Após um tempo ausente aqui do Poder Aéreo, esta é mais uma matéria da série oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê, cujo nome “Vale a pena abduzir de novo” indica perseverança, pois volta e meia esta série sobre novidades espaciais e extraterrestres aparece aqui de novo, de novo e de novo e mais uma vez. E por falar em perseverança, esse nome está em alta nos últimos dias devido à mais recente missão da NASA, a agência espacial americana, a pousar em Marte: a missão Perseverance.

Ontem, dia 24, e no dia 22 a NASA divulgou as primeiras imagens capturadas em 360º do local de pouso do robô (rover), produzidas por câmeras no mastro, denominadas Mastcam-Z (divulgadas ontem), e também pelas câmeras de navegação do rover (dia 22). As cenas do Mastcam-Z, como a que abre a matéria e também a que está logo abaixo, são compostas de 142 imagens individuais, e foram capturadas no terceiro dia (Sol 3) da missão, enquanto o panorama das câmeras de navegação reúne 6 fotos do dia anterior, e fecha esta matéria.

Nesta imagem capturada pelo Mastcam-Z da Perseverance, vê-se ao fundo os limites da cratera Jezero, local de pouso da missão – foto NASA

O local de descida da missão, de onde foram capturadas as imagens, é chamado de Cratera Jezero. O objetivo principal da Perseverance é astrobiologia, o que inclui a busca por sinais de vida microbiana ancestral. Para isso, o rover deverá coletar e analisar partes do solo marciano, contando também, em suas pesquisas dos arredores, com um pequeno drone.

Inovação e evolução –  O uso de um drone é considerado uma inovação da Perseverance, enquanto o Mastcam-Z é uma evolução do sistema que foi utilizado na missão Curiosity. Nesta, as duas câmeras não eram capazes de zoom, sendo fixas em seus focos. Já as câmeras duais da Perseverance são montadas no topo do mastro do rover, ao nível dos olhos de uma pessoa com cerca de 2 metros de altura, e são posicionadas com distanciamento de 24,1 centímetros entre si para permitir visão estéreo, produzindo imagens coloridas de qualidade similar ao de câmeras de alta definição (HD) disponíveis no mercado. Capazes de zoom, elas podem fazer fotos, vídeos e imagens panorâmicas e 3D da superfície marciana, permitindo aos astrobiólogos analisarem detalhadamente tanto objetos próximos quanto distantes.

As formas do rover nas cenas em 360º obviamente acabam distorcidas, então a foto abaixo ajuda a entender um pouco melhor o formato da parte do rover que aparece nas imagens:

Abaixo, também vemos impressões artísticas do rover em solo marciano realizando atividades de cavar o solo e armazenar amostras em pequenas cápsulas, assim como do drone, denominado Ingenuity (engenhosidade / talento) que deverá apoiar suas missões de exploração:

Outra inovação da missão Perseverance será a preparação para envio de pequenos pedaços de rochas e poeira de volta à Terra, o que ficará a cargo de espaçonaves que futuramente serão enviadas pela NASA, em cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA), as quais coletarão os exemplares devidamente selados. A missão deverá aprofundar os conhecimentos da geologia e clima do passado do planeta, preparando o caminho para a futura exploração humana de Marte.

Panorama capturado pelos sensores de navegação do rover Perseverance – imagem NASA

Esta série é um oferecimento banda Abduzidos do iê iê iê, perseverante não só pela busca do sucesso mas também na defesa de causas como a das vacinas

Clipe Vacinacao do Amor - Abduzidos do ie ie ie

De fato, esse power trio de rock é muito perseverante, pois com quase três anos desde sua volta ao planeta Terra ainda não fez praticamente sucesso algum por aqui (embora seus integrantes aleguem que foram abduzidos nos anos 60 e fizeram sucesso em outros planetas nos últimos 50 anos) mas insiste mesmo assim em lançar novas músicas e apoiar esta série, divulgando também seus vídeos aqui no site.

A novidade dos Abduzidos do iê iê iê é uma releitura de uma música já lançada, “Abdução do amor“, que recebeu nova letra e clipe e agora se chama VACINAÇÃO DO AMOR. Basicamente é uma mensagem de amor em prol da vacinação do Brasil e de mais vacinas, aproveitando também para criticar, com muito bom humor, as fake news que povoam os zaps da galera negacionista e terraplanista, assim como nas falas dos tiozões do pavê (incluindo um certo presidente) que teimam em falar de jacarés e besteiras do gênero. De quebra, entre as cenas inusitadas que incluem emas, ETs, carros espaciais e os obrigatórios jacarés, tem a participação da USS Enterprise (NCC 1701) em sua versão “Jornada nas vacinas”.

Clique aqui neste link ou na imagem acima conferir esse lançamento! Áudio e vídeo foram feitos nesta quarentena do planeta Terra, com os integrantes em isolamento social, cada um mandando remotamente suas contribuições no meio dessa pandemia do Covid 19.

Conheça a banda!

Esse powerpop trio do outro mundo lançou em julho de 2019 seu primeiro disco, “Em Órbita”, e quase todas as 12 músicas do álbum já ganharam um videoclipe. Faltam só duas, e depois disso eles partirão, não da Terra, mas para seu segundo disco (sim, eles são perseverantes).

Veja alguns dos mais recentes clipes (além do álbum completo) lançados no canal dos Abduzidos do iê iê iê clicando nas imagens abaixo, ou clique aqui para acessar o canal no Youtube e ter acesso a todos os vídeos – e aproveite para se inscrever.

Barbarella - Abduzidos do ie ie ie

vou sempre a-mar-te

Siga a banda também nas redes sociais:

https://www.instagram.com/abduzidosdoieieie

https://pt-br.facebook.com/abduzidosdoieieie

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Chegar em Marte é uma coisa, pousar é outra completamente diferente, vamos ver se a sonda do imperio Chinês consegue fazer o mesmo.

M.@.K

Não sei como estão os projetos, posso até estar falando bobagem, mas acho meio difícil o homem pôr os pés em Marte antes de 2030. No meu “grande” conhecimento sobre astronáutica, acho que uma missão tripulada à Lua seria mais factível. Queira ou não a Lua é praticamente no nosso “quintal”. Um viagem a Marte, acho eu, seria bem mais perigosa. Mas torço para que eu ainda esteja vivo para ver uma façanha desta.

Nilton L Junior

Compartilho da sua opinião.

SmokingSnake ?

A Rússia sempre fracassou em todas as vezes.

André Bueno

É verdade. Mas incrivelmente pousou em Vênus.

Nilton L Junior

André pousou e operou por curtíssimo mas é um feito notável.

Matheus S

A sonda chinesa Tianwen-1 entrou na órbita de Marte ainda esse mês de fevereiro no dia 10, após realizar uma manobra orbital. Tianwen-1, incluindo um orbitador, um módulo de pouso e um rover, funcionará na órbita por cerca de três meses. Agora que chegou ao planeta, irá passar alguns meses estudando locais para pousar o rover, e assim, iniciar estudos da geologia marciana, seus campos gravitacionais, distribuição de água por lá, entre outros. A agência espacial chinesa acrescentou que as cargas úteis no orbitador serão todas ativadas para exploração científica. A câmera de média resolução, a câmera de alta resolução e… Read more »

Nilton L Junior

Então acredito que não é algo corriqueiro chegar a orbita Marciana nesse aspecto os Chineses estão de parabéns, mas o pouso é complexo, se eles conseguirem esse feito vão estar em pé de igualdade com os EUA.

Alex Barreto Cypriano

Mas o quê o homem quer em rochas mortas e estéreis a centenas de milhares ou dezenas de milhões de quilômetros? Pousar, estudar, colonizar? Gastar dinheiro, mesmo com resultado prático pífio. Se não gastar na promessa de escapar de Gaia, não recebe mais pra redobrar a aposta e prometer despejar Urano. Enquanto isso, aqui na Terra…

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Luciano do Prado

O objetivo final não é Marte, na verdade não existe objetivo final para a raça humana, iremos onde nossa inteligência e tecnologia permitir. Claro que poderíamos viver igual nossos antepassados das cavernas, mas aí você não teria a oportunidade de questionar o desenvolvimento tecnológico, utilizando adivinha oque? Tecnologia que algum momento alguém questionou com essa maneira atrasada de pensar “Gastar dinheiro, mesmo com resultado prático pífio”

Alex Barreto Cypriano

O progresso é ilusão e scientia gratia scientia um credo quia absurdum. Dois séculos de ficção cientifica em jornais, revistas, livros, rádio, TV, cinema, e ninguém mais sabe o que é real. E isso não é coisa de antiintelectualismo ou obscurantismo ou negacionismo – é apenas humanismo cético.

Luciano do Prado

Esses fã de Matrix….

Alex Barreto Cypriano

Aprecio mais a Dialética do Esclarecimento. Aliás, se você tiver um tempinho, leia, no Notas E Esboços, o paragrafo intitulado Contradições. Não obstante, Matrix é legal, sim, mas não o uso como evangelho pra vida.

Tadeu Mendes

Você está de frente a um abismo epistemológico imenso.

Negar os avanços da ciência, é preconceito cognitivo .

sergio

So pelo fato de encontrar vida, ou traços de vida que possa ter existido, em marte ou não já responderia com 99,99999999% de estamos ou não sozinhos no universo. explico !!!! Se houver traços de vida em marte ou que tenha existido, já mostra que ouve 2 ocorrências de vida no mesmo sistema solar, então a vida e abundante, e pode ocorrer com frequência, sendo assim as chances de existir vida inteligente por ai e muito grande. Se não houver vida em marte,então a ocorrência de vida e extremamente rara e as chances de estarmos sozinhos no universo aumentarão muito.… Read more »

Abduzidos do iê iê iê

Na época da nossa abdução, nós chamávamos os ETs de ETs e eles respondiam:
“Aqui ET é tu”.

Alex Barreto Cypriano

Parabéns pelo trabalho, Abduzidos. Curti seu Barbarella, bem divertido E confesso que fui surpreendido: Nunao (se for ele mesmo) sempre me pareceu um músico do punk dos 70 mas é um mestre do ie-ie-ie transgalactico tupiniquim sessentista! Parabéns, novamente.

Abduzidos do iê iê iê

Obrigado, terráqueo. Nós fomos abduzidos nos anos 60, esse tal de Nunão provavelmente nem era nascido.

Bueno

como ta tu?
Ta tu , ta bão..

kkkk

Johan

Compartilho do mesmo ponto de vista. Não conseguimos nem exterminar com a fome que mata milhares todos os anos, temos cada vez mais lunáticos ameaçando uns aos outros entre vários outros problemas, mas estão querendo colonizar Marte. Como uma campanha publicitária recentemente, vamos cuidar de um certo planeta maravilhoso. E que, por sinal, está se transformando numa grande lixeira.

Tadeu Mendes

A missão é o objetivo fundamental do Departamento de Astrobiologia da NASA. Em 1977 a sonda Mariner já havia detectado a presença de CH4 (sub produto metabólico de bacterias).

O resultado pode parecêr pífio, para quem não entende sôbre os objetivos da Astrobiologia.
Resultados êsses que podem têr consequencias filosóficas ou até memo teológicas .

Last edited 3 anos atrás by Tadeu Mendes
Alex Barreto Cypriano

Já encontram entraram bioassinatura em Vênus, e daí? Nem Marte nem Vênus serão casa pro homem, simplesmente porque não podemos viver lá, nem alcança-los com vasos colonizadores. O resto é fantasia (terra formação) ou cinismo administrativo (páginas de relatórios e livros) ou propaganda política (travestida do conquista científica). Achar que a ciência está além do bem e do mal é imoral e fanatismo. Mas quem ainda entende isso hoje?

Saldanha da Gama

” Vou sempre a- mar – te” É de doer….

Abduzidos do iê iê iê

Marte é de morte.