Ozires Silva é o primeiro brasileiro a receber uma das maiores condecorações aeronáuticas do mundo

15

São José dos Campos, 19 de fevereiro de 2021 – O engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais significativas condecorações internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. A revelação ocorreu ontem em um comunicado do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA, na sigla em inglês), responsável pela comenda.

“Este distinto reconhecimento ao engenheiro Ozires Silva reflete suas excepcionais e inovadoras contribuições para a aviação. Sua paixão, coragem e liderança abriram caminho para que a Embraer se expandir de forma que poucos imaginavam, transformando a aviação regional e levando a nossa empresa a ser admirada globalmente. É uma honra e um grande privilégio para mim e para todos os meus colegas da Embraer sermos inspirados diariamente por sua visão pioneira e espírito inovador”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

A medalha Daniel Guggenheim foi criada em 1929 como uma premiação internacional com o propósito de reconhecer pessoas que tiveram conquistas notáveis no campo aeronáutico. A nomeação é realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos.

Na lista de personalidades reconhecidas anualmente estão pioneiros da aviação e profissionais que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento aeronáutico ao longo da história. Entre alguns destaques da indústria estão William E. Boeing, Lawrence D. Bell, Leroy R. Grumman, Igor Sikorsky, Charles Lindbergh, James S. McDonnell, Marcel Dassault, entre outros.

Ozires Silva nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru – SP. Em 1948 entrou para a escola da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde recebeu sua licença de piloto militar quatro anos depois. Mudou-se para São José dos Campos – SP para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962. Após a graduação, passou a liderar o Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento. Em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante. Ozires Silva liderou a Embraer entre os anos de 1970 até 1986 e retornou em 1992, para presidir a companhia durante o processo de reestruturação até sua privatização em dezembro de 1994.

Acesse aqui mais detalhes sobre a medalha Guggenheim: https://www.aiaa.org/guggenheim

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Osvaldo Marcilio Junior

Parabéns, mais do que merecido!!!

Luiz Antonio

Parabéns ao Coronel Osires. Ser agraciado com uma homenagem como essa é nada menos que fantástico e merecido, sem “espetáculos pirotécnicos” e com muita competência e humildade, valores que são comuns aos grandes profissionais de verdade.

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
João Fernando

Só agora???

Osvaldo Aires

Já era, agora é Foro de São Paulo

Jadson Cabral

?????

LEONARDO BASTOS

Ozires e Santos Dumont, os anjos do Brasil!!

João Adaime

Prêmio mais do que merecido. Mas Santos Dumont merecia estar nesta galeria. Até os irmãos Wright receberam a medalha. Inclusive Wilbur a recebeu post mortem.

Thiago Roberto Nascimento Santana

É um prêmio americano, os irmãos Wright são reconhecidos no mundo todo como inventores do avião, só não no Brasil e acho que na França. Para eles Santos Dumont foi só mais um.

João Adaime

Caro Thiago
Não se trata de quem inventou, mas de quem mais incentivou a aviação no seu início. SD chegou a publicar o projeto do Demoiselle na imprensa para quem quisesse construí-lo. Mais de 200 foram feitos por terceiros.
Os irmãos Wright não queriam que mais ninguém tivesse acesso ao seu “invento”. Seu único objetivo era o monopólio e o lucro.
Louis Blériot, primeiro aviador a cruzar o canal da Mancha, classificou SD de líder dos inventores e um exemplo a ser seguido.
Se isso não é ser o Pai da Aviação, não sei o que seria.
Abraço

OSEIAS

Correto e exato em seu comentário, premio dedicado aos pioneiros, SD sempre foi um pioneiro. Fora a resenha de quem foi o inventor, os próprios americanos o reconhecem como um grande pioneiro da aviação, muito por seus feitos em Paris.

Lenira

Exatamente!! Como brasileira esperei muito Eng. Ozires Silva ser reconhecido. Até que enfim. PARABÉNS com louvor.

Jadson Cabral

Isso. Eles estavam preocupados com a patente e não estavam errados, tanto que são reconhecidos hoje como os inventores. Eles chegaram a voar muito antes do que o que foi divulgado, só que quase sem plateia, justamente pq tinham medo de copiarem.

José C. Messias

Excelente colocação!

Jadson Cabral

Nem na França. Só brasileiro fala isso

Ari Levinson

Justíssima homenagem à um dos maiores brasileiros de todos os tempos! Agora em definitivo tem seu nome inscrito entre os maiores da aviação de todos os tempos como William Boeing, Leroy Grumman e Marcel Dassault
Que o Brasil tenha mais Ozires Silva e menos Marcelos Odebrecht, Irmãos Friboi e Eikes Batista