presidência, afinal, chega de corrupção e incompetência!

Luiz Henrique

Pois é, do que adianta manter um helicóptero de assalto desdentado e que hoje é quase “inútil” para nossa estratégia de defesa. “Outro corte, pra complementar o montante: Passa o facão no A319 e em um dos 190 do GTE. Bota o presidente pra andar de A330 ou no 190 que sobrar, pra curta distância.” Concordo 100%, o presidente tem a sua disposição uma aeronave presidencial perna curta como o A319, um A330 seria mais viável e poderia deixar um E-190 para transporte curto e para o Vice Presidente. Em relação a número de KC-390 vamos esperar qual milagre será… Read more »

Bardini

O Helicóptero não é desdentado. Inútil ele era até a FAB começar a usar para C-SAR. Foi preciso enterrar a missão sem pé nem cabeça, que baseou essa “compra” para arranjar uma real utilidade pra algo que nunca precisaram. . Compraram e tiveram de arranjar uma missão. É diferente de ter uma missão e ir comprar o que se precisa. Poucos entendem isso no tocante ao Mi-35. Na época, estava em alta discutir proteção de fronteiras, era lorota de campanha. O SISFRONT também bombava (e hoje, como vai?)… Colou a baboseira de combater narcotráfico e interceptar teco-teco, coisas que só… Read more »

jose luiz esposito

Passe esse Helicopteros imediatamente ao Exercito , pronto. O EB agora é Autonomo , decide o que quer e como quer ? Por isso até agora não possui HELIS de Ataque .

Flanker

Sou contra a aquisição do Mi-35 desde o início, ecainda mais contra à sua alocação à FAB. Se a compra foi feita, como foi mesmo, que ao menos o tivessem destinado ao EB. Entretanto, apesar de tudo, desdentado esse helicóptero não é. Possui um canhão bastante potente, lançadores de foguetes e mísseis anticarro Ataka.

Ricardo Ismael

Acho que é com esposas e “filhas solteiras”.
Imagino que a torneira fechou, contudo enquanto a última “filha solteira” com direito adquirido ainda estiver viva ainda sangra o erário público militar.
Conheço funcionárias públicas de alta patente no MP, MJ e MEC concursadas e com filhos criados que recebem da MB e da Justiça, do EB e do Ministério Público, da FAB e do Ministério da Educação e o que fizeram para receber das forças armadas?
Nasceram mulheres e não se cassaram.
Quem sofre o pênalti? As FFAA.

jose luiz esposito

Porque nunca comentas sobre Filhas , Mulheres e Amantes dos Membros do Judiciário , que são casos Piores , e que nunca fizeram nada pela Nação , são uns CHOPINS??????Pergunto aqui a ti , e ao Moderador ,aqui quem tem mais Medo , o Visitante ou o Moderador , creio ser a terceira vez que coloco essa questão e sou Censurado !
Esse Judiciário ér o PIOR e MAIS CARO do MUNDO , não existe nada em lugar nenhum do UNIVERSO , nem mesmo o INFERNO que essa Desgraça !

Last edited 8 meses atrás by jose luiz esposito
Jose Juscelino de Oliveira Neto

A aquisição dos dois aviões é importante para a FAB. Mas muito mais importante é o combate à pandemia. Isso não se discute. Mas a pergunta mais importante seria: até que ponto a aquisição dos aviões atrapalharia o combate ao COVID? Uma vez que o maior obstáculo nessa luta não é a situação financeira do país, mas sim a política desastrada que o Governo adotou desde o início da pandemia.

Felipe

fake….o recurso já está liberado……confiar no jornal O Globo é embassado hein tio

Adriano Madureira

Fontes?

Manuel Flávio

O Tenente Brigadeiro Baptista Jr respondeu a matéria no Twitter:
“Há várias maneiras de a União prover recursos para as despesas orçamentárias. O que não foi aprovado foi um “crédito extraordinário”. Estamos trabalhando em outras possibilidades orçamentárias para atender esta clara lacuna operacional da @fab_oficial
e do #Brasil.”
https://twitter.com/CBaptistaJr/status/1368343554343514117

Last edited 9 meses atrás by Manuel Flávio
jose luiz esposito

Compra se os dois , e vende-se o Airbus Presidencial , aqui dentro voa -se os Embraer , e pra fora um dos novos!

Flanker

Exato. Com a aquisição dos A330 não tem porque manter o A319.

jose luiz esposito

No momento , poderíamos arrendarmos Três , por 3/4 anos com a opção de compra , um deles seria versão exclusiva para transportar TRopas e Presidência em Viagens longas e dois , para todos os mesmos fins e a Preincipal Reabastecimento Aéreo !

Manuel Flávio

O Tenente Brigadeiro Baptista Jr respondeu a matéria no Twitter (eu coloquei aqui há mais de 3 horas mas não foi publicada até agora porque estava esperando a anuência da moderação. Então vou retirar alguns caracteres que podem ter feito o post ficar preso). Segue a transcrição do post:

“Há várias maneiras de a União prover recursos para as despesas orçamentárias. O que não foi aprovado foi um “crédito extraordinário”. Estamos trabalhando em outras possibilidades orçamentárias para atender esta clara lacuna operacional da FAB e do Brasil”

Last edited 9 meses atrás by Manuel Flávio
filipe

Agora ficamos sem perceber a veracidade dos factos , quem fala a verdade? A Globo , ou o Brigadeiro ? Com defesa não se brinca. Acho que devemos ser mais pragmáticos e realistas.

Manuel Flávio

Os 2 estão certos. Releia a resposta do Brigadeiro. A FAB NÃO mais comprará através de recursos extraorçamentários mas, como bem o brigadeiro disse, há outras possibilidades orçamentárias e eles estão trabalhando para isso. Aliás, se vc viu na Live, a aquisição tem apoio do Bolsonaro.

Renato

Virão sim, o Globo só faz a eterna pirotecnia verbal para criar intrigas entre as pessoas.
Serão provavelmente parcelados, mas o Reino Unido quer vender e a FAB precisa deles.

Foxtrot

Ainda bem um pouco de bom senso, pois além de reabastecedores (coisa que os KC-390 já farão) esse tipo de aeronave serve para transporte estratégico de tropas.
Porém pergunto, que conflito estamos lutando para precisar de transporte estratégico de tropas?
E mesmo que precise, podemos fazer como os norte americanos na guerra do golfo, alugamos de alguma aérea nacional.
Deveriam é pegar essas verbas e investir no término de armamentos nacionais ou aquisição de mais Drones nacionais.
Coisa da FAB, falta de bom senso.

MCruel

Se fosse racionalmente utilizado, seria bom ter comprado, mas, como tudo que é público no Brasil acaba desvirtuado, ia cabar virando transporte VIP pra parlamentares “conhecer novas tecnologias” no exterior.

João Bosco

Com o nosso Ministro da Economia, nem que a FAB fosse comprar aeronaves para substituir os envelhecidos T-25 ele liberaria… ele não libera nem para a compra de vacinas para combater a Covid-19, quiçá aeronaves militares.

jose luiz esposito

Telespectador da Rede Falida , a meses GF liberou um Crédito de 24 Bilhões de Reais para Vacinas , compre uma TV SMART e saia da REDE FALIDA , então não comentarás e acusarás o GF com suas Narrativas !

Alexandre

Muita discussão por nada, o único culpado está sentado na cadeira da Presidência, afinal a pandemia já está no Brasil há um ano.
Então porque foi para a televisão dizer que ia comprar esses aviões se não tinha condições?
Para depois ser desmoralizado pelo posto Ipiranga.
Se não em autoridade para fazer valer sua vontade, então pede para sair!

Renato

O Globo está fazendo intrigas. Virão mas com outras verbas, Leiam a resposta do Brigadeiro acima.

Gamayun

O pessoal aqui gosta de passar um pano legal sempre. Na primeira reportagem era extremamente necessário, agora mudou tudo.

Emerson

O Brasil será uma eterna piada em suas Forças Armadas… Sempre teremos a FAB (Fraqueza Aérea Brasileira). País continental que nem avião de médio porte tem…kkkk Eramos para ter uns 4 destes + uns 4 C-17 Globemaster.

jose luiz esposito

Outra vez o TV de Má Qualidade dando Palpite , e com Certeza serei Censurado , mas não Censuram a TV de Terceira , ele sim pode atacar uma Instituição etc , Eus sou responsável pelo que Edito! E quem censura a TV de Valvulas ???

Últimas Notícias

Dois novos drones de combate secretos estão em construção, disse o secretário da Força Aérea dos EUA

A divulgação é a indicação mais forte de que a USAF está apostando em sistemas de armas autônomos para...
- Advertisement -
- Advertisement -